Queijos Santiago investe 1 milhão de euros em futuro sustentável
A Queijos Santiago, no âmbito do programa “Saber Proteger”, dá mais um passo rumo a um futuro sustentável. Assim, investe para uma transição energética mais ‘verde’ com a instalação de […]

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
A Queijos Santiago, no âmbito do programa “Saber Proteger”, dá mais um passo rumo a um futuro sustentável. Assim, investe para uma transição energética mais ‘verde’ com a instalação de painéis fotovoltaicos nas suas instalações (unidades de produção e centro logístico).
Este investimento global de um milhão de euros, terá início na unidade fabril de Montemuro com uma área de cobertura de 2.785 m2 e painéis de 580 KWp, vai possibilitar uma produção de energia limpa e renovável a partir da luz solar e a redução da pegada ecológica, pois não há emissão de carbono (CO2). De seguida, iniciam-se as montagens de painéis fotovoltaicos nas restantes unidades fabris da marca e no Centro Logístico.
João Santiago, CEO do grupo, sublinha que “a sustentabilidade é prioridade na gestão e funcionamento da Queijos Santiago, tanto a nível de produtos como de procedimentos internos, tendo como preocupação a diminuição do desperdício e conservação do nosso planeta. Neste sentido e no âmbito dos compromissos e metas ambientais que temos vindo a estabelecer, surge o programa “Saber Proteger – Cuidamos hoje para saborear amanhã”, onde se insere esta aposta.”
Com este primeiro projeto em Montemuro, a Queijos Santiago anuncia que vai conseguir reduzir as emissões de CO2 em 300 toneladas/ano, o que equivale ao consumo de energia de 250 famílias, tornando-se numa “das empresas mais sustentáveis do seu setor, reforçando a preocupação com o bem-estar dos consumidores e a qualidade dos seus produtos, quer a nível de matérias primas e sabor, onde é líder, como a nível económico, sustentável e global”.
A definição e implementação do projeto ficou a cargo da Átomo Capital Partners, um dos principais players de soluções renováveis e sustentabilidade em Portugal. Segundo o Managing Director da Átomo Capital Partners, Miguel Subtil, “Este compromisso com a sustentabilidade de empresas como a Queijos Santiago será fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Este é o tipo de projetos que vale a pena apoiar e ajudar a tornar realidade.”