Hipersuper
Leia a edição de janeiro (409) do Hipersuper
Já pode ler a edição de janeiro (409), a primeira de 2023, do nosso jornal. As exportações de vinhos alentejanos somaram 73,2 milhões de euros até novembro, um recorde para […]
Ana Rita Almeida
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto
Pingo Doce cria serviço de encomendas online de peixe selvagem e marisco
2024 foi o melhor ano de sempre em vendas nas lojas dos centros comerciais
Programa do Grupo Jerónimo Martins destacado pelo Fórum Económico Mundial
Manuel Magalhães é o novo Head of Development & Living da Cushman & Wakefield
Já pode ler a edição de janeiro (409), a primeira de 2023, do nosso jornal.
As exportações de vinhos alentejanos somaram 73,2 milhões de euros até novembro, um recorde para a região. O Hipersuper foi falar com Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que não tem dúvidas: “é na exportação que vamos fazer crescer a região”. Nesta conversa, Francisco Mateus fala também do impacto da inflação na cadeia de produção de vinho e das alterações climáticas nos néctares alentejanos.
Este mês lançámos um desafio a vários decisores e protagonistas no nosso mercado: falarem sobre as suas expetativas para 2023. Todos dizem que vai ser um ano incerto e difícil, mas também um ano de oportunidades, de repensar alguns caminhos e de inovar.
A categoria de pão alcançou vendas de 498 mil toneladas no mercado português em 2022, cifra que deverá aumentar para 524 mil toneladas em 2025, segundo dados da Euromonitor. Já as vendas de produtos de pastelaria somaram 46 mil toneladas e deverão representar 48,3 mil toneladas em 2025. A volatilidade dos preços da matérias-primas e a dificuldade em obter muitas delas foram dois dos principais desafios para os fabricantes de produtos de panificação e pastelaria em 2022. Um especial a ler!
O setor do café é um dos mais dinâmicos em Portugal mas também um dos que mais tem sido afetado com as consequências da guerra, a inflação e a quebra de poder de comprar dos consumidores. O Hipersuper falou com Mariana Gandra, diretora de marketing da Bicafé, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e Pedro Oliveira, CEO da NewCoffee que sublinham a importância que a inovação tem para o setor.
Também ouvimos Carla Serrão, marketing manager da Touch, que distribui a marca de chá Twinnings, e que revela que a entrada em novos canais vai ser uma aposta em 2023.
Até novembro, o volume de negócios da rede Aqui é Fresco (AeF) cresceu 7% em termos homólogos. A cadeia de super e minimercados de proximidade fechou 2022 com uma rede de 690 lojas e tem planos para abrir 40 estabelecimentos neste ano que agora começou. Fomos ouvir Carla Esteves, diretora executiva da Unimark, que avança ao Hipersuper que prevê “um crescimento de 3 a 5% para a rede Aqui é Fresco em 2023”.
Este ano, o grupo Laboratórios Sarbec, mais conhecido pela sua marca Corine de Farme, celebra 33 anos em Portugal. Foi o mote para uma conversa com Ana Costa, Gestora de trade marketing da Laboratórios Sarbec.
A primeira edição do Prémio Inovação Alimentar, lançado pela Auchan Retail Portugal, pretende dar palco a projetos que se destacam pelas suas características diferenciadoras no mercado. Filipa Rebelo Pinto explica ao Hipersuper porque é que esta iniciativa é tão importante.
Também nesta edição, e porque a Matinal é a primeira marca de leite em Portugal a adotar embalagem 100% neutra em carbono, fomos ouvir Maria João Godinho, Coordenadora de Desenvolvimento de Marcas da Lactogal, que sublinha a “forte aposta que a marca faz no desenvolvimento de produtos que promovem a saúde, o bem-estar e que tenham um impacto positivo no ambiente”.
Sérgio Rodrigues, CEO da Stores Ace, a tecnológica portuguesa que desenvolveu plataforma de gestão multi-loja conta como pretendem triplicar, este ano, o volume de negócios para três milhões de euros.
Pode ler alguns dos últimos lançamentos que o mercado português recebeu, quais as empresas que receberam prémios e distinções, notícias que nos orgulham no âmbito da sustentabilidade, assim como os artigos de opinião de João Amaral da SAS, David Lacasa da Lantern, Mara Martinho da Michael Page, David Pérez del Pino da Checkpoint, Fátima Costa da Adecco e Eduardo Serra da Kantar.
Por falar em prémios, e porque foi uma notícia que recebemos com muito orgulho, não podíamos deixar de destacar o Prémio Cinco Estrelas, na categoria “Comércio e Indústria”. O Hipersuper destacou-se mesmo com distinção com um score de satisfação de 76,80% na edição de 2023 destes prémios que elegeram 147 marcas, em 13 setores de atividade, no total.
Boa leitura!