Portugal Exportador
17ª edição do Portugal Exportador esta quarta-feira no Centro de Congressos de Lisboa
Até às 19 horas, no Centro de Congressos de Lisboa, esta iniciativa da Fundação AIP, organizada em parceria com o novobanco e a AICEP, vai ajudar empresas e empresários a iniciar o seu caminho na exportação ou a entrar em novos mercados.

Hipersuper
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A 17ª edição do Portugal Exportador arranca esta quarta-feira pelas 9:30 horas e conta com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, Presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos, Presidente do Novo Banco, Mark Bourke.
Iniciativa da Fundação AIP, organizada em parceria com o novobanco e a AICEP, e que tem por objetivo debater os mercados de exportação e ajudar as empresas a iniciar e/ou diversificar a sua internacionalização, o Portugal Exportador apresenta-se como “o melhor marketplace físico para as empresas exportadoras nacionais” e vai juntar esta quarta-feira, dia 23 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, empresas portuguesas, embaixadas, câmaras de Comércio, associações empresariais, startups e PME com o propósito de dotar as empresas com ferramentas que as permitam criar oportunidades nos diferentes mercados de exportação.
Até às 19 horas, os visitantes podem participar em workshops e cafés temáticos, ter B2B meetings com Embaixadas e Câmaras de Comércio, assim como em web buyers de mercados como o da Alemanha, Brasil, Colômbia, México, Singapura, Reino Unido, entre outros.
O Portugal Exportador possibilita o contacto com potenciais fornecedores de serviços que ajudam as empresas a dar salto digital bem como promover a utilização de ferramentas como o diagnóstico de prontidão digital que compare as empresas em cinco dimensões digitais: conectividade, comércio eletrónico, big data, pagamentos e segurança.
A Fundação AIP ajuda as empresas portuguesas a expandirem o seu negócio para outros países, e há dezasseis anos que realiza o Portugal Exportador que consta da agenda das pequenas e médias empresas nacionais que querem iniciar e/ou diversificar o seu processo de internacionalização.
Este ano, Portugal Exportador apresenta várias novidades: o Nursey Lab uma zona criada especificamente para empresas que pretendam dar os primeiros passos na exportação, com temáticas próprias, apresentação de case studies, empresas de importação e exportação interessadas em conhecer novos clientes, realização dos diagnósticos à exportação.
A segunda novidade está relacionada com o Digital Lab, que pretende acelerar a adoção e incorporação de novas tecnologias e processos digitais nas pequenas e médias empresas (PMEs) equipando-as com as ferramentas e conhecimentos de forma a alavancar as exportações nacionais.