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Quem é Quem… nas entregas ultrarrápidas

Com a conveniência a ganhar novo fôlego no consumo pós-Covid, está a aumentar a concorrência no negócio das entregas ultrarrápidas de compras de supermercado. Conheça os protagonistas do “quick commerce”, […]

Rita Gonçalves
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Quem é Quem… nas entregas ultrarrápidas

Com a conveniência a ganhar novo fôlego no consumo pós-Covid, está a aumentar a concorrência no negócio das entregas ultrarrápidas de compras de supermercado. Conheça os protagonistas do “quick commerce”, […]

Rita Gonçalves
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Com a conveniência a ganhar novo fôlego no consumo pós-Covid, está a aumentar a concorrência no negócio das entregas ultrarrápidas de compras de supermercado. Conheça os protagonistas do “quick commerce”, um modelo de negócio já validado em países como EUA, Turquia e Rússia, mas ainda a dar os primeiros passos em Portugal

GetirGetir estreia-se com seis dark stores na capital portuguesa e entregas em 10 minutos

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A Getir, empresa que fundou o mercado de entregas ultrarrápidas de produtos de supermercado ao domicílio, em 2015, em Istambul, Turquia, iniciou atividade em Portugal a 18 de outubro. O lançamento do serviço teve início em Lisboa, mas o objetivo é chegar a novas cidades já nos próximos meses.

A empresa reuniu capacidade para entregar milhares de produtos de utilização diária, em cerca de 10 minutos, através da sua rede de entregadores que utilizam bicicletas e scooters elétricas para fazer chegar os produtos à casa dos consumidores.

“Portugal é o mercado natural para expandirmos a nossa operação. O serviço que prestamos, útil e de conveniência, permite que as pessoas tenham mais tempo livre para si, aproveitando para fazer o que mais gostam”, afirma Nazim Salur, fundador da Getir.

A primeira empresa de compras ultrarrápidas do mundo internacionalizou o negócio para o Reino Unido (janeiro de 2021), Holanda (maio), Alemanha e França (junho) e Espanha e Itália (setembro) e EUA (novembro). Na passada quarta-feira, a Getir anunciou a aquisição da concorrente britânica Weezy.

“Estamos muito orgulhosos da nossa cultura de trabalho baseada no respeito”, realça Hunab Moreno, diretor geral da Getir na Península Ibérica. “O nosso objetivo é estabelecer uma relação forte com os portugueses. Oferecemos condições de trabalho ímpares no setor, com contratos de trabalho a tempo inteiro e veículos elétricos especialmente desenhados e de elevada segurança. Estamos comprometidos com uma cultura de trabalho baseada na valorização, no respeito e nos mais elevados padrões de qualidade. Esses valores refletem-se também na nossa operação diária e num serviço ao cliente mais amigável”, conclui.

 

BairroShopBairro Shop entrega em 15 minutos no centro de Lisboa

A empresa de entregas ultrarrápidas para compras de supermercado Bairro Shop foi fundada em Lisboa, em dezembro de 2020, numa altura em que o Governo voltou a confinar o País para combater a pandemia. Atenta à evolução do quick commerce (q-commerce) nos EUA, na Rússia e na Turquia, países onde o modelo de negócio está consolidado, a empresa assegura desde o início da atividade entregas em 15 minutos no centro de Lisboa, entre as 10h e 00h, sem custos para o shopper. Não há taxas de entrega nem um valor mínimo para as encomendas. Milana Dovzhenko, co-fundadora da Bairro Shop, conta ao Hipersuper que, desde março, quando a empresa iniciou a operação, já processou mais de 10 mil pedidos.

“A cultura do ‘imediato’, impulsionada seja pela falta de tempo ou até por algum conformismo promovido pelas novas soluções online, é uma realidade cada vez mais óbvia e, por isso, quisemos assegurar um serviço de entrega rápido e eficaz”, avança a responsável.

Através da aplicação mobile Bairro, disponível para os sistemas operativos IOS e Android, o utilizador tem disponível um sortido de cerca de mil produtos que abrange bens de grande consumo (alimentar e não alimentar) e material de escritório. As entregas são feitas por uma equipa própria de estafetas que se deslocam em bicicletas elétricas. Atualmente, o Bairro emprega 30 pessoas, mas tem planos para contratar mais 100 até ao final do ano.

A operação de preparação das encomendas está atualmente concentrada em duas dark store localizadas no Marquês de Pombal e na zona das Laranjeiras. “A escolha das localizações deveu-se a um conjunto de fatores, como a proximidade à equipa e os recursos disponíveis, mas principalmente à vontade de começar na capital, onde o nosso target está”, afirma Milana Dovzhenko. “Todas as nossas dark stores têm que ser adaptadas às nossas necessidades operacionais, sendo a rapidez, a eficiência e a acessibilidade às zonas centrais da cidade, a chave de ouro do projeto”, acrescenta. Ainda este ano, a empresa planeia abrir uma dark store no Porto e, a longo prazo, ambiciona internacionalizar o negócio para Espanha e países vizinhos.

O Bairro contou com um investimento inicial de 100 mil euros direcionado para o desenvolvimento da aplicação mobile e para a abertura da primeira dark store. Mais recentemente, a empresa fechou uma ronda de investimento no valor de 1,2 milhões de euros que vão ser aplicados na otimização do serviço e na expansão da atividade a novas regiões do País. “Prevemos alcançar o retorno do investimento um ano depois do início da operação das dark stores”, estima a responsável.

A empresa está ainda a canalizar parte do investimento para o desenvolvimento de um mecanismo tecnológico multifuncional que poderá ter potencial para escalar o e-grocery aos retalhistas tradicionais no futuro”, acredita a responsável.

 

GlovoGlovo já opera nove dark stores em Portugal

A Glovo opera atualmente nove Micro Fulfilment Centers (MFC), termo a que a empresa recorre internamente para designar dark store. A operação de q-commerce da empresa de entregas ao domicílio assenta em dois pilares: entregas ultrarrápidas, através do serviço Glovo Express e dos seus MFC, e entregas de qualquer tipo de produtos, através de parcerias com as cadeias de supermercado, como Continente e Aldi, por exemplo, mas também com empresas ligadas à moda, produtos infantis, parafarmácia e livrarias, entre outras. “Em média, através dos MFC, fazemos entregas em menos de 20 minutos e das lojas e cadeias parceiras em menos de 30 minutos”, declara Ricardo Batista, general manager da Glovo Portugal.

Com o objetivo de dar resposta às necessidades de “alta conveniência” e complementar os cestos de abastecimento dos parceiros, com o é o caso das grandes cadeias de supermercado, a Glovo abriu o primeiro MFC em Lisboa, em maio do ano passado. “O modelo de negócio passa por disponibilizar aos consumidores os essenciais para a sua vida com a maior conveniência possível. O foco passa por entregar de forma ultrarrápida a melhor seleção possível”, adianta o responsável.

O utilizador faz as compras na app da Glovo. Dos nove MFC que a empresa opera em Portugal, sete na zona de Lisboa e dois na área do Porto, saem os produtos do serviço Glovo Express. O sortido é composto por cerca de duas mil referências de bens de primeira necessidade. O custo da entrega é de 1,79 euros e o serviço de entrega é prestado pelos estafetas que utilizam a aplicação da Glovo.

A empresa de entregas tem planos para abrir mais MFC até ao final do ano no mercado português, sendo que por cada armazém inaugurado a Glovo cria entre 10 e 15 postos de trabalho. Apesar de não revelar o montante investido em Portugal na área do quick commerce, o general manager da Glovo avança que a empresa tem uma parceria com a suíça Stoneweg para a expansão dos MFC. “Portugal, enquanto mercado essencial para a operação da Glovo recebeu parte desse valor e vamos continuar a investir em MFC e outros serviços”.

O layout dos armazéns dark store serve três objetivos, conta Ricardo Batista. Garantir o melhor acondicionamento dos produtos, com a instalação de câmaras de frio, por exemplo, maximizar a eficiência para a recolha da encomenda (sistema integrado de gestão de stocks otimiza picking) e garantir a sua entrega no menor tempo possível.

A empresa trabalha com diferentes fornecedores para garantir agilidade operacional. “Temos pouca profundidade de stocks e alta rotação para, por um lado maximizar o espaço e, por outro, reduzir o desperdício alimentar”, sublinha Ricardo Batista, acrescentando que o sistema próprio de gestão de stocks permite fazer previsões de vendas.

A 14 de setembro, a Glovo anunciou a aquisição do marketplace Mercadão em Portugal e da plataforma Lola Market, em Espanha, para reforçar a área de q-commerce. A Glovo prevê que, com estas aquisições, o negócio entregas instantâneas alcance uma faturação bruta de 300 milhões de euros em 2021, valor que deverá mais do que triplicar em 2022 para mil milhões de euros. A empresa está a fazer os preparativos para entrar na bolsa em 2022.

MercadaoMercadão desbravou mercado de entregas em duas horas em 2018

O markeplace Mercadão, que integra a loja online dos supermercados Pingo Doce, foi adquirido pela Glovo em setembro deste ano, mas tem uma estratégia própria. Quando foi fundado, em 2018, apostou desde logo em entregas em duas horas. “Foi, na altura, um modelo pioneiro de proximidade entre os personal shoppers e os clientes que, entretanto, se tornou mais popular com a entrada no mercado de novos operadores, o que confirma a existência de oportunidade”, constata Gonçalo Soares da Costa, CEO do Mercadão, em entrevista ao Hipersuper.

O projeto piloto conheceu a luz do dia na região de Lisboa, quando o Mercadão inaugurou um pequeno centro de preparação e distribuição de encomendas já lá vão três anos. A operação da dark store abrange as zonas de Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra. “A localização da nossa dark store foi escolhida estrategicamente, com base em dois fatores: facilidade de acesso aos shoppers e proximidade aos clientes na região sul do País, que representam a maior percentagem de vendas”, esclarece o responsável. Apesar de ainda se encontrar a avaliar o desempenho deste formato no contexto da sua operação, o Mercadão tem planos para expandir este modelo de negócio a mais centros urbanos, assim como disponibilizar diferentes formas de venda online às lojas parceiras.

O investimento na dark store, criada de raiz pela equipa do Mercadão, foi pouco significativo, adianta Gonçalo Soares da Costa. “Tratou-se de um pequeno investimento que apresentou retorno desde o momento zero. A dark store é um primeiro teste a este modelo de negócio”. Para rentabilizar o espaço, além de funcionar como dark store, o armazém dá guarida a um pequeno hub da equipa de controlo de qualidade do marketplace de origem portuguesa.

O consumidor faz as compras diretamente no site do marketplace que engloba diferentes marcas e insígnias, como Pingo Doce, Decathon, Control e Ornimundo, que se adapta a todos os ecrãs. Na loja, os produtos estão organizados por categoria e marca, agilizando o processo de recolha. As entregas são feitas diretamente ao consumidor pela equipa de personal shoppers. O transporte é feito em bolsas isotérmicas, desenvolvidas em parceria com um operador nacional.

Apesar da aposta que está a fazer na área do q-commerce, o core business do Mercadão está nas mais de 400 lojas físicas onde são recolhidas as encomendas, em Portugal Continental e arquipélagos dos Açores e da Madeira. “O tempo médio de entrega, a partir da loja, é de 17 minutos”.

HooglooHoogloo prepara rede de dark stores próprias para liderar mercado

João Alves e Maria Francisca Afonso, ex-funcionários da TAP, anunciaram em agosto a criação da startup Hoogloo, um supermercado online, disponível através de uma aplicação mobile, com entregas imediatas de bens de grande consumo. “A ideia surgiu quando sentimos dificuldades de acesso rápido a compras de supermercado durante o período mais crítico da pandemia”, resume João Alves, CEO da Hoogloo, em entrevista ao Hipersuper, acrescentando que as encomendas com entregas imediatas de artigos para o dia-a-dia são um hábito que veio para ficar, quer pela conveniência quer pelo conforto associados a este serviço. “As estatísticas apontam para uma duplicação da procura por compras online, comparativamente com o período pré-pandemia. A sociedade vai tender cada vez mais a optar pelo canal online”, sustenta o responsável.

Optando por não divulgar o valor do investimento “nesta fase”, João Alves adianta que o modelo de negócio da Hoogloo está assente na verticalização do negócio, através do controlo de todo o processo – desde a escolha dos produtos e compra aos fornecedores, até à entrega dos mesmos ao cliente final. “Uma vez que não trabalhamos com intermediários, a monetização do negócio acontece com a margem na venda dos próprios produtos”, esclarece.

A estratégia do concorrente português no mercado das entregas ultrarrápidas de compras de supermercado passa por desenvolver e implementar uma rede própria de dark stores. “Estamos empenhados em exercer uma presença assertiva em Portugal ainda que, num futuro próximo, queiramos estar presentes em outros países”, revela o ex-comandante da TAP.

Empenhada em tornar-se o principal player nacional de entregas rápidas de artigos de supermercado, a startup passou recentemente por uma fase de testes e interação dos sistemas logísticos e informáticos. “Queremos ter a melhor app, cumprir rigorosamente com os prazos de entrega e não falhar nos artigos que entregamos”.

O objetivo da Hoogloo passa por cobrir brevemente a área da Grande Lisboa e recorrer a uma combinação de crescimento orgânico com modelo de franchising e levantamento de capital para escalar o número de dark stores.

A startup adaptou o espaço de um antigo armazém às suas necessidades. A dark store está dividida por zonas atendendo ao tipo de artigos. Cada zona inclui um conjunto de estantes e cada estante contém prateleiras onde são armazenados os produtos.

“Os artigos são encomendados aos fornecedores através do nosso software. Quando chegam ao armazém, são rececionados com recurso a scanners de inventário. De seguida, são arrumados nas respetivas prateleiras para que, durante o processo de picking, possam ser rapidamente localizados. Conseguimos mapear o artigo desde que entra no armazém até que sai”.

No supermercado online estão disponíveis 12 categorias de bens de consumo, desde alimentação a produtos de limpeza.

Atualmente, a empresa compromete-se a entregar dentro de uma hora, no limite, no entanto, tem planos para reduzir a janela de entrega para 30 minutos. “Na fase de testes, os nossos tempos médios de entrega variaram entre os 20 e os 30 minutos”, revela João Alves. Para fazer a distribuição dos produtos, a empresa recorre a terceiros, sejam empresas especializadas em entregas rápidas ou trabalhadores independentes, através de uma aplicação desenvolvida especificamente para os estafetas.

A empresa investiu ainda no desenvolvimento de um sistema de software customizado que permite gerir os processos internos e externos: parametrização dos armazéns e categorização dos artigos, interação com os fornecedores, gestão de stock, conteúdos da app e serviço ao consumidor. O sistema conecta por API (Interface de Programa de Aplicações) com outros programas de software, como o de faturação ou gestão de recursos humanos, por exemplo.

Continente onlineContinente estreia em 2005 conceito de dark store em Portugal

Foi a cadeia de distribuição alimentar da Sonae que estreou o conceito de dark store em Portugal, quando, em 2005, abriu, em Lisboa, o primeiro espaço desenhado de raiz para servir a operação de e-commerce. 16 anos depois, a dark store da rede de lojas Continente serve diariamente “milhares de clientes” na zona de Lisboa, realça Pedro Santos, diretor de e-commerce da Sonae MC, a divisão de retalho alimentar do grupo da Maia, em entrevista ao Hipersuper.

“A dark store é um instrumento estratégico para entregar a melhor proposta de valor. Utilizamos uma combinação de modelos operacionais para juntar a máxima conveniência para os nossos clientes à máxima eficiência operacional, o que inclui a preparação de encomendas em lojas físicas, em lojas específicas para vendas online ou em armazéns centrais”, sublinha o responsável.

Na dark store trabalham “centenas” de pessoas na operação de preparação de encomendas, havendo, por isso, capacidade para trabalhar milhares de produtos à unidade. Todo o processo é suportado e monitorizado através de sistemas dedicados que garantem eficiência, qualidade e tempos de entrega reduzidos. “O foco na eficiência operacional é uma das alavancas de sustentabilidade económica e rentabilidade do canal online”, sustenta Pedro Santos. Este modelo, através de metodologias de gestão de stock adaptadas, permitiu diminuir em dois dígitos os níveis de rutura de stock dos clientes da área de influência, revela o responsável.

Desenhada especificamente para uma operação de e-commerce, na dark store do Continente os produtos estão organizados em função das suas características, desde a temperatura (ambiente, refrigerado e congelado), a características físicas e de rotação, onde os circuitos de preparação são otimizados. A atividade de picking é feita com recurso a processos, sistemas e equipamentos para garantir qualidade, segurança e eficiência operacional. “As encomendas preparadas são acondicionadas em espaços dedicados, também de acordo com as suas características, por exemplo, no caso da temperatura, em ambiente, frio positivo ou frio negativo. De acordo com a tipologia de transporte, e com a proximidade da entrega selecionada pelo cliente, a encomenda é depois agregada, transportada e entregue”, resume.

Quase 100 carrinhas fazem a entrega das encomendas na casa dos clientes. “São viaturas com requisitos elevados de eficiência, que têm acompanhado a evolução da tecnologia, prevendo-se uma crescente eletrificação da frota de viaturas ligeiras para os circuitos mais curtos e estando em fase de testes a utilização de gás natural nas viaturas mais pesadas e que cobrem maiores distâncias”, anuncia o diretor de e-commerce da Sonae.

A proposta de valor do Continente disponibiliza dezenas de milhar de produtos com entregas no próprio dia (e entregas quase instantâneas através da rede de parceiros), sete dias por semana desde as 8h às 23h. A cadeia presta ainda o serviço Click&Go, que disponibiliza a recolha da encomenda em mais de 150 lojas sem custos nos dias da semana, além do serviço de subscrição EntregaZero com entregas ilimitadas durante um ano ou 100 dias.

Bolt_Market_grocery_Bolt Market aposta em Portugal com promessa de entregas em 15 minutos

É o mais recente operador do mercado português de entregas instantâneas para o retalho alimentar. A Bolt Market iniciou oficialmente a 4 de novembro as operações no mercado português, tirando partido da experiência que já tem no mercado português nos serviços de ride-hailing, Bolt Food e micromobilidade. “Decidimos usar a nossa experiência no setor e no mercado português e avançar com a introdução do Bolt Market”, anuncia Manuel Castelo Branco, country manager da Bolt Market, em declarações ao Hipersuper. “Sentimos que a nossa base de utilizadores já reconhece a Bolt como operador de referência no setor, o que impulsionou o lançamento deste novo serviço em Portugal”, acrescenta o responsável.

A marca inicia as suas operações com a cobertura da Área Metropolitana de Lisboa. “Temos diferentes armazéns espalhados por esta zona de atuação que têm como objetivo responder aos pedidos de forma rápida e eficaz – entregas em 15 minutos”, sublinha Manuel Castelo Branco, acrescentando que a intenção da empresa passa por expandir, no futuro, este serviço a outras localizações do País. Para expandir o serviço de quick-commerce, a Bolt está a avaliar as oportunidades de crescimento no mercado português.

O country manager da Bolt Market está convicto que 2022 será um ano de oportunidades. “Queremos que os nossos serviços de Bolt Market, Bolt Food e micromobilidade cheguem a mais localidades portuguesas e trabalhamos diariamente para tornar real este objetivo”. As encomendas podem ser feitas todos os dias, entre as 9h e as 00h, com um tempo de entrega de 15 minutos, dentro de um raio de dois quilómetros. “Todos os pedidos feitos no Bolt Market, desde que superiores a cinco euros, terão uma taxa de entrega gratuita. Esta oferta não está associada à fase de lançamento e é algo que procuramos continuar a disponibilizar aos nossos utilizadores durante o maior tempo possível”, anuncia o responsável.

Para cada pedido, os estafetas deslocam-se a estes armazéns, onde recolhem o pedido e posteriormente o entregam na localização do utilizador. A atual infraestrutura foi desenvolvida com o objetivo de cobrir a zona de Lisboa e garantir entregas num prazo de 15 minutos, a todos os utilizadores que se encontrem num raio de dois quilómetros. Além de Portugal, a empresa estónia vai entrar em mais nove países europeus.

Após uma ronda de investimento de 600 milhões de euros por parte de investidores como Sequoia, Tekne e Ghisallo, a Bolt pretende impulsionar o seu novo serviço de entrega de mercearias em 15 minutos e acelerar a expansão da sua rede de mobilidade e de entrega de produtos na Europa. “A Bolt experienciou um hiper crescimento no ano passado – a empresa cresceu para 75 milhões de clientes a nível global. Além da chegada a Portugal, a Bolt Market entrará noutros países do Báltico, Europa Central e do Norte, nomeadamente a Croácia, Roménia e Suécia”, anuncia Manuel Castelo Branco. A empresa tem atualmente 10 vagas abertas para aumentar a equipa em Portugal.

GorillasStartup alemã Gorillas prepara operação em Portugal

A empresa alemã Gorillas vai entrar em breve no negócio das dark stores em Portugal. Questionada pelo Hipersuper sobre a data prevista para iniciar atividade no mercado português, a empresa preferiu, para já, não fazer comentários. Presente atualmente em 55 cidades de nove países, a startup publicou em junho um anúncio no seu site para recrutar um country manager para lançar o negócio em Portugal.

A Gorillas captou recentemente 1.000 milhões de dólares (cerca de 862 milhões de euros) numa ronda de financiamento de Série C. Esta operação, garante a startup, é a maior operação de financiamento de uma empresa não cotada em bolsa na área de negócio de entregas de produtos de supermercado ao domicílio.

A operação foi liderada pela alemã Delivery Hero, também acionista da Glovo. Na mesma ronda participaram investidores atuais da empresa, nomeadamente Coatue Management, DST Global, Tencent, Atlantic Food Labs, Fifth Wall, Greenoaks e a A-Star Partners. Entre os novos investidores encontram-se a G Squared, Alanda Capital, Macquarie Capital, MSA Capital and Thrive Capital.

A ronda de financiamento surge sete meses depois de a Gorillas ter atingido 290 milhões de dólares (250 milhões de euros) na ronda de Série B, em março de 2021. O financiamento agora captado permitirá à empresa alemã reforçar a sua presença nos mercados onde tem operação e investir mais nas suas operações, em recursos humanos, tecnologia, marketing e na sua estrutura financeira.

A empresa fundada em 2020 tem 180 dark stores em nove mercados internacionais, tendo feito entregas de 4,5 milhões de pedidos nos últimos seis meses.

 

Uber EatsModelo da Uber para compras de supermercado é feito em parceria com as insígnias

A Uber não aposta em dark stores para o negócio de entrega ao domicílio de compras de supermercado. Questionada pelo Hipersuper, Mariana Ascensão, senior communications da Uber, explica que o modelo da empresa para as compras de supermercado é feito em parceria com as cadeias de retalho. “Não estamos ainda alinhados neste novo modelo”, sublinha a responsável. “Estamos a investir em novos verticais porque no ano passado, com a pandemia, muitas pessoas começaram a ser educadas para o food delivery e, naturalmente, esse hábito acelerou. Mas, em termos de novos verticais, investimos na loja física com parceiros muito sólidos, como o Continente e a Well’s, por exemplo”.

Onde a Uber está a apostar é na restauração virtual. “Ou seja, agarramos no modelo de negócio dos restaurantes parceiros e criamos uma sala à qual o cliente não tem acesso nem mesas para se sentar a fazer uma refeição. Estes restaurantes virtuais têm uma eficiência muito grande porque não têm colaboradores diretos para esta sala e tem apenas uma cozinha a funcionar, depois conseguem escalar a operação porque não tem atendimento e conseguem servir muitas refeições e alargar a amplitude do restaurante. Temos clientes como uma parte da sua operação no Saldanha e outra em Algés e conseguem ter uma grande expansão para os utilizadores e clientes finais porque conseguem ter mais localizações com menos custos através dos restaurantes virtuais”, sublinha a responsável.

A Uber Eats iniciou a operação em Portugal em 2017 e o seu serviço cobre já 75% da população portuguesa. A empresa conta com sete mil restaurantes e comerciantes na sua plataforma tecnológica.

*Artigo originalmente publicado na edição 396 do jornal Hipersuper

Sobre o autorRita Gonçalves

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Vinho da Ervideira considerado ‘Best of Show’ no Mundus Vini 2025

O Conde D’Ervideira Branco de Inverno 2021 foi premiado com Medalha de Ouro e arrecadou um dos cinco ‘Best of Show,’ no Concurso Mundus Vini Spring Tasting 2025

A empresa vitivinícola do Alentejo conquistou Medalha de Ouro e título de ‘Best of Show’ no Concurso Mundus Vini Spring Tasting, com o vinho Conde D’Ervideira Branco de Inverno 2021, na categoria de vinhos brancos. O concurso  é um dos mais prestigiados a nível internacional e uma das maiores provas cegas do sector vinícola, e realizou-se no final do mês de fevereiro, na Alemanha.

Duarte Leal da Costa, diretor executivo da Ervideira conta que esta referência do portefólio da Ervideira é baseada na casta Antão Vaz e “tem trazido para uma região tipicamente de vinhos tintos, os melhores prémios do mundo em vinhos brancos. “Ficamos muito orgulhosos deste resultado, conscientes da qualidade dos nossos vinhos, e acreditamos que só tem vindo a ser possível alcançar estes resultados devido à nossa consistência e vontade de fazer melhor, todos os dias”, acrescentou.

Por detrás de Conde D’Ervideira Branco de Inverno 2021 está uma vinha de Antão Vaz plantada em solos de xisto na propriedade de Monte da Ribeira. As uvas são colhidas à noite, ficam em maceração pelicular a frio, cerca de oito horas, passando depois por uma decantação por frio, seguindo-se a fermentação em barricas de carvalho húngaro, onde estagiam durante um ano, com battonage semanal.

“Alentejo significa vinho tinto, mas como todas as regras têm as suas exceções, é a exceção que confirma a regra e, neste caso, a Ervideira confirma. Embora o ex-libris da nossa marca seja o vinho Invisível, aquele que foi o primeiro vinho branco de uvas tintas em Portugal, a marca que mais se tem destacado com maior reconhecimento nos diferentes concursos é o Conde D’Ervideira, tendo já sido o Campeão do Mundo, ou seja, o melhor branco do mundo a concurso, naquele que é considerado o melhor concurso de vinhos brancos – Mundus Vini”, conclui Duarte Leal da Costa.

 

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Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada

Desenvolvidas pelas marcas Buondi, Sical, Tofa e Christina, estas cadeiras apresentam dois modelos inovadores: m modelo composto por 15% de borras de café e 85% de plástico reciclado e outro que incorpora cerca de 150 cápsulas Nescafé Dolce Gusto recicladas por unidade.

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A sustentabilidade no setor horeca ganha um novo impulso com a mais recente inovação da Nestlé Professional: cadeiras de esplanada produzidas a partir de borras de café e cápsulas recicladas. A iniciativa, que se insere na estratégia de economia circular da empresa, resulta na produção de mais de 17 000 cadeiras, que serão distribuídas por Portugal Continental, Açores e Madeira, informa a empresa em comunicado.

Desenvolvidas pelas marcas Buondi, Sical, Tofa e Christina, estas cadeiras apresentam dois modelos inovadores: m modelo composto por 15% de borras de café e 85% de plástico reciclado e outro que incorpora cerca de 150 cápsulas Nescafé Dolce Gusto recicladas por unidade.

Com esta iniciativa, a Nestlé Professional elimina a utilização de plásticos virgens, dando um passo significativo para atingir a meta de redução de 1/3 desses materiais até 2025. Além disso, cada cadeira contará com informações sobre a circularidade dos materiais, reforçando a sensibilização dos consumidores para a importância da reciclagem.

“Queremos que as pessoas, para além de apreciarem um bom café, se sintam parte da transformação sustentável das nossas marcas.” afirma Jorge Silva, marketing manager da Nestlé Profissional.
Já Hugo Silva, sustainability delivery manager da Nestlé, sublinha que “a inovação na sustentabilidade é quando aproveitamos algo que seria desperdício e o transformamos em valor. Sente-se, literalmente, na prova de que a mudança já está a acontecer, onde reaproveitamos materiais que já fizeram parte da nossa cadeia de valor, reintroduzindo-os para produzir estas cadeiras de esplanada.”.

O projeto foi concretizado em parceria com a Bio4Plas, empresa especializada na reciclagem de cápsulas de café e desenvolvimento de biocompósitos, e com a Plásticos Joluce, responsável pelos testes e produção das cadeiras. Os materiais reciclados provêm do programa Recaps, uma iniciativa nacional de recolha e reciclagem de cápsulas de café.

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Compal Origens lança o novo sabor Goiaba Rosa do Brasil

A Compal Origens apresenta um novo sabor que promete conquistar os amantes de fruta: Goiaba Rosa do Brasil. Esta novidade transporta os consumidores para um universo tropical autêntico, onde a […]

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A Compal Origens apresenta um novo sabor que promete conquistar os amantes de fruta: Goiaba Rosa do Brasil. Esta novidade transporta os consumidores para um universo tropical autêntico, onde a frescura e a doçura da goiaba rosa se destacam numa experiência sensorial única.

Para assinalar este lançamento, a marca aposta numa campanha de comunicação 360º, que decorre de 10 de março a 14 de abril de 2025, com presença em televisão, digital, outdoor, pontos de venda e rádio. Com criatividade assinada pela VML, a campanha leva os consumidores numa viagem ao coração do Brasil, destacando a intensidade da goiaba rosa e a riqueza cultural do país.

“A Compal Origens tem como missão trazer o melhor da fruta de diferentes partes do mundo, e a Goiaba Rosa do Brasil é um exemplo perfeito dessa viagem de sabores. Queremos proporcionar uma autêntica imersão na energia tropical do Brasil, através de um néctar fresco, intenso e autêntico”, afirma Mariana Tropa, brand manager Compal.

“Este lançamento é uma verdadeira celebração dos sabores tropicais. Queremos que os consumidores sintam, com cada copo a vitalidade do Brasil e a qualidade que define a Compal Origens. Com esta campanha, reforçamos o nosso compromisso de oferecer bebidas que vão para além do sabor e qualidade: são autênticas viagens sensoriais”, destaca.

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Novo Impossible Coffee homenageia coragem de doze mulheres angolanas que se uniram para manter viva a produção de café

Com o café Amboim, a Delta reforça a sua ligação histórica a Angola, onde atua há 27 anos através da Angonabeiro, tendo já apoiado mais de 40 mil famílias produtoras e levando o café angolano a mais de 40 países.

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A Delta The Coffee House Experience acaba de lançar Amboim – “O café coragem das mulheres de Angola”, uma edição exclusiva que presta tributo ao café produzido por um grupo de doze mulheres empreendedoras da província de Cuanza Sul, em Angola.


Esta nova referência integra a iniciativa Impossible Coffees e resulta de uma parceria entre a Delta Cafés, a Associação das Mulheres Empreendedoras de Porto Amboim e o Instituto Nacional de Café de Angola (INCA). O objetivo é capacitar estas produtoras para garantir a continuidade da produção cafeeira na região, num contexto de desafios económicos e sociais. Parte das vendas do café – 20% – será revertida para fomentar o cultivo da variedade robusta Amboim, reforçando o compromisso da Delta com o desenvolvimento sustentável da fileira do café em Angola.

Para Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, esta edição limitada é mais do que um café: “Este novo lote é a prova de que, quando sonhamos e acreditamos, o impossível pode tornar-se possível. É com este espírito que continuamos, todos os dias, a apoiar o crescimento e o sucesso de pequenos produtores e, ao mesmo tempo, proporcionar aos nossos consumidores a oportunidade de desfrutar de cafés únicos, raros e de qualidade excecional”.

“O Café coragem das mulheres de Angola assume especial importância, particularmente, por ser lançado no mês da mulher, e é mais do que um café. É um símbolo do compromisso e um tributo a quem, todos os dias, trabalha para que o café continue a ser um pilar do desenvolvimento económico e social do seu país e da sua comunidade”, acrescenta.

O projeto Impossible Coffees já incluiu cafés raros, provenientes de micro produções de regiões como os Açores e São Tomé e Príncipe. Agora, com o café Amboim, a Delta reforça a sua ligação histórica a Angola, onde atua há 27 anos através da Angonabeiro, tendo já apoiado mais de 40 mil famílias produtoras e levando o café angolano a mais de 40 países.

O café Amboim está disponível exclusivamente nas Delta The Coffee House Experience e na loja online.

 

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Retalho

Sabores do Brasil regressam às lojas Aldi até 18 de março

Até 18 de março, a Aldi convida os seus clientes a embarcar numa viagem gastronómica ao Brasil, com o regresso de uma seleção especial de produtos tradicionais da culinária brasileira, a preços acessíveis.

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Durante esta semana temática, vão estar disponíveis mais de 30 referências que prometem trazer o autêntico sabor do Brasil para a mesa dos consumidores portugueses, sublinha a Aldi Portugal em comunicado.

Entre as opções em destaque encontram-se clássicos como pão de queijo, tapioca, farofa e brigadeiro, bem como bebidas típicas, como sumo de goiaba e água de coco, refere.

Na secção de charcutaria, os clientes poderão encontrar salsichas de churrasco, linguiça e um misto de enchidos, ideais para preparar uma autêntica feijoada brasileira, acrescenta.

A Aldi destaca que as semanas temáticas são um sucesso entre os consumidores portugueses, oferecendo produtos típicos de diversos países com a promessa de qualidade e preços competitivos e que estas iniciativas permitem aos clientes explorar novos sabores e recriar experiências gastronómicas sem sair de casa.

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Juan Roig, CEO da Mercadona
Retalho

Mercadona rentável em Portugal: lucro de 7 milhões de euros

“Portugal foi rentável pela primeira vez”, sublinhou Juan Roig, CEO da Mercadona, na apresentação dos resultados referentes ao exercício de 2024. No total, a Mercadona terminou o ano com 38.835 milhões, sendo que 1.778 milhões de euros correspondem à faturação da empresa de Portugal.

Cinco anos após a sua chegada a Portugal, a Mercadona assinala pela primeira vez um resultado positivo, registando 7 milhões de euros de lucro. Em 2024, consolidou a sua posição no mercado português, alcançando um volume de negócios de 1.778 milhões de euros, um crescimento de 27% face ao ano anterior, anunciou Juan Roig na apresentação de resultados, esta terça-feira.

“Este ano, ganhámos 7 milhões em Portugal” sublinhou na conferência de imprensa realizada em Valência, avançando que apesar do valor ter sido menor do que o esperado, “estamos contentes” com a operação em Portugal. E garantiu querer continuar a desenvolver este mercado. Sobre Portugal referiu ainda que a Mercadona prevê que os lucros da operação “dupliquem” para 14 milhões de euros este ano. Para isso, acredita que irá fazer a diferença melhorar o sortido e a relação com os fornecedores nacionais.

A Mercadona encerrou o ano com 60 lojas em território nacional, de um do total de 1.674, após um investimento acumulado de mais de 1.000 milhões de euros desde 2019. Só em 2024, a empresa investiu 219 milhões de euros. Para o abastecimento da sua rede, a Mercadona trabalhou em proximidade com fornecedores nacionais, registando compras no valor de 1.400 milhões de euros, foi ainda avançado.

A estratégia de crescimento incluiu ainda a redução de preços de 1.500 produtos, garantindo um sortido eficaz e competitivo, que permitiu atrair mais clientes e fortalecer a sua posição no setor da grande distribuição em Portugal.

No que diz respeito à contribuição fiscal, a Mercadona pagou 237 milhões de euros em impostos em Portugal, através da sua filial Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia.

Para 2025, a Mercadona prevê continuar a sua expansão, com um investimento de 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas. Um dos marcos mais esperados será a chegada à cidade de Lisboa, onde a empresa abrirá dois supermercados.

A nível global, a empresa antecipa um crescimento de 3,5% nas vendas, atingindo os 40.100 milhões de euros, e a criação de mais de 1.000 novos postos de trabalho.

 

 

 

 

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Ana Rita Almeida

Bebidas

EcoPack Solidário Acreditar disponível no mercado

O EcoPack Solidário Acreditar da Água Monchique, a mais recente edição da campanha “Água por uma Causa”, já está disponível no mercado. Com esta iniciativa, cada unidade vendida contribui diretamente para a Acreditar, associação que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias.

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A edição especial EcoPack Solidário Acreditar, da Água Monchique, já se encontra disponível no mercado, dando continuidade à campanha “Água por uma Causa”. Esta iniciativa solidária tem como objetivo apoiar instituições com impacto social, destinando €0,25 por cada unidade vendida à associação Acreditar, que presta suporte a crianças e jovens com cancro, bem como às suas famílias.

Depois das edições anteriores dedicadas à Kastelo e aos Palhaços d’Opital, os consumidores podem agora encontrar nos pontos de venda esta nova versão do EcoPack Solidário, contribuindo ativamente para a missão da Acreditar.

“A Acreditar é a terceira instituição que apoiamos no âmbito desta iniciativa solidária. Tem sido um caminho incrível aquele que temos trilhado ao longo dos últimos meses com o apoio e o contributo fundamental de todas as famílias portuguesas. Estas associações desempenham um papel crucial na nossa sociedade e no apoio aos mais necessitados”, sublinha Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

A campanha “Água por uma Causa” foi lançada em outubro e, ao longo dos últimos meses, tem disponibilizado sequencialmente no mercado edições especiais dos EcoPacks Solidários, personalizadas com a imagem de cada instituição beneficiária.

Os EcoPacks Solidários Monchique estão disponíveis em vários pontos de venda, incentivando os consumidores a participar nesta iniciativa que apoia três instituições: Kastelo (Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos, que acolhe crianças e jovens até aos 18 anos),  Palhaços d’Opital (Primeira associação europeia dedicada a levar humor e alívio emocional aos mais velhos em ambiente hospitalar) e Acreditar (Associação que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias, ajudando-as a enfrentar os desafios da doença).

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Logística

Dachser apresenta serviços integrados para vinhos e bebidas espirituosas na ProWein

Multinacional aposta em soluções logísticas especializadas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas.

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A Dachser vai estar presente na ProWein 2025, de 16 a 18 de março, em Düsseldorf. No pavilhão 4, stand D18, a empresa apresentará as suas soluções logísticas globais para este setor, incluindo transporte de aprovisionamento e distribuição, serviços de logística contratual e gestão aduaneira.

“A nossa gama de serviços é tão sofisticada como os vinhos e bebidas espirituosas do mundo”, afirma Stefan Käufer, key account manager da Dachser Food Logistics.

“Na ProWein, queremos falar com os vários produtores e retalhistas de vinho e bebidas espirituosas e apresentar-nos como um parceiro logístico integrado, internacional e fiável. Com a nossa capacidade inovadora e experiência em logística, combinadas com qualidade superior, flexibilidade e uma rede conectada, estamos muito bem posicionados”, acrescenta.

Sob o lema “Descubra o sabor de amanhã”, a Dachser contará com a presença de Martin Göbl, professor de Administração de Empresas e sommelier certificado, que conduzirá provas comparativas de vinhos do Velho e Novo Mundo. Durante a manhã, serão apresentados vinhos brancos, enquanto a tarde será dedicada aos vinhos tintos.

Os vinhos do Velho Mundo terão origem na Europa, enquanto os do Novo Mundo representarão regiões como América do Sul, Oceânia e África do Sul.

“Ao interligar estreitamente os serviços dos nossos segmentos de negócio de Road Logistics e Air & Sea Logistics, conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções integradas eficientes e sem interrupções”, afirma Stefan Behrendt, Managing Director da Dachser Food Logistics, resumindo a estratégia de crescimento internacional. Refira-se, igualmente, que, este ano e pela primeira vez, dois colaboradores da Dachser da Argentina estarão presentes no stand da multinacional.

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Retalho

ADIPA apela a “políticas claras e eficazes” para o setor do comércio alimentar

O comércio alimentar tem um papel “essencial” no abastecimento, na dinamização da economia e no comércio de proximidade, destaca a Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares.

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A Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares manifesta, num comunicado, “a sua preocupação face à instabilidade política que se vive atualmente em Portugal”. No mesmo documento, a ADIPA apela ao “sentido de responsabilidade dos agentes políticos para garantir a governabilidade do país e a estabilidade económica e social”.

A organização que agrega players do setor da distribuição grossista alimentar, sublinha no comunicado que o setor do comércio alimentar desempenha um papel essencial no abastecimento da população, na dinamização da economia nacional e na sustentabilidade do comércio de proximidade. E alerta para o “clima de incerteza política” que, acrescenta, representa “um risco significativo” para a confiança dos consumidores, para o investimento empresarial e para a previsibilidade das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor.

Nesse sentido, a ADIPA apela a um “compromisso alargado” das forças políticas, centrado na defesa da estabilidade económica, na criação de condições favoráveis ao crescimento das empresas e no reforço da resiliência do tecido empresarial. “É fundamental que sejam asseguradas políticas claras e eficazes, que promovam um ambiente de negócios favorável, a competitividade das empresas e a segurança no abastecimento alimentar”, define.

Apela ainda ao “diálogo construtivo, à responsabilidade e ao sentido de Estado de todos os decisores políticos, de forma a garantir que Portugal continue a avançar num quadro de estabilidade e crescimento sustentável”.

A ADIPA  representa as empresas do comércio alimentar independente em Portugal, nos canais grossista e retalhista, tendo como missão defender os interesses do setor, promover o comércio de proximidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da distribuição alimentar no país.

 

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Carlos Rodrigues, enólogo da Adega Mayor
Bebidas

“O Adega Mayor Pai Chão branco Grande Reserva 2022 é o resultado da nossa dedicação contínua e empenho”

O Pai Chão Branco 2022 da Adega Mayor foi eleito o melhor vinho branco de Portugal. O mote para um conversa com Carlos Rodrigues, enólogo da Adega Mayor, que sublinha: “esta distinção não só comprova a qualidade deste vinho, bem como valida a nossa aposta contínua na inovação e na criação de vinhos qualidade de excelência”.

O Pai Chão Branco Grande Reserva 2022, da Adega Mayor, foi eleito o melhor vinho branco no Top 10 Vinhos Portugueses, promovido pela Essência/Revista de Vinhos.

Para Carlos Rodrigues, enólogo da Adega Mayor, esta distinção valida a aposta contínua da empresa na criação de vinhos de qualidade superior. “É uma honra receber esta distinção, que não só comprova a qualidade deste vinho, bem como valida a nossa aposta contínua na inovação e na criação de vinhos qualidade de excelência. O Adega Mayor Pai Chão branco Grande Reserva 2022 é o resultado da nossa dedicação contínua e empenho”, começa por dizer ao Hipersuper.

“Estamos muito orgulhosos desta conquista e comprometidos em manter os elevados padrões de exigência que nos têm guiado ao longo destes 18 anos”, acrescenta.

O Pai Chão Branco Grande Reserva 2022 nasce da vontade de expandir a gama Pai Chão, inicialmente composta apenas por vinhos tintos, e de criar um branco capaz de desafiar o perfil tradicional do Alentejo. “Se, no mesmo clima, quisermos fazer algo do mesmo segmento e exigência, mas com uvas brancas, temos que dominar muito bem a vinha, as plantas e perceber todo o seu potencial de modo a que se consiga, através do processo de vinificação, levar ao extremo o vinho produzido, sem perder identidade, frescura e a expressão das castas”, explica. “Este foi o nosso desafio: expandir a gama com o lançamento do inédito Adega Mayor Pai Chão branco Grande Reserva 2022. O resultado é um vinho irreverente e com personalidade. Tem longevidade e autenticidade. É fresco, com acidez equilibrada, um vinho branco que não reflete o Alentejo quente, mas que pretende ser disruptivo no perfil habitual de Alentejo”, enaltece Carlos Rodrigues.

A gama Pai Chão presta homenagem ao Comendador Rui Nabeiro, cuja paixão pelo Alentejo e pelo vinho esteve na génese da Adega Mayor. “O Comendador Rui Nabeiro foi determinante na criação e no desenvolvimento da Adega Mayor, que nasce da concretização de um sonho antigo em produzir vinhos de alta qualidade na terra que o viu crescer, através do talento da sua neta, Rita Nabeiro. A sua influência e a sua paixão pelo vinho permanecem até hoje na forma como nos empenhamos na produção de vinhos de excelência.”, sublinha o enólogo.

Mais do que um vinho…

Para enriquecer a experiência do consumidor, o Pai Chão Branco Grande Reserva 2022 é apresentado numa caixa de madeira exclusiva acompanhada pelo livro Eis a Essência, assinado pelo escritor José Luís Peixoto.

“O escritor José Luís Peixoto transpôs as memórias do Comendador para o papel e criou o romance Almoço de Domingo, em 2021. Tinham uma ligação próxima e, por isso, considerámos que as suas palavras eram a escolha perfeita para um projeto tão especial como este”, conta ainda ao Hipersuper.

Carlos Rodrigues lembra que, tal como o Comendador, também José Luís Peixoto é alentejano, e que “embora de um Alentejo diferente, domina as palavras e acompanhou a paixão de Rui Nabeiro pelos vinhos”. O livro Eis a essência é “a peça que fecha com elegância a caixa de madeira deste vinho que pretende celebrar momentos especiais e eternizar o legado do Comendador, criando uma ligação emocional às palavras e um entendimento mais profundo do vinho que está a ser saboreado”, conclui.

A seleção do “Top 10” contou com um painel de 50 especialistas — entre jornalistas, críticos, sommeliers e importadores — de 14 nacionalidades, numa prova cega. No total, 65 amostras foram avaliadas, após uma pré-seleção realizada pela Revista de Vinhos.

 

 

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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