Exponor investe 65 mil euros em sustentabilidade ambiental
Estão já em marcha dois projetos, de eficiência energética e aproveitamento de águas naturais

Ana Catarina Monteiro
CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024
Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades
Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo
Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself
Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes
Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
A Exponor – Feira Internacional do Porto anunciou o investimento de mais de 65 mil euros em boas práticas de sustentabilidade, tendo já em marcha dois projetos, de eficiência energética e aproveitamento de águas naturais.
Ao nível da energia, estão a ser substituídas “armaduras e candeeiros antigos”, por lâmpadas LED. O que permitirá a diminuição do consumo energético “em dez vezes e melhoria da performance financeira” do maior parque de exposições nacional, explica a empresa, em comunicado.
Por outro lado, está em curso um projeto de aproveitamento das águas naturais através da captação em poços de água subterrâneos. A empresa pretende ainda implementar boas práticas, como “colocação de bombas nos furos de água já existentes, canalização de água de nascente para as centrais do empreendimento, análise, em tempo real, da qualidade da água e aproveitamento de água natural para o consumo humano e exterior”, dá conta.
A Exponor tem cerca de 200 mil metros quadrados, distribuídos por seis pavilhões, um auditório com capacidade para 945 pessoas e mais de cinco mil metros quadrados de galerias e salas polivalentes.
“Tendo em conta que recebemos, anualmente, mais de 30 feiras especializadas e centenas de eventos de variadas dimensões e tipologias, pretendemos também liderar pelo exemplo e contribuir para a adoção de boas práticas pelos nossos parceiros e expositores”, comenta Diogo Barbosa, Diretor-geral da Exponor.
Em 2018, a empresa de eventos e feiras registou uma faturação de 8,1 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 5% face ao ano anterior. No total, emprega 39 colaboradores.