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Fundo CORUM compra centro logístico da Nobre em Rio Maior

Com esta aquisição, a sociedade gestora de origem francesa eleva para 70 milhões o investimento feito em Portugal, desde 2014

Rita Gonçalves
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Fundo CORUM compra centro logístico da Nobre em Rio Maior

Com esta aquisição, a sociedade gestora de origem francesa eleva para 70 milhões o investimento feito em Portugal, desde 2014

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CORUM_RioMaior NobreO Fundo CORUM XL comprou o centro logístico que pertencia à Nobre, localizado em Rio Maior, a cinco minutos da fábrica da empresa do setor agroalimentar, que continua a ser a arrendatária do imóvel. Com esta aquisição, a sociedade gestora de origem francesa eleva para 70 milhões o investimento feito em Portugal, desde 2014.

O imóvel construído em 2011 e com uma área de 9.500 metros quadrados, é o centro de operações de armazenagem, logística e distribuição da Nobre para Portugal e para os mercados internacionais.

“Este investimento é exemplo da nossa orientação para economia real, ajudando o desenvolvimento de empresas que os investidores bem conhecem. Com esta aquisição diversificamos o nosso portefólio, uma das estratégias principais de crescimento da CORUM”, comenta José Gavino, diretor da CORUM em Portugal, citado em comunicado de imprensa.

O parque imobiliário da CORUM está espalhado por 17 países e os arrendatários, com contratos de longo prazo, são de setores de atividade como retalho, escritórios, hotelaria, logística, indústria e saúde.

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Auchan volta a juntar-se à AMI para doar material escolar a mais de 3000 crianças

É a 16ª edição de uma campanha que, ao longo dos últimos quinze anos, já angariou mais de dois milhões de euros, que permitiram distribuir mais de 50 mil mochilas e kits escolares.

A Auchan Retail Portugal e a AMI vão doar material escolar a 3485 crianças e jovens dos centros Porta Amiga da AMI distribuídos por todo o país, através de uma campanha escolar solidária.

A campanha vai decorrer nas lojas Auchan entre os dias 17 e 30 de agosto e para apoiar basta comprar na loja um vale escolar entre 1 e 5€. O valor angariado com a compra destes vales será duplicado pela retalhista e usado para comprar material escolar.

No ano passado foram angariados 116 mil euros em material escolar, tendo a Auchan duplicado o valor em 100 mil euros, o que permitiu apoiar 3377 crianças e jovens.

“Esta é uma ação que já é histórica na Auchan e reconhecida a nível nacional, não só por podermos ajudar tantas crianças e jovens, mas também pelo envolvimento dos nossos clientes e colaboradores nesta ação. É, também, uma forma de colocarmos em prática a nossa Responsabilidade Social, ao duplicarmos o valor angariado nas nossas lojas. Além disso, o voluntariado é já uma tradição para muitos colaboradores da Auchan que também levam as suas famílias para ajudarem na montagem dos kits escolares.”, sublinha Ana Rita Cruz, diretora de responsabilidade social e ambiental da Auchan Retail Portugal.

“Esta é uma parceria que muito sensibiliza e orgulha a AMI, não só pela longevidade (são já 15 anos), mas sobretudo por ser um esforço conjunto do sector empresarial e da Economia Social para proporcionar um acesso mais equitativo e justo à educação a mais de 3.000 crianças por ano. A confiança demonstrada pela Auchan e pelos seus clientes no trabalho desenvolvido pela AMI em Portugal, é também um fator de motivação e empenho na prossecução de uma missão que dura há quase 40 anos.”, explica Luísa Nemésio, vice-presidente da AMI.

Cada um dos kits será composto por uma mochila, caderno, estojo e todo o material escolar necessário. A montagem de cada um dos conjuntos será realizada nos dias 12 e 13 de setembro num espaço do Regimento de Transportes do Exército Português, numa ação que junta 300 voluntários da Auchan, da AMI e de outras empresas parceiras.

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ESG

3ª edição da Cidade do Zero regressa em setembro

É a terceira edição de um evento que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva.

Nos dias 14 e 15 de setembro, a Cidade do Zero está de volta numa nova morada: o evento muda-se este ano para Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, aproveitando a sua envolvente natural e ocupando o interior e o exterior do Pavilhão de Exposições do ISA. Depois do sucesso da sua última edição, com mais de 20 mil visitantes em dois dias, .

Organizada por Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e João Barreiros, parceiro no Do Zero, a Cidade do Zero tem como missão demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva.

“Nesta terceira edição a Cidade do Zero ganha dimensão em todas as suas vertentes”, afirma Catarina Barreiros. “Teremos um maior número palestras e mesas redondas, mais workshops, showcookings e oficinas, mais marcas no mercado e mais opções na restauração”, avança. “Também vamos ter uma zona de relvado, ótima para conviver e descansar, que inclui um espaço para apoiar grávidas e pais com bebés de colo, e mais atividades para crianças e famílias, tornando a ‘cidade’ ainda mais inclusiva e divertida para todas as idades”, acrescenta.

Catarina Barreiros enaltece a adesão de empresas e marcas: “É um orgulho ver que temos patrocinadores que nos acompanham desde o primeiro dia, como a Goparity e a Delta, e que quase todos os patrocinadores da edição de 2024 – Pingo Doce, Grupo Ageas Portugal, Be@t, Salsa Jeans, Deco, Casa Mendes Gonçalves, Planta Livre, AEG, The Loop, Floema, Santo Infante – também estiveram connosco o ano passado”.

“Também temos vindo a sentir uma crescente vontade de novos parceiros se juntarem a nós, e é por isso que é com uma enorme satisfação que voltamos a contar com a Novo Verde (que esteve na primeira edição, mas não na segunda), e que recebemos pela primeira vez o Crédito Agrícola  (com quem já colaborámos noutros projetos de sustentabilidade);  a Bruga (colmatando a falta que sentimos de uma empresa ligada às hortas urbanas); a Decathlon (que traz todo o seu know-how dos projetos de segunda vida, reparações e ecodesign); e a Zero Waste Lab (com quem faremos toda a monitorização de impacto do evento). Sentimos que estamos a caminhar, juntos, na direção certa e que, chegados à terceira edição, conseguimos continuar a montar a Cidade Do Zero com o privilégio de podermos escolher quem nos acompanha e ter connosco empresas verdadeiramente alinhadas com os propósitos da sustentabilidade”, diz ainda.

Com o objetivo de ensinar sustentabilidade através de diferentes experiências e de uma forma cativante, a Cidade do Zero apresenta, novamente, uma agenda de workshops, uma zona de showcookings, e várias oficinas de reparação e DIY (calçado, roupa, pequenos eletrodomésticos, bicicletas). Regressam também as palestras, debates e mesas redondas, apoiadas pelos patrocinadores do evento, que abordam o tema da sustentabilidade ambiental e social nas suas várias dimensões, contando com a partilha e o know-how de profissionais e especialistas das áreas da ciência, ambiente, saúde, engenharia, economia, política, alimentação e biodiversidade, entre outras.

“As palestras e mesas redondas vão decorrer em cinco espaços distintos: Sala Grupo Ageas Portugal, Palco Planta Livre, Sala Pingo Doce, Sala Goparity e Sala The Loop, sendo que os espaços e salas são organizados por temas e vão contar com quatro sessões diárias, cada um”, explica Catarina Barreiros.

A Sala Ageas regressa pela segunda vez à Cidade do Zero e vai acolher temas do âmbito da saúde, resiliência climática e diversidade & inclusão.

Relativamente ao seu regresso à Cidade do Zero, Katrien Buys, diretora de estratégia, inovação e sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal, afirma: “consideramos a sustentabilidade uma abordagem transversal e sistémica, que tem um enorme potencial de inovação social. Por considerarmos que o caminho para a Sustentabilidade não se faz sozinho, renovamos o nosso apoio à Cidade do Zero e olhamos para projetos e parcerias alinhadas à nossas ambições para a construção de uma Sociedade mais sustentável: a saúde, a resiliência climática e a inclusão. Com a Cidade do Zero reforçamos a nossa voz ativa em mudanças sociais positivas e ajudamos, uma vez mais, a promover a consciência cívica individual e coletiva.”.

O Palco Planta Livre, será dedicado a assuntos relacionados com a biodiversidade, casa e jardim, mas também de outras áreas, entre as quais a cidadania ativa.

O Pingo Doce regressa à Cidade do Zero, este ano em parceria com a Novo Verde, com dinamização de debates e ativações que visam reforçar junto dos visitantes que são os aliados para uma rotina mais sustentável, com explica Filipa Pimentel, diretora de desenvolvimento sustentável e impacto  local do Pingo Doce. “Renovamos o nosso apoio à Cidade do Zero reforçando o nosso compromisso com a promoção e consciencialização para um consumo e praticas mais responsáveis desde a produção até às nossas casas. A sustentabilidade faz parte do Pingo Doce e está presente em tudo o que fazemos. A nossa atividade é desenvolvida, há muito, segundo princípios de atuação responsáveis e sustentáveis e estamos totalmente alinhados com aquele que é o grande objetivo da Cidade do Zero – mostrar como seria viver numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva.” Na Sala Pingo Doce/Novo Verde estarão em debate temas relacionados com os sistemas de produção e a biodiversidade, no âmbito da alimentação. Na zona do mercado da Cidade do Zero vão ser dinamizados showcookings e estarão disponíveis fontes ECO de água filtrada, onde os visitantes poderão encher as suas garrafas de forma gratuita.

 Já a Sala Goparity foca-se nos sistemas e mercados financeiros que devem ser atualizados à luz da agenda para o desenvolvimento sustentável, e no empreendedorismoque procura criar impacto positivo social ou ambiental.

Por último, a Sala The Loop tratará dos assuntos do âmbito da circularidade e da tecnologia. É ainda a responsável pelo novo site da Cidade do Zero, e fará, com a Zeroo, todas as embalagens da restauração, embalagens reutilizáveis desde a primeira edição do evento.

Nesta terceira edição, regressam também as empresas AEG, Delta, Be@t, Casa Mendes Gonçalves, DECO Salsa Jeans com espaços próprios e novas ativações. As empresas Floema e Santo Infante, também apoiam novamente a Cidade do Zero.

Relativamente aos novos apoios, o Instituto Superior de Agronomia, assume um papel central ao receber o evento e contribuirá com palestras e workshops apresentados por professores e apresentando ainda projetos do ISA.

Bruga, Crédito Agrícola, Decathlon e Zero Waste Lab também se associam à Cidade do Zero pela primeira vez. A Bruga apoiará workshops voltados para a criação de hortas urbanas, oferecendo aos participantes mini hortas e acessórios para implementá-las. O Crédito Agrícola terá sessões de literacia financeira para crianças, a Decathlon colocará à disposição bicicletas para o serviço de shuttle, em conjunto com a Bam.bu bicycles, e vai dinamizar, ainda, oficinas de reparação de bicicletas, fatosde desportos aquáticos, e de softboards.

Por último, o Zero Waste Lab fará a monitorização do impacto ambiental do evento como parte de um projeto piloto relacionado aos Zero Waste Urban Parks, em colaboração com o ISA, que visa promover eventos com desperdício zero, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

 

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Sandra Alves é a nova responsável de enologia do Monte das Herdades

A enóloga Sandra Alves assumiu a direção de enologia do Monte das Herdades com o objetivo de continuar o seu percurso na viticultura sustentável e na produção de vinhos biológicos de alta qualidade.

 O produtor de vinhos e espumantes biológicos aposta ainda na inovação, trazendo castas disruptivas ao país e únicas no Alentejo, como o Malbec e Pinot Noir que, agora, também são portuguesas.

“o caminho já traçado na produção de vinhos de grande qualidade, tendo sempre como visão a enologia de sustentabilidade e os valores da agricultura biológica, levaram à escolha da Sandra Alves que, para além de um percurso notável a nível nacional, também conta com uma experiência internacional que lhe fornece uma visão ampla e multicultural de enologia”, refere Laura Mirpuri, da LVM Holding, que detém o Monte das Herdades.

Sandra Alves, a nova enóloga do Monte das Herdades salienta que “o trabalho rigoroso já desenvolvido na viticultura e enologia, no Monte das Herdades é notável, e foi com muito orgulho, entusiasmo e grandes expectativas que aceitei este desafio, pois nesta Herdade há um profundo e verdadeiro respeito pelo tempo, o ativo fundamental que permite que a vinha cresça de forma orgânica e sustentável, e que o vinho, de forma lenta e harmoniosa, aprimore o seu máximo potencial. Conheço muitos projetos de vinha e de vinho e nenhum tem estas características: o cuidado e o rigor com que as vinhas são tratadas inspiram a criar vinhos que deverão expressar a autenticidade do Monte das Herdades, para além da oportunidade de trabalhar com castas únicas como Malbec, Pinot Noir e Chardonnay”.

Formada em Viticultura e Enologia, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e uma pós-graduação em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Sandra Alves sempre esteve ligada às vinhas e ao vinho. Na sua atividade profissional integrou diferentes projetos nacionais e internacionais, como a Wise Vineyards, na Austrália.

Conta no currículo com 22 anos na Herdade do Esporão, onde assumiu a direção de enologia e o protagonismo na história dos vinhos aqui produzidos. Após a 23ª vindima decide terminar o seu caminho na Esporão, para abraçar a oportunidade de explorar novos desafios e experiências, dedicar-se a projetos pessoais onde prevalece a viticultura de sequeiro, a reabilitação de vinhas velhas e produção de vinhos de Talha com sentido de lugar e inspiração nos métodos ancestrais.

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Bebidas

Picowines lança nova referência de edição limitada

A CVIP-Picowines comemora este ano o seu 75º aniversário e para assinalar esta data especial acaba de lançar uma nova referência de edição limitada e, até ao final de 2024, pretende apresentar ainda outras iniciativas especiais no âmbito da comemoração do aniversário.

A Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines celebra este ano 75 anos de história e para assinalar esta data especial, apresentou o seu mais recente vinho – Arinto dos Açores 2020 Garrafeira – num evento exclusivo de pré-lançamento que se realizou em julho, na adega da Picowines. A par desta nova referência, de edição limitada, o produtor dos Açores irá ainda apresentar outras novidades e iniciativas até ao final do ano, no âmbito das comemorações do seu 75º aniversário.

“A Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico, que tem uma grande importância económica nesta ilha dos Açores, assim como em toda a região e país, completa este ano 75 anos, um marco extremamente importante para a nossa equipa, diariamente comprometida com o sucesso e desenvolvimento desta marca que tanto nos orgulha. A resiliência e empenho colocados no trabalho desenvolvido ao longo de todos estes anos foram essenciais para a conquista de todos os objetivos que temos traçado para a Picowines.”, sublinha Losménio Goulart, presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines.

“Este Arinto dos Açores 2020 Garrafeira, apresentado em julho em pré-lançamento, tem uma produção bastante reduzida, de 1746 garrafas, sendo uma edição limitada, e muito especial, pensada para assinalar os 75 anos. A par desta grande novidade, teremos ainda outras iniciativas a decorrer até ao final de 2024, um ano muito especial para nós, que nos focamos diariamente na produção de vinhos diferenciadores e que homenageiem o território.”, acrescenta o responsável.

Elaborado a partir de uvas criteriosamente selecionadas de vinhas centenárias da Criação Velha, exclusivamente da casta Arinto dos Açores, este vinho, após desengace, esteve três dias em maceração a frio com as películas onde iniciou a fermentação com leveduras indígenas. Continuou e terminou a fermentação num balseiro de carvalho francês e o estágio foi sobre as borras finas durante 8 meses. Foi engarrafado em julho de 2021, seguindo-se o estágio em garrafa durante quase 3 anos.

Com um tom amarelo esverdeado, o Arinto dos Açores 2020 Garrafeira apresenta um aroma a envolver as frescas frutas de toranja, araçá e lima, além de algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Na boca, apresenta muita frescura e mineralidade e vai-se mostrando em várias camadas durante a prova. É um vinho cheio e envolvente, que termina com um final longo e muito salgado. Com o intuito de voltar um pouco às origens, a imagem deste vinho foi inspirada nos antigos Verdelhos do Pico, mais particularmente, no vinho aperitivo do Pico, cujo rótulo era amarelo e vermelho e também tinha uma gargantilha. Esta referência de comemoração dos 75 anos da Cooperativa, com um P.V.P. de 52 euros, pode ser encontrada nas principais garrafeiras em Portugal e na loja da Picowines, nos Açores.

A par do lançamento desta nova referência, e de outras novidades que serão divulgadas em breve, o produtor açoriano apresenta também uma parceria com Luís Filipe Borges uma aposta no digital e no objetivo de conquista de novos consumidores.

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Novo Verde e ERP Portugal apoiam equipa de sustentabilidade do Vodafone Paredes de Coura

A Novo Verde e a ERP Portugal voltam a estar presentes no festival Vodafone Paredes de Coura, que termina a 17 de agosto, para apoiar com jovens que formam a equipa de sensibilização e educação ambiental.

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Tendo como principal objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento e gestão de resíduos e contribuir para a educação ambiental dos jovens, está no terreno uma equipa de sensibilização ambiental e que vai apoiar o festival no que toca ao correto encaminhamento de resíduos de embalagens, elétricos e eletrónicos e baterias.

No que respeita à ERP Portugal, os jovens da equipa vão continuar a dar a conhecer a plataforma eureciclo.pt, que através de geolocalização dos pontos de entrega não deixa nenhum REEE nem RB sem destino.

Com o mote “Reciclar em Força!”, a Novo Verde vai contar com comunicação para o correto descarte nos locais de deposição seletiva de resíduos de embalagens e disponibilizar Ecopontos Humanos, responsáveis sensibilização para o correto descarte de embalagens de papel/cartão, metal, ECAL, plástico e vidro,

“O Paredes de Coura é um dos festivais mais icónicos em Portugal, totalmente diferenciador de qualquer outro festival. Apesar de sabermos que o público do Paredes de Coura já tem preocupações ambientais, esta é uma oportunidade para continuarmos a incentivar as pessoas a adotar práticas e a dar o exemplo”, sublinha Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e da ERP Portugal.

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Vinhos da Península de Setúbal crescem 10,5% em valor no primeiro semestre

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal registou, entre janeiro e junho de 2024, um crescimento de 10,5% em valor, em comparação com o mesmo período de 2023.

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Neste primeiro semestre, a Península de Setúbal posiciona-se também como a 2ª maior região em volume, a nível nacional, com cerca de 10 080 000 litros vendidos, e a 4ª em valor, com perto de 45 030 000€. Segundo os dados divulgados, e em comparação com 2023, verificou-se um decréscimo de 3% em volume, mas que foi compensado pelo aumento da taxa de crescimento em valor no consumo dos vinhos da região. Os dados resultam do estudo anual da consultora Nielsen, divulgados recentemente.

“No que diz respeito ao mercado nacional, continuamos a estar bem posicionados no consumo por região. Em 2023, registámos um crescimento de 0,5% no que toca à quota de mercado em volume, comparativamente ao ano de 2022, cifrando-se assim em 17,6%. Nesse mesmo ano (2023) o preço médio dos vinhos certificados na Península de Setúbal (vinhos com Denominação de Origem Palmela, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal e Vinhos Regionais da Península de Setúbal) subiu de 4,02€ para 4,13€”, sublinha Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

“Por seu turno, os dados Nielsen revelam ainda que neste ano (de janeiro a junho) o preço médio por litro cresceu de 3,92€ para 4,47€ (+14%) comparativamente ao mesmo período do ano passado. O crescimento da notoriedade da Região e o seu correspondente valor tem vindo a consolidar-se, embora tenhamos ainda um longo e desafiante caminho pela frente, para continuar a fazer crescer o valor dos vinhos e o das uvas que lhes dão origem, contribuindo assim para o fortalecimento de todos os agentes económicos da Península de Setúbal, designadamente os produtores de uva”, acrescenta.

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Staples alerta para a sobrecarga de horários das crianças

“Tu És Capaz” é a assinatura da campanha de Regresso às Aulas da Staples que conta com os artistas Fernando Daniel, Sara Correia e Bispo e ainda três crianças vencedoras do casting realizado pela marca.

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A campanha de Regresso às Aulas da Staples, decorre até 26 de setembro, e este ano a marca quer chamar a atenção para o facto de, hoje em dia, as crianças terem o tempo demasiado ocupado, numa corrida pela produtividade e pelo mérito, que sufoca o tempo livre e a liberdade para pensar e escolher o seu próprio caminho.

“Tu És Capaz” é a assinatura da campanha, uma ideia com conteúdo criativo da própria marca, que aborda um tema premente: a sobrecarga de horários das crianças, que muitas vezes passam mais de 9 horas na escola/ATL, com aulas e atividades extracurriculares. A intenção dos pais em proporcionar uma vida rica e estimulante aos filhos é louvável, e muitas vezes decorrente dos seus próprios horários laborais, mas que pode ter como reverso a exposição das crianças a riscos para a sua saúde física e mental, sublinha a marca em comunicado.

A maratona pelo mérito está a atropelar a individualidade e autonomia das nossas crianças? Onde está o tempo e espaço para apenas brincar e descansar? Se pudessem escolher o que gostam realmente de fazer, seriam mais felizes? São reflexões que a Staples desafia todos a fazerem, focando-se em dois ângulos – o que as crianças sentem e o que têm a dizer, mas também dar voz aos pais/tutores e ao seu papel nesta realidade.

E por a Staples acreditar que tem um papel importante na educação das crianças e jovens tem trazido temáticas relevantes no universo escolar e familiar. Como tal, escolhe rostos conhecidos, transversais ao seu público, que se envolvam e tragam um pouco das suas histórias e valores para a campanha.

Assim, a Staples convidou os artistas Fernando Daniel, Sara Correia e Bispo, para criarem o tema original “Tu És Capaz” em parceria com a Universal Music, juntando três estilos musicais muito diferentes, unidos pela mesma causa. A música e o videoclip espelham o propósito da campanha, e acabam por revelar um diálogo entre crianças e pais, dando luz aos pontos de vista de ambas as partes. Também fazem parte do videoclip as três crianças, não agenciadas, vencedoras do casting promovido pela marca.

O Casting Staples decorreu em abril e convidou as crianças a fazerem parte da campanha deste ano, pela voz de Fernando Daniel e, dessa forma, filmarem ao lado do próprio. A iniciativa, que segundo a Staples contou com milhares de participações, teve como vencedores a Eva, a Isabela e o Francisco, que são agora estrelas no videoclip.

A campanha termina em festa, num espetáculo no Coliseu do Porto no dia 28 de setembro num momento de animação com teatro musical infantil, DJs e um concerto único, com um alinhamento especial feito de propósito pelos 3 artistas para o evento da marca. A entrada é gratuita e limitada às primeiras 3 mil inscrições em staples.pt.

Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples, sublinha que “é fundamental permitir que as crianças tenham tempo e espaço para se conhecerem e se descobrirem. A nossa campanha ‘#TuEsCapaz’ visa inspirar crianças, jovens, pais e educadores a valorizarem o tempo para aprender, para formar e educar, mas também para brincar, para se divertir, ou simplesmente descansar. Acima de tudo terem espaço para provar que são capazes de escolherem o que mais gostam, no meio deste ritmo desenfreado pela produtividade e pelo mérito, que a sociedade moderna nos impõe”.

Um dos pilares estratégicos da campanha é a responsabilidade social e a sustentabilidade. Este ano a Staples, parceira do Programa Make-A-Wish Vai À Escola, junta-se à Make-A-Wish Portugal para apelar ao contributo de todos com o donativo de 1€ para ajudar a Make-A-Wish a realizar os desejos de crianças e jovens gravemente doentes.

Do ponto de vista de sustentabilidade, para além da gama crescente de produtos amigos do ambiente na oferta comercial da marca, o Canetão da Staples vai voltar à Escola apelando à reciclagem de canetas, marcadores, colas e similares. A marca vai oferecer 100 Canetões às primeiras escolas que se inscrevam em staples.pt, de forma gratuita e ainda premiá-las com 50€ de saldo em Cartão Staples.

 

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Sabe bem neste verão: as sugestões de Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor

Com uma vasta experiência no setor vitivinícola, Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor é reconhecido pelo seu profundo conhecimento e paixão por vinhos e sugere na nossa rubrica alguns vinhos brancos para este verão.

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Com uma vasta experiência no setor vitivinícola, Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor é reconhecido pelo seu profundo conhecimento e paixão por vinhos e apresenta na nossa rubrica as suas recomendações de vinhos brancos para este verão, onde destaca opções frescas e versáteis que prometem agradar aos paladares mais exigentes. As escolhas incluem rótulos de diversas regiões vitivinícolas, valorizando a qualidade e a singularidade de cada vinho, ideais para acompanhar refeições leves ou apenas para desfrutar nos dias mais quentes.


AH! Galego 2023, Quinta da Vacaria, Douro

De vinhas plantadas a 600 metros de altitude, de moscatel galego, com a chancela da Quinta da Vacaria, nasce o Ah Galego!. Um vinho jovem e fresco, que chega ao mercado com uma imagem disruptiva e repleta de cor, como pede o verão, da responsabilidade do enólogo João Menezes. Para beber ao som de António Variações, em temas como “O Corpo é que Paga”, a minha sugestão é que possa ser uma boa opção para consumir às 10h00… para quem acorda às 05h00 já é hora de almoço. Harmoniza com boas conversas e umas asas de frango bem picantes.

Granius 2023, No Rules Wines, Dão
De acidez vivaz e linear, o Granius 23, oriundo das castas Malvasia-Fina e Bical, conquista o paladar dos enófilos mais arrojados, com uma evidência de nota citrina e um perfil redutivo. Este vinho tem assinatura do enólogo Tiago Macena e faz parte da marca CÓDIGO, da No Rules Wines, que pretende fazer vinhos “sem regras” para promover o potencial do Dão. Este vinho combina na perfeição com o tema “Frágil” de Jorge Palma, e vai bem nestas tardes longas, com sabor a verão, com uma bela salada de camarão… sem salada.

Vale da Mata Branco 2022, Herdade do Rocim, Lisboa
Um branco com um perfil refrescante, com aromas refinados e complexo, com um volume de boca generoso, aquela acidez crocante e com pretensões para evoluir em garrafa. É um parceiro perfeito para os dias de verão, complementando na perfeição conversas descontraídas e momentos relaxados, seja no final dos dias de praia, ainda com o sal no corpo, seja para as noites quentes, ao som de um bom pop português, estilo, Heróis do Mar e o tema “Paixão”. Harmoniza com um salmão assado, ou para quem não tem paciência para o forno, vai bem com um robalo grelhado… e, para quem não gosta de sujar as mãos com carvão, umas guiozas dão uma combinação deliciosa.

Tarelo Arinto e Verdelho 2019, Ilha do Pico, Açores 
“E tu, tens tarelo?”. Esta expressão açoriana para perceber qual o nível de sensatez e juízo que temos, ou não, assenta perfeitamente quando terminamos de beber a primeira garrafa deste Arinto e Verdelho, com as uvas que chegam, diretas dos currais tradicionais, em produções micro. O perfil exótico, com uma influência atlântica e dos solos de basalto, aromas de notas minerais, tem toques tropicais e citrinos. É fresco, elegante na boca, com um final longo e agradável. “Sabe bem, não sabe?”, como questiona o designer que criou o rótulo (Pedro Antunes, Sparrow Creative Solutions),‘no stupid people beyond this point’ desfrutem, ah, e a música para o acompanhar, Rádio Macau e “O Anzol”. Harmoniza com uns belos ovos rotos.

Vicious reserva Alvarinho 2021, Vinhos Verdes 
Corroboro neste vinho as palavras de Tiago Macena, o enólogo responsável por esta incursão da marca Quinta da Vacaria na Região dos Vinhos Verdes: “este vinho é uma expressão autêntica do solo único de Monção e Melgaço, é uma celebração vibrante da casta Alvarinho, de produção limitada, a exaltar a grandiosidade da casta, demonstrando toda a sua complexidade e sofisticação. Este vinho proporciona uma experiência vinícola envolvente, associada a um conceito de desejo e paixão. Para este, a música de fundo que me ocorre logo é “Ainda bem” da Marisa Monte”, com uma boa dose de ostras do Sado… Cuidado para não comer a casca… a semana passada tentei e causou-me um pouco de indigestão.

Gutta Supera 2019, Quinta do Paral, Tejo
Da Região do Tejo, de uma vinha velha, com mais de 50 anos, da casta autóctone, Fernão Pires, chega-nos este Guta Supera da Quinta do Paral, um vinho, sem dúvida, “out of the box”. Para beber entre os 10°C e 12°C, para permitir que os aromas citrinos sejam apreciados plenamente, é um vinho gastronómico, que combina especialmente com uma pizza de pepperoni ou um belo de um risoto primavera, com muitas ervilhas… vá, que também pode levar também um lombinho de pato. “Fala-me a verdade”, de Bia Caboz, é a minha sugestão até porque é o que acontece depois da segunda garrafa de Guta (ou de qualquer outra garrafa de vinho).

 

 

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Padaria Portuguesa abre mais dois espaços e chega às 75 lojas

A Padaria Portuguesa reforça a sua presença com a abertura de duas lojas, no Infantado e em Oeiras. Os novos espaços marcam um total de 75 lojas em território nacional.

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A Padaria Portuguesa abre mais dois espaços – Infantado e Oeiras – e chega às 75 lojas em Portugal.

A loja d’A Padaria Portuguesa no Infantado está situada numa das ruas mais movimentadas da zona, conhecida pela sua atividade comercial e variedade de estabelecimentos. Uma localização estratégica da loja não só proporciona conveniência aos clientes, mas também contribui para a vitalidade e dinamismo do comércio local.

A reforçar a presença no concelho de Oeiras, a nova loja d’A Padaria Portuguesa está situada no clássico Palmeiras Shopping. Esta loja distingue-se por possuir uma entrada dupla, que permite acesso tanto pela rua quanto pelo interior do centro comercial. Relativamente à gama de produtos disponíveis, a oferta mantém-se semelhante às restantes lojas.

 

 

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Retalho

Parcerias com o retalho alimentar são essenciais para a sustentabilidade da Operação Nariz Vermelho

São 22 anos a meter o nariz onde é mais importante. Presente em 21 hospitais, 176 serviços, a Operação Nariz Vermelho acompanha 58% das crianças que se encontram nos hospitais do SNS. Ao longo de 22 anos tem realizado parcerias com empresas do retalho alimentar como o Pingo Doce, Auchan, E.Leclerc e Continente que são fulcrais para a sustentabilidade deste projeto.

A Operação Nariz Vermelho (ONV) – Associação de Apoio à Criança tem, ao longo de 22 anos, realizado parcerias com empresas do retalho alimentar como o Pingo Doce, Auchan, E.Leclerc e Continente. Estas colaborações permitem, por exemplo, que os produtos solidários da ONV sejam vendidos nas caixas de pagamento destes supermercados, revertendo integralmente o valor das vendas para a associação. O sucesso destas campanhas é notório (e essencial), refletindo-se não só no apoio financeiro recebido, mas também na visibilidade e aceitação dos produtos por parte dos consumidores.

“Estas parcerias são essenciais para a sustentabilidade da nossa Associação”. É assim que Anabela Possidónio, diretora-geral da Operação Nariz Vermelho, descreve a importância da colaboração com Auchan, Continente, E.Leclerc e Pingo Doce.
A importância não se limita apenas na angariação de fundos. “Permitem criar uma maior proximidade com o público que, de outra forma, não teríamos. Temos recebido feedback de muitas pessoas que descobrem os nossos produtos quando os veem à venda nas caixas dos supermercados dos nossos grandes parceiros, e depois é que descobrem o resto da nossa oferta de merchandising na nossa Lojinha virtual”, refere a responsável ao Hipersuper.

Uma ligação que tem sido pautada pelo sucesso. “O facto de repetirmos estas ações com estes parceiros ano após ano demonstra bem a importância que estas campanhas têm para o orçamento da nossa Associação. Para darmos uma ideia, ter os nossos narizes, baralhos de cartas e outros produtos solidários à venda durante cerca de 15 dias nas linhas de caixa dos hipermercados do grupo Sonae, do grupo Jerónimo Martins, do E.Leclerc ou da Auchan reflete-se sempre numa angariação superior a 100 mil euros, já que 100% da receita da venda destes produtos reverte para nós”, explica. “Por isso, podermos, a cada ano, continuar de mãos dadas com estes parceiros é um garante de sustentabilidade inegável para a nossa causa”, sublinha.

“Gostaríamos de reforçar que estas campanhas não têm custos para os parceiros, graças ao apoio inestimável da transportadora Torrestir, que garante a entrega gratuita dos nossos produtos nos super e hipermercados e, por isso, os parceiros da grande distribuição não têm encargos logísticos com a campanha do seu lado. Estarão simplesmente a ajudar-nos com a cedência do espaço nas linhas de caixa e com a enorme visibilidade que nos permitem ter junto dos seus clientes durante este período. Estas campanhas podem acontecer em qualquer altura do ano, com qualquer duração que os parceiros sugiram, e são adaptáveis e delineadas sempre em conjunto com eles. Porque, juntos, levamos alegria a cada vez mais crianças hospitalizadas, às suas famílias e aos profissionais hospitalares. Por isso, quem ainda não aderiu a esta forma de apoiar a Missão da Operação Nariz Vermelho, convidamos-vos a juntarem-se a nós e a ‘meterem o nariz por esta Causa’”, acrescenta.

“Além da angariação de fundos em si, estas campanhas permitem-nos chegar a cidades onde ainda não temos a capacidade de chegar com o nosso programa de visitas às crianças hospitalizadas. Ao apresentar os nossos produtos nos super e hipermercados locais, vamos começando a divulgar a nossa missão aos consumidores e habitantes dessas regiões onde, um dia, esperamos chegar” acrescenta Anabela Possidónio.

A diretora-geral da Operação Nariz Vermelho sublinha a importância dos operadores das linhas de caixa “que se tornam nossos verdadeiros ‘embaixadores’ durante estas campanhas. Se não fossem eles a ‘pôr o nariz’ pela nossa Causa e a convidar os clientes a adquirir os nossos produtos, explicando-lhes também um pouco da nossa Missão e do trabalho que desenvolvemos junto das crianças hospitalizadas, os nossos produtos até poderiam passar mais despercebidos, mas, graças ao empenho e alegria com que estas equipas nos apoiam, conseguimos resultados muito mais significativos”. “A todos, o nosso enorme obrigado”, faz questão de dizer.
E para lhes agradecer, a Associação realiza, por exemplo, ativações de marca, “numa das lojas das insígnias que nos apoiam, através do Cortejo dos Doutores Palhaços. Este Cortejo, em que os nossos artistas apresentam músicas e coreografias relacionadas com o produto que está à venda, em desfile pela área do supermercado, é uma forma de incentivarmos a compra dos nossos produtos e, simultaneamente, de apresentar os Doutores Palhaços fora do contexto hospitalar, que é o seu habitat natural”. Ações que permitem “a quem não tem crianças hospitalizadas – e, por isso, terá menos probabilidade de ver o trabalho dos nossos artistas ao vivo e a cores – ter um contacto mais próximo com eles, pelo menos neste dia do Cortejo”.

“Esta foi a primeira instituição apoiada pela Missão Continente”
Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente, não tem dúvidas: “a ONV desempenha um trabalho importantíssimo com as crianças hospitalizadas, em serviços de pediatria por todo o país. Distribui sorrisos e, sobretudo, esperança a famílias inteiras, contribuindo verdadeiramente para aliviar momentos de grande pesar”. E para a Missão Continente, cujo propósito é promover comunidades felizes e capacitadas, “faz todo o sentido apoiar estas iniciativas, amplificando-as e mobilizando cada vez mais pessoas para a sua causa”, refere.
“Além disso, a parceria com a ONV tem um valor simbólico e importante para nós. Esta foi a primeira instituição apoiada pela Missão Continente (na altura Missão Sorriso), há 20 anos. De lá para cá, os Doutores Palhaços têm percorrido um caminho nobre e meritório, e tem sido um privilégio poder contribuir para este sucesso”, enaltece.
Para Nádia Reis esta é uma parceria que vai continuar. “Assim como múltiplas outras que temos orgulho em manter” diz “são parcerias que “constituem uma oportunidade de pormos em prática os objetivos da Missão Continente: apoiar positivamente as comunidades onde nos inserimos, com projetos que geram valor social e impacto efetivo. Queremos fazer a diferença na vida de quem mais precisa e vamos atrás dos resultados reais”. “O relatório de impacto que levamos a cabo nos últimos dois anos é uma prova de que estamos no rumo certo e que os projetos que abraçamos estão mesmo a transformar pessoas e a mudar o mundo”, sublinha.

“Associação à Operação Nariz Vermelho surgiu de forma bastante natural”
Mariana Lino, coordenadora de responsabilidade social e impacto local do Pingo Doce, lembra que a proximidade e o apoio às comunidades faz parte do ADN da insígnia da Jerónimo Martins e que que é mesmo um dos nossos pilares de responsabilidade. “Procuramos, desde sempre, desenvolver relações de proximidade com as comunidades vizinhas das nossas lojas e centros de distribuição, promovendo o bem-estar e indo ao encontro das necessidades prementes em cada bairro, através do apoio de instituições locais que fazem chegar a quem mais precisa – como os idosos, as crianças e os jovens carenciados” sublinha ao nosso jornal.
“Por este motivo a associação à Operação Nariz Vermelho surgiu de forma bastante natural”, explica. “Há mais de três anos que apoiamos esta causa através da venda dos narizes, jogos solidários ou outros materiais de merchandising da Operação Nariz Vermelho nas nossas lojas, cujo valor reverte na totalidade para a instituição, e desta forma contribuir para que possa levar sorrisos a mais crianças hospitalizadas”, sublinha.

“Garantir a todos uma vida melhor com o menor custo”
Também Liliane Montes Coutinho, diretora de comunicação e imagem do E.Leclerc, enaltece o trabalho da ONV. “Somos uma marca cuja missão é garantir a todos uma vida melhor com o menor custo graças a iniciativas inovadoras e responsáveis, praticando os preços mais baixos com uma qualidade comparável” afirma, frisando que “a responsabilidade passa por apoiar entidades, como a Operação Nariz Vermelho que ajuda tantas crianças e famílias a sorrir nas circunstâncias mais difíceis – na doença – com os fantásticos Doutores Palhaços”. “Acreditamos na alegria e na força dos sorrisos e por isso o E.Leclerc quer ajudar a sorrir” sublinha.

“Temos o dever de estar atentos e atender às necessidades da comunidade envolvente”
Rita Cruz, diretora de responsabilidade ambiental e social da Auchan, valoriza a missão da Operação Nariz Vermelho “muito nobre e alinhada com a nossa estratégia de promoção da saúde infantil”. A Auchan Portugal colabora regularmente desde 2021 com a ONV através da venda de produtos solidários, uma parceria que já resultou em mais de 300 mil euros destinados para a IPSS. “Também em 2021 a Operação Nariz Vermelho foi apoiada pela Fundação Auchan com um projeto que pretendeu profissionalizar o trabalho do Doutor Palhaço e desenvolver estudos que comprovem os efeitos da sua intervenção junto das crianças hospitalizadas, familiares e profissionais do hospital” conta a responsável.
“Na Auchan sempre fomos uma organização movida por um propósito e com uma forte matriz social. Acreditamos que, mais do que uma empresa de retalho, somos um agente de proximidade e dinamizador da economia local. Temos o dever de estar atentos e atender às necessidades da comunidade envolvente, quer intrinsecamente no âmbito do desenvolvimento do próprio negócio, quer através do desenvolvimento e apoio a iniciativas enquadradas no nosso compromisso com a RSE (Responsabilidade Social Empresarial), procurando sempre promover o envolvimento cívico dos colaboradores com a comunidade”, sublinha. “A nossa matriz social faz parte de quem somos e assume um papel muito relevante na nossa atuação”, reforça.
Rita Cruz avança ao nosso jornal que “com a nova visão que estabelecemos para 2032 – Alimentar uma Vida Melhor e Preservar o Planeta –, temos a ambição de ser cada vez mais reconhecidos como uma marca com sentido, cujo propósito seja cada vez mais reforçado e percepcionado como fruto da nossa ação em todas as frentes, incluindo as ações de apoio e intervenção social. O foco da nossa ação neste domínio é a saúde e nutrição saudável, a preservação ambiental, o combate ao desperdício alimentar, bem como o apoio humanitário para a inclusão, numa clara interligação com o negócio do retalho alimentar que nos caracteriza e nos orienta estrategicamente rumo a 2032”.
A diretora de responsabilidade ambiental e social da retalhista de origem francesa reforça que “há 16 anos, que a Auchan é a única empresa do retalho em Portugal com a certificação em responsabilidade social na norma SA8000. Esta certificação é centrada nas condições de trabalho e nas relações laborais das pessoas com quem a empresa se relaciona, tanto diretamente como através da cadeia de valor. Isto significa que, ao longo do nosso caminho comprometemo-nos a melhorar o bem-estar dos nossos colaboradores e das comunidades que nos acolhem e que temos uma atividade comercial alinhada com práticas de trabalho justas, éticas e seguras interna e externamente”. “Parcerias com organizações como a Operação Nariz Vermelho reforçam este compromisso, ao colaborarmos com uma organização nacional com elevado reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem”, conclui.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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