Utilizadores que admitem comprar através de redes sociais duplicam em cinco anos
Atualmente, 29,8% dos utilizadores das redes sociais admitem comprar através destas plataformas. Em 2013, eram 14,7%

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A proporção de utilizadores de redes sociais em Portugal que realizam compras através destas plataformas “duplicou” nos últimos cinco anos. Atualmente, 29,8% admitem fazê-lo. Em 2013, eram 14,7%. Os dados são da edição de 2019 do estudo “Os portugueses e as redes sociais”, da Marktest.
O Facebook é a rede social que domina as compras em redes sociais. 79,2% dos utilizadores indicam que a última transação em redes sociais foi feita através desta plataforma.
No geral, os bens mais comprados em redes sociais pelos portugueses pertencem às categorias de roupa, calçado e eletrónica, jogos e informática, sendo que 61,4% revelam-se satisfeitos com o resultado das compras.
Por sua vez, entre os 70,2% de inquiridos que ainda não realizaram qualquer compra nestas plataformas, 27% assume não o ter feito por “desconfiança” e 22,9% dizem preferir as lojas ou outros sites de ecommerce.
As compras através das redes sociais podem estar relacionadas com os anúncios publicitários nestas plataformas, já que 69.3% dos utilizadores recordam ter visto publicidade nestes meios, sendo as marcas mais referidas Continente, Adidas, Worten, McDonalds e Meo.
No entanto, questionados se lhes agrada ver publicidade dentro das redes, numa escala de 1 (não gosto nada) a 10 (gosto muito), os inquiridos responderam em média 4.6.