Portugueses são na Europa os mais suscetíveis à publicidade emocional
A emoção é o critério mais apontado pelos portugueses para que um anúncio seja considerado marcante. Os consumidores seniores são mais marcados pelas mensagens que apelam à emoção. Há medida que vão envelhecendo, os consumidores deixam de associar qualidade às marcas

Ana Catarina Monteiro
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Os portugueses são, na Europa, os mais suscetíveis à publicidade que transmite emoção. O fator geracional mostra como os seniores portugueses (76%) são mais marcados pelas campanhas publicitárias emocionais do que os seus descendentes (68% dos portugueses com menos de 50 anos), revela o estudo sobre o consumo sénior na Europa do Observador Cetelem. Ambos os segmentos geracionais estão cima da média europeia: 61% e 50%, respetivamente, quanto ao impacto do lado emocional de um anúncio. Outros critérios valorizados pelos seniores portugueses são os valores da marca (46%) e o humor (44%).
“Em Portugal, ainda que as gerações mais jovens sejam as mais atentas às mensagens, os anunciantes devem considerar que a percentagem de seniores atentos é também bastante elevada. A penetração da publicidade em Portugal é, de uma forma geral, bastante significativa, embora seja importante que transmita emoção, valores e humor, para que seja de facto marcante”, esclarece Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
Enquanto critério de compra, os seniores portugueses atribuem menos importância à marca (25%) do que os não seniores (30%). 77% dos consumidores mais velhos acreditam que a marca é sinónimo de qualidade, em relação a 86% das gerações mais jovens.
A nível europeu, a associação da marca com a qualidade do produto é mais vincada para os romenos, os italianos e os franceses, mas bastante menos relevante para os dinamarqueses e os alemães.
“A marca de um produto revela-se mais importante para os não seniores, sobretudo na faixa etária dos 30-40 anos que através dela afirmam o seu estatuto social, mas esta perceção desaparece gradualmente para os seniores. A maioria associa a marca à qualidade do produto, mas esse é apenas um dos seus critérios de compra. Os seniores estão a tornar-se consumidores cada vez mais esclarecidos e exigentes”, diz o diretor de marketing.
Para este estudo foram inquiridos 10 673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da internet entre 2 de novembro e 4 de dezembro de 2015, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia.