Portugueses mostram intenção de gastar mais na Black Friday deste ano
Em média, os portugueses tencionam gastar 168 euros, o que representa um aumento de 15% face ao ano anterior

Hipersuper
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Apesar de metade afirmar ainda que não vai comprar na Black Friday, este ano os portugueses pretendem gastar mais durante o dia de promoções especiais, que acontece a 29 de novembro, revela um inquérito do Observador Cetelem.
36% dos inquiridos mostra intenção de compra noeste dia criado pelo retalho norte-americano, que antecipa as compras de Natal. Em média, os portugueses tencionam gastar 168 euros, o que representa um aumento de 15% face ao ano anterior, ou seja, mais 22 euros comparando com as intenções de compra no último ano.
20% dos que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday não o fazem a pensar no Natal. Os número de inquiridos que pretendem comprar neste dia para antecipar algumas compras para a quadra natalícia caiu 16 pontos percentuais, face a 2018, para os 16%. São os portugueses da região sul que mais revelam intenção de antecipar as compras de natal neste dia (22%).
Por outro lado, no dia de compras dedicado ao canal online, na Cyber Monday (2 de dezembro), apenas 18% dos inquiridos diz que vai aproveitar o dia para realizar compras (25% em 2018), sendo que 7% planeia antecipar neste dia algumas compras de Natal (menos 14 pontos percentuais que em 2018) e 11% afirma aproveitar o dia para fazer compras para si ou para outros, que não as dedicadas à época. Neste dia, os portugueses que planeiam aderir às promoções online têm intenção de despender, em média, 126 euros, mais quatro euros face a 2018.
O inquérito foi realizado pela Nielsen, com uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade.