UPS afirma-se como parceira de exportação de vinhos, cerveja e espirituosas
A transportadora e operadora logística UPS está a expandir a sua capacidade de entregar vinho, cerveja, e bebidas espirituosas ao longo do globo

Ana Catarina Monteiro
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A transportadora e operadora logística UPS está a expandir a sua capacidade de entregar vinho, cerveja, e bebidas espirituosas ao longo do globo.
Neste momento, garante aos produtores de vinho a nível mundial entregas diretas a consumidores ou negócios situados em 39 países, dos quais 23 são mercados europeus, incluindo Portugal. Em alguns destes mercados, a transportadora garante também entregas cerveja. São exemplo África do Sul e Malásia (em Portugal a UPS apenas assegura entregas de vinhos). Além disso, clientes finais ou empresariais de nove países podem agora importar bebidas espirituosas diretamente a partir das destilarias.
A empresa norte-americana alarga assim o serviço de entregas de bebidas “business to business” também ao segmento “business to consumer”. O que representa uma oportunidade para as produtoras aumentarem as suas vendas online transfronteiriças. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (International Organization of Vine and Wine), citada em comunicado pela transportadora, 43% de todo o vinho é consumido em um país diferente de onde foi produzido.
Dependendo da distância, as encomendas podem chegar ao destino em três dias, sendo que a expedição requer a assinatura de um adulto. A empresa sediada em Atlanta garante o envio eletrónico para cada País de toda a documentação necessária sobre as bebidas. Os compradores, por sua vez, podem acompanhar o trajeto percorrido pela encomenda, através do serviço de rastreamento automático da UPS, que oferece ainda opções de entrega para que o cliente possa escolher quando pretende receber as bebidas – como “de manhã cedo” ou “fim do dia”.
Mercado mundial de vinho alcança os €323 mil milhões em 2022
De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o mercado mundial de vinho deve alcançar os 380 mil milhões de dólares (cerca de 323 mil milhões de euros) em 2022, sendo os maiores produtores e exportadores de vinho Itália, Espanha, França, Chile, Austrália, África do Sul e Estados Unidos. Ainda assim, o continente europeu lidera a produção e consumo.
Na Ásia, por outro lado, espera-se que a China ultrapasse em 2020 os Estados Unidos enquanto terceiro maior importador de vinho do mundo. No que diz respeito a espirituosas, o mercado chinês importou no último ano um valor total de 890 milhões de dólares (cerca de 756 milhões de euros).
Além daquele país, na zona Ásia-Pacífico a transportadora realiza atualmente entregas de vinhos, cervejas e licores, a consumidores e negócios, em outros dez países (Hong Kong, Japão, Macau, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia e Malásia).
Já na América, a operadora norte-americana garante entregas de vinhos no México, Argentina e República Dominicana. No Canadá passa a garantir entregas em cinco províncias canadianas (Alberta, British Columbia, Manitoba, Ontario e Quebec), cobrindo “95% de todas as importações de álcool” daquele País.