UPS afirma-se como parceira de exportação de vinhos, cerveja e espirituosas
A transportadora e operadora logística UPS está a expandir a sua capacidade de entregar vinho, cerveja, e bebidas espirituosas ao longo do globo
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A transportadora e operadora logística UPS está a expandir a sua capacidade de entregar vinho, cerveja, e bebidas espirituosas ao longo do globo.
Neste momento, garante aos produtores de vinho a nível mundial entregas diretas a consumidores ou negócios situados em 39 países, dos quais 23 são mercados europeus, incluindo Portugal. Em alguns destes mercados, a transportadora garante também entregas cerveja. São exemplo África do Sul e Malásia (em Portugal a UPS apenas assegura entregas de vinhos). Além disso, clientes finais ou empresariais de nove países podem agora importar bebidas espirituosas diretamente a partir das destilarias.
A empresa norte-americana alarga assim o serviço de entregas de bebidas “business to business” também ao segmento “business to consumer”. O que representa uma oportunidade para as produtoras aumentarem as suas vendas online transfronteiriças. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (International Organization of Vine and Wine), citada em comunicado pela transportadora, 43% de todo o vinho é consumido em um país diferente de onde foi produzido.
Dependendo da distância, as encomendas podem chegar ao destino em três dias, sendo que a expedição requer a assinatura de um adulto. A empresa sediada em Atlanta garante o envio eletrónico para cada País de toda a documentação necessária sobre as bebidas. Os compradores, por sua vez, podem acompanhar o trajeto percorrido pela encomenda, através do serviço de rastreamento automático da UPS, que oferece ainda opções de entrega para que o cliente possa escolher quando pretende receber as bebidas – como “de manhã cedo” ou “fim do dia”.
Mercado mundial de vinho alcança os €323 mil milhões em 2022
De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o mercado mundial de vinho deve alcançar os 380 mil milhões de dólares (cerca de 323 mil milhões de euros) em 2022, sendo os maiores produtores e exportadores de vinho Itália, Espanha, França, Chile, Austrália, África do Sul e Estados Unidos. Ainda assim, o continente europeu lidera a produção e consumo.
Na Ásia, por outro lado, espera-se que a China ultrapasse em 2020 os Estados Unidos enquanto terceiro maior importador de vinho do mundo. No que diz respeito a espirituosas, o mercado chinês importou no último ano um valor total de 890 milhões de dólares (cerca de 756 milhões de euros).
Além daquele país, na zona Ásia-Pacífico a transportadora realiza atualmente entregas de vinhos, cervejas e licores, a consumidores e negócios, em outros dez países (Hong Kong, Japão, Macau, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Coreia do Sul, Taiwan, Tailândia e Malásia).
Já na América, a operadora norte-americana garante entregas de vinhos no México, Argentina e República Dominicana. No Canadá passa a garantir entregas em cinco províncias canadianas (Alberta, British Columbia, Manitoba, Ontario e Quebec), cobrindo “95% de todas as importações de álcool” daquele País.