Paack traz entregas em duas horas para retalho luso
Acaba de se instalar em Portugal a Paack, empresa que em Espanha está a ajudar o El Corte Inglés a concorrer com as entregas rápidas da Amazon. Através de um software de gestão de stock, a startup garante aos retalhistas expedições em menos de duas horas
Ana Catarina Monteiro
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Acaba de se instalar em Portugal a Paack, empresa que em Espanha está a ajudar o El Corte Inglés a concorrer com as entregas rápidas da Amazon. Através de um software de gestão de stock, a startup garante aos retalhistas expedições em menos de duas horas.
A rapidez de entregas é dos fatores que mais pesa na decisão de compra online. Foi essa a aposta que fez da Amazon a retalhista mais valiosa do mundo – avaliada em 98 988 milhões de dólares, segundo a Kantar Millward Brown. No país vizinho, ao qual chegou em 2011, a gigante do ecommerce garante entregas gratuitas em menos de 24 horas para clientes Premium.
A proposta representava uma dor de cabeça difícil de combater para as restantes retalhistas online espanholas, até que, em 2015, uma startup sediada em Barcelona lançou um serviço que dá aos retalhistas a possibilidade de oferecerem aos consumidores entregas em menos de duas horas.
A Paack chamou desde logo a atenção do El Corte Inglés, a primeira retalhista a utilizar os seus serviços. Neste momento, a cadeia de grandes armazéns disponibiliza entregas em menos de duas horas em 58 cidades espanholas, através da rede de mais de 700 operadores de transporte associados à empresa. A Inditex é mais uma cliente, a qual decidiu recorrer à plataforma para fazer face às entregas durante a Black Friday. Media Markt, Fnac, Decathlon ou L’Oréal são outras das distribuidoras que oferecem o serviço.
À boleia da dona da Zara, a empresa expandiu no início deste ano a Londres e a Paris e tenta agora conquistar Portugal, onde já está “totalmente operacional nas zonas da Grande Lisboa, Grande Porto e Braga”. Para já, “a Media Markt e alguns retalhistas nacionais de menor dimensão” já oferecem no País o serviço da Paack, que aguarda o arranque das operações para “novos clientes nos próximos meses”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Isabel Caiado, country manager para Portugal da empresa. O objetivo passa também por “angariar em Portugal os retalhistas que serve em Espanha” e que operam também deste lado da fronteira ibérica.
Taxa de eficiência de 98%
Sem frota nem ativos próprios, a chave deste serviço B2B2C (business to business to consumer) está no software, que se integra com as plataformas de ecommerce das marcas de retalho e oferece ao consumidor, no momento do pagamento da encomenda, a opção de receber os produtos em menos de duas horas ou no horário mais conveniente. Uma vez finalizado, o pedido é encaminhado para os “paackers”, isto é, transportadoras profissionais. “O que dá segurança e possibilita ter um negócio escalável, consoante o número de encomendas que nos chegam”, sublinha a responsável.
Através de uma aplicação móvel, é comunicada a ordem aos estafetas disponíveis na área onde o cliente se encontra. A partir daí, a encomenda segue a partir da loja física mais próxima com os produtos em stock. O consumidor, por sua vez, recebe uma mensagem de texto ou um mail com a indicação do período de tempo estimado para a entrega da encomenda e pode acompanhar o percurso em tempo real. O processo apresenta uma taxa de eficiência de entregas de “98%”, indica Isabel Caiado.
A Paack garante o transporte de produtos “até 30 quilogramas, seja qual for a sua natureza”. Em Espanha, a empresa trabalha com retalhistas alimentares, como é o caso da Ulabox ou Deleitar, no entanto neste início de expansão em solo luso o “alvo preferencial” da empresa são os “retalhistas não-alimentares”, os quais, por norma, distribuem as encomendas online a partir de uma estrutura centralizada e não têm o mesmo stock de produtos em todas as lojas.
23% dos clientes repetem compra
Para os retalhistas, a plataforma dá também acesso a dados estatísticos sobre as vendas, perfis de clientes, produtos mais comprados, zonas com maior afluência de compra, entre outras informações. Uma vez que se integra com a loja online da distribuidora, o software permite oferecer “a experiência da marca”, sendo que a Paack oferece diferentes níveis de personalização do serviço de entregas aos seus clientes.
Além disso, o sistema de gestão de entregas permite “baixar o custo do transporte de mercadorias e, por consequência, reduzir o valor cobrado ao consumidor”. Aspeto que, aliado à rapidez de entrega, torna o ecommerce mais atrativo. “Quando o tempo de entrega são três dias ou mais, o cliente acaba muitas vezes por preferir deslocar-se a uma loja física ou por comprar num outro lado. A taxa de repetição de compra com o serviço da Paack assenta nos 23%”, indica a country manager.
Antes de se lançar no mercado, a startup fundada por Fernando Benito, Victor Obradores e Xavier Rosales Antes foi selecionada para participar no programa de aceleração de startups Turn8, no Dubai, capital do Emirados Árabes Unidos. Começou a operar no final de 2015 e em um ano completou “um milhão de encomendas” entregues, observando um ritmo de crescimento de “20% por mês”. O potencial da plataforma fê-la arrecadar já “cerca de 5 milhões de euros em ‘venture capital’”. De acordo com o jornal Expansión, este ano a empresa prevê alcançar uma faturação de 2,5 milhões de euros.