Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero
Zeroo Smart Packaging nasce para desenvolver embalagens sustentáveis para produtos a granel
Chama-se Zeroo Smart Packaging e é uma nova empresa especializada no desenvolvimento de embalagens inteligentes e sustentáveis para o mercado de produtos a granel, lançada em parceria pela startup The Loop Co. e a Loja do Zero

Hipersuper
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Chama-se Zeroo Smart Packaging e é uma nova empresa especializada no desenvolvimento de embalagens inteligentes e sustentáveis para o mercado de produtos a granel, lançada em parceria pela startup The Loop Co. e a Loja do Zero.
A joint venture entre as duas empresas já deu origem ao projeto Zero Cups, um conceito de embalagens inteligentes e circuláveis que pretende revolucionar as compras a granel. Estas embalagens continuamente em circulação mantém histórico de informação, a rastreabilidade e medem o impacto ambiental ao longo da ciclo de vida.
Este sistema já implementado na Loja do Zero tem agora o objetivo de conquistar negócios que pretendam integrar a oferta de granel em e-commerce. Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co., sublinha, citado em comunicado, que o projeto Zero Cups foi o primeiro indicador de que faria todo o sentido elevar esta parceria à criação de uma nova marca somente dedicada a embalagens inteligentes.
“Não é novidade que a utilização em excesso de embalamento de uso único tem grande impacto no ambiente mas, infelizmente, nem todos estão dispostos a tomar a iniciativa de mudar”, indica, por sua vez, Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero, para justificar o nascimento da Zeroo Smart Packaging. “Queremos tornar o consumo a granel numa alternativa viável para retalhistas e consumidores, através de novos projetos que facilitem esse caminho para a mudança”, vaticina.
O objetivo da nova empresa passa por implementar sistemas de embalagens inteligentes em retalhistas e marcas que pretendam ter operações com embalagens circulares, como operações de granel, refill ou mesmo takeaway. “O processo pode decorrer presencialmente em lojas físicas ou ser integrado num sistema de e-commerce pré-existente de cada retalhista”.
A Auchan vai ser o primeiro retalhista a apostar nesta solução numa das suas lojas de ultra proximidade, My Auchan, em Lisboa. “Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença. Acreditamos que é mais um passo para o comércio de nova geração, que se compromete e é referência”, comenta Rita Cruz, diretora de responsabilidade corporativa, ambiental e social da Auchan, citada no documento.