Radiografia do mercado mundial de bens de grande consumo no primeiro semestre
Da América Latina à Ásia-Pacífico, onde estão as oportunidades no mercado de Bens de Grande Consumo?
Ana Catarina Monteiro
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Num mundo cada vez mais globalizado, em que o crescimento dos negócios é pensado numa escala mundial, torna-se cada vez mais necessário olhar para as dinâmicas de consumo nas várias regiões do planeta, a fim de detetar onde estão as oportunidades. Foi neste sentido que a consultora Nielsen desenvolveu a ferramenta Global Service, que disponibiliza informação sobre produtos de Bens de Grande Consumo (BGC) em mais de 100 países.
De acordo com os dados da empresa, a performance global do mercado de BGC mostra-se positiva no primeiro semestre de 2019.
Na Europa Ocidental, Portugal é o país que apresenta um maior crescimento em termos de volumes de vendas dos BGC (+1,8%). Na Europa Central e Oriental, os crescimentos em volume no primeiro semestre do ano foram dominados pela Roménia (+7,2%), Ucrânia (+6,7%) e Croácia (+5,1%).
Do outro lado do Altântico, na América Latina, o “desafiante clima económico e de confiança leva os shoppers a procurar formas de poupar dinheiro, tais como marcas próprias, discounters, ou promoções, afetando negativamente a performance de retalhistas tradicionais e trazendo novas oportunidades para o retalho moderno e para os fabricantes, que terão de encontrar estratégias comuns”, explica a Nielsen em comunicado. O Peru (que regista um crescimento de 6% dos BGC em volume no primeiro semestre) e o Brasil (+1,5%) são as oportunidades mais relevantes detetadas na América Latina.
A situação é diferente na América do Norte, “com relativa estabilidade de volumes nos Estados Unidos e perdas no Canadá, onde a preocupação com o preço dos produtos alimentares é uma realidade”.
Já na Ásia-Pacífico, a Nielsen destaca a performance dos pequenos players, traduzindo a necessidade de “estratégias diferenciadas” por parte das grandes empresas que queriam expandir estes mercados. Por países, a Índia (+9,5%), o Vietname (+5,3%) ou a Tailândia (+5,3%) apresentam aumentos de volume no primeiro semestre de 2019.
Em África e no Médio-Oriente, por último, “o otimismo e a prosperidade financeira fazem crescer a confiança dos consumidores”, refletindo crescimentos significativos para as vendas de BGC, em volume, nomeadamente em países como Gana (+19%), Nigéria (+15,6%) ou Quénia (+13,3%).
Estes e outros dados são disponibilizados pela Nielsen através da ferramenta Global Service, que “providencia um relatório customizado baseado nas necessidades de cada setor, a partir de milhares de bases de dados, e oferece informação de mercado precisa, assim como uma perspetiva a longo-prazo para identificar tendências-chave”, explica Tiago Rodrigues, Sales Consultant manager da consultora.