83% dos portugueses não confia na segurança de dados partilhados com marcas
Os portugueses são os consumidores europeus que mais reservas mostram no momento de patilha dados pessoais com as marcas
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Ana Catarina Monteiro
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Os portugueses são os consumidores europeus que mais reservas mostram no momento de patilha dados pessoais com as marcas, revelam os dados do estudo “Novos Caminhos para a Confiança 2017”, lançado pelo Observador Cetelem.
Quase metade dos portugueses (49%) mostra confiança nas marcas, valor acima da média europeia de 46%. Não obstante, 83% dos consumidores nacionais não confia na partilha de dados pessoais com determinadas marcas e site de ecommerce.
Ainda assim, 54% dos portugueses está disposto a, no futuro, dar mais informações às marcas ou sites de ecommerce, caso acarrete acesso a serviços mais personalizados, como ofertas promocionais.
Em média, 64% dos europeus diz ter pouca confiança na segurança dos seus dados online. Os dinamarqueses são os consumidores na Europa que mais confiam nas marcas (54% dos inquiridos responderam neste sentido) e na partilha de dados junto das mesmas (apenas 49% se mostram receosos).
O estudo foi levado a cabo em 15 países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Eslováquia), com 800 inquiridos por país, exceto em França onde foram inquiridos 1000 indivíduos.