Bruno Veríssimo
“Teimamos em produzir um bom vinho”
A marca de vinho Mula Velha comemorou no final do ano passado uma década de existência. Vendida em exclusivo nas lojas Continente, é uma marca que tem vindo a ser […]
Ana Rita Almeida
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A marca de vinho Mula Velha comemorou no final do ano passado uma década de existência. Vendida em exclusivo nas lojas Continente, é uma marca que tem vindo a ser cada vez mais apreciada pelos portugueses e que já está presente em 17 países por todo o mundo.
Com origem na região de Lisboa, uma das mais importantes regiões, em termos de área de vinha e produção de vinho, e com 10 referências de brancos, rosés e tintos, a marca Mula Velha para além de representar e homenagear um animal outrora comum nas tarefas agrícolas que se distinguia pela sua capacidade de trabalho e resistência, é uma expressão utilizada em Portugal para caracterizar uma pessoa experiente, sábia, conhecedora, que não se deixa enganar. “Nesse sentido, o vinho Mula Velha é também ele feito por quem sabe e, sobretudo, um vinho que não engana: muito consistente na qualidade, amplamente disponível no mercado, e acessível no preço” defende a marca.
Bruno Veríssimo, diretor de marketing e vendas do Grupo Parras, que detém a marca Mula Velha, não esconde a satisfação com o percurso que este vinho tem feito. “Após estes 10 anos de existência, quisemos comemorar com o lançamento de uma nova campanha de comunicação, que assenta no lado bom da teimosia. Já todos ouvimos falar de um vinho bom, mas nunca ninguém ouviu falar de um vinho teimoso. Com esta nova campanha, a marca pretende reposicionar-se com irreverência e com um tom de voz próprio, criando um fator diferenciador na hora de escolher um bom vinho, que não cede na qualidade, perfeito para pessoas teimosas” explica. Esta campanha em 2022 terá o foco mais centrado no ponto de venda (lojas continente), bem como nas redes digitais, com a criação de uma landing page e redes sociais para a marca, conta também.
“A Marca Mula Velha habituou os seus consumidores a ter uma excelente relação qualidade – preço e tem mantido sempre constante a sua qualidade no vinho, fruto de um grande trabalho da nossa equipa de enologia” conta Bruno Veríssimo que explica ao Hipersuper que acabaram de lançar uma nova campanha de comunicação, com a assinatura de Vinho Teimoso. “Esta será a prioridade em termos de investimento nos próximos 2 a 3 anos. Continuando sempre, com a aposta na produção de um vinho de qualidade, porque teimamos em produzir um bom vinho” sublinha.
Com um peso de cerca de 12 por cento nas vendas da unidade de engarrafados e depois de ter vendido em 2021 mais de 2 milhões de garrafas em todos os mercados onde está presente, o objetivo da marca nos próximos anos passa por manter a sua presença no mercado nacional e continuar com o crescimento em exportação, apostando em 4 a 5 mercados estratégicos.
Quanto à internacionalização da marca, Bruno Veríssimo salienta que a exportação em 2021 já teve um peso de cerca de 10% nas vendas da marca e que neste momento os vinhos Mula Velha são exportados para 17 países do mundo, com destaque para Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e França. “A seguir a Portugal, Brasil é neste momento o mercado que mais consume a marca Mula Velha” anuncia.
Quem olha para os rótulos dos vinhos Mula Velha, assim como todas as marcas do grupo Parras, percebe que há uma clara preocupação com a imagem. Bruno Veríssimo confirma: “é uma grande preocupação da nossa equipa de marketing estar sempre atenta ao mercado. Ainda em 2021 fizemos ligeiras alterações aos rótulos da nossa gama, no sentido de tornar a imagem mais moderna mas mantendo a imagem base que todos os consumidores de Mula Velha reconhecem, no fundo fizemos um refresh aos rótulos”.
Os vinhos Mula Velha, ao longo destes últimos anos têm recebido prémios a nível nacional e até mesmo internacional. Bruno Veríssimo não esconde a satisfação. “Este ano já ganhámos um ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, no Berliner Wine Trophy, bem como uma distinção de 90 pontos + Best Buy na reputada revista americana Wine Enthusiast. A nível nacional de salientar a medalha de ouro no concurso Uva D’Ouro e o prémio de Sabor do Ano. Todos estes prémios vêm reforçar a qualidade e consistência da marca ao longo de toda a sua existência” destaca.