Continente derruba Jumbo na liderança do ranking dos supermercados mais baratos da Deco
As insígnias Continente e Continente Modelo voltaram aos primeiros lugares do ranking dos mais baratos supermercados da DECO (Associação de Defesa do Consumidor), tendo ultrapassado o Jumbo, cuja cesta de produtos fica 1% mais cara que a da cadeia líder. A insígnia Auchan mantém, ainda assim, a posição de supermercado online mais barato
Ana Catarina Monteiro
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As insígnias Continente e Continente Modelo voltaram aos primeiros lugares do ranking dos supermercados mais baratos elaborado pela DECO (Associação de Defesa do Consumidor), tendo ultrapassado o Jumbo. A cadeia da Auchan foi considerada na última edição do estudo, lançada em julho, a insígnia mais barata. Ainda assim, a Jumbo continua a ser o supermercado online mais barato.
As lojas da Sonae obtiveram o índice 100, que corresponde à cadeia mais barata. O Jumbo segue logo atrás, com índice 101, o que significa que o mesmo cabaz de produtos custa mais 1% do que na cadeia mais barata.
O Pingo Doce ocupa a quarta posição do ranking, tendo subido uma posição face à edição de julho para um índice de 108 (valor da cesta 8% superior face às lojas Continente). O Lidl, por sua vez, desceu para o quinto lugar (110), seguindo-se o Intermarché (111) e o Minipreço (112).
A nova atualização do estudo de comparação de preços no retalho nacional, lançada esta segunda-feira, aponta para Lisboa, Porto, Leiria e Braga como os distritos onde os consumidores conseguem atualmente uma maior poupança. Uma família que gaste em média 150 por mês no supermercado pode poupar 200 euros por ano, ao comprar naquelas regiões.
No que diz respeito ao canal online, nesta edição do estudo o Continente e o Intermarché foram ultrapassados pelo El Corte Inglés, que ocupa agora a segunda posição nesta tabela, encabeçada pelo Jumbo. O Continente é agora terceiro, embora tenha mantido o índice de preços.
Para este estudo, a DECO elaborou um cabaz de 141 produtos de gama média de cada uma das lojas. A cesta inclui entre marcas de fabricante e marcas próprias.