Eurocash de Luís Amaral compra retalhista polaca Mila por €81 milhões
A empresa detida pelo português Luís Amaral na Polónia chegou a acordo para aquisição da cadeia de supermercados Mila, por cerca de 81 milhões de euros
Ana Catarina Monteiro
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
A distribuidora detida pelo português Luís Amaral na Polónia, a Eurocash, chegou a acordo para aquisição de 100% do capital da cadeia de supermercados Mila, após um período de negociações exclusivas. A transação fixou-se em 350 milhões de zlotys polacos (cerca de 81 milhões de euros) e reforça a aposta no setor do retalho do grupo especializado no comércio grossista.
Sob alçada da insígnia Mila operam 188 supermercados localizados no centro da Polónia, cujas vendas em 2016 alcançaram 1,5 mil milhões de zlotys (cerca de 349 milhões de euros), explica em comunicado a Eurocash.
Desta forma, a empresa adquirida em 2003 por Luís Amaral à Jerónimo Martins dá seguimento à estratégia de expansão no retalho polaco, depois de em janeiro deste ano ter adquirido a holding das cadeias EKO e Ledi, tomando posse de 253 pequenos supermercados, maioritariamente situados no sudeste da Polónia.
O grupo que serve uma rede de quase 15 000 lojas de retalho independentes pretende “construir uma cadeia de supermercados nacional em cooperação com parceiros de franchising, assim como através de lojas próprias para dar suporte ao desenvolvimento da rede em nova regiões” daquele País.
O investimento na cadeia Mila deixa de fora “propriedades selecionadas não adquiridas pela Eursocash” e permite ao grupo especializado na venda cash and carry “reforçar capacidades logísticas, sobretudo na distribuição de produtos frescos para as lojas franchisadas no centro da Polónia, e desenvolver competências nas operações de retalho”.
A empresa afirma deter uma quota de 26% do mercado alimentar na Polónia, país onde a portuguesa Jerónimo Martins opera a cadeia de supermercados Biedronka, insígnia com 2741 lojas. Segundo o presidente da dona do Pingo Doce, Pedro Soares dos Santos, a quota de mercado da cadeia Biedronka foi reforçada em 1,8 pontos percentuais em 2016, situando-se agora “na ordem dos 20%”.