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Alimentação e Bebidas

Makro apresenta nova plataforma de entregas e serviço de transporte

A inauguração oficial da nova plataforma de serviços de entregas para a região do Porto da Marko dá-se na próxima quinta-feira (9 de março)

Ana Catarina Monteiro
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Makro apresenta nova plataforma de entregas e serviço de transporte

A inauguração oficial da nova plataforma de serviços de entregas para a região do Porto da Marko dá-se na próxima quinta-feira (9 de março)

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A inauguração oficial da nova plataforma de serviços de entregas para a região do Porto da Marko dá-se na próxima quinta-feira (9 de março).

Localizada na loja Makro de Matosinhos, a nova plataforma conta com uma área de 1000 metros quadrados (m2), dos quais 700 m2 dizem respeito a espaço de temperatura controlada, e quatro cais de carga com área refrigerada.

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Durante a inauguração, os responsáveis da cadeia grossista do grupo Metro, focada no canal Horeca, vão dar a conhecer o serviço de transporte Makro Go, para os clientes que se deslocam à loja e preferem recebê-los num local e data indicados.

A Makro visa assim consolidar a operação de entregas das lojas de Vila Nova de Gaia e Matosinhos e otimizar rotas para uma entrega mais eficiente.

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Centro Comercial Fonte Nova faz 40 anos e assinala data com evento especial

O Centro Comercial Fonte Nova celebra 40 anos e para assinalar esta data tão especial, será realizada uma festa, de entrada livre, no dia 8 de março, com início pelas 17 horas.

A Praça Central será o grande palco desta celebração, onde os visitantes poderão assistir a um concerto da artista Marisa Liz. Após esta atuação, o evento continuará a surpreender com um espetáculo de acrobatas aéreos e de um DJ. Pelo centro, uma animadora irá distribuir bombons, outra encantará os visitantes com a sua saia inovadora, especialmente desenhada para servir flutes de champanhe, sublinha a organização em comunicado.

O momento dos parabéns será assinalado com o lançamento de confettis e um cocktail simbólico, e para eternizar este marco, os convidados terão a oportunidade de registar o momento através de uma fotografia num photowall disponível no centro.

“De geração em geração, 40 anos a fazer história”, é o claim desta comemoração, que reforça o papel do Fonte Nova como um centro comercial de referência, que acompanhou diferentes gerações e soube evoluir ao longo do tempo, mantendo-se um ponto de encontro privilegiado para famílias, amigos e visitantes.

“Estes 40 anos são muito mais do que uma simples celebração, representam o compromisso contínuo do Fonte Nova com os seus visitantes e lojistas. Temos orgulho em ser um centro comercial de proximidade, que cresceu lado a lado com as famílias, mantendo um espírito acolhedor e genuíno. Este evento é a nossa forma de agradecer a todos os que fizeram e fazem parte desta história, ajudando-nos a manter vivo o espírito que tanto caracteriza o Centro Comercial Fonte Nova”, afirma Helda Silva, diretora do Centro Comercial Fonte Nova há 27 anos.

Com uma localização privilegiada em Benfica, o Centro Comercial Fonte Nova abriu portas em 1985 e rapidamente se tornou um espaço de referência na zona, conjugando comércio, lazer e conveniência num ambiente acolhedor. Ao longo das décadas, soube adaptar-se às novas tendências do retalho e às necessidades do público, mantendo um forte vínculo com a comunidade local.

Para tornar esta data ainda mais especial, o Fonte Nova conta com Ana Rita Clara como embaixadora do centro para 2025. “Foi com muito entusiasmo que recebi o convite do Centro Comercial Fonte Nova para ser embaixadora neste ano tão especial. O Fonte Nova é um espaço icónico na história de Lisboa, distinguindo-se pelos valores que também partilho – a preservação das tradições, o olhar para o futuro e a criação de um ambiente familiar e acolhedor para todos.” afirma Ana Rita Clara, apresentadora, atriz, ativista e diretora adjunta V+.

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Retalho

Taco Bell chega à Covilhã

A marca detida pelo Grupo Ibersol inaugurou um restaurante no Serra Shopping.

Com esta abertura na Covilhã, a Taco Bell passa a contar com um total de 27 restaurantes em Portugal, dos quais nove na Grande Lisboa, sete no Grande Porto, três no Algarve, dois em Braga, contando ainda com a presença com um restaurante nas cidades de Vila Real, Aveiro, Coimbra, Funchal, Ponta Delgada e agora a Covilhã.

Desde que abriu o seu primeiro restaurante em Portugal no final de 2019, a marca de restaurantes de serviço rápido inspirada na cozinha mexicana “tem vindo a crescer em número de restaurantes” e ” já emprega um total de mais 350 colaboradores” em Portugal, destaca.

“Esta abertura na Covilhã vem responder à grande aceitação da Taco Bell pelos portugueses, que cada vez mais escolhem a marca e vem reforçar a vontade que temos de levar a marca a todo o país”, afirma João Falcão, diretor de Marketing do Grupo Ibersol.

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The Navigator Company

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Não Alimentar

2024 foi o segundo melhor ano de sempre em vendas para a Navigator

O EBITDA, com 547 milhões de euros (+9% face a 2023), e o resultado líquido, com 287 milhões de euros (+4%), atingiram o segundo maior valor de sempre

A The Navigator Company encerrou 2024 com um crescimento de 7% no volume de negócios, que ascendeu a 2.088 milhões de euros. Também o EBITDA, com 547 milhões de euros (+9% face a 2023), e o resultado líquido, com 287 milhões de euros (+4%), atingiram o segundo maior valor de sempre.

Este posicionamento foi alcançado nos três indicadores, mesmo sem incluir o impacto das duas recentes aquisições na área de Tissue, em Espanha e no Reino Unido, informa a empresa num comunicado, onde refere ainda o facto dos resultados terem sido alcançados num ano “marcado por um contexto macroeconómico e geopolítico adverso e muito desafiante, com grande volatilidade nos mercados internacionais – financeiros, energéticos, logísticos e de matérias-primas”.

De referir que a The Navigator Company iniciou em 2024, a produção e comercialização de embalagens de celulose moldada, enquanto no Raiz, laboratório de I&D detido maioritariamente pela empresa, continuam a ser desenvolvidos novos bioprodutos de base florestal e biomateriais, aprofundando oportunidades de negócio no domínio da bioeconomia.

Como consequência destes resultados, e com o objetivo de premiar os seus colaboradores, a The Navigator Company atribuiu um prémio no valor de 19 milhões de euros, dos quais três milhões de euros foram pagos antecipadamente no final do ano passado. “A performance alcançada pela empresa tem também um impacto nos salários, na medida em que os colaboradores, além do aumento geral, irão beneficiar de uma percentagem do resultado exclusivamente para progressões e promoções de carreira, o que se traduzirá num aumento médio final de cerca de 5,8%”, acrescenta.

O ano passado também se destacou pelo crescimento das vendas de papel de impressão e de embalagem que “aumentaram 8% face a 2023, enquanto o volume de venda em euros apresentou um crescimento de 3%”; pelo crescimento das marcas de fábrica que “representaram cerca de 80% das vendas anuais, acima da média de cerca de 70%, registada entre 2018 e 2024”; pela quota de produtos premium que se manteve elevada, “fixando-se em cerca de 60%”. “Estes dois indicadores correspondem igualmente à segunda melhor marca registada na história da empresa”, assinala a Navigator no comunicado.

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Retalho

Kiabi bate recorde de vendas em 2024

A Kiabi encerrou 2024 com vendas globais de 2,3 mil milhões de euros, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior e consolidando a sua posição como uma das principais marcas de moda mundiais.

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tagsKiabi

Patrick Stassi, CEO da Kiabi, sublinha em comunicado que estes resultados refletem “um ano histórico”. 2024 foi um marco na trajetória da empresa, com valores recorde de vendas e rentabilidade. Este sucesso reforça a ambição e o compromisso com a Visão 2035, alinhada com a sustentabilidade e a simplicidade, promovendo um consumo mais responsável, reforça a empresa.

Atualmente, a Kiabi está presente em 33 países, depois de ter acrescentado seis novos mercados ao seu portefólio em 2024, e com 640 pontos de contacto. A sua base de clientes supera os 24 milhões a nível global, consolidando a sua posição como uma marca de referência na moda para toda a família.

Em 2025, a Kiabi prevê a abertura de 15 novas lojas em Espanha, Portugal, Itália e Bélgica, e outros 15 estabelecimentos em diferentes países, no âmbito do modelo de franchising internacional. Uma das primeiras aberturas será na Suíça, onde a empresa abrirá a sua primeira loja em 2025.

Aposta na tecnologia e na inteligência artificial

A Kiabi  sublinha em comunicado que está a impulsionar a inovação tecnológica com o lançamento de um programa de software baseado em inteligência artificial em 2025.

Nesta linha, a Kiabi lançará uma nova aplicação móvel em março de 2025, que oferecerá uma experiência de compra mais fluida e reforçará a ligação com os seus clientes, com funcionalidades como a digitalização de produtos e a integração otimizada entre as lojas físicas e online.

KIABI Village: sede mundial e espaço de vida para os clientes

KIABI Village é a nova sede global da Kiabi em Lezennes e foi inaugurada no segundo semestre de 2024. Este espaço reflete a essência da marca, concebido para facilitar a vida familiar e reinventar o futuro das compras.

Incorporada na Kiabi Village está a maior loja da Kiabi, com 3.000 m², concebida como um laboratório que oferece uma imersão total no mundo Kiabi, com áreas de moda, casa, lazer e serviços inovadores. Para além das vendas, a loja conta com iniciativas como Beebs by Kiabi e Kiabi Home, transformando cada visita numa experiência única.

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Exportação

Lisbon Food Affair: organização destaca crescimento notável

Organização sublinha crescimento de 16% no volume de visitantes profissionais em relação à edição anterior. A próxima edição da Lisbon Food Affair já tem data marcada para 9, 10 e 11 de Fevereiro de 2026.

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tagsLFA

A organização da Lisbon Food Affair sublinha em comunicado que a edição deste ano superou as expectativas, “consolidando-se como um evento essencial para o sector alimentar”.

Durante três dias a FIL, no Parque das Nações em Lisboa, foi palco networking, inovação e oportunidades de negócio.

Cristina Rodrigues, executive manager da Gresilva, referiu à organização que “a LFA revelou-se uma agradável surpresa, sobretudo pela qualidade dos visitantes, permitindo-nos focar apenas em oportunidades de negócio realmente relevantes. Tem sido uma experiência excelente”.

A organização da LFA sublinha em comunicado que a feira cresceu e, embora não avance com dados finais do número de participantes, refere que houve um aumento do número de empresas expositoras, que cresceu “66%, mas também no incremento de 16% no volume de visitantes profissionais em relação à edição anterior, entre os quais decisores de grupos empresariais de referência”.

Segundo Marina Calheiros, gestora do evento, “a Lisbon Food Affair cumpriu plenamente o seu objectivo, registando um crescimento notável. Este sucesso deve-se, em grande parte, ao envolvimento dos nossos parceiros e expositores, que tornaram o evento um ponto de encontro de alto valor para toda a fileira alimentar”.

Fe Martínez Sáiz, da OrencioHoyo, uma das empresas integradas na participação da Extremadura Avante, Espanha, reforçou, também à organização do evento, o impacto positivo do evento: “A feira está a ser um sucesso absoluto. Estabelecemos numerosos contactos de negócio efetivos e a nossa participação tem sido altamente produtiva”.

António Bota, da Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que apresentou as Carnes do Montado, sublinhou a importância estratégica da feira: “A procura pelos nossos produtos tem sido bastante significativa. A LFA permitiu-nos demonstrar a qualidade do que oferecemos e preparar o caminho para futuros negócios”.

A LFA sublinha ainda a importância do programa Hosted Buyers que registou mais de 300 reuniões B2B, onde foram criadas múltiplas oportunidades de negócio que vão impulsionar a internacionalização das empresas participantes.

A próxima edição da Lisbon Food Affair já tem data marcada de 9 a 11 de Fevereiro de 2026.

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Análise

Faturação das empresas de trabalho temporário cresceu 5% em 2024

A faturação das empresas de Trabalho Temporário em Portugal cresceu atingindo um valor de 1,975 milhões de euros.

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A faturação das empresas de Trabalho Temporário em Portugal cresceu 5% em 2024, atingindo um valor de 1,975 milhões de euros. Os dados são avançados pela Informa D&B.

Este valor segue-se ao período entre 2020 e 2023 em que o crescimento da faturação destas empresas cresceu 60%, num contexto macroeconómico favorável após a pandemia, marcado pelo aumento da atividade empresarial e do turismo.

No mesmo período (2020/2023), o número de desempregados em Portugal tem registado uma tendência decrescente nos últimos anos, tendo diminuído para perto de 20 mil pessoas.

O número de empresas autorizadas a exercer atividade no setor de trabalho temporário em Portugal era de 240 em dezembro de 2024, menos 4% do registado no final do exercício anterior. Os trabalhadores das empresas de trabalho temporário (incluindo os cedidos) atingiu a 106 155 em 2023, o que representa um crescimento de 8,3% face aos 98 027 do período homólogo anterior.

O setor caracteriza-se por uma elevada concentração, com as cinco principais empresas em termos de faturação a deterem, em 2023, uma quota de mercado conjunta de 31%, que se eleva a 42% quando consideradas as dez principais.

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Não Alimentar

UHU e APAV lançam campanha para promover cultura de respeito nas relações

A UHU, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), lança uma campanha digital de sensibilização no Dia dos Namorados, com o mote “Fixa: Amor é isto”.

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A iniciativa visa promover uma reflexão sobre o que é verdadeiramente aceitável nas relações de namoro, destacando a importância do respeito mútuo, consentimento e igualdade.

Segundo dados recentes do Estudo Nacional sobre Violência no Namoro da UMAR 2024, 68,1% dos jovens não consideram alguns comportamentos abusivos como violência, o que reflete uma normalização de atitudes nocivas. Além disso, 63% dos jovens revelaram já ter experienciado, na sua relação de namoro, pelo menos um tipo de vitimação, o que reforça a urgência de promover uma cultura de respeito e consentimento.

“Na UHU, acreditamos que as marcas têm a responsabilidade de humanizar temas cruciais como a violência no namoro. Este é um assunto que nos toca profundamente, e a educação e sensibilização são fundamentais para promover uma cultura de respeito e segurança. Estamos particularmente empenhados nesta campanha, pois é essencial refletirmos sobre o que é aceitável nas relações e garantir que o amor seja vivido com respeito, consentimento e empatia. Esta é uma área que nos preocupa, mas também atuamos em diversas outras causas, sempre com o compromisso de contribuir para um futuro mais consciente, igualitário e responsável”, afirma Inês Teixeira, marketing manager da UHU Portugal.

Com um racional positivo, a campanha visa transmitir uma mensagem otimista, dirigida não só aos jovens, mas também aos adultos, sublinhando a importância de construir relações fundamentadas no respeito mútuo.

A campanha foi desenvolvida pela agência ATtrevia, responsável pela estratégia e gestão de redes sociais da UHU em Portugal.

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Bebidas

Tejo a Copo mostra vinhos da região a 8 de março e 11 de outubro

A mostra de vinhos Tejo a Copo já tem datas para este ano e mantêm-se as duas edições e localizações de 2024. Assim, no sábado, dia 8 de março, é a vez de acontecer em Santarém, e em Tomar, o evento tem lugar a 11 de outubro. Nos dois casos, com portas abertas das 15h00 às 20h30.

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Promovido pela Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo e a caminho da sétima edição, o Tejo a Copo conta com o apoio dos dois municípios e de entidades como Borrego Leonor & Irmão S.A, CA Seguros e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, na edição de Santarém. Em jeito de spin-off do Tejo a Copo, a CVR Tejo tem já na agenda um evento em Lisboa: Tejo n’A Praça, a 10 de maio.

O Tejo a Copo em Santarém volta a ter palco no emblemático edifício do Convento de São Francisco. A edição deste ano volta soma mais dois produtores. Dos 28 agentes económicos presentes, quatro são em estreia absoluta: Adega Casal Martins, Adega da Gaveta, Adega de Almeirim, Adega do Cartaxo, Casa Cadaval, Casa Paciência, Casal da Coelheira, Casal das Freiras, Condado Portucalense (estreia), Escaravelho Wines, Falua, Fiuza, Lindeborg Wines (estreia), Ode Winery, Quinta da Alorna, Quinta da Atela, Quinta da Badula, Quinta da Lagoalva, Quinta da Lapa, Quinta da Ribeirinha, Quinta do Casal Branco, Quinta do Casal Monteiro, Quinta do Sampayo, Quinta dos Penegrais (estreia), Rui Reguinga (estreia), Santos & Seixo, SIVAC e Zé da Leonor.

Para além da prova livre, feita, em exclusivo com copo do evento, regressam as provas comentadas pelo sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo Rodolfo Tristão.

O Tejo a Copo 2025 mantém a lógica introduzida no ano passado, com horário alargado e a manhã a ser de acesso exclusivo a profissionais do setor. Entre as 11h00 e as 13h00, o Convento de São Francisco vai estar reservado a produtores de vinho da região, a representantes de restaurantes, garrafeiras, lojas de vinhos e media. Neste horário, a entrada é feita mediante acreditação, conseguida por convite.
Entre as 15h00 e as 20h30 as portas abrem-se ao público. A entrada no Tejo a Copo 2024 é livre, mas o acesso à degustação dos vinhos implica a compra do copo do evento.

O investimento em Vinhos do Tejo vai poder também ser feito através da compra de vinhos na “loja” do Tejo a Copo. Assegurada pela Rota dos Vinhos do Tejo, vai ter dois vinhos de cada produtor, à venda por preços especiais e portes de envio gratuitos, quando para Portugal Continental e na compra de 6 ou mais garrafas.
Os petiscos vão estar a cargo do chefe Rui Lima Santos, proprietário do Deselegante, restaurante que abriu em 2024 em Santarém. A animação musical também está garantida, com a atuação da banda The Singles e o DJ Fernandinho, ao vivo.

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Retalho

Intermarché lança campanha “Juntos Vivemos Felizes Para Sempre”

O Intermarché tem uma nova campanha de comunicação com o nome “Juntos Vivemos Felizes Para Sempre”, que traduz o compromisso da marca em estar presente nos momentos mais importantes da vida dos consumidores.

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A campanha, com criatividade da Havas e produção da More Maria, reforça os valores fundamentais do Intermarché: proximidade, qualidade e autenticidade. A marca, já reconhecida pela sua ligação às comunidades locais, aposta agora numa abordagem emocional, posicionando-se como o parceiro ideal para todas as ocasiões.

“Com esta campanha, queremos consolidar o Intermarché como a escolha natural dos consumidores, não apenas pelo preço, mas pela qualidade e pela relação de proximidade que cultivamos há décadas. ‘Juntos Vivemos Felizes Para Sempre’ é mais do que um slogan – é a promessa de que estaremos ao lado dos nossos clientes em todos os momentos importantes da sua vida”, destaca Mário Costa, diretor geral do Intermarché.

A história do filme retrata um momento especial e inesquecível: a preparação de uma festa de família, onde os produtos frescos do Intermarché assumem um papel de destaque. Entre risos, partilhas e surpresas, a narrativa transmite uma mensagem simples, mas poderosa – a vida é feita de momentos felizes e o Intermarché quer estar ao lado dos consumidores em cada um deles criando uma relação feliz e duradoura.

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Cecília Carlos (à direita) recebeu a distinção

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Salsicharia da Gardunha recebe Menção Honrosa no Prémio Nacional de Agricultura 2024

Na cerimónia de encerramento, a empresa recebeu com orgulho a Menção Honrosa na categoria de Inovação de Produto pelo seu projeto inovador OH!SNACK.

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A Salsicharia da Gardunha foi uma das cinco nomeadas ao Prémio Inovação de Produto na 13ª edição do Prémio Nacional de Agricultura 2024. Na cerimónia de encerramento, realizada no dia 12 de fevereiro de 2025, a empresa recebeu com orgulho a Menção Honrosa na categoria de Inovação de Produto pelo seu projeto inovador OH!SNACK.

A distinção recebida no Prémio Nacional de Agricultura 2024, promovido O BPI e a Medialivre, com o Patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC, reconhece a inovação e o compromisso da Salsicharia da Gardunha com a excelência na indústria alimentar.

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