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Embalagem

Dos produtos da floresta ao desperdício da indústria

Indústria portuguesa de embalagens aposta em matérias-primas com maior capacidade de reciclagem e biodegradável como alternativa ao plástico de origem fóssil

Rita Gonçalves
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Dos produtos da floresta ao desperdício da indústria

Indústria portuguesa de embalagens aposta em matérias-primas com maior capacidade de reciclagem e biodegradável como alternativa ao plástico de origem fóssil

Rita Gonçalves
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Indústria portuguesa de embalagens aposta em matérias-primas com maior capacidade de reciclagem e biodegradável como alternativa ao plástico de origem fóssil

As embalagens feitas a partir de matérias-primas biodegradáveis e recicláveis e, por isso, mais sustentáveis e circulares, têm sido a grande aposta dos industriais do setor do packaging para substituir os plásticos de origem fóssil. O Hipersuper conversou com responsáveis de uma empresa recém-nascida neste mercado, a The Navigator, e com duas empresas já experientes na produção de embalagens, a Mplastic e a Eurogrip, para perceber como está a ser feita esta aposta em embalagens mais sustentáveis e circulares no mercado português.

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Foi no final de 2021 que a The Navigator Company lançou uma nova linha de negócio de produtos para packaging, sob a marca gKraft. à boleia da entrada em vigor da legislação portuguesa que proibiu os plásticos de utilização única. “A marca gKraft contribui para a redução do plástico fóssil, sobretudo o de uso único, substituindo-o por materiais de base renovável e sustentável a partir de florestas plantadas”, afirma fonte oficial da Navigator, em declarações ao Hipersuper. Esta área de negócio representou cerca de 4% da faturação do grupo no ano passado, que se cifrou em 90 milhões de euros.

Esta é uma aposta de futuro. No primeiro trimestre de 2024, a Navigator conta ter em funcionamento em Portugal aquela que diz ser a primeira “unidade no mundo para a produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico fóssil no mercado de food service”.

A futura fábrica localizada no parque industrial de Aveiro produzirá concretamente peças de celulose moldada destinadas a substituir peças de plástico que protegem alimentos e são utilizadas em embalagens nos pontos de venda ou são usadas numa perspetiva de utilização única. “Com uma capacidade inicial de 100 milhões de peças, estão previstos aumentos de capacidade nos anos seguintes”, avança a fonte da Navigator, acrescentando que um dos grandes desafios do projeto está ligado ao desenvolvimento de “propriedades de barreira biodegradáveis que permitam assegurar as funções de proteção dos alimentos e de isolamento apropriado a líquidos e gorduras constituintes dos mesmos”.

Por isso, a principal matéria-prima utilizada na gama gKraft é a fibra de Eucalipto Globulus que apresenta “particularidades muito interessantes” que permitem reduzir o consumo de fibra, em comparação com a fibra longa, assim como “benefícios técnicos distintos”, nomeadamente “a qualidade de impressão e as características de superfície”, salienta a mesma fonte.

A empresa fornece atualmente empresas de diferentes setores de atividade, como o retalho alimentar, o e-commerce, a indústria, a agricultura e a moda, e acredita que as embalagens alimentares apresentam “um elevado potencial de crescimento”, não só pela crescente consciencialização global para a redução do plástico como pela adequação da fibra virgem para a produção deste tipo de packaging. “Nestes produtos, a fibra reciclada não é adequada nem valorizada, o que oferece grandes oportunidades de crescimento”, sublinha.

“Acreditamos que os produtos de base florestal assumem um importante papel neste novo paradigma, com destaque para o papel, por todas as características que lhe são inerentes: natural, reciclável e biodegradável, tem na sua origem o maior sequestrador de carbono – a floresta – e no seu processo produtivo uma indústria que aposta na descarbonização e na investigação de bioprodutos”, afirma a mesma fonte, salientando ainda que o efeito de substituição do plástico de origem fóssil por um material celulósico com maior capacidade de reciclagem e biodegradável contribuiu para a redução das emissões com gases de efeito de estufa.

Na área dos bioprodutos, a empresa tem planos para desenvolver um conjunto de produtos alternativos aos produtos de origem fóssil como pastas de celulose não branqueadas de alto rendimento com menor utilização de madeira, embalagens de papel flexíveis para a indústria alimentar e retalho, embalagens em celulose rígidas também para a indústria alimentar e indústria eletrónica, compósitos de celulose e bioplásticos para produção de filamentos para impressão 3D e produtos termoldados para a área da saúde.

A Navigator lidera um consórcio constituído por 27 entidades nacionais que irá investir 103 milhões de euros na investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções de embalagens inovadoras e sustentáveis.

Mplastic reforça aposta nos biomateriais com criação da b4logic

A Mplastic aumentou a capacidade de produção da fábrica em Vagos, assim como a capacidade de volumetria das embalagens, que vão agora desde os 100 mililitros aos 30 litros, com um investimento de cerca de três milhões de euros concluído no final do ano passado. Com este investimento, a empresa de packaging do grupo MSTN reforçou a “capacidade técnica” para testar novos conceitos, matérias-primas e prototipagem, detalha Ricardo Neto, diretor geral da Mplastic, em entrevista ao Hipersuper, acrescentando que a empresa tem em curso a montagem de um laboratório “com tecnologia e equipamento de ponta” quer irá permitir desenvolver novos produtos e preparar a unidade de produção para competir com empresas nacionais e internacionais em matéria de certificação de qualidade.

A empresa está a apostar forte no desenvolvimento de biomateriais para produzir embalagens mais sustentáveis, a partir de subprodutos naturais e biodegradáveis, provenientes da indústria, e criou a empresa b4logic para trabalhar esta área de negócio.

Estes novos biomateriais podem ter por base diferentes tipos de resíduos, como folhas de oliveira, café, cortiça, ardósia e casca de laranja, entre outros, e possibilitam a obtenção de produtos de base biológica, biodegradável e compostável, para os setores de embalagem, agricultura, cosmética, automóvel e têxtil.

“A customização das composições a partir da valorização de subprodutos provenientes de diferentes tipos de indústrias, além de reduzir o seu impacto no meio ambiente, permite ainda às marcas criar uma relação emocional com os consumidores”, considera Ricardo Neto.

“Estas composições são utilizadas para criar diversos tipos de produtos e embalagens em diferentes setores e propósitos. Após a sua utilização podem regressar ao solo, com um impacto no ecossistema muito menor em comparação com os plásticos provenientes de origem fóssil”, acrescenta.

Para além de biodegradáveis e compostáveis, a produção de biomateriais, com caraterísticas semelhantes aos plásticos convencionais, permite uma poupança energética até 65%, garante.

Em parceria com as universidades, a empresa desenvolveu para a fundação Mirpuri a primeira garrafa produzida em Portugal feita à base de algas e 100% biodegradável.

Novos produtos e processos produtivos e promoção da sustentabilidade a montante e a jusante da cadeia de valor, desde a escolha de matérias-primas até à reciclagem de embalagens de resíduos, são as duas áreas prioritárias do plano de investimento da empresa que começou a produzir embalagens em exclusivo para a Mistolin mas que, entretanto, alargou a área de atuação a todo o mercado.

Para combater a “sobreexploração de recursos naturais” para a conceção de matérias-primas, e a “deposição, cada vez mais significativa”, em aterros de produtos em final de ciclo de vida, a Mplastic garante dar especial importância à circularidade. “Adaptamos todos os componentes das embalagens, como os rótulos e as tampas, para uma fácil reciclagem, disponibilizando produtos que utilizam um número reduzido de componentes e promovendo circuitos internos ou externos que incentivam a economia circular das embalagens”, termina Ricardo Neto.

Eurogrip apresenta novos produtos e serviços

A Eurogrip tem vindo a alargar a oferta de embalagens feitas a partir de materiais reciclados e a melhorar as ferramentas de personalização do packaging. No decorrer deste ano, no qual assinala 25 anos de vida, a empresa de Vila Nova de Gaia está a preparar o lançamento de novos produtos e serviços.

Sem desvendar quais os produtos, Eugénio Bulhosa, responsável pelo marketing da empresa especializada em embalagens flexíveis, disse ao Hipersuper que consistem em “soluções sustentáveis” que promovem a circularidade e dão resposta às “necessidades do mercado”. Por outro lado, na área dos serviços, a empresa irá apresentar ao mercado “soluções tecnológicas” que irão enriquecer o serviço prestado.

“Desde 2021 que o investimento está a ser aplicado em soluções tecnológicas internas e externas e em criar soluções e serviços que contribuam para melhorar a economia circular”, resume.

 

 

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Bebidas

Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Hipersuper

A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

Hipersuper

A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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cibersegurança

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I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

Hipersuper

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

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tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

Hipersuper

A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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MO em Abrantes

Retalho

MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

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tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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