Continente elimina embalagens de cartão de pastas dentífricas
A partir de setembro, as pastas dentífricas da marca Continente deixam de ser vendidas em caixas de cartão, anunciou a Sonae.
Ana Catarina Monteiro
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
A partir de setembro, as pastas dentífricas da marca Continente deixam de ser vendidas em caixas de cartão, anunciou a Sonae prevendo com esta eliminação poupar cerca de oito toneladas de papel anuais.
A cadeia de retalho assumiu o compromisso de converter todas as suas embalagens, até 2025, em materiais reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, como anunciado em março deste ano pelo CEO do grupo, Paulo Azevedo.
Na mesma altura, a Sonae tornava-se a primeira retalhista nacional a assinar o pacto internacional para reduzir o plástico “New Plastics Economy Global Commitment”, liderado pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Desde então, o Continente tem vindo a fazer o levantamento das embalagens dos cerca de 20 mil produtos exclusivos e de marca própria à venda nos seus lineares, no sentido de encontrar alternativas mais sustentáveis para cada caso.
“Já identificámos e reformulámos as nossas garrafas de água (diminuindo a espessura), as embalagens das pilhas Boost (eliminado o plástico desnecessário) ou as cuvetes da seção de talho (aumentando o percentual de matéria-prima reciclada), apenas para dar alguns exemplos”, explica em comunicado Ana Alves, diretora Comercial de Marcas Próprias do Continente.
Como resultado das iniciativas já implementadas, o Continente prevê uma redução em 2019 de mais de duas mil toneladas de plástico.
Para incentivar a redução dos materiais nocivos para o Meio Ambiente, a cadeia tem vindo a aplicar “diversas medidas sobre o uso responsável de plástico ao nível da marca própria, da logística, dos fornecedores, do apoio à inovação – através de parcerias estabelecidas com universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação – e também ao nível da sensibilização junto dos consumidores”, destaca a empresa.
Com o desígnio de chamar a atenção da população para a importância do tema, a retalhista lançou em abril deste ano a plataforma “Plástico Responsável”, que apresenta notícias, sugestões e medidas para redução deste material.