Edição digital
SETOR AGRÍCOLA CONTINUA A RECICLAR, ATINGINDO A MAIOR PERCENTAGEM DE RECOLHA DE FLUXOS FITOFARMACÊUTICOS DE SEMPRE
Logística

Valorfito foi responsável pela recolha de 57% do fluxo de embalagens fitofarmacêuticas em 2022

Setor agrícola continua a reciclar, atingindo a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre

Ana Rita Almeida
SETOR AGRÍCOLA CONTINUA A RECICLAR, ATINGINDO A MAIOR PERCENTAGEM DE RECOLHA DE FLUXOS FITOFARMACÊUTICOS DE SEMPRE
Logística

Valorfito foi responsável pela recolha de 57% do fluxo de embalagens fitofarmacêuticas em 2022

Setor agrícola continua a reciclar, atingindo a maior percentagem de recolha de fluxos fitofarmacêuticos de sempre

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
Beira Douro Cafés renova imagem do pack de 100 cápsulas compatíveis com Nespresso
Bebidas
Vinho da Ervideira considerado ‘Best of Show’ no Mundus Vini 2025
Bebidas
Vinhos Messias chegam ao mercado pela José Maria da Fonseca Distribuição
Bebidas
Corrida Mimosa Dia do Pai convida famílias a celebrar data especial com desporto e diversão
Bebidas
Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada
Bebidas
Laranjinha abre nova loja no NorteShopping
Retalho
Portugal presente na ProWein com 250 expositores em 2.700 m²
Bebidas
Adega de Monção conquista Ouro e Prata nos Prémios Mundus Vini 2025
Bebidas
Action abre novas lojas em Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo
Retalho
A Padaria Portuguesa expande presença com três novas lojas
Retalho
PUB

Depois de dois anos de crescimento consecutivo e de superação de metas, em 2022 a recolha de Embalagens Vazias de Produtos Fitofarmacêuticos, Sementes e Biocidas voltou a crescer. As quantidades totais recolhidas suplantaram as 490 toneladas, tendo sido registado um aumento na subida da Taxa de Retoma para os 50,0% versus os 45,6% do ano anterior.

“Resultados muito expressivos aos quais se soma um dado único: em 2022 o Valorfito foi responsável pela recolha de 57% do fluxo de embalagens fitofarmacêuticas, um valor nunca registado e para o qual contribuiu o esforço do Valorfito na contratação de mais e melhores serviços de recolha e tratamento dos resíduos. Para o futuro, o objetivo fixado pela licença da Sigeru é o de alcançar os 60% de taxa de recolha até ao final de 2023”  refere o Valorfito em comunicado.

PUB

Entre 2021 e 2022 o Valorfito alcançou um crescimento de 4,2% na taxa de recolha, um crescimento consistente e revelador não só da solidez do trabalho desenvolvido pelo Sistema de Gestão de Embalagens, mas também do sentido responsável e sustentável com que o setor agrícola gere a sua atividade – visível pelo facto de a maioria dos resíduos geridos pelo Valorfito serem provenientes da agricultura profissional, acrescenta.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
Beira Douro Cafés renova imagem do pack de 100 cápsulas compatíveis com Nespresso
Bebidas
Vinho da Ervideira considerado ‘Best of Show’ no Mundus Vini 2025
Bebidas
Vinhos Messias chegam ao mercado pela José Maria da Fonseca Distribuição
Bebidas
Corrida Mimosa Dia do Pai convida famílias a celebrar data especial com desporto e diversão
Bebidas
Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada
Bebidas
Laranjinha abre nova loja no NorteShopping
Retalho
Portugal presente na ProWein com 250 expositores em 2.700 m²
Bebidas
Adega de Monção conquista Ouro e Prata nos Prémios Mundus Vini 2025
Bebidas
Action abre novas lojas em Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo
Retalho
A Padaria Portuguesa expande presença com três novas lojas
Retalho
Fotografia de aquivo
Logística

Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto

A 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto regressa à Exponor, em Matosinhos, nos dias 9 e 10 de abril de 2025, reunindo mais de 70 players nacionais e internacionais da fileira da embalagem, intralogística, logística e transporte. 

Hipersuper

Com um espaço expositivo ampliado, a Empack e Logistics & Automation Porto 2025 aposta na diversificação da oferta e na criação de oportunidades de negócio. A edição anterior contou com mais de 3.000 decisores e profissionais do setor, incluindo CEOs, diretores de logística e gestores de embalagem. Este ano, o evento procura consolidar a sua relevância no ecossistema industrial, proporcionando um palco privilegiado para novas parcerias e negócios estratégicos.

Entre as empresas já confirmadas estão Auchan Retail, CTT, Bosch, Torsa, Euskopack, TGW, Rajá, FDI Quality, Ribawood, Anflor, Store & Go, NC Solutions, Panelchock, Signode, Craemer e Forankra, entre outras.

Programação dinâmica e foco na inovação

Além da exposição, a feira contará com um programa de debates e conferências, reunindo cerca de 30 especialistas para abordar tendências emergentes e desafios do setor. Em destaque estará a logística na indústria têxtil do futuro, em colaboração com a APLOG – Associação Portuguesa de Logística, bem como outros painéis focados na sustentabilidade, automação e transformação digital.

As duas salas para estas conferências serão patrocinadas pela DHL e Panattoni.

Para aproximar os visitantes das soluções mais inovadoras do mercado, a organização introduziu os Innovation Tours, visitas guiadas que permitirão um contacto direto com as principais inovações dos expositores.

Andrea Iorio é keynote speaker

Reconhecido internacionalmente pela sua abordagem à transformação digital, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo, Andrea Iorio irá intervir a 9 de abril, explorando o tema “Inteligência Híbrida: as novas competências profissionais na era da Inteligência Artificial”.

Com uma carreira consolidada em empresas tecnológicas e multinacionais – incluindo funções como Head do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal Brasil –, Andrea Iorio é hoje professor de MBA, colunista na MIT Technology Review Brasil e host do podcast “Vem A.I.”, da NVIDIA Brasil.

Na sua intervenção, Andrea Iorio destacará a necessidade de um novo perfil profissional na Era Digital, capaz de desenvolver competências que complementem a tecnologia. Para o especialista, características como pensamento crítico e capacidade de questionamento serão determinantes para que os profissionais consigam impulsionar negócios num mundo cada vez mais digitalizado. A apresentação irá explorar os fundamentos da “Inteligência Híbrida”, trazendo exemplos concretos de estratégias e ações que podem ser implementadas para alinhar o capital humano com os avanços da inteligência artificial.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Ford Trucks Portugal cresce 5% em 2024 e reforça presença no mercado

A Ford Trucks Portugal registou um crescimento de 5% na faturação em 2024, alcançando um volume de negócios de 82 milhões de euros.

Hipersuper

A trajetória ascendente da Ford Trucks em Portugal tem sido impulsionada pela diversificação da sua oferta e pelo compromisso com a proximidade ao cliente. Em 2024, a marca matriculou 376 veículos e vendeu 446 unidades, elevando para 1.656 o número total de veículos entregues no país desde 2019.

Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, sublinha o sucesso da marca nos últimos cinco anos resulta da sua resiliência e compromisso com o mercado português: “tem sido um longo caminho nestes cinco anos. Implementar uma nova marca de veículos pesados em Portugal, um mercado altamente exigente, exigiu resiliência, proximidade com os clientes e um compromisso constante com a melhoria. O nosso sucesso está na força da nossa equipa, dos concessionários e na confiança que construímos diariamente com os nossos clientes. Adotamos uma estratégia de crescimento consolidado e constante, assegurando um nível reduzido de risco. O nosso compromisso com os nossos acionistas (shareholders) reflete-se na nossa abordagem financeira sustentável, garantindo um crescimento equilibrado e um posicionamento robusto no mercado a longo prazo.”.

Um dos marcos mais importantes do ano foi o lançamento da nova Gama F-LINE, que introduziu um motor e uma transmissão Ecotorq focados no equilíbrio entre desempenho, potência, durabilidade e eficiência de consumo.

Ainda em 2024, a Ford Trucks atingiu um feito significativo ao vender o seu 500.º camião a um único cliente, a TJA – Transportes J. Amaral SA, uma das principais empresas de transportes e logística em Portugal e na Europa.

Para reforçar o suporte aos clientes, a Ford Trucks Portugal conta atualmente com oito pontos de assistência em Alverca do Ribatejo, Albergaria-a-Velha, Loulé, Meirinhas, Vilar do Pinheiro, Viseu, Braga e Funchal (Madeira). Em julho deste ano, será inaugurado um novo centro em Vila Nova de Gaia, elevando para nove o total de unidades de assistência no país, avança a empresa em comunicado.

O crescimento da empresa reflete-se também no aumento da equipa, que já conta com 56 colaboradores, número que a marca pretende continuar a expandir.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Dachser apresenta serviços integrados para vinhos e bebidas espirituosas na ProWein

Multinacional aposta em soluções logísticas especializadas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas.

Hipersuper

A Dachser vai estar presente na ProWein 2025, de 16 a 18 de março, em Düsseldorf. No pavilhão 4, stand D18, a empresa apresentará as suas soluções logísticas globais para este setor, incluindo transporte de aprovisionamento e distribuição, serviços de logística contratual e gestão aduaneira.

“A nossa gama de serviços é tão sofisticada como os vinhos e bebidas espirituosas do mundo”, afirma Stefan Käufer, key account manager da Dachser Food Logistics.

“Na ProWein, queremos falar com os vários produtores e retalhistas de vinho e bebidas espirituosas e apresentar-nos como um parceiro logístico integrado, internacional e fiável. Com a nossa capacidade inovadora e experiência em logística, combinadas com qualidade superior, flexibilidade e uma rede conectada, estamos muito bem posicionados”, acrescenta.

Sob o lema “Descubra o sabor de amanhã”, a Dachser contará com a presença de Martin Göbl, professor de Administração de Empresas e sommelier certificado, que conduzirá provas comparativas de vinhos do Velho e Novo Mundo. Durante a manhã, serão apresentados vinhos brancos, enquanto a tarde será dedicada aos vinhos tintos.

Os vinhos do Velho Mundo terão origem na Europa, enquanto os do Novo Mundo representarão regiões como América do Sul, Oceânia e África do Sul.

“Ao interligar estreitamente os serviços dos nossos segmentos de negócio de Road Logistics e Air & Sea Logistics, conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções integradas eficientes e sem interrupções”, afirma Stefan Behrendt, Managing Director da Dachser Food Logistics, resumindo a estratégia de crescimento internacional. Refira-se, igualmente, que, este ano e pela primeira vez, dois colaboradores da Dachser da Argentina estarão presentes no stand da multinacional.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Portuguesa Homycasa instala-se no Panattoni Park Porto Valongo

Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, o hub logístico está localizado a 25 minutos do centro do Porto.

A Panattoni, promotora imobiliária líder do setor logístico-industrial, arrendou a última fração de 7.500 m² no parque multi-inquilino Panattoni Park Porto Valongo à Homycasa, empresa portuguesa especializada em mobiliário e decoração. Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, este parque logístico apresenta-se como o maior projeto logístico construído a risco (sem cliente para ocupar) no norte de Portugal.

“É um prazer contar com a Homycasa no Panattoni Park Porto Valongo. A sua escolha reflete a capacidade da Panattoni Iberia em oferecer soluções logísticas adaptadas a empresas em crescimento, contribuindo para a sua eficiência e expansão”, afirma Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia. O acordo com a Homycasa reforça a presença da empresa no país, uma vez que representa o último arrendamento disponível no armazém norte, que tem uma área total de 26.400 m². O armazém sul conta com uma extensão de 49.734 m², dos quais 37.000 m² estão disponíveis, a partir de 14.000 m².

Implantado a 25 minutos do centro do Porto e com acesso direto às autoestradas A41 e A4, o Panattoni Park Porto Valongo apresenta um design sustentável, apoiado pela certificação Breem Very Good, iluminação Led de baixo consumo e estações de carregamento para veículos elétricos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Fotografia de arquivo
Logística

CTT surpreendem com entrega em plena onda gigante da Nazaré (com vídeo)

Uma campanha que dramatiza, de forma criativa, dois pilares essenciais do posicionamento da marca: a proximidade com clientes cada vez mais exigentes e a sua capacidade de entrega, independentemente das adversidades.

Hipersuper

Os CTT – Correios de Portugal reforçam a sua posição enquanto operador logístico e de e-commerce com uma ativação inovadora, lançada esta quinta-feira nas redes sociais. A ação, desenvolvida pela agência Havas, coloca à prova a capacidade de entrega da marca num dos cenários mais desafiantes do mundo: as ondas gigantes da Nazaré.

No auge da temporada de ondas na Nazaré, o surfista Tony Laureano perde a prancha no mar – uma situação comum neste ambiente extremo. O que se segue, no entanto, é tudo menos habitual. Em poucos instantes, um carteiro dos CTT surge numa mota de água, entregando uma encomenda em pleno canhão da Nazaré. No interior, uma prancha de substituição permite ao atleta regressar rapidamente ao desafio das ondas.

Esta campanha dramatiza, de forma criativa, dois pilares essenciais do posicionamento da marca: a proximidade com clientes cada vez mais exigentes e a sua capacidade de entrega, independentemente das adversidades. “Esta é uma ideia simples de uma marca que, apesar de ter mais de 500 anos de história, se reinventa e se mantém relevante não só através do serviço que presta, mas também das histórias que conta”, destaca Filipa Nascimento, diretora de comunicação e marca dos CTT.

Para Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas, a escolha do cenário foi determinante para a força da mensagem. “A Nazaré é o palco da maior onda do mundo, o lugar onde poucos ousam entrar. Este é o spot ideal para demostrar a capacidade de entrega do CTT onde for preciso, no momento em que ela é mais necessária.”

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

APLOG traz a debate as oportunidades e os desafios do imobiliário logístico

“Portugal, cada vez mais, tem uma localização estratégica para diversos negócios e para isso é preciso que existam respostas rápidas”, afirma Afonso Almeida ao Hipersuper acerca das oportunidades do imobiliário logístico no país.

Os principais desafios, tendências e oportunidades do imobiliário logístico vão ser debatidos esta quarta-feira, 26 de fevereiro, durante o Seminário Imobiliário Logístico, organizado pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG). Nesta terceira edição, que decorre no Templo da Poesia, em Oeiras, o evento é dedicado ao debate dos principais desafios, tendências e oportunidades do setor.

“O investimento imobiliário tem crescido imenso e continuam a existir muitas oportunidades e necessidades para fazer face aos desafios que as empresas de logística, retalho e indústria no geral precisam para poder implementar os seus novos projetos. Portugal, cada vez mais, tem uma localização estratégica para diversos negócios e para isso é preciso que existam respostas rápidas”, defende Afonso Almeida ao Hipersuper.

Mais dinâmico, mas ainda insuficiente

O imobiliário logístico está a ser cada vez mais dinâmico em Portugal, tanto na ocupação de espaços como na oferta. Mas o número ainda não chega, tendo em conta o universo de empresas logísticas, sem esquecer o crescimento do e-commerce. E a falta de disponibilidade reflete-se no valor das rendas cobradas. Afonso Almeida é perentório: o número de espaços ainda é insuficiente, em especial nalgumas regiões do país.

“É preciso ver que muitos destes projetos têm de ser feitos à medida das necessidades do cliente. Muitas vezes unidades standard podem não responder aquilo que o cliente precisa”, explica, recordando que  nos últimos anos, “têm existido diversos novos projetos, nomeadamente na área da logística e também no e-commerce”. E defende que “a Europa, e Portugal, precisa voltar a apostar em força na indústria”. “Este será também um setor que muito importante. Mesmo este fim de semana tivemos a notícia de um grande investimento na zona de Sines”, refere ao Hipersuper.

O 3º Seminário Imobiliário Logístico destina-se a investidores, gestores de ativos, entidades financeiras, promotores, construtoras, autoridades locais, regionais e centrais, entidades reguladoras e gestoras de infraestruturas, urbanistas, geógrafos, planeadores do território, operadores logísticos e retalhistas, “e todas as organizações que possam contribuir para o desenvolvimento deste setor vital para o nosso país”, apresenta o presidente de Direção da APLOG.

Afonso Almeida adianta que vão ser debatidos diversos temas, entre os quais infraestruturas de transportes vs áreas logísticas, planeamento do território vs terrenos finalistas, expetativas dos investidores, tendências vs oportunidades, projetos vs desafios. Temas que, sublinha, “são do maior interesse para um futuro com menos burocracia, mais rapidez nas decisões e implementações dos projetos e no final maior competitividade do nosso país na Europa e no mundo”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Logística

Luigi Cirocco é o Diretor de Operações da InPost na Península Ibérica

A InPost anunciou a nomeação de Luigi Cirocco, num momento chave para a expansão da empresa de Pontos Pack e Lockers.

Hipersuper

Luigi Cirocco assume a responsabilidade pelos hubs e armazéns da região ibérica, que inclui Portugal e Espanha, com o objetivo de aumentar a eficiência, melhorar a produtividade e promover a cultura de inovação que caracteriza a empresa.

“A nomeação de Cirocco surge num momento chave para a InPost, que enfrenta 2025 com grandes oportunidades e desafios e com o objetivo claro de continuar a crescer e a consolidar a sua posição como líder nas entregas não domiciliárias na Península Ibérica”, destaca a empresa num comunicado.

A experiência profissional de Luigi Cirocco inclui a liderança de equipas multidisciplinares e a gestão de operações em mercados altamente competitivos. Nos últimos sete anos, ocupou vários cargos de chefia no The Level Group, onde foi diretor de Logística, Backoffice e Serviço ao Cliente.

“Chego à InPost com o compromisso de contribuir para a sua expansão no mercado ibérico, consolidando uma rede que redefine a logística de última milha. O meu objetivo é otimizar os processos, escalar as operações e reforçar a nossa presença com uma abordagem estratégica que combina eficiência, inovação e uma experiência excecional para o utilizador”, explica Luigi Cirocco. “Juntamente com esta grande equipa, trabalharemos para transformar o futuro das entregas em Portugal e Espanha”, acrescenta.

A nomeação surge num momento chave para a InPost, que está focada na expansão da sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, na expansão das capacidades e utilizações dos seus próprios pontos e na melhoria dos seus processos de trabalho para criar rotas de entrega ainda mais eficientes, como parte da sua estratégia para se tornar uma empresa Net Zero até 2040.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

Hipersuper

A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

Hipersuper
tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns

Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Havi para receber este projeto-piloto, pela dimensão adequada e qualificação das suas equipas

Hipersuper

A Havi, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento para o setor da restauração, está a implementar o primeiro sistema de gestão de armazéns (WMS) da Infor, no seu centro de distribuição do Porto. “Este projeto-piloto implementado em Portugal representa um marco significativo na estratégia de transformação digital global da empresa”, destaca a multinacional, que refere ser este “um sistema avançado que ajuda na standadização”. “Utiliza ferramentas para melhorar a precisão do inventário, maximizar a utilização do espaço disponível, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Para além disso, acompanha e controla o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações à medida que os produtos circulam pelo armazém”, explica.

As características do centro de distribuição do Porto levaram a que fosse escolhido como instalação pioneira para testar este sistema, já que tem capacidade de servir como modelo para futuras implementações. Para a empresa, a implementação deste sistema no centro de distribuição do Porto “é um marco fundamental na jornada de transformação da Havi, e resulta da colaboração excecional, dedicação e trabalho árduo de todas as equipas envolvidas”, sublinha Luís Ferreira, Managing Director da Havi Portugal. “Este é um passo estratégico para reforçar a segurança das TI, simplificar operações e continuar a definir os padrões de referência do setor. Para além disso, com esta solução colocamos Portugal na vanguarda da mudança e tornamo-nos um exemplo a seguir por outros países”, conclui.

Fundada em 1974, a empresa serve mais de 300 clientes em mais de 100 países, com soluções na aquisição, no armazenamento ou na entrega de produtos.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.