Criação de empresas tecnológicas em Portugal bate recorde
O surgimento de novas tecnológicas em Portugal ultrapassou pela primeira vez a fasquia das mil constituições num período de um ano

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
O surgimento de novas empresas tecnológicas em Portugal ultrapassou pela primeira vez a fasquia das mil constituições num período de um ano. A média de volume de negócio gerados pelas empresas do setor tecnológico é de 606 mil euros.
O número de nascimentos de empresas ligadas no setor da tecnologia quase que duplicou na última década no País, revela a análise levada a cabo pela Informa D&B para a Microsoft. O valor passou das 565 novas tecnológicas criadas em 2007 para as 1032 surgidas entre abril de 2017 e março deste ano, ultrapassando pela primeira vez a barreira das mil. As atividades com maior incidência em termos de nascimentos foram as de Consultoria Informática e de Programação Informática com, respetivamente, 401 e 358 novas empresas criadas, representando 39% e 35% do total das empresas tecnológicas criadas os últimos 12 meses.
Até ao final do primeiro trimestre de 2017, estavam registadas 7020 empresas tecnológicas (embora nem todas tenham de facto atividade comercial), que representam 1,8% do total de todas as empresas em atividade em Portugal.
A grande maioria das empresas nesta área são organizações jovens (entre 1 e 5 anos) e adultas (6 a 19 anos). “Já quase 3% de todas as empresas com menos de cinco anos em Portugal são do setor tecnológico”, realça Teresa Cardoso de Menezes, diretora-geral da Informa D&B.
Em 2015, as 2270 empresas jovens registadas na área de tecnologia faturaram em conjunto 501 milhões de euros, enquanto as 2016 consideradas adultas apresentaram um volume de negócio agregado de 1877 milhões de euros.
O conjunto total das tecnológicas faturou em 2015 mais de 3,2 mil milhões de euros, empregando quase 44 mil pessoas. Nesse ano, estavam registadas e com atividade comercial 5318 empresas.
Ainda assim, a média de volume de negócio das empresas do setor tecnológico (606 mil euros) é ainda inferior à do universo empresarial em geral (988 mil euros).