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Palmolive lança campanha para plantar 2.000 árvores

A Palmolive acaba de lançar a campanha “Juntos Vamos Plantar 2.000 Árvores” para ajudar a plantar 2.000 árvores em parceria com a “Plantar uma Árvore – Associação”. Até 31 de […]

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Palmolive lança campanha para plantar 2.000 árvores

A Palmolive acaba de lançar a campanha “Juntos Vamos Plantar 2.000 Árvores” para ajudar a plantar 2.000 árvores em parceria com a “Plantar uma Árvore – Associação”. Até 31 de […]

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unnamedA Palmolive acaba de lançar a campanha “Juntos Vamos Plantar 2.000 Árvores” para ajudar a plantar 2.000 árvores em parceria com a “Plantar uma Árvore – Associação”.

Até 31 de agosto, todos os consumidores que adquiram gel de banho da marca Palmolive estarão a contribuir automaticamente para esta causa.

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Devido à intervenção humana, a vegetação nativa, composta por espécies de árvores autóctones de Portugal, tem vindo a decrescer. Para ajudar a reverter esta situação, a Palmolive cria esta campanha onde vai ajudar a plantar 2.000 árvores.

Plantar uma Árvore – Associação

A marca doará o montante equivalente a 2.000 árvores à Plantar uma Árvore – Associação, que se dedica a desenvolver e implementar programas de voluntariado, de curta e longa duração, para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, através da restituição de bosques nativos e das espécies autóctones, envolvendo a comunidade e organizando iniciativas que permitam o envolvimento da sociedade.

Serão plantadas diferentes espécies de árvores, em território nacional, para potenciar a taxa de sobrevivência, a biodiversidade e a resiliência aos fogos.

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FMCG

Bens de grande consumo deverão crescer 3% em valor e 1% em volume em Portugal em 2024

Nos primeiros meses do ano, os portugueses foram mais vezes às compras (a frequência de compra cresceu 2,4%), mas encheram menos os carrinhos (volume por ato de compra diminuiu 6,0%), segundo dados do Painel de Lares da Kantar

Rita Gonçalves

Nos primeiros meses do ano, os portugueses foram mais vezes às compras (frequência de compra cresceu 2,4%), mas encheram menos os carrinhos (volume por ato de compra diminuiu 6,0%), segundo dados do Painel de Lares da Kantar.

Segundo as previsões da empresa para o conjunto do ano, o valor gasto pelos portugueses em bens de grande consumo deverá subir 3,0 % no valor, enquanto o crescimento em volume por cada ato de compra está estimado em 1,2 %, cifra que representa uma recuperação em relação à quebra verificada no ano passado. O consumo dentro de casa caiu 2,5 % no último semestre do ano passado, em comparação com o período homólogo.

“Uma significativa desaceleração da inflação, uma evolução salarial que deverá superar a progressão dos preços ao longo de 2024, a possibilidade de ao longo do ano se verificar uma redução das taxas de juro, um emprego que mostra elevada resiliência e um turismo que pode voltar a bater recordes este ano, são argumentos para antecipar alguma recuperação do poder de compra e um mercado de grande consumo mais dinâmico no corrente ano”, estima, citado em comunicado, Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca), que analisa periodicamente, em conjunto com a Kantar, os dados do Painel de Lares.

São poucas as categorias que fugiram a esta tendência: nos artigos de higiene e beleza e nos produtos petrolíferos, por exemplo, os portugueses aumentaram o volume de compra em 2023.

Por outro lado, com a pandemia chegaram tendências de consumo que o ano de 2023 ajudou a consolidar. Na categoria de alimentação, por exemplo comparando 2023 com 2019, a comida pronta (+28,6 %) e os congelados (+5,8 %) foram as únicas subcategorias com aumentos de volume.

“A comida pronta é mesmo a categoria que tem gerado mais valor para as insígnias de distribuição, originando maior gasto médio e frequência de compra mais elevada”, indica o estudo.

O consumo fora de casa também cresceu no ano passado. No último trimestre em particular, subiu 16,6% em termos homólogos. Este crescimento é mais elevado nos principais períodos de refeição (pequeno-almoço, almoço e jantar), com uma evolução de 18,1%, mas também se verificou entre refeições, com um crescimento de 15%.

Para as marcas, o desafio, segundo a consultora, passa por aproveitar esta tendência e expandir a oferta de comida pronta, inovando nos formatos e nas embalagens. Propostas de valor acrescentado únicas, ajustadas às preferências do consumidor dentro e fora de casa, ampliação da oferta, adaptação dos sortidos e surpresa para atrair novos compradores, são algumas ideias para surfar esta onda de crescimento.

“Marcas e retalhistas devem entregar ao consumidor uma proposta de valor única, ajustando-se às suas preferências, seja dentro ou fora de casa, ampliando a sua oferta para mais momentos de consumo ao longo dia, surpreendendo o shopper e conquistando mais espaço nos seus carrinhos de compras”, resume Marta Santos, clients and analytics director da Kantar, citada em comunicado.

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Rita Gonçalves

FMCG

Henkel compra marca de cuidado capilar Vidal Sassoon na China

A Henkel assinou um acordo com a Procter & Gamble para adquirir a marca de cuidado capilar Vidal Sassoon na China

Hipersuper

A Henkel assinou um acordo com a Procter & Gamble para adquirir a marca de cuidado capilar Vidal Sassoon na China. A marca inspirada nos salões de beleza vai complementar o portefólio da multinacional alemã no gigante nipónico, “colmatando uma lacuna no segmento de retalho premium”.

O portefólio da Vidal Sassoon é constituído por champôs e condicionadores, produtos para penteados e de tratamento. Em comunicado, a Henkel afirma que o “negócio detém uma forte posição no mercado chinês e gerou vendas superiores a 200 milhões de euros no ano fiscal de 2022/2023”.

“Como parte da nossa agenda estratégica de crescimento, procuramos aquisições que permitam moldar e fortalecer ativamente o nosso portefólio”, afirma Carsten Knobel, CEO da Henkel, acrescentando que a transação “será um passo em frente para o negócio de consumer brands na China, proporcionando-nos a oportunidade de aumentar o  negócio numa das nossas principais categorias neste mercado atrativo e em crescimento”.

A aquisição aguarda luz verde das autoridades regulatórias.

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FMCG

Detergentes 100% biodegradáveis e ultra-concentrados da Inokem entram nos lineares do Lidl

A gama de detergentes biológicos e 100% biodegradáveis ultra-concentrados de limpeza da Inokem, designada LIM, está à venda em exclusivo nos supermercados Lidl. “Produzida através de tecnologia portuguesa, a linha […]

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tagsInokem

A gama de detergentes biológicos e 100% biodegradáveis ultra-concentrados de limpeza da Inokem, designada LIM, está à venda em exclusivo nos supermercados Lidl.

“Produzida através de tecnologia portuguesa, a linha LIM é a primeira gama de detergentes biológicos e 100% biodegradáveis ultra-concentrados de limpeza no retalho em Portugal”, explica a empresa, em comunicado, acrescentando que “é composta por três artigos, no valor de 4,99 euros cada, que ao serem diluídos em água permitem obter um valor desde 0,25 euros por utilização”.

O detergente multiusos MULTI.LIM é indicado para a limpeza de todo o tipo de superfícies e pavimentos, inclusive madeiras naturais. Está disponível em embalagem de 500ml.

O tira-gorduras POWER.LIM, também disponível em embalagem de meio litro, é especialmente indicado para cozinhas e não te, cheiro ou vapores tóxicos, garante a empresa.

Já o GLASS.LIM é um detergente neutro limpa-vidros que promete remover de bolores e calcários em vidros e superfícies laváveis (janelas, espelhos, alumínios, plásticos e paredes com tintas laváveis). A embalagem também é de 500ml.

As embalagens recicláveis são concebidas para terem longa duração e permitem o reabastecimento (refill) de produto.
“Os detergentes Inokem caracterizam-se pela sua tecnologia inovadora que permite uma poupança sustentável e financeira. Num contexto onde as pessoas estão cada vez mais despertas para a problemática ambiental e enfrentam, simultaneamente, um período difícil de instabilidade económica, queremos, em conjunto com o Lidl, mostrar ao consumidor que é possível ter comportamentos mais conscientes, poupando dinheiro do orçamento familiar”, afirma Maria Alenquer, marketing & e-commerce Manager da Inokem.

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Distribuição

UniMark reforça marca própria UP para ganhar músculo no retalho de proximidade e canal Horeca

A UniMark, cooperativa de grossistas e retalhistas de produtos de grande consumo, está a reforçar a aposta na sua marca própria UP com o objetivo de aumentar a posição no retalho de proximidade e no canal horeca e “combater a grande distribuição”

Rita Gonçalves

A UniMark, cooperativa de grossistas e retalhistas de produtos de grande consumo, está a reforçar a aposta na sua marca própria UP com o objetivo de aumentar a posição no retalho de proximidade e no canal horeca e “combater a grande distribuição”.

Esta aposta está a fazer-se pelo aumento do portefólio desta marca com quase 20 anos nas áreas de mercearia, confeitaria, bebidas, congelados, quarta gama, higiene do lar, detergentes e higiene pessoal. A meta é chegar aos 700 produtos, atualmente são 610.

Em comunicado, a dona da rede de supermercados Aqui é Fresco, afirma que, durante o próximo ano, “os associados grossistas da UniMark – que reúnem 50 cash & carry – irão investir no crescimento da oferta da marca própria UP nas lojas dos 1.700 clientes retalhistas, assim como nos estabelecimentos do canal horeca”.

Água, açúcar, sal, leguminosas, arroz, salsichas e ice tea, são os produtos estrela desta marca na área alimentar. Já na área não alimentar, os campeões de vendas são a lixivia, o papel doméstico (guardanapos, rolos de cozinha e papel higiénico) e o alimento completo seco e húmido para cães e gatos.

Para Carla Esteves, diretora-executiva da UniMark, este momento de pressão sobre o orçamento das famílias portuguesas é oportuno para reforçar a aposta nesta marca, com a o fim da medida do IVA Zero num cabaz de produtos essenciais, o aumento das taxas de juro e dos custos da energia e a persistência da inflação.

“As decisões de compra racionalmente baseadas no preço e a preferência pelas designadas marcas próprias da distribuição serão uma componente determinante nas escolhas feitas pelos consumidores”, sublinha a gestora.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

FMCG

Yankee Candle chega a Portugal pela mão da JMDB

“Com 50 anos de experiência em fragrâncias, a Yankee Candle é uma referência nos mercados europeus” e, agora, está disponível nos principais retalhistas portugueses

Hipersuper

A JMDB – Representação e Distribuição de Marcas trouxe a marca Yankee Candle para Portugal.  “Com 50 anos de experiência em fragrâncias, a Yankee Candle é uma referência
nos mercados europeus” e, agora, está disponível nos principais retalhistas portugueses, com a linha “Home Inspiration”.

“Além de trazer consigo uma grande inovação nos formatos e nas fragrâncias que disponibiliza, a marca lança também dois gift sets especialmente criados para a época natalícia, representando uma notável inovação na categoria das velas”, afirma a distribuidora, em comunicado.

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FMCG

David Cazorla preside à filial ibérica da Henkel

David Cazorla vai acumular a presidência da filial ibérica da Henkel com o atual cargo de global director of vehicle repair and maintenance na área de adhesive technologies do grupo alemão

Rita Gonçalves
tagsHenkel

David Cazorla é o novo presidente da filial ibérica da Henkel, substituindo Rodolfo Schornberg que, após 33 anos na multinacional alemã, está de saída. David Cazorla vai acumular a presidência com o atual cargo de global director of vehicle repair and maintenance na área de adhesive technologies do grupo.

David Cazorla tem 49 anos, uma licenciatura em engenharia industrial pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), um MBA pela Esade e programas de gestão e estratégia pelo IESE e pela Universidade de Stanford.

O seu percurso profissional teve início como consultor na Accenture, onde se manteve durante um ano, tendo ingressado de seguida no grupo alemão, para quem trabalha há 23 anos. Começou na filial ibérica e, entretanto, exerceu diferentes cargos e responsabilidades nas áreas de supply chain, marketing, vendas e gestão em países como Espanha, Portugal, Alemanha, Turquia, Itália e Grécia.

“É um grande desafio que assumo com grande entusiasmo e que significa poder presidir a Henkel Ibérica, a filial onde iniciei o meu percurso profissional na empresa. É uma honra suceder a Rodolfo Schornberg, um grande profissional que dedicou 33 anos de dedicação e compromisso à empresa e que nos deixa um legado de exemplo e inspiração”, afirma David Cazorla.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

FMCG

Até dezembro, Swiffer dá parte das vendas à associação Acreditar

Por cada unidade vendida de um produto da gama Swiffer ou da edição limitada Swiffer Pink nos supermercados, a marca vai contribuir com 25 cêntimos para equipar a nova casa de acolhimento da Acreditar

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A Swiffer lançou a segunda edição da campanha de apoio à associação Acreditar. Sob o mote “Para que se sintam em casa”, parte das vendas da marca de produtos de limpeza do grupo Procter & Gamble vai ajudar a equipar a nova casa de acolhimento em Lisboa, num contributo que poderá chegar aos 11 mil euros, estima a marca.

Entre 18 de agosto e 31 de dezembro, por cada unidade vendida de um produto da gama Swiffer ou da edição limitada Swiffer Pink nos supermercados,  a marca vai contribuir com 25 cêntimos para equipar a nova casa de acolhimento para famílias cujas crianças e jovens estão em processo de tratamento no IPO. No ano passado, o contributo foi de dez mil euros.

“A Swiffer é uma marca de referência para os portugueses no que toca a limpeza e tem como missão contribuir para que cada consumidor se sinta bem em casa. Com esta campanha, procuramos dar o nosso contributo para que também as famílias que estão temporariamente na Casa da Acreditar se sintam verdadeiramente em casa, numa altura em que o conforto é tão importante para o bem-estar familiar”, afirma Ana Margarida Rosa, b rand manager da Swiffer.

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FMCG

Xau lança nova fórmula ultra concentrada

Chama-se Xau Ultra + e promete uma limpeza profunda mesmo a baixas temperaturas, com 15ml  de quantidade, além de uma fragância mais acentuada a perfume oceânico

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A marca de detergente para a roupa Xau lançou uma nova fórmula ultra concentrada. Chama-se Xau Ultra + e promete uma limpeza profunda mesmo a baixas temperaturas, com 15ml  de quantidade, além de uma fragância mais acentuada a perfume oceânico.

“Xau Ultra + é fácil de usar, basta adicionar um terço da dose regular do detergente convencional Xau, e fácil de transportar, com a sua pequena embalagem prática e ergonómico. Além disso, ajuda a reduzir o plástico e a poupar energia: a sua garrafa contém menos 55% de plástico do que o detergente convencional  e, graças ao seu desempenho em água fria, ajuda a economizar até 60% de energia”, explica a marca, em comunicado.

Para assinalar o lançamento, a marca lançou uma campanha de comunicação  multiplataforma que salienta a eficácia e redução da utilização de plástico do novo produto distribuído pela Reckitt Benckider e uma campanha de experimentação grátis, que irá decorrer até 29 de outubro ou até ao limite de 500 participações.

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FMCG

Renova patrocina Olimpíadas Portuguesas de Matemática até 2026

A marca será a principal patrocinadora das três próximas edições das olimpíadas promovidas pela Sociedade Portuguesa de Matemática

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tagsRenova

A Renova vai patrocinar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática até 2026. A marca será a principal patrocinadora das três próximas edições das olimpíadas promovidas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

A 42ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática vai ter lugar entre novembro de 2023 e março de 2024, a contará com a participação de milhares de alunos desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, que representarão o melhor do talento matemático das escolas nacionais.

“Estamos orgulhosos por apoiar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Esperamos que esta colaboração ajude a despertar as mentes dos mais jovens, que é algo fundamental para termos, nas próximas gerações, jovens criativos e carregados de talento – os visionários que vão moldar o futuro”, salienta Paulo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração da Renova.

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FMCG

Gliss lança Aqua Revive com algas marinhas e complexo hialurónico

A linha é composta por quatro produtos: champô, condicionador, máscara e um sérum de hidratação

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