Auchan Retail destaca “forte crescimento das vendas em Portugal”
A Auchan Retail, dona do Jumbo, alcançou um lucro de 768 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que representa uma subida de 12,1% face ao período homólogo.
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Ana Catarina Monteiro
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A Auchan Retail, dona das lojas Jumbo e MyAuchan, alcançou um lucro de 768 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que representa uma subida de 12,1% face ao período homólogo, de acordo com o relatório de contas apresentado na passada sexta-feira. Apesar da quebra das receitas em geral, como consequência de uma nova estratégia assumida pelo grupo, a divisão de retalho destaca o “forte crescimento de Portugal” que puxou pelo aumento homólogo de 1,1% em vendas no sul da Europa.
Em março deste ano, a Auchan Retail anunciou a racionalização dos seus investimentos durante 2019 para se concentrar na rentabilidade do atual portefólio de lojas. Uma estratégia definida no plano que a empresa designou de Renaissance, que consiste na “otimização de custos de manutenção e consumo energético e renegociação de rendas”, o qual “está agora a ter os primeiros efeitos”, lê-se no documento.
No âmbito da nova estratégia, a retalhista vendeu o negócio em Itália, por falta de rentabilidade, assim como no Vietname e reestruturou o na China, tendo o investimento caído 41% no primeiro semestre do ano, face aos primeiros seis meses de 2018.
Neste sentido, a Auchan Holding obteve um lucro de 984 milhões de euros no semestre, uma subida homóloga de 6,3%, com as receitas por sua vez a caírem 2,6% para os 23 mil milhões de euros.
“Os resultados no final de junho demonstram o nosso desejo de fortalecer os balanços financeiro e económico. A decisão de alienar as operações em Itália e no Vietname mostram isso mesmo, mesmo que tenham provocado um impacto negativo nos resultados. Estamos comprometidos, a longo prazo, em fazer mudanças profundas, para que a Auchan Retail possa mais uma vez usufruir dos recursos financeiros e estratégicos necessários para melhor atender às diversas partes interessadas”, declara no documento Edgard Bonte, presidente executivo da Auchan Retail.
A divisão dedicada aos centros comerciais, a Ceetrus, reporta um aumento de 9,6% em volume de negócios. para os 297 milhões de euros, em resultado de um plano de investimento, de aquisições e desenvolvimento de novas localizações, assim como de renovação dos centros existentes. Desta forma, a divisão viu o EBITDA subir 3,6% e pretende também continuar com o plano de alienações de ativos não lucrativos, previsto no plano Renaissance do grupo.
Objetivos para 2022
No setor do retalho a empresa quer cumprir um programa que prevê até 2022 a transformação da oferta nas suas lojas, apostando em produtos “exclusivos, locais, com características nutricionais, rastreáveis e transparentes, concebidos com os stakeholders”, explica. “Aliás, a Auchan Retail duplicou o volume de vendas dos produtos exclusivos, que serão pontuados pelos nossos clientes e 100% dos nossos produtos de marca própria serão pontuados por uma rotulagem com base num esquema nutricional”, lê-se no documento. A Auchan Retail pretende também “duplicar a proporção e produtos locais vendidos em cada loja”.