Lidl ausculta consumidores sobre Natal. Para as mulheres a época é de stress
O Lidl confiou à consultora Nielsen um estudo onde são analisadas as dinâmicas dos consumidores associadas à quadra natalícia. A análise abrange 25 países da Europa, incluindo Portugal, e os Estados Unidos, com uma amostra de 20 800 indivíduos, com idades entre os 18 e os 65 anos

Ana Catarina Monteiro
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
O Lidl confiou à consultora Nielsen um estudo onde são analisadas as dinâmicas dos consumidores associadas à quadra natalícia. A análise abrange 25 países da Europa, incluindo Portugal, e os Estados Unidos, com uma amostra de 20 800 indivíduos, com idades entre os 18 e os 65 anos.
A retalhista alemã com atividade em 30 países quis compreender como é que os clientes celebram o Natal. O que é importante, o que lhes causa stress e em que aspetos desta quadra as pessoas desejam ter mais ajuda foram algumas das respostas que a empresa quis obter.
O inquérito veio confirmar que a preparação e o planeamento das festividades natalícias estão maioritariamente nas mãos das mulheres. 66% das mulheres inquiridas disse que são as mesmas quem organiza os festejos. 75% das mulheres compra os presentes e um total de 78% das mulheres são responsáveis pelas decorações de Natal.
O que explica por que sentem mais stress relacionado com as festas que os seus parceiros homens. 46% das mulheres contra 37% dos homens responderam “sim” face à pergunta “O Natal significa stress para si?”.
“As mulheres sobrecarregam-se quase sempre voluntariamente com mais stress para assegurar que a festa se mantém uma memória feliz na mente de todos. Mas isto também significa que as mulheres sentem um fardo mais pesado durante as semanas pré-Natal”, explica em comunicado a retalhista.
Ainda assim, o nível de “stress natalício” sentido pelas consumidoras varia de região para região. No sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália), as preparações do Natal causam mais stress em Espanha. As mulheres italianas e portuguesas não estão dispostas a ceder a sua responsabilidade na organização dos festejos, mas cerca de 50% das mulheres espanholas e italianas gostaria de um pouco mais de ajuda na preparação do Natal. Além disso, 60% das mulheres do sul da Europa acha tentador celebrar o Natal de forma diferente.
Na Europa central, os preparativos de Natal causam mais stress aos holandeses (55%). Esta fonte de stress é acompanhada na Áustria e na Suíça pela pressão de agradar a família e organizar os presentes. Em países como Alemanha, Reino Unido, a Áustria e a Irlanda, o nível de stress acumulado entre as mulheres nas preparações para a quadra natalícia é cerca de 55% superior à média internacional (43%).
A época pré-Natal é também encarada como muito extenuante na Suécia, na Dinamarca e na Finlândia (com um nível médio de 53%), na República Checa (com 67%) e na Eslováquia (com 59%). No sudeste europeu, as mulheres mostram-se mais tranquilas em relação às preparações para o Natal: 28% descreve o período pré-Natal como stressante.
As consumidoras dos Estados Unidos e do Reino Unido são as que manifestam mais o desejo de um Natal “mais relaxado”, vontade exprimida por cerca de 68% delas, 10% acima da média. Contudo, apenas as mulheres dos EUA querem de facto mais assistência nesta época. Várias inquiridas nestes dois países sentem-se stressadas pelos encargos adicionais associados ao Natal.