Tecnologia portuguesa de lojas autónomas instalada em retalhistas do Japão e Israel
A equipa portuguesa da tecnológica Hitachi Vantara implementou solução de loja autónoma (sem caixas de pagamento) Lidar, desenvolvida em Portugal, em retalhistas no Japão e em Israel

Rita Gonçalves
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove faz zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
A equipa portuguesa da tecnológica Hitachi Vantara implementou a solução de loja autónoma (sem caixas de pagamento) Lidar, desenvolvida em Portugal, em retalhistas no Japão e em Israel.
Os dados gerados pelos sensores permitem acompanhar o processo de compra em tempo real. A tecnologia Lidar acompanha o movimento das pessoas dentro do espaço comercial (tracking), salvaguardando a sua identidade e respeitando a legislação europeia de proteção de dados, “ao contrário do que acontece com um sistema CCTV tradicional”, sublinha a empresa, em comunicado. O sistema regista automaticamente os produtos que o cliente acrescentou ou retirou do seu cesto de compras, sem necessitar de ações adicionais.
“Esta tecnologia é altamente atrativa e relevante, num momento em que a experiência do consumidor está a mudar e há uma preocupação acrescida com os aglomerados de pessoas em lojas, devido ao distanciamento social”, sublinha Paulo Valério, diretor de inovação na Hitachi Vantara e responsável do projeto, citado no mesmo documento.
“Ver uma tecnologia desenvolvida integralmente em Portugal a ser exportada para o Japão, um dos maiores polos tecnológicos do mundo, é um grande marco e um reconhecimento do nosso trabalho. Estamos muito orgulhosos por inovar e liderar num conceito que já é muito conhecido e usado por várias empresas em todo o mundo”, acrescenta Paulo Valério.
No escritório português da Hitachi Vantar está instalado uma loja autónoma em formato laboratório, onde a equipa vai continuamente desenvolvendo e testando a solução.