Amazon substitui dona do Lidl na posição de segunda maior retalhista do mundo
Walmart, Amazon e Costco lideram, por esta ordem, a mais recente edição do Top 50 dos Melhores Retalhistas do Mundo, realizado pela consultora Kantar Retail

Ana Catarina Monteiro
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
Walmart, Amazon e Costco lideram, por esta ordem, a mais recente edição do Top 50 dos Melhores Retalhistas do Mundo, realizado pela consultora Kantar Retail.
Apesar de a Walmart se manter à frente (com vendas de 511 366 milhões de dólares estimadas para o ano fiscal de 2017 – 446 826 milhões de euros), a consultora estima que nos próximos anos a faturação da Amazon cresça a um ritmo muito superior ao da maior cadeia de supermercados do mundo.
O relatório aponta para um crescimento anual de 14%, nos próximos cinco anos, da receita em dólares da empresa de Jeff Bezos, que no ano de 2017 deve chegar aos 138 020 milhões de dólares – 120 601 milhões de euros).
A Walmart por sua vez apresenta um crescimento anual estimado de 3% até 2022, depois de a sua receita, em dólares, ter crescido nestes últimos cinco anos a um ritmo anual de 2%. O que contrasta com a escalada da gigante do ecommerce, que regista um aumento médio de 19% em receita (em dólares, 21% em euros) , por ano, entre 2012 e 2017. “Um crescimento superior ao total do canal online”, destaca Álvaro Morilla, analista de Kantar Retail, citado pela Europa Press.
A segunda posição do ranking estava ocupada pelo grupo alemão Schwarz, dono do Lidl, que surge agora em quarto lugar, atrás da Costco, a qual subiu da quinta para a terceira posição. Em quinto lugar está posicionada a Kroger, seguida do Carrefour e do Aldi.
Outras retalhistas presentes no ranking e com operação em Portugal passam pela Auchan, que se assume como 13ª melhor retalhista mundial, a Ikea (na 24ª posição), o L’Eclerc (24º), o Intermarché (29ª) e a H&M (36ª). Retalhistas portuguesas como a Sonae ou a Jerónimo Martins não constam no ranking.
Metro AG e Ceconomy, as duas empresas que emergiram da separação do grupo alemão Metro, dono da Makro e da Media Markt, surgem respetivamente nas 27ª e 42ª posições. Antes da separação, o grupo Metro ocupava a 13ª posição.
Na 49ª posição surge a Mercadona. A retalhista espanhola que prevê entrar em Portugal em 2019 tem uma faturação prevista de 20 462 milhões de euros para o ano fiscal de 2017, valor que deve crescer a um ritmo anual de 4% nos próximos cinco anos.
A empresa de Juan Roig caiu sete posições face à última edição do relatório, o que se deve “à expansão dos retalhistas internacionais, sobretudo chineses”, não sendo consequência da diminuição de rendimento, destaca o analista Álvaro Morilla.
Segundo dados da Kantar Worlpanel, a cadeia espanhola detém atualmente 24,1% do mercado espanhol, tenho crewcido 1,2 pontos em quota de mercado nos primeiros oito meses do ano, o seu maior crescimento desde 2012.
Leia também: Quota de mercado da mercadona em Espanha atinge novo máximo. Lidl regista segunda maior subida