Utilizadores que admitem comprar através de redes sociais duplicam em cinco anos
Atualmente, 29,8% dos utilizadores das redes sociais admitem comprar através destas plataformas. Em 2013, eram 14,7%

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A proporção de utilizadores de redes sociais em Portugal que realizam compras através destas plataformas “duplicou” nos últimos cinco anos. Atualmente, 29,8% admitem fazê-lo. Em 2013, eram 14,7%. Os dados são da edição de 2019 do estudo “Os portugueses e as redes sociais”, da Marktest.
O Facebook é a rede social que domina as compras em redes sociais. 79,2% dos utilizadores indicam que a última transação em redes sociais foi feita através desta plataforma.
No geral, os bens mais comprados em redes sociais pelos portugueses pertencem às categorias de roupa, calçado e eletrónica, jogos e informática, sendo que 61,4% revelam-se satisfeitos com o resultado das compras.
Por sua vez, entre os 70,2% de inquiridos que ainda não realizaram qualquer compra nestas plataformas, 27% assume não o ter feito por “desconfiança” e 22,9% dizem preferir as lojas ou outros sites de ecommerce.
As compras através das redes sociais podem estar relacionadas com os anúncios publicitários nestas plataformas, já que 69.3% dos utilizadores recordam ter visto publicidade nestes meios, sendo as marcas mais referidas Continente, Adidas, Worten, McDonalds e Meo.
No entanto, questionados se lhes agrada ver publicidade dentro das redes, numa escala de 1 (não gosto nada) a 10 (gosto muito), os inquiridos responderam em média 4.6.