Os Cartões de Crédito de Fidelização de Marcas vieram para ficar? (Análise do ComparaJá.pt)
Um total de 66% os portugueses com idade igual ou superior a 15 anos detêm um ou mais cartões de fidelização de lojas. O ComparaJá.pt analisou as condições destes também instrumentos de marketing que se têm mostrado eficazes na hora de cativar os portugueses
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Um total de 66% os portugueses com idade igual ou superior a 15 anos detêm um ou mais cartões de fidelização de lojas. O ComparaJá.pt analisou as condições destes também instrumentos de marketing que se têm mostrado eficazes na hora de cativar os portugueses*
Análise do ComparaJá.pt
Já são mais de 66% os portugueses com idade igual ou superior a 15 anos que detêm um ou mais cartões de fidelização de lojas. Esta é uma realidade que tem vindo a aumentar e é uma vantagem para as marcas conseguirem fidelizar e atrair mais clientes. Deste modo, a plataforma gratuita de comparação de produtos de crédito e serviços de telecomunicações ComparaJá.pt fez uma análise aos cartões de crédito das lojas para aferir quais as condições destes também instrumentos de marketing que se têm mostrado tão efetivos na hora de cativar os portugueses.
De acordo com o estudo Target Group Index (TGI) da Marktest, realizado em 2015, são já dois em cada três os portugueses que tem um cartão de fidelização de alguma marca. Estas são soluções que tanto os consumidores como as marcas devem aproveitar.
Por um lado, os consumidores conseguem descontos, campanhas exclusivas e promoções vantajosas proporcionadas pelos cartões de crédito, tanto nas marcas como noutros parceiros. Por outro lado, as empresas conseguem fidelizar os seus clientes.
Deste modo, e como se tem observado uma tendência de crescimento nos programas de fidelização, o ComparaJá.pt analisou o mercado dos cartões de crédito de marcas e segmentou estes produtos em cinco categorias diferentes: “Mundo Automóvel”, “Decoração e Mobiliário”, “Vestuário”, “Tecnologia” e “Hipermercados”.
Decoração e Mobiliário
Os cartões incluídos na categoria “Decoração e Mobiliário” são da Conforama, IKEA, AKI e Leroy Merlin. Os dois primeiros têm custos com anuidade, não tem seguros gratuitos incluídos nem descontos e vantagens noutras lojas. No entanto, podem ser utilizados noutras compras para além da própria loja.
Já os cartões de crédito do AKI e da Leroy Merlin não têm quaisquer custos com a anuidade e incluem seguros gratuitos. Oferecem ainda descontos e vantagens em parceiros e promoções e campanhas exclusivas na própria loja.
Vestuário
Os cartões de crédito da categoria “Vestuário” pertencem à Decathlon, Freeport e Lanidor. O primeiro tem isenção no pagamento da anuidade, tendo descontos e vantagens exclusivas na loja Lanidor. Além disso, pode ser utilizado noutras compras. No entanto, não oferece seguros gratuitos nem descontos e vantagens noutras lojas.
Já o cartão do Freeport também não tem custos com a anuidade, oferecendo seguros gratuitos e promoções e vantagens tanto no Freeport como noutras marcas parcerias. Pode ainda ser utilizado noutras compras.
Por fim, o cartão da Lanidor, o LA Visa, que é emitido pela da Caixa Geral de Depósitos, tem a TAEG mais reduzida desta categoria, permite seguros gratuitos incluídos e diversos descontos e vantagens, tanto na marca como nos parceiros desta instituição financeira. Apresenta anuidade.
Tecnologia
Na categoria “Tecnologia” entram os cartões de fidelização das lojas da Euronics, Media Markt, Rádio Popular e FNAC. Todos eles têm as mesmas TAN e TAEG e nenhum inclui seguros gratuitos.
Só a FNAC dispõe de descontos e vantagens exclusivas noutras marcas e todos estes produtos têm promoções e vantagens únicas em cada uma das marcas. Além disso, os cartões da Euronics, Media Markt e Rádio Popular disponibilizam amortização sem custos e flexibilidade no pagamento das compras dos seus clientes.
Hipermercados
Por fim, a categoria “Hipermercados” contempla três cartões de crédito de fidelização: Jumbo Mais, El Corte Inglés e Universo. Nenhum destes cartões tem custos com anuidade.
Os instrumentos de fidelização do El Corte Inglés e do Grupo Sonae (Universo) não têm seguros associados e todos os cartões permitem pagamentos noutros locais que não na própria marca. Além disso, todos oferecem descontos e vantagens exclusivas tanto na marca como noutras lojas parceiras.
Também grandes players de outras áreas de negócios entraram na procura da fidelização dos seus clientes através destes instrumentos. Como exemplo, pode-se observar o exemplo das companhias áreas e agentes turísticos, que se uniram a instituições financeiras para permitir aos portugueses acesso a viagens e estadias mais baratas e a troca de milhas por produtos e serviços exclusivos. Destacam-se neste âmbito a TAP, a SATA, a Halcon e os Hotéis Vila Galé.
A atratividade dos cartões de fidelização para os consumidores portugueses
É fácil perceber a preferência dos portugueses por estes cartões de crédito. Existe não só uma diferenciação no preço, uma vez que o consumidor frequente tem acesso aos melhores preços e descontos, bem como a disponibilização de benefícios segmentados mediante preferências e hábitos de consumo de cada cliente.
Uma vez que a tendência tem sido de crescimento, estes sistemas de fidelização – que têm vindo a alterar os hábitos de consumo dos portugueses – vieram mesmo para ficar.
*Texto publicado originalmente na edição impressa de dezembro. Leia gratuitamente a versão digital aqui