Logística

Paack traz entregas em duas horas para retalho luso

Acaba de se instalar em Portugal a Paack, empresa que em Espanha está a ajudar o El Corte Inglés a concorrer com as entregas rápidas da Amazon. Através de um software de gestão de stock, a startup garante aos retalhistas expedições em menos de duas horas

Ana Catarina Monteiro
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Paack traz entregas em duas horas para retalho luso

Acaba de se instalar em Portugal a Paack, empresa que em Espanha está a ajudar o El Corte Inglés a concorrer com as entregas rápidas da Amazon. Através de um software de gestão de stock, a startup garante aos retalhistas expedições em menos de duas horas

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Acaba de se instalar em Portugal a Paack, empresa que em Espanha está a ajudar o El Corte Inglés a concorrer com as entregas rápidas da Amazon. Através de um software de gestão de stock, a startup garante aos retalhistas expedições em menos de duas horas.

A rapidez de entregas é dos fatores que mais pesa na decisão de compra online. Foi essa a aposta que fez da Amazon a retalhista mais valiosa do mundo – avaliada em 98 988 milhões de dólares, segundo a Kantar Millward Brown. No país vizinho, ao qual chegou em 2011, a gigante do ecommerce garante entregas gratuitas em menos de 24 horas para clientes Premium.

A proposta representava uma dor de cabeça difícil de combater para as restantes retalhistas online espanholas, até que, em 2015, uma startup sediada em Barcelona lançou um serviço que dá aos retalhistas a possibilidade de oferecerem aos consumidores entregas em menos de duas horas.

A Paack chamou desde logo a atenção do El Corte Inglés, a primeira retalhista a utilizar os seus serviços. Neste momento, a cadeia de grandes armazéns disponibiliza entregas em menos de duas horas em 58 cidades espanholas, através da rede de mais de 700 operadores de transporte associados à empresa. A Inditex é mais uma cliente, a qual decidiu recorrer à plataforma para fazer face às entregas durante a Black Friday. Media Markt, Fnac, Decathlon ou L’Oréal são outras das distribuidoras que oferecem o serviço.

À boleia da dona da Zara, a empresa expandiu no início deste ano a Londres e a Paris e tenta agora conquistar Portugal, onde já está “totalmente operacional nas zonas da Grande Lisboa, Grande Porto e Braga”. Para já, “a Media Markt e alguns retalhistas nacionais de menor dimensão” já oferecem no País o serviço da Paack, que aguarda o arranque das operações para “novos clientes nos próximos meses”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Isabel Caiado, country manager para Portugal da empresa. O objetivo passa também por “angariar em Portugal os retalhistas que serve em Espanha” e que operam também deste lado da fronteira ibérica.

Taxa de eficiência de 98%

Sem frota nem ativos próprios, a chave deste serviço B2B2C (business to business to consumer) está no software, que se integra com as plataformas de ecommerce das marcas de retalho e oferece ao consumidor, no momento do pagamento da encomenda, a opção de receber os produtos em menos de duas horas ou no horário mais conveniente. Uma vez finalizado, o pedido é encaminhado para os “paackers”, isto é, transportadoras profissionais. “O que dá segurança e possibilita ter um negócio escalável, consoante o número de encomendas que nos chegam”, sublinha a responsável.

Através de uma aplicação móvel, é comunicada a ordem aos estafetas disponíveis na área onde o cliente se encontra. A partir daí, a encomenda segue a partir da loja física mais próxima com os produtos em stock. O consumidor, por sua vez, recebe uma mensagem de texto ou um mail com a indicação do período de tempo estimado para a entrega da encomenda e pode acompanhar o percurso em tempo real. O processo apresenta uma taxa de eficiência de entregas de “98%”, indica Isabel Caiado.

A Paack garante o transporte de produtos “até 30 quilogramas, seja qual for a sua natureza”. Em Espanha, a empresa trabalha com retalhistas alimentares, como é o caso da Ulabox ou Deleitar, no entanto neste início de expansão em solo luso o “alvo preferencial” da empresa são os “retalhistas não-alimentares”, os quais, por norma, distribuem as encomendas online a partir de uma estrutura centralizada e não têm o mesmo stock de produtos em todas as lojas.

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23% dos clientes repetem compra

Para os retalhistas, a plataforma dá também acesso a dados estatísticos sobre as vendas, perfis de clientes, produtos mais comprados, zonas com maior afluência de compra, entre outras informações. Uma vez que se integra com a loja online da distribuidora, o software permite oferecer “a experiência da marca”, sendo que a Paack oferece diferentes níveis de personalização do serviço de entregas aos seus clientes.

Além disso, o sistema de gestão de entregas permite “baixar o custo do transporte de mercadorias e, por consequência, reduzir o valor cobrado ao consumidor”. Aspeto que, aliado à rapidez de entrega, torna o ecommerce mais atrativo. “Quando o tempo de entrega são três dias ou mais, o cliente acaba muitas vezes por preferir deslocar-se a uma loja física ou por comprar num outro lado. A taxa de repetição de compra com o serviço da Paack assenta nos 23%”, indica a country manager.

Antes de se lançar no mercado, a startup fundada por Fernando Benito, Victor Obradores e Xavier Rosales Antes foi selecionada para participar no programa de aceleração de startups Turn8, no Dubai, capital do Emirados Árabes Unidos. Começou a operar no final de 2015 e em um ano completou “um milhão de encomendas” entregues, observando um ritmo de crescimento de “20% por mês”. O potencial da plataforma fê-la arrecadar já “cerca de 5 milhões de euros em ‘venture capital’”. De acordo com o jornal Expansión, este ano a empresa prevê alcançar uma faturação de 2,5 milhões de euros.

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Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto

O debate decorre às 16 horas e integra a programação oficial da feira. A Empack e Logistics & Automation Porto arranca esta quarta-feira na Exponor.

Hipersuper

O Hipersuper vai promover, esta quarta-feira, dia 9 de abril, uma mesa redonda dedicada ao tema “Tendências e inovação no packaging do vinho: sustentabilidade, design e funcionalidade”, no âmbito da Empack e Logistics & Automation Porto. A sessão decorre às 16 horas, na Sala Panattoni, e integra a programação oficial da feira.

Sob o mote “Jornada do Vinho”, o debate reúne profissionais do setor vitivinícola para discutir os desafios e oportunidades na evolução das embalagens de vinho. Sustentabilidade, design e funcionalidade serão os principais eixos da conversa, numa altura em que as marcas procuram diferenciar-se e responder a consumidores mais conscientes e exigentes.

A mesa redonda contará com a participação de Ana Sampaio, diretora de marketing da Aveleda, Joana Santiago, produtora de vinhos na Quinta de Santiago e presidente da Associação de Produtores de Monção e Melgaço e Fernando Félix, CEO da Webcomum, sendo moderada por Ana Rita Almeida, jornalista e diretora editorial do Hipersuper.

A iniciativa pretende lançar um olhar técnico e estratégico sobre as soluções de packaging que estão a transformar o posicionamento das marcas e o comportamento dos consumidores, num setor altamente competitivo e em constante inovação.

A participação é gratuita, mediante inscrição.

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Logística

UPS inaugura novo hub em Leiria e reforça apoio às PME portuguesas

A UPS inaugurou um novo hub operacional em Leiria, reforçando as suas capacidades logísticas em Portugal num momento em que a procura internacional por produtos Made in Portugal continua a crescer.

Hipersuper

A nova infraestrutura representa um investimento estratégico focado no apoio às pequenas e médias empresas nacionais que pretendem expandir o seu alcance global.

Com uma área total de 11 000 m², o novo hub é capaz de processar até 3 000 encomendas por hora, o que representa cerca de 16% do volume total de envios da UPS em Portugal. A sua localização central permite servir remetentes de todo o país, de norte a sul, bem como clientes em toda a Península Ibérica.

A nova unidade surge após a abertura recente de um centro de brokerage no Porto, e confirma a confiança da empresa nas perspetivas de crescimento do mercado português e europeu. Estes investimentos visam acompanhar a dinâmica do comércio transfronteiriço, com as exportações e importações portuguesas a registarem aumentos de 11,7% e 8,4%, respetivamente, em janeiro de 2025, segundo dados do INE.

“Portugal é a terra de uma grande variedade de empresas que produzem bens e produtos de alta qualidade que têm um potencial significativo à escala global. Com este novo hub, temos como objetivo permitir que as empresas portuguesas aproveitem estas oportunidades e se aproximem dos seus clientes em todo o mundo. Esta infraestrutura aumentará a nossa capacidade de apoiar o crescimento e o alcance internacional de pequenas e médias empresas em todo o país.”, sublinha Paco Conejo, diretor-geral da UPS para o Sul da Europa, em comunicado.

Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, acrescenta: “a localização estratégica do novo hub em Leiria reforça a nossa cobertura em todo o território nacional, particularmente nas regiões centrais, onde muitas empresas têm as suas fábricas e unidades de produção. Este hub vai melhorar a nossa capacidade em Lisboa e no Porto, permitindo-nos fornecer soluções logísticas mais rápidas e eficientes da recolha à entrega. Os nossos robustos serviços de brokerage — juntamente com este novo investimento — refletem a confiança da UPS nas empresas portuguesas e o nosso compromisso em apoiá-las com envios internacionais sem problemas e fiáveis, à medida que se expandem para os mercados globais.”.

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Logística

Wondercom inaugura novo armazém de logística em Coimbra

O investimento representa um passo significativo para a empresa, ao permitir melhorar a sua capacidade logística e aumentar a presença no mercado nacional.

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A Wondercom, empresa que atua no setor do field service, nos segmentos de telecomunicações, tecnologias de informação, comunicação e energia, inaugurou um novo armazém na zona de Coimbra como parte da sua estratégia de expansão no país. Com 750 metros quadrados, a nova infraestrutura foi planeada para desenvolver as operações da Wondercom, possibilitando a gestão de equipamentos e materiais de telecomunicações, bem como materiais do projeto solar fotovoltaico.

Para a empresa, o investimento representa um passo significativo, ao permitir a melhoria da sua capacidade de logística e o aumento da presença no mercado nacional. A Wondercom tinha dois espaços em Coimbra, e, com esta mudança, passou a centralizar duas operações num local só.

“A abertura deste novo armazém reflete a nossa contínua aposta na inovação e excelência logística. Este é mais um passo importante que nos ajuda a consolidar a nossa posição enquanto uma das principais empresas no fornecimento de field service, afirma Nuno Janeiro, diretor Operacional da Wondercom.

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Logística

Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina

A aliança visa facilitar o acesso das empresas europeias de e-commerce à América Latina, com soluções logísticas otimizadas.

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A Spring GDS, fornecedor de logística de última milha especializado em e-commerce, e a MailAmericas, emrpesa de serviços postais e de e-commerce na América Latina, assinaram um acordo estratégico para otimizar o comércio eletrónico entre a Europa e a América Latina.

A MailAmericas, que atualmente entrega entre 4 e 5 milhões de encomendas por mês nas regiões LATAM e África, identificou uma grande oportunidade na América Latina, onde os serviços postais tradicionais são acessíveis, mas apresentam desafios de rastreabilidade e controlo. “Estamos muito contentes por anunciar esta colaboração com a MailAmericas, líder no mercado latino-americano, e que nos vai ajudar a oferecer aos nossos clientes europeus uma solução de e-commerce robusta e eficiente para ganharem acesso aos mercados daquela região,” comentou Emiliano Vidal, Managing director Southern Europe (Portugal, Espanha, França) da Spring GDS.

A Spring GDS é um fornecedor de soluções logísticas especializado no transporte marítimo internacional de e-commerce, possuindo 20 centros de operações em três continentes. Colabora com mais de 230 parceiros logísticos internacionais, proporcionando entregas em 190 destinos em todo o mundo. A parceria vai permitir á empresa o acesso a mercados-chave como Brasil, Argentina e México, que são alguns dos destinos com maior volume de envios na região, destaca.

A MailAmericas conta com armazéns próprios na Argentina, México, Colômbia, Peru, Chile e República Dominicana, entre outras localizações, e está presente em todos os países da região LATAM. “A experiência e liderança da MailAmericas na transformação dos serviços postais e comerciais vai permitir-nos oferecer um serviço logístico mais robusto e eficiente a todos os clientes europeus que desejem expandir-se para a América Latina,” remata Guillermo López, diretor de Operações da Spring GDS.

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Equipa InPost (esq. para dir) - Fátima Espinar, Chain Acquisition manager,Vasilis Valaris, Iberia Corporate Chain manager, Mariana Costan, Brand Image specialist e Javier Gallego, International Account manager
Logística

Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’

A escolha foi feita pelos consumidores espanhóis, através do voto num amplo inquérito, que distinguiram os pontos pack e os lockers da empresa.

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A InPost, empresa de tecnologia e logística especializada em entregas não domiciliárias, recebeu a distinção de ‘Melhor Serviço do Ano’ na categoria de correio e encomendas pelos consumidores espanhóis, num amplo inquérito que avalia todos os anos empresas, marcas e retalhistas.

“É uma honra e um orgulho receber o prémio de Melhor Serviço do Ano, porque resulta do voto direto dos consumidores e dos utilizadores, pelo que se trata de uma escolha consciente, livre e voluntária, que premeia o nosso trabalho no setor da logística”, afirmou Marc Vicente, CEO em Espanha e Portugal do Grupo InPost.

Todos os anos a organização Comercio del Año organiza um inquérito aos consumidores baseado no método Consumer Voice Ecosystem, de forma a elegerem as melhores empresas em três categorias: melhor retalhista do ano, melhor retalhista online do ano e melhor serviço do ano. O objetivo é premiar a excelência e reafirmar a confiança dos consumidores nas suas marcas e retalhistas preferidos, atribuindo um selo que representa a opinião de quem interage diariamente com estas empresas.

O prémio de ‘Melhor Serviço do Ano’, entregue a 2 de abril e cujo selo estará presente no site e nos materiais de comunicação da InPost, “servirá para reforçar a aposta da empresa no seu próprio crescimento”, destaca a empresa. A InPost possui uma rede de quase 10 mil pontos pack e lockers em Espanha. Até ao início de março deste ano, a InPost contabilizava 141 lockers ativos em Portugal Continental, num total de 7.414 compartimentos disponíveis ao público, de Norte a Sul do país.

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Logística

CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024

O mercado de flex offices continua a demonstrar um crescimento dinâmico em Portugal. A CBRE foi responsável pela colocação de 42% do volume de negócios introduzidos por agentes imobiliários.

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O mercado de flex offices continua a demonstrar um crescimento dinâmico em Portugal, com a colocação de 6.700 workstations ao longo de 2024, o que representa um aumento de 10% face ao ano anterior. Das 6.700 workstations colocadas em flex offices durante o ano de 2024, aproximadamente 1.500 foram resultantes de negócios introduzidos por agentes imobiliários.

A CBRE reafirma a sua posição de destaque, ao representar 42% das workstations colocadas no mercado via mediação, com um total de 630 workstations transacionadas.

“A crescente procura por flex offices reflete a necessidade das empresas em ter soluções mais flexíveis e elásticas, que lhes permita crescer ou ajustar-se rapidamente às dinâmicas do mercado. A possibilidade de expandir ou reduzir espaços de forma ágil, sem os compromissos rígidos dos modelos tradicionais, torna este modelo uma escolha estratégica para negócios de todas as dimensões. Esta capacidade de adaptação é um fator crítico para a competitividade das empresas, e é por isso que os flex offices estão a tornar-se uma peça-chave no futuro do trabalho”, refere Margarida Moraes Reis, consultora de Offices Investor Leasing da CBRE Portugal.

Com uma equipa internacional e local dedicada a este segmento, a CBRE tem investido fortemente na promoção e desenvolvimento do mercado de flex offices, tanto a nível nacional como global, tendo, em 2023, transacionado mais de 140.000 workstations a nível global, sublinha em comunicado.

Margarida Moraes Reis acrescenta que “é inegável que os flex offices vieram para ficar, e, por isso, na CBRE, temos estado na linha da frente desta transformação, apoiando as empresas na adaptação a novos modelos de trabalho e promovendo um ecossistema dinâmico e colaborativo. A flexibilidade e a personalização são hoje fatores determinantes para o sucesso empresarial, e os flex offices desempenham um papel central nesta nova realidade”.

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Logística

Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas

Num passo significativo rumo à economia circular, a Tetra Pak e a Schoeller Allibert juntam-se para lançar uma nova linha de embalagens logísticas produzidas a partir de PolyAl reciclado, resultante da reciclagem de embalagens de cartão para bebidas. A inovação está a ser apresentada em Amesterdão, durante a feira Plastics Recycling Show.

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A colaboração entre a multinacional de soluções de embalagem alimentar e a líder em embalagens reutilizáveis para transporte resultou no desenvolvimento de caixas de armazém e outras soluções logísticas reutilizáveis, compostas até 50% por PolyAl reciclado e materiais provenientes de outros fluxos de reciclagem, sem recurso a plástico virgem. As novas embalagens prometem uma alternativa mais sustentável e económica às soluções convencionais, cumprindo exigentes padrões de durabilidade e desempenho.

Atualmente em fase de testes rigorosos, estas embalagens estão destinadas a substituir mais de 50 mil unidades utilizadas no centro global de distribuição de peças da Tetra Pak, localizado em Lund, na Suécia. Esta iniciativa integra-se na estratégia da empresa de incorporar materiais reciclados e sustentáveis nas suas operações.

Britta Wyss Bisang, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Estratégica da Schoeller Allibert, destaca o papel da inovação nos materiais para a construção de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e eficientes: “Para os nossos clientes, tornar as suas cadeias de abastecimento mais sustentáveis é uma prioridade e a inovação nos materiais é um dos principais fatores para o conseguir. Por isso, estamos a investir fortemente em novas formas de reduzir a utilização de plásticos virgens e a apostar em materiais reciclados como o PolyAl. Este projeto demonstra como soluções avançadas de reciclagem podem transformar resíduos em embalagens duradouras e reutilizáveis que promovem a logística circular e, consequentemente, a transição para uma economia circular.”.

“As embalagens assépticas são fundamentais para garantir o acesso a alimentos seguros e nutritivos. Na Tetra Pak, compreendemos a importância de considerar também o fim da vida útil das embalagens, mantendo os materiais valiosos em uso. Ao longo dos anos, temos vindo a explorar aplicações viáveis para o PolyAl reciclado e estamos satisfeitos por ver que a nossa colaboração com a Schoeller Allibert resultou num produto industrial robusto e competitivo. Continuaremos a trabalhar com recicladores de todo o mundo para desenvolver produtos comercialmente viáveis e expandir o seu mercado, ajudando assim a reduzir a utilização de plástico virgem e a avançar rumo a uma economia circular.”, explica Kinga Sieradzon, vice-presidente de Operações de Sustentabilidade da Tetra Pak.

Marie Sandin, diretora-geral da Tetra Pak Suécia, conclui: “Na fábrica da Tetra Pak em Lund, na Suécia, temos vindo a trabalhar há mais de um ano, de forma muito intensa, para incorporar materiais reciclados e sustentáveis em tudo o que fazemos. Por exemplo, já temos mobiliário interior e exterior feito de material PolyAl para os nossos funcionários. Com esta iniciativa, realizada em parceria com a Schoeller Allibert, o nosso objetivo era desenvolver uma caixa sustentável e económica, que proporcionasse um elevado desempenho. Os resultados são muito promissores para as nossas operações diárias: cada caixa é feita de aproximadamente 200 embalagens de cartão para bebidas recicladas”.

A Tetra Pak e a Schoeller Allibert estarão presentes no stand da Food & Beverage Carton Alliance na feira Plastics Recycling Show.

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Logística

Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

ESG

DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas

Ferramenta digital integrada no portal myDPD for Business reforça compromisso com a sustentabilidade e promove decisões logísticas mais ecológicas.

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A DPD Portugal acaba de lançar uma calculadora de carbono que permite aos seus clientes monitorizar, em tempo real, o impacto ambiental das encomendas. A nova funcionalidade está disponível na plataforma myDPD for Business e insere-se na estratégia de sustentabilidade da empresa, promovendo maior transparência e incentivando escolhas logísticas mais responsáveis.

A ferramenta fornece dados detalhados sobre as emissões de carbono associadas aos envios, recorrendo a filtros personalizáveis que consideram variáveis como o tipo de serviço, país de destino e meio de transporte. A metodologia adotada segue os critérios do GLEC Framework do Smart Freight Centre, assegurando a robustez e credibilidade dos dados.

Rui Nobre, diretor-geral de Operações da DPD Portugal, sublinha: “A sustentabilidade é um pilar essencial da nossa estratégia e a calculadora de carbono é mais um passo fundamental nesse compromisso. Queremos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e responsáveis. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso”.

E acrescenta: “Atualmente, a nossa aposta na eletrificação da frota e na utilização de biocombustíveis tem permitido evitar a emissão de cerca de 23 toneladas de CO2 por mês, contribuindo ativamente para um setor logístico mais sustentável”.

A DPD tem vindo a reforçar a sua pegada ecológica através da eletrificação da frota e da adoção de biocombustíveis. Atualmente, opera com 207 veículos elétricos em território nacional, evitando a emissão de cerca de 274 toneladas de CO₂ por ano. A transição para entregas 100% elétricas teve início em Lisboa (2021) e foi alargada ao Porto (2023), estando hoje implementada em 14 cidades portuguesas. Em paralelo, cerca de 32% da frota já opera com recurso a HVO, um biocombustível de baixo impacto ambiental.

Com esta nova ferramenta, a DPD Portugal dá mais um passo na concretização da sua política de neutralidade carbónica, alinhada com os objetivos da Geopost e validada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi).

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Logística

LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas

Empresa portuguesa finalista nos prémios europeus de referência no setor de transportes especiais, com projeto de elevada complexidade técnica entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

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tagsLASO

A LASO Transportes é finalista dos ESTA Awards 2025 na categoria “Transportes > 120 toneladas”. Esta distinção nos prémios europeus do setor de transportes especiais e elevação, resulta de um projeto de transporte excecional realizado em agosto de 2024, envolvendo o deslocamento de duas pontes metálicas, cada uma com 80 toneladas, entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

Este transporte especial destacou-se pela sua complexidade técnica e logística, recorrendo a um comboio rodoviário com 73,71 metros de comprimento. As estruturas metálicas transportadas tinham 51,5 metros de comprimento, 4,7 metros de largura e 4,65 metros de altura. A operação exigiu dois meses de planeamento minucioso, incluindo estudos detalhados de rota e o desenvolvimento de sistemas de amarração personalizados.

Executado durante a noite, com velocidade controlada de 20 km/h, o transporte contou com escolta policial e seis viaturas-piloto, garantindo elevados padrões de segurança. A operação utilizou equipamentos especializados como o Tower Adapter e o Selfloader, reforçando a capacidade técnica da equipa da LASO.

“Estar entre os finalistas na categoria > 120 toneladas comprova a nossa capacidade com projetos complexos. Foi uma operação onde cada milímetro contou”, sublinha o responsável pelo transporte.

A entrega dos ESTA Awards está marcada para 10 de abril, em Munique, na Alemanha. A presença da LASO na shortlist destes prémios consolida o posicionamento da empresa como líder ibérica no segmento de transportes especiais e de grande tonelagem.

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