Eurodeputados propõem fim de prazos de validade para reduzir desperdício alimentar
A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu propôs, como forma de combater o desperdício alimentar, que se estudasse os benefícios de eliminar a data de validade de alguns bens, […]
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento Europeu propôs, como forma de combater o desperdício alimentar, que se estudasse os benefícios de eliminar a data de validade de alguns bens, quando não estiver em causa a saúde pública ou o meio ambiente.
A Comissão pediu ao executivo da União Europeia para avaliar os potenciais benefícios de remover algumas das datas de produtos, advertendo para que não deve haver “risco para a saúde pública ou meio ambiente”, de acordo com a revista Inforetail.
Os eurodeputados defendem que as autoridades nacionais e outras entidades devem educar os consumidores para uma melhor compreensão das datas de validade dos produtos e da melhor forma de consumo de cada alimento, além de promoverem o esclarecimento sobre a utilidade dos alimentos ultrapassado o prazo.
Estas medidas fazem parte de uma proposta deixada na mesa da Comissão Europeia pelos deputados, cujo objetivo é reduzir para metade, até 2030, as atuais 88 milhões de toneladas de alimentos deitados ao lixo pelos países da EU, o que representa 173 quilos per capita por ano.
A sessão em que o parlamento decidirá as medidas está marcada para meados de maio. Outras medidas prpostas sõ o aumento das doações através de isenções fiscais no IVA.