Portugueses preferem gasolineiras de marca às “low cost”
Mais de metade dos portugueses (51%) diz só recorrer a postos de combustível de marca para abastecer os seus veículos

Ana Catarina Monteiro
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Mais de metade dos portugueses (51%) diz só recorrer a postos de combustível de marca para abastecer os seus veículos. Apenas 12% admite recorrer preferencialmente a gasolineiras “low cost”.
A Nova IMS (Information Management School) e a Qdata – Recolha e Tratamento de Dados levaram a cabo durante o passado mês de março, um inquérito sobre os hábitos de consumo dos portugueses no que respeita ao combustível. As conclusões mostram que 45% dos portugueses se desloca entre uma a duas vezes por mês a postos de gasolina, e que 43% gasta em média entre 20 a 40 euros por abastecimento.
A maioria dos automobilistas lusos prefere as gasolineiras de marca face às “low cost”. As características que mais valorizam no momento de escolher um combustível aditivado são a possibilidade de ter mais quilómetros por depósito (41%), a oferta de descontos (38%), a limpeza do motor (36%) e a confiança que depositam na marca (29%).
As preocupações com a “saúde” da viatura que incluem, por exemplo, revisões periódicas ao estado geral do veículo são apontadas por 95% dos inquiridos como prioritárias, quando se fala nos aspetos que consideram ter mais influência no rendimento de um motor. Em segundo lugar surge a sujidade do motor, apontada por 85% dos entrevistados, seguida pelo tipo de combustível utilizado na viatura, identificado por 78% dos inquiridos.