Paulo Raposo, country manager Mastercard Portugal
Mastercard: “Antecipamos mais mudanças nos próximos 5 anos que nos últimos 50”
“Acredito que, ao desmaterializar o pagamento para formatos digitais, damos um passo sólido para que o acto de pagamento das compras como hoje o conhecemos se altere”
Ana Catarina Monteiro
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Três perguntas a… Paulo Raposo, country manager Mastercard Portugal
1. A Amazon estreou um formato de loja em que não existe caixas de pagamento, com tecnologia que rastreia as ações dos clientes, sendo que o valor das compras efetuadas é automaticamente debitado nas suas contas. Prevê que em 2017 dá-se o princípio do fim das caixas de pagamento nas lojas ou as tendências ao nível das soluções de pagamento estão mais relacionadas com a adoção de outras tecnologias, como os pagamentos biométricos, ou as bitcoin, por exemplo?
Acredito que, ao desmaterializar o pagamento para formatos digitais, damos um passo sólido para que o acto de pagamento das compras como hoje o conhecemos se altere. É possível entrar numa loja e, com a utilização de outras tecnologias, recolher os produtos desejados e sair da loja sem passar por uma “caixa”, não sem antes efectuar o pagamento. Além de assistirmos na Mastercard ao aumento dos locais em que é possível utilizar cartões contactless, cujos dados demonstram que a solução já faz parte da rotina dos portugueses e dos europeus, a adoção dos pagamentos digitais poderá representar entre 20% a 30% dos pagamentos dos consumidores em 2020. Outro dado interessante, para Portugal, é a penetração móvel que é de 37%, com 44% de smartphones.
Estamos no meio da quarta revolução industrial e as indústrias como um todo estão a fazer a transição para o digital. As pessoas estão a deixar o offline e o mundo desconectado. Hoje, tudo e todos estamos conectados e esta conectividade está a transformar a forma como os consumidores interagem entre si e também nas expectativas que as experiências de compra proporcionam, sobretudo no momento da transação. Esta mudança é também a mudança nos pagamentos e, ao nível das formas de pagamento, antecipamos mais mudanças nos próximos cinco anos do que as que aconteceram nos últimos 50 anos.
2. Quais são, na sua opinião, os desafios para a democratização dos pagamentos biométricos?
A democratização é, apenas, uma questão de tempo. A Mastercard já está a implementar o Mastercard Identity Check, um serviço que representa a inovação mais recente ao nível da validação de pagamentos através de dados biométricos. O Mastercard Identity Check permite que os pagamentos, sobretudo através do online, sejam mais seguros e mais fáceis do que nunca e vai substituir, gradual e rapidamente, os protocolos de segurança atuais, com tecnologia que comprova a identidade do consumidor, através da impressão digital ou do reconhecimento facial, sem necessidade de memorizar senhas. Tudo, com recurso ao smartphone e de uma forma simples e intuitiva, e permite que o utilizador seja ele próprio a preservar a sua identificação e a sua própria segurança, uma vez que o Mastercard Identity Check faz a verificação da identidade a 100%.
Em Portugal, 40% dos inquiridos no estudo realizado pela Mastercard referiram estar receptivos à validação biométrica do pagamento, em alternativa ao tradicional PIN. Destes, 67% dizem preferir a impressão digital, sobretudo por tornar o pagamento mais rápido.
3. Os eshoppers preferem cada vez mais comprar online pela via dos dispositivos móveis. Pode o mobile tornar-se o canal de compra online preferido dos consumidores este ano?
Acredito que a preferência pelo smartphone se sobreponha a ao tradicional desktop ou computador, mas acredito igualmente no advento de outros dispositivos dedicados ao comércio como sejam relógios digitais e outros disponitivos “wearables” ou mesmo o automóvel que conduzimos ou o frigorífico que temos em casa (internet das coisas). Neste domínio, destaco a Masterpass com um dos exemplos de como a Mastercard procura estar na dianteira da inovação no mercado de pagamentos digitais. Esta plataforma digital proporciona aos consumidores uma experiência de compra mais rica e simples, permitindo-lhes fazer pagamentos a partir de qualquer aparelho, como um telemóvel, um tablet um PC ou uma televisão inteligente, de forma rápida e segura, sem necessidade de introduzir códigos.
Aliás, a Masterpass é a única solução com a marca do emissor que possibilita transações comerciais multicanal e em diversos dispositivos. Com a Masterpass os emissores podem adicionar funcionalidades de pagamento e melhorar a oferta, incluindo aplicações de mobile banking. Além disso, podem integrar serviços próprios, diferenciando as suas soluções de outras opções de pagamentos digitais no mercado.
Por outro lado, a Mastercard já estabeleceu parecerias muito importantes com a Apple, com a Samsung e com a Google, para citar apenas estas, e que pretendem contribuir para que os utilizadores de smartphones consigam tirar o maior partido possível dos seus equipamentos, também ao nível da experiência de compra e, sobretudo, para que possa usufruir de uma boa experiência no momento de pagar. E isso é muito importante para os comerciantes porque pode representar um aumento significativo das suas vendas.