Photo: ©Tom Parkes
Chep vence prémio IGD pela abordagem à realidade virtual
A Chep venceu o prémio “IGD John Sainsbury Learning and Development Award” pela ferramenta de realidade virtual (RV) criada para otimizar as soluções de “last mile”

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Chep venceu o prémio “IGD John Sainsbury Learning and Development Award” pela ferramenta de realidade virtual (RV) criada para otimizar as soluções de “last mile”.
A solução de RV da Chep “recorre aos princípios da gestão por categorias para fomentar a compreensão dos colaboradores e clientes num ambiente de loja virtual atrativo”, explica a empresa de soluções de armazenamento e logística ao longo da cadeia de valor.
“Desenvolvemos uma ferramenta de RV que permite que os nossos colaboradores e clientes aprendam, através dos princípios de gestão por categorias, o valor, as vantagens e como podem utilizar as plataformas da Chep como soluções de comercialização reutilizáveis nas lojas em comparação com outras alternativas”, comentou durante a cerimónia Christophe Loiseau, vice-presidente senior para a divisão “Last Mile Solutions” (LMS) da operadora. “A RV permite à Chep ajudar os clientes a vender mais com menos e, por conseguinte, a reduzir as roturas de stock e melhorar a comercialização e a reposição”.
A adoção da RV por parte da empresa teve início em Espanha, com um projeto desenvolvido para um cliente detentor de uma “grande cadeia de retalho”. A iniciativa consistiu em um hipermercado virtual através do qual é possível fornecer recomendações de gestão por categorias relativas à forma como se pode satisfazer as necessidades dos consumidores. “A ação foi considerada um sucesso, pois o retalhista implementou as alterações”, explica a Chep que entretanto alargou a implementação da sua abordagem de RV em outros países da Europa (Reino Unido, França, Portugal, Benelux, Alemanha, Polónia e Itália) e na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).
Stuart Comer, Chefe do Departamento de Aprendizagem e Desenvolvimento da Sainsbury’s (patrocinadora do prémio) afirmou durante a cerimónia de entrega que “ao ser uma iniciativa realmente global, a abordagem de realidade virtual da Chep para otimizar a ‘última milha’ acrescentou valor além dos respetivos limites comerciais tradicionais e permitiu que a operadora compreendesse os seus clientes e, assim, criasse soluções credíveis em colaboração com eles”.
O evento da instituição de caridade IGD, que presta apoio às indústria e distribuição alimentares na resposta eficiente às necessidades do público, decorreu no início do mês em Londres, no Reino Unido.