Mais de mil produtores e retalhistas já aderiram à plataforma da GS1 que rastreia e sincroniza produtos
A Sync PT, plataforma lançada pela GS1 Portugal, acumula em três anos mais de 138 mil artigos registados, de 1011 empresas

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Sync PT, plataforma lançada em 2014 pela GS1 Portugal para rastreio e sincronização dos produtos ao longo da cadeia de valor, disponibilizando os dados às empresas, alcançou em três anos mais de 138 mil artigos registados, de 1011 empresas.
Lançada em 2014 pela entidade que introduziu o código de barras em Portugal para fazer face à exigência de “informação relevante e de qualidade ao consumidor”, nos canais de venda online e mobile, imposta pelo regulamento europeu 1169/2011/EU, a Sync PT funciona como um catálogo digital. Destina-se a servir a gestão interna das empresas através da partilha de informação entre os vários parceiros de negócios, sendo que, além das empresas portuguesas, a ferramenta apresenta ligação e sincronização em tempo real com portais idênticos de todo o mundo.
A plataforma foi sendo desenvolvida de forma colaborativa entre produtores, retalhistas e respetivas associações (APED, FIPA e Centromarca). Três anos após a sua chegada ao mercado, são já mais de mil as empresas aderentes, entre elas as retalhistas Auchan, Dia, El Corte Inglês, Intermarché, Makro, Recheio, Sonae, Uniarme e os fabricantes Danone, Frutas Patrícia Pilar, Nestlé, Nobre, Reckitt Benckiser, Pepsico, Unicer ou Unilever.
“A entrada em vigor do 1169/2011/UE no final de 2014 foi o corolário de um progressivo empowerment do consumidor. Na base do diploma esteve a pretensão do legislador de que o consumidor, no ato da compra, tivesse acesso a toda a informação relevante sobre o produto ou serviço, tanto no ponto de venda físico como em catálogos digitais. Nesse sentido, a eficácia da nossa solução advém da fiabilidade das fichas de produto, cujos dados são inseridos apenas pelos fabricantes, mas estão acessíveis a todos os agentes na cadeia de valor, incluindo o consumidor. Entre os cerca de 80 atributos, estão os 12 obrigatórios identificados pelo regulamento – dados nutricionais, lista de ingredientes, validade, condições de conservação e utilização, entre outros”, esclarece em comunicado João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal.