Casa de Santar tinto 2013 é o primeiro vinho classificado como “Nobre”
Pela primeira vez, um vinho reuniu os requisitos necessários, estabelecidos pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, para ser considerado “Nobre”

Ana Catarina Monteiro
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
O vinho Casa de Santar tinto 2013 é o primeiro vinho a receber a designação “Nobre”.
O título criado na década de 1980 pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, para distinguir os vinhos de excelência produzidos na Região Demarcada do Dão que reúnam num mínimo de 90 do máximo de 100 pontos, foi atribuído pela primeira vez ao Casa de Santar tinto de 2013.
Concebido pela equipa de enologia chefiada por Osvaldo Amado, o néctar conjuga as castas Touriga Nacional (50%), Alfrocheiro (20%), Aragonez (20%) e Jaen (10%). Foi elaborado com base na seleção das 15 melhores barricas de um total de 100, depois de um estágio de 18 meses.
O vinho foi apresentado esta quinta-feira no Salão Nobre da Pousada de Lisboa, a par do lançamento da gama direcionada para o segmento premium Vinha dos Amores, que se compõe pelos vinhos monocasta branco 2014 e tinto 2011. Com produção limitada a 3000 garrafas cada variedade, a gama chega ao mercado pelo valor de 24,90 euros por garrafa e estreia o “restyling” da marca.
A Casa de Santar, detida pelo grupo Global Wines, foi fundada em 1790 e agrega hoje mais de 100 hectares de vinha. A sua Adega tem uma capacidade de vinificação de cerca de um milhão de litros, e uma sala de barricas que comporta mais de 500 barricas. No mercado são vendidas todos os anos mais de 500 000 garrafas de vinhos desta casa.