Crédito: Frameit
Marcas arrancaram ativações de verão no Rock in Rio
O Rock in Rio representou para muitas marcas o arranque das ativações criativas concebidas para a época estival, tendo a particularidade de ser um dos eventos musicais, de cariz internacional, que atrai diversificados segmentos de público
Ana Catarina Monteiro
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
A rota dos festivais de verão em Portugal atrai público nacional e internacional e, consequentemente, dá às marcas uma oportunidade de se aproximarem dos consumidores ou darem-se a conhecer a potenciais novos clientes.
Um dos principais eventos musicais realizados no País é o Rock in Rio (RiR), que na edição deste ano, acolheu mais de 329 mil festivaleiros de vários países. Durante os cinco dias foram vendidos 145 mil litros de cerveja, 80 mil litros de água e 60 mil litros de cola nos bares oficiais do recinto, no parque da Bela Vista, em Lisboa, além dos 19 mil pacotes de batatas fritas. No entanto, a maior oportunidade para as marcas não está no aumento de vendas mas sim no impacto junto do público, proporcionando experiências que dinamizam o evento.
O HIPERSUPER foi conhecer junto das marcas que mais se destacaram no festival como preparam as ativações, sendo que muitas destas serão replicadas nos restantes eventos com o mesmo posicionamento, realizados ao longo da decorrente época estival.
Continente instala loja de conveniência
O Continente considera que o festival urbano se direciona, “tradicionalmente, para toda a família, com uma oferta musical transversal à sociedade”, pelo que a parceria entre as duas marcas foi o “casamento perfeito”, explica em entrevista fonte da cadeia de hipermercados. A insígnia de retalho alimentar entende que o seu público-alvo se dirige ao festival e investiu em várias ações para marcar presença no recinto.
Ainda antes do arranque dos concertos, a retalhista quis promover a compra dos bilhetes. “Isso foi conseguido através da reedição do Cartão Dá Rock, que facilitou o acesso ao festival através de descontos de até 50% em Cartão Continente na compra de bilhetes. Depois, tínhamos por objetivo criar experiências, se possível, memoráveis”.
O planeamento das ativações começou com um ano de antecedência, em colaboração com a organização do evento. Além de ter distribuído “centenas de brindes”, a marca instalou-se com três distintos espaços, ao longo da área. Instalou a loja Fácil&Bom na Brasil Street, com um posicionamento central, apostando na conveniência ao fornecer aos festivaleiros uma “nova gama de refeições bipartidas”. Noutra zona do recinto, saltava à vista o “ringue” do concurso de Karaoke, que a marca levou a cabo ainda antes do festival abrir portas, em plena Praça do Rossio, em Lisboa, e transportou depois para o evento. Esta atividade, “impactou 25 000 visitantes e premiou 300 pelo seu desempenho musical”. Num registo diferente, a área ‘corporate’ da cadeia ofereceu a “clientes, parceiros e colaboradores um espaço intimista, com uma vista privilegiada sobre o palco principal”. O volume de contatos diretos “ultrapassou claramente a 25 000 indivíduos”, assegura a mesma fonte.
Sem revelar números, a insígnia diz que o investimento foi “significativo”, mas que é “capitalizado na proximidade que conquistou junto do público”.
Samsung estreia mundialmente conteúdos de realidade virtual
A Samsung construiu o ‘stand’ Galaxy Adventure Park para marcar presença no Rock in Rio. Apostando no ecossistema de produtos Galaxy, a marca criou propositadamente para o evento experiências de realidade virtual e conteúdos em 360º, que podem agora ser aproveitados pela marca global em outros eventos musicais pelo mundo fora.
As principais ativações foram o ‘bungee-jumping’ VR (Virtual Reality), uma estreia mundial na qual simulou, através de realidade virtual e de uma estrutura montada para o efeito, um salto para um vulcão prestes a entrar em erupção. Além disso, levou os mais 5 000 visitantes do ‘adventure park’ numa viagem simulada, com cadeiras motorizadas, por uma montanha russa virtual e a Gear 360 Dome, também construída pela primeira vez no mundo, permitiu aos visitantes tirarem fotografias 360º num cenário de super-heróis, dando assim a conhecer a nova câmara que permite criar conteúdos para serem visualizados com os óculos de realidade virtual da marca.
“Estamos concentrados no futuro da marca e a geração ‘millenials’ é sem dúvida um segmento importante a impactar, sendo que este festival proporciona essa possibilidade. Para esta geração, a criação e partilha de conteúdo deixou de ser nova tendência e passou a fazer parte do seu comportamento natural no dia a dia e foi isso que nos inspirou”, destaca Cláudia Rodrigues, diretora de comunicação da Samsung Portugal.
Ao experimentar uma das ativações, os visitantes do espaço ganharam uma pulseira com um código, que podiam validar na loja da marca, também presente no recinto, na Rock Street, e ganhar um prémio. A empresa sorteou, por dia, um smartphone Galaxy S7 edge, um smartwatch Gear S2 e uns auscultadores Level On Wireless.
Este foi o primeiro ano que a marca se assumiu como patrocinadora oficial do evento. Para além da música, a marca de tecnologia aposta na divulgação nas áreas do desporto, moda e ‘cooking’. Este ano, a marca reforça a aposta na música, sendo que direciona perto de 10% do ‘budget’ local de marketing para esta área. “No entanto, para esta presença no festival, dado o seu âmbito global, contámos com o apoio da Samsung a nível global”.
Portugália visa impactar público jovem
Este ano, a primeira paragem do Balcão Portugália foi o RiR Lisboa, que marcou o arranque das ativações preparadas para os eventos musicais. Desde 2012 que a loja móvel da cadeia de restaurantes tem percorrido os festivais de verão.
O espaço integra “pratos pensados e adaptados especialmente para públicos mais jovens e para o ambiente de festival”, explica Maria Martins, responsável de Comunicação Grupo Portugália Restauração. Além disso, este ano a cadeia quis diferenciar a sua participação em mais uma edição do festival com uma interação mais “dinâmica e direta” com o público. Para tal, surgiu a ideia das mascotes, às quais os festivaleiros se juntaram para tirar fotografias e ainda se podiam habilitar a vales de refeição, através de um passatempo no Facebook.
A aposta permitiu à marca de restauração reforçar a “notoriedade e aproximação a um público mais jovem, que ajudará a manter-se no ‘top of mind’ do público durante outros 90 anos”. A estratégia da marca desde quanto criou a loja móvel, em 2012, para participar nos eventos festivos passa pela atração de um público mais jovem.
“Desde o início que nos consciencializámos de que tínhamos de adaptar os nossos pratos tão típicos a um público bastante mais jovem do que habitualmente frequenta a Portugália Cervejaria. Não foi tarefa fácil, mas com a prática surge o aperfeiçoamento e assim, de festival para festival, vamos aperfeiçoando e alterando a ementa de acordo com as exigências dos festivaleiros. O público do RiR define-se como jovem, familiar, exigente e rigoroso”, resume a responsável de Comunicação.
Primor conquista festivaleiros pela boca
A marca de charcutaria Primor deu a conhecer no festival alguns dos seus produtos bandeira através da Sanduicharia, um espaço de experimentação que a marca utiliza nos eventos onde está presente. “A forte aposta neste espaço tem permitido conquistar um público mais jovem, transmitindo uma imagem de dinâmica e diferenciadora. O que mais se tem alterado ao longo do tempo são as ativações, e nesta área o ‘feedback’ e a adesão que vamos tendo por parte do público é determinante e indicativo de que estamos no caminho certo”, diz fonte da marca.
Além de pretender conquistar os festivaleiros pela boca, o objetivo de aproximação do público traduziu-se também em diferentes ativações que circularam no Parque da Bela Vista, nomeadamente as “Hot Babes”, um conjunto de chefs Primor e a Sande Humana, a mascote da marca.
Lay’s aposta na venda ambulante
A marca de batatas da PepsiCo estreou no evento musical a ativação “mochileiros”. Um conjunto de vendedores ambulantes, que carregam às costas uma mala com a forma do pacote de batatas, venderam pelo recinto a versão original de Lay’s. “Esta primeira ativação do verão de 2016 correu muito bem. Os festivaleiros apreciam o facto de terem um acompanhamento para as suas bebidas “ali mesmo à mão”, sem filas, sem terem de perder o lugar onde estão para ver os concertos”, sublinha Joana Pinto, Marketing manager Foods da PepsiCo. O conceito de “mochileiros” vai ser replicado nos restantes eventos de verão, onde a marca assegura a presença.
Na cidade do Rock, as batatas estiveram também em destaque durante os intervalos dos concertos, com spots publicitários que evidenciam o ‘claim’ “ Lay’s dá mais sabor à tua bebida”. Este posicionamento “tem vindo a ser trabalhado ao longo dos últimos anos pela marca. A presença em eventos, que promovam o convívio e a diversão durante os meses do verão, faz todo o sentido para o caminho que estamos a construir e o Rock in Rio é talvez o evento de música com o ‘target’ mais diversificado e abrangente no País”.
Viborel Distribuição cria espaço de degustação
Esta é a terceira edição que a distribuidora de bebidas Viborel leva as suas marcas à cidade do rock, não só através de clientes que vendem diretamente ao público mas também de ações próprias. “Este ano primámos muito por ter uma presença forte nos vários spots espalhados pelo recinto, potenciando uma forte ativação das várias marcas presentes ‘in loco’”, explica Pedro Rocha, Marketing manager da empresa.
Além da presença habitual no espaço VIP do recinto, este ano a empresa estreou o espaço de degustação “Wine Experience by Viborel”, onde foi dado a conhecer ao público em geral alguns dos vinhos de produtores nacionais que comercializa, nomeadamente, os do Grupo Bacalhôa, Fundação Eugénio de Almeida, Valle Pradinhos e Quinta do Vale da Perdiz. “Temos obviamente de ter sempre em conta que no RiR o teor alcoólico máximo é de 8%”.
Durante os cinco dias do evento, entre as várias marcas que representa e que estiveram também em outros balcões, foram consumidas 3 000 garrafas e 55 mil caipirinhas pelo público em geral, e na zona VIP 5 400, o que perfaz só neste evento mais de 60 mil cocktails.
A distribuidora está satisfeita com o retorno do investimento feito. “Se pensarmos que estiveram presentes 320 mil pessoas e que conseguimos impactar no mínimo 70 mil, pelo menos, o impacto foi muito bom”, dá conta o responsável.
Super Bock vence prémio de sustentabilidade
A Super Bock venceu o prémio Rock in Rio Atitude Sustentável, um reconhecimento pelas boas práticas adotadas na construção do seu ‘stand’ que reutiliza oito mil latas de cerveja no revestimento, “numa simbiose entre design e embalagem da marca que tecnicamente permite que a estrutura seja reaproveitada para outros eventos”, explica Maria Estarreja, diretora de Patrocínios, Águas, Sidras e outras categorias da Unicer.
A marca foi a cerveja oficial do festival, tendo como um dos objetivos principais projetar a gama de cariz mais artesanal – a Super Bock Selecção 1927. Além de ter apostado na sua principal marca de cerveja, a Unicer quis estar presente com outras marcas no recinto, como a Somersby que foi a patrocinadora das ‘pool parties’ realizadas no Rock in Rio.
Pepsi gigante abastece gratuitamente festivaleiros
A Pepsi foi um dos primeiros patrocinadores do Rock in Rio no Rio de Janeiro e tem vindo a marcar presença desde primeira edição do festival em Lisboa. Uma parceria que “dá a possibilidade de criar uma interação muito marcante com os consumidores”, dá conta Filipa Simas, Marketing manager Beverages PepsiCo.
Este ano, a bebida marcou presença no evento bienal com bares decorados a rigor. “A decoração foi inspirada no ‘design’ PepsiMoji, que resulta da abordagem da marca a nível mundial à atual forma de comunicar, com 600 PepsiMojis diferentes presentes em mais de 100 mercados”. Além disso, disponibilizou um slide sobre o recinto, um terraço com vista para o palco principal e uma lata ‘refill’ gigante, que permitiu aos amantes do rock abastecerem-se de cola gratuitamente, de hora a hora. No total, foram consumidos cerca de 60 mil litros.