Equipamentos

“Novos equipamentos ‘self service’ da Fujitsu desenhados em Portugal”

Foi no centro de inovação da Fujitsu em Lisboa que se conduziu de raiz o processo que levou ao desenho final de todo o software de ‘self service’ que a multinacional japonesa vai exportar agora em todo o mundo

Rita Gonçalves
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“Novos equipamentos ‘self service’ da Fujitsu desenhados em Portugal”

Foi no centro de inovação da Fujitsu em Lisboa que se conduziu de raiz o processo que levou ao desenho final de todo o software de ‘self service’ que a multinacional japonesa vai exportar agora em todo o mundo

Rita Gonçalves
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Entrevista a Susana Soares, diretora de Marketing da Fujitsu, e João Carvalho, Head of Retail Western & Eastern Europe, Middle-East, India & Africa na Fujitsu

Foi no centro de inovação da Fujitsu em Lisboa que se conduziu de raiz o processo que levou ao desenho final de todo o software de ‘self service’ que a multinacional japonesa vai exportar agora em todo o mundo

A Fujitsu anunciou a inauguração dos seus laboratórios em Espanha. O que fazem?

João Carvalho (JC): A sua tarefa principal é a inovação, em ligação com o Japão. Desenvolver mas também adaptar ao mercado europeu alguma da inovação que se faz noutros centros.

Portugal pode receber um destes laboratórios?

JC: Embora não tenhamos uma estrutura com essa designação temos dois centros de excelência no mundo, localizados em Portugal. Um na área de serviços, o pilar de todo o serviço de ‘help desk’. Toda a capacidade que a Fujitsu desenvolveu globalmente teve os seus primórdios em Portugal. Devíamos ter mais orgulho na história desta filial portuguesa de uma das 40 maiores empresas do mundo, que fatura 50 biliões. Esta é uma das áreas na qual a marca mais de realiza, teve a sua génese em Lisboa e agora está em Braga.

Susana Soares (SS): Abrimos recentemente um centro de serviços em Braga. Temos cerca de mil pessoas a prestar serviço para 400 mil utilizadores em 23 línguas para todo o mundo a partir de Braga e Lisboa. E Braga criámos 300 postos de trabalho. Nesta fase o investimento acumulado são 15 milhões de euros na área de competência dos serviços. O investimento global é de um milhão.

JC: Outra área onde Portugal é, no contexto europeu sobretudo, uma bandeira e tem uma equipa de elite é a do retalho, na qual eu trabalho. Uma equipa técnica de 14 profissionais que faz desenvolvimento de novos produtos e é umas das forças vivas da marca.

No fundo, faz o mesmo que os laboratórios?Joao carvalho

JC: Sim, mas só na área do retalho. E há propriedade intelectual feita em Portugal. Neste momento, a condução do processo que levou ao desenho final de todo o nosso software de ‘self service’ foi feito em Portugal.

Como esta solução, designada Impulse, que exibem na feira (Digital Enterprise Show)?

JC: É um exemplo de ‘selfchekout’ mas sobretudo um exemplo de democratização do equipamento. É acessível em termos económicos e vantajoso do ponto de vista espacial. Monta-se em qualquer parede e em qualquer sítio onde seja possível prestar um serviço ao cliente, como um linear.

Quanto pode custar aquela uma estação?

JC: Pode custar cerca de 50% de um equipamento homólogo da geração anterior, ou seja a que se instala hoje. Uma nova geração de software permite esta redução, segue as grandes tendências da evolução da tecnologia, oferecer o dobro pelo mesmo preço ou o mesmo por metade do preço.

A barreira económica vai-se derrubando a cada geração e facilitando a acessibilidade não apenas de grandes mas também de pequenas empresas à tecnologia, que há uns anos eram quase inacessíveis.

Como a Internet das Coisas?

JC: Está em tudo. Já é a nossa vida. Temos uma solução – “Retail Engagement Analytics” – já apresentada no mercado português e que está em avaliação por parte de alguns retalhistas. Este software sobretudo faz o ‘tracking’ de clientes dentro da loja e permite ao retalhista saber em que zonas há mais tráfego, quais são os ‘hot spots’, as zonas frias e, sobretudo, quando um ‘hot spot’ se transforma efetivamente em venda. E projetos de deteção em tempo real mas sobretudo de antecipação de ‘stockout’.  O que mais tira o sono aos retalhistas, um dos seus principais desesperos. Esta solução permite antecipar algumas horas antes a rutura do stock, sobretudo nos produtos com elevada rotação de compra.

Como se faz a antecipação?

JC: Com inteligência, ‘software’, em cima do conhecimento exato do planograma da loja, da área e da quantidade de produtos alocada a um espaço, do ‘stock’ no início do período de venda e na deteção em tempo real de todas as compras a acontecer na frente de loja, mesmo que seja um hipermercado com 80 caixas. Sei qual o ‘stock’ na prateleira, a frequência de venda e mais ou menos a que horas é provável que esgote.

Os números dizem que em média cerca de 60% dos artigos não estão na prateleira, mas estão na loja. Já viu como isto impacta o negócio do retalhista? Mais de 50% das vendas são perdidas. Produtos alternativos ou seus substitutos só são a solução adotada por menos de metade dos clientes. Em mais de metade dos casos, são vendas perdidas. Há um estudo que diz que há quarta repetição de um fenómeno deste, o cliente neste tipo de produto abandona e vai para o concorrente. Imagine um artigo onde haja algum envolvimento emocional entre a marca e o cliente, como a comida para o bebé, por exemplo.

Joao FujitsuE no âmbito da integração entre os canais físicos e digitais. O que estão a fazer?

JC: Investimos 15 milhões de dólares no desenvolvimento de um produto – Fujitsu Marketplace. A ideia de pegar no que existe e evoluir continuamente muitas vezes não serve. Há elementos que são vitais para a vida do retalhista e nós temos muita vocação para o espaço de loja, essa é a área onde temos mais história e experiência. Então desconstruímos tudo o que tinha sido feito até então, de alguma forma era já um processo em curso, com a crescente especialização de cada um dos elementos que faz a venda. Entendemos que não havia forma de fazer frente ao que então era o futuro e hoje é o presente senão construir um motor de raiz, um motor multicanal, capaz de sintetizar toda e qualquer transação, seja oriunda do canal A, B, C ou D. Por acaso, o POS tradicional que está no checkout é um desses canais. O processo de desconstrução tem a ver com uma filosofia de olhar para os desafios que se prende com o seguinte: Há muitos desafios de IT (Tecnologias de Informação), corporativos e até organizacionais quando se inicia e vive um processo de transformação digital e a única forma de lhes fazer frente é garantir que temos peças compatíveis com todos os momentos em que a marca contacta o consumidor, seja qual for o canal – o comercial, o serviço apoio a clientes, a loja, entre muitos outros. Se algum destes não tem as mesmas ferramentas torna-se incompatível com o mundo onde vivemos.

Se hoje a barreira económica não é o principal entrave à transformação digital, quais são os principais obstáculos?

JC: Penso que a dificuldade intrínseca de passar de um estágio a outro, dos impactos que isso tem nas empresas, que foram adotando novas práticas, com a fidelização ou as promoções, e têm que garantir que isto tudo chega, de forma consistente e com coerência, a todos os pontos de contato, seja numa compra num canal seja numa devolução ou num contato para um canal de informação.

Outra barreira tem a ver com o facto de a complexidade do negócio ser tão grande. Garantir que a equipa de IT quando está altamente focada na necessidade de garantir que o negócio não pare não está ao mesmo tempo constrangida na liberdade de evoluir. Há uma enorme energia dedicada em garantir que o que existe não falha. E isso vai ter implicações enormes a nível organizacionais. São precisas pessoas de IT dedicadas a uma e a outra vocação. É difícil que a mesma pessoa ou grupo faça as duas coisas. Só 13% da energia (orçamento de IT) é dirigida para transformação. É isto que todos estamos a fazer. Este é também um dos dilemas dos retalhistas.

Se dedicam 67% em manter, 20% em expansão., que basicamente é replicar o que existe, então, apenas 13% é transformação.

Uma das grandes apostas da Fujitsu anunciadas nesta feira é a plataforma na ‘cloud’ MetaArc.

SS: É a plataforma digital que une todos os componentes de inovação que estamos a exibir na feira, ou seja, como é que vamos compatibilizar e gerir a parte de manutenção, o IT robusto, aquele que tem que continuar a existir e a ser robusto, e o lado do IT que segue a transformação digital, tudo o que está a ser incorporado. Como é que vou incorporar os dados não estruturados que vem das redes sociais na minha organização? Como é que vou incorporar os ‘software as service’ nos meus sistemas tradicionais? O que o MetaArc faz é aproximar todos estes mundos através de milhares de conectores preparados para o efeito.

Essa é a grande aposta?Susana Soares, fujitsu

SS: Sim, e é o grande desafio dos CIO (Chief Information Officer) das empresas: Como é que vão gerir o facto de os budgets de IT serem cada vez mais virados para as unidades de marketing e de negócio? Quando há estudos que indicam os budgets vão estar muito mais centrados no futuro nessas unidades do que no próprio IT. E depois como é que o IT vai continuar a compatibilizar a integridade dos dados dos seus clientes, a segurança, movimentando os tais mecanismos mais robustos com o tradicional e a inovação.

Existem cerca de 100 projetos internacionais com Meta Arc, cerca de 20 no retalho, pode dar um exemplo?

JC: Não estamos autorizados pelos clientes a divulgar.

São na Europa?

JC: São com empresas europeias, com uma das marcas mais conhecidas do mundo e que está em Portugal também. E também no Japão. Está a implementar-se a solução Marketplace, uma das bandeiras do omnicanal. A nossa plataforma de comércio tem ‘baskets’ oriundos de qualquer canal geridos por esse motor de fora. Foi o investimento de 15 milhões que lhe falei, começou há quatro anos e foi feito de raiz para esse propósito.

Estamos também a trabalhar com três clientes para a nova geração de self-service – não gosto de reduzir isto a ‘selfcheckout’ porque o que temos hoje instalado é da geração anterior. São máquinas monolíticas, pensamos hoje, mas que em breve serão agregadores de transações. Isto é, o consumidor tem a sua lista padrão na máquina de casa, vai à loja e comprar mais três ou quatro produtos, adiciona à lista padrão através do telemóvel e depois faz o ‘scanning’ no self-checkout. O self transformou-se não num checkout sem operador mas num ‘hub’ que agrega atos de compra de uma série de canais.

E na área da gestão de filas de espera?

JC: Temos um projeto com um dos cinco maiores retalhistas do mundo, presente aqui em Espanha. Essa solução determina com exatidão, com um nível de precisão enorme, em tempo real, o comprimento exato das filas de espera. O que se pode fazer com estes dados? Conseguimos mapear cronologicamente, com exatidão, não apenas quando a capacidade de atendimento está em baixa mas também quando está em excesso. É um instrumento valioso para a qualidade do serviço que se presta em loja. Acho que os retalhistas nunca têm gente a mais, tem é uma distribuição que gostavam de fazer melhor, a capacidade de trabalho disponível a cada momento. Se 60% dos ‘outstocks’ não estão na prateleira mas estão naquela loja, porquê ter gente a mais na caixa?. Não existiam até hoje ferramentas, exceto a intuição. A solução deteta através de imagem o comprimento das filas e reporta a quantidade de pessoas e o tempo.

Neste retalhista este projeto está a ser visto com um impulsionador de adesão ao mundo digital com benefícios relevantes para a empresa que resultam da adoção de tecnologia.

Qual o vosso parque de máquinas no retalho em Portugal?

JC: Temos soluções instaladas em cerca de 1000 hiper e supermercados em Portugal. Consideramos que temos a maioria da Sonae e toda a Jerónimo Martins, e se, estes dois juntos representam mais de 50% da quota de mercado, então neste segmento alimentar somos líderes.

Qual a estratégia para fazer crescer o negócio em Portugal, concretamente na área de retalho?

JC: Estamos a fazer uma alteração no nosso portefólio. Novos produtos e novas plataformas de software, tudo à beira de sair em todo o mundo. Sempre que houver um grande lançamento no mundo na área do retalho, Portugal está lá.

Quanto pesa o mercado português na faturação global da Fujitsu?

JC: Significa mais, seguramente, do que o peso da economia portuguesa na economia mundial. O budget de IT de retalho em Portugal, por exemplo, são menos de 60 milhões ano na grande distribuição. Em França são 1800 milhões. A Fujitsu em Portugal vende um terço da filial francesa.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa

A certificação Fair ‘N Green reconhece o compromisso da José Maria da Fonseca com práticas vitivinícolas responsáveis, eficiência energética e inovação ambiental. “Este reconhecimento pelo Fair ‘N Green é a confirmação de que estamos no caminho certo, aliando tradição, inovação e responsabilidade ambiental para garantir um futuro mais sustentável para o setor e para as próximas gerações”, sublinha António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca.

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A José Maria da Fonseca foi reconhecida como a adega mais sustentável da Europa nos CARLO Business Awards 2024, promovidos pela organização internacional  Fair ‘N Green. A distinção, atribuída no passado dia 16 de março, durante a feira ProWein, em Düsseldorf, distingue a excelência da empresa portuguesa no setor da viticultura sustentável.

Este prémio europeu realça o compromisso contínuo da José Maria da Fonseca com a sustentabilidade, tanto ao nível ambiental como social e económico, premiando a sua estratégia de longo prazo centrada na inovação responsável. A cerimónia decorreu na sequência do painel “Sustentabilidade na Viticultura Europeia”, onde foram discutidas as boas práticas e os desafios do setor.

Além do reconhecimento institucional, o vinho Periquita Reserva 2022 recebeu o Carlo Wine Award, tornando-se o primeiro vinho certificado  Fair ‘N Green da empresa a ser distinguido. Este selo, que a José Maria da Fonseca detém desde 2022, envolve o cumprimento de cerca de 200 critérios que avaliam o desempenho global de sustentabilidade de um produtor de vinho.

“A adega mais sustentável da Europa é portuguesa e é precisamente a José Maria da Fonseca, o que nos deixa bastante satisfeitos. A sustentabilidade tem sido um pilar na nossa empresa, tanto a nível ambiental, social e económico, sendo essencial na forma como trabalhamos a viticultura e a produção de vinho. Somos uma empresa com 190 anos de história e fomos o primeiro produtor de vinho português a obter a certificação Fair ‘N Green. Um selo de garantia de boas práticas que recebemos desde 2022 e que temos renovado anualmente”, sublinha António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca.

“Este reconhecimento pelo Fair ‘N Green é a confirmação de que estamos no caminho certo, aliando tradição, inovação e responsabilidade ambiental para garantir um futuro mais sustentável para o setor e para as próximas gerações”, acrescenta.

Com 190 anos de história, a José Maria da Fonseca tem sido pioneira na implementação de normas ambientais e de segurança alimentar no setor. Foi o primeiro produtor de vinho português a obter a certificação Fair ‘N Green, além de ter sido o primeiro no setor a alcançar a norma ISO14001. Na vertente alimentar, a empresa mantém a certificação BRCGS Food, com classificação máxima.

Entre as medidas de sustentabilidade em curso, destaca-se a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que assegura uma poupança energética de 38% e evita a emissão anual de 250 toneladas de CO₂ — o equivalente a 55 hectares de floresta ou à retirada de 139 viaturas da estrada.

Outras iniciativas incluem a reutilização de águas residuais tratadas para rega de espaços verdes, o que permite à empresa evitar qualquer descarga da sua ETAR no meio hídrico desde 2007, além de metas anuais de redução de consumo de água e energia.

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Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés

“O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão” de Rui Miguel Nabeiro já está disponível nas livrarias de todo o País e o valor dos direitos de autor reverte na totalidade para o Coração Delta, a Associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro.

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Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, estreia-se como escritor com o livro “O Legado do meu Avô – Lições de liderança e gestão”, editado pela Ideias de Ler, chancela da Porto Editora. A obra foi apresentada no dia 28 de março, data em que o Comendador Rui Nabeiro celebraria 94 anos, e constitui uma homenagem à sua liderança visionária, que marcou profundamente o tecido empresarial português.

“A memória do meu avô funde-se com a história da Delta. Juntos, estes dois patrimónios representam o nosso maior valor. Como neto e aprendiz do seu trabalho, partilho nas páginas deste livro a forma singular como ele construiu e desenvolveu conceitos de liderança e gestão, com base no seu conhecimento empírico, na sua capacidade de trabalho e, sobretudo, na sua inteligência emocional”, sublinha Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
“Acreditava no sentido da vida, no propósito das coisas, no valor do ser e do ter. Acreditava no ser humano. Tenho a convicção profunda de que a sua história ainda não terminou, e este livro é um manifesto à sua existência, à sua vida e obra, ao seu património imaterial.” reforça.

O livro revela os princípios e valores que nortearam a criação da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro, abordando a forma como esses ensinamentos continuam a ser aplicados por Rui Miguel Nabeiro, numa perspetiva atualizada e adaptada aos desafios contemporâneos.

Entrelaçando vivências pessoais e profissionais, a obra explora temas como liderança com propósito, inovação, proximidade, sustentabilidade e impacto comunitário — pilares que definem a cultura do grupo. Cada capítulo oferece reflexões aplicáveis tanto à gestão empresarial como à vida pessoal, sempre com um foco claro nas pessoas e nas comunidades.

O prefácio é assinado por João Manuel Nabeiro, chairman do Grupo e filho do fundador, e o livro conta ainda com testemunhos de figuras de relevo da sociedade portuguesa, como António Costa, Paulo Portas, Daniel Proença de Carvalho, Conceição Zagalo, Cristina Amaro, Carlos Coelho, Pedro Cardoso e Francisco Pinto Balsemão, bem como dos administradores do grupo e netos do Comendador, Ivan e Rita Nabeiro.

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Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona

O Grupo Global Quality Iberia realizou, em Barcelona, a cerimónia de entrega dos prémios Top Beleza 2025, Victoria de la Bellezza 2025, Troféu da Casa e Pet Care 2025, Trofeo Del Hogar e Top Mascotas 2025, reconhecendo os produtos mais eficazes, inovadores e de elevada qualidade nos setores da beleza, higiene pessoal, cuidados domésticos e pet care.

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O evento decorreu no prestigiado Hotel El Palace Barcelona 5*GL e reuniu representantes das principais marcas e empresas ibéricas, com o objetivo de celebrar a excelência de um total de 64 produtos distinguidos.

“O Grupo Global Quality Iberia tem como missão destacar e premiar a excelência no mercado ibérico, incentivando as empresas a continuarem a elevar os padrões de qualidade dos seus produtos. O evento reforça o nosso compromisso em reconhecer os produtos que fazem a diferença para os consumidores, para os seus lares e animais de companhia. Em segmentos onde a confiança na eficácia dos produtos é fundamental, estas distinções podem ser decisivas no ato de compra. Estamos extremamente satisfeitos com a edição de 2025. Parabéns a todos os premiados!”, afirma Cátia Fernandes, Country Manager Global Quality Ibéria Portugal.

Todos os produtos premiados foram submetidos a testes de consumo em ambiente doméstico, conduzidos por laboratórios especializados em análise sensorial, sem qualquer referência de marca, garantindo a imparcialidade da avaliação. Os critérios principais foram eficácia, textura, perfume e satisfação global, abrangendo diferentes canais de venda: profissional, farmácia, e-commerce, venda direta e grande distribuição.

Na categoria Top Beleza 2025, foram reconhecidos 33 produtos de marcas portuguesas e espanholas, destacando-se pelo desempenho superior junto dos consumidores.

Em Portugal, foram premiados 27 produtos Top Beleza 2025 das marcas: Avani Profissional, LABELL (Intermarché), LACURA(ALDI), LR HEALTH & BEAUTY, Self Love (Manubela Cabeleireiros), Sesderma, Voir Ibéria e Yves Rocher.

– Avani Profissional: Gama Indian Hair Rebuild (Shampoo, Condicionador, Máscara e Sérum Selador de Pontas);
– Manubela Cabeleireiros: Gama Restore SelfLove (Shampoo, Leave-in e Máscara);
– LACURA (ALDI): Cremes Corporais LACURA® Spa – variedades Celebration e Harmony e Espumas de Duche LACURA® Spa – variedades Celebration, Harmony e Freshness;
– Sesderma: C-VIT 5 Liposomal Serum e Azelac RU Fluido Luminoso SPF50;
– LABELL (Intermarché): Barra de Limpeza Facial Vegan e Gama de Sabonetes Vegan (Lavanda, Manteiga de Karité, Exfoliante de Alperce, Cremoso e Amêndoas Doces);
– LR HEALTH & BEAUTY: Paleta de Sombras LR ZEITGARD Signature e Máscara LR ZEITGARD Intense Effect;
– Voir Ibéria: VOIR Óleo Cabelo Walk in the Sun;
– Yves Rocher: Rotina Lift Pro-Collagène (Sérum Antirrugas Lifting, Creme de Olhos Antirrugas e Antipapos, Creme Antirrugas Preenchimento de Dia e Creme Antirrugas Lifting de Noite).

Em Espanha foram premiados Victoria de la Belleza os produtos:
– Colnatur® Beauty (colagénio para a pele, unhas e cabelo)
– Repavar® Regenerating Lip Oil (óleo de lábios com óleo de rosa mosqueta – 2 tons: natural e rosée)
– Sesderma C-VIT 5 Liposome serum
– Cien HydraIntense (creme para o rosto)
– ENTITY®CLEAN™ Breathable Nail Lacquer 24 FREE (verniz para unhas)

Já nas distinções Troféu da Casa e Pet Care e Top Mascotas, foram avaliados 31 produtos, selecionados com base na eficácia, satisfação global e em critérios adicionais como facilidade de utilização, odor, ergonomia e praticidade, sempre em contexto real de utilização.

Em Portugal, os produtos premiados Troféu da Casa foram as Pérolas perfumadas para roupa PORSI variedades: Fresh e Floral do INTERMARCHÉ e em Pet Care, o brinquedo Raiz de Urze – ideal para cães, cachorros e roedores mastigarem em segurança, da ERICAS PET TOYS, que se juntam aos premiados de Espanha:

Premiados Trofeo del Hogar:
– colchão de apoio Base Tapizada Marco Partida da MAXCOLCHON
– gama de amaciadores MAYORDOMO “Sensory Collection” da Romar Global Care
– colchão ECOFLEX da FLEX
– spray anti-bolor PASO da AC MARCA
– gamas de tintas Valon Extramate, Valon Clean e Valacryl da CIN VALENTINE,
– gama de detergentes líquidos multifuncionais para máquinas de lavar loiça Somat da HENKEL
– desentupidores de cozinha e casa de banho SANICENTRO da QUICESA
– gama de detergentes para a roupa em cápsulas Formil do LIDL

O Trofeo del Hogar Top Mascotas 2025 premiou:
– o detergente desinfetante para a roupa de animais de companhia SANICENTRO
– as pastilhas antiparasitas FRONTPRO dos laboratórios
– As areias para gatos ORIGINAL, SMART PELLETS e UNIVERSAL CAT’S BEST da RETTENMAIER IBÉRICA.

Os produtos distinguidos nestas categorias tornam-se, assim, referências de confiança e qualidade no mercado ibérico, reforçando a ligação emocional e funcional com os consumidores.

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Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité

A Super Bock Abadia e a Pedras – com as referências Pedras Regular e Pedras Sabores Limão – foram distinguidas com o International High Quality Trophy, o mais elevado galardão atribuído pelo concurso Monde Selection de La Qualité.

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Este prémio é reservado às marcas que arrecadam medalhas de Grande Ouro ou Ouro durante três anos consecutivos, reforçando o reconhecimento da consistência e excelência dos seus produtos.

No total, o Super Bock Group trouxe para Portugal 11 medalhas – entre Ouro e Grande Ouro – atribuídas às suas marcas de cervejas e águas minerais naturais, reafirmando a sua liderança e qualidade no setor das bebidas.

Nas cervejas, foram atribuídas seis medalhas de Ouro às marcas da Super Bock: Super Bock Original, Super Bock 0.0, Super Bock Stout, Super Bock Sem Glúten, Super Bock Abadia e Super Bock Sky, que, pela primeira vez, é distinguida com Ouro no Monde Selection de La Qualité.

Já Cristal recebeu dois Ouro: Cristal Original, que em 2024 tinha arrecadado Prata; e Cristal Export 8,5%, marca que está apenas disponível no mercado africano.

Super Bock Original é a única cerveja portuguesa a conquistar 47 medalhas de Grande Ouro e Ouro nesta competição, 42 de forma consecutiva.

Nesta edição do concurso, na categoria de águas, a marca Pedras obteve um Grande Ouro e um Ouro que foram atribuídos a Pedras Regular e a Pedras Sabores Limão, respetivamente. A marca Vitalis conquistou novamente a medalha de Ouro.

O Monde Selection de La Qualité é uma entidade independente de prestígio internacional que avalia e reconhece a qualidade de produtos de consumo, valorizando a consistência, inovação e compromisso das marcas com a excelência.

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Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

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A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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Não Alimentar

Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal

A direção da unidade de negócio HVAC, da sucursal portuguesa, assumia uma liderança ibérica, e desde o início do ano assume autonomia ibérica, reportando à direção da sucursal nacional.

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A Hisense nomeou Mário David Carvalho para a direção da unidade de negócio Hisense HVAC da Sucursal Portugal, com efeitos desde janeiro de 2025.

“É com muito orgulho, que assumo a liderança desta área de negócio em Portugal, e o desafio de manter o crescimento exponencial que temos tido, ano após ano, através da partilha das melhores práticas e do fornecimento de soluções domésticas e profissionais de climatização. Agradeço também à nossa rede de clientes e parceiros a confiança, garantindo a estes a continuidade da eficácia das nossas soluções. Mantemos a expetativa de proporcionar sempre o melhor investimento e o compromisso de soluções eficientes e ajustadas ao mercado.”, sublinha  Mário David Carvalho, em comunicado.

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ESG

DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas

Ferramenta digital integrada no portal myDPD for Business reforça compromisso com a sustentabilidade e promove decisões logísticas mais ecológicas.

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A DPD Portugal acaba de lançar uma calculadora de carbono que permite aos seus clientes monitorizar, em tempo real, o impacto ambiental das encomendas. A nova funcionalidade está disponível na plataforma myDPD for Business e insere-se na estratégia de sustentabilidade da empresa, promovendo maior transparência e incentivando escolhas logísticas mais responsáveis.

A ferramenta fornece dados detalhados sobre as emissões de carbono associadas aos envios, recorrendo a filtros personalizáveis que consideram variáveis como o tipo de serviço, país de destino e meio de transporte. A metodologia adotada segue os critérios do GLEC Framework do Smart Freight Centre, assegurando a robustez e credibilidade dos dados.

Rui Nobre, diretor-geral de Operações da DPD Portugal, sublinha: “A sustentabilidade é um pilar essencial da nossa estratégia e a calculadora de carbono é mais um passo fundamental nesse compromisso. Queremos oferecer aos nossos clientes total transparência sobre o impacto ambiental das suas encomendas, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e responsáveis. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso com o meio ambiente, numa linha de continuidade com os esforços já em curso”.

E acrescenta: “Atualmente, a nossa aposta na eletrificação da frota e na utilização de biocombustíveis tem permitido evitar a emissão de cerca de 23 toneladas de CO2 por mês, contribuindo ativamente para um setor logístico mais sustentável”.

A DPD tem vindo a reforçar a sua pegada ecológica através da eletrificação da frota e da adoção de biocombustíveis. Atualmente, opera com 207 veículos elétricos em território nacional, evitando a emissão de cerca de 274 toneladas de CO₂ por ano. A transição para entregas 100% elétricas teve início em Lisboa (2021) e foi alargada ao Porto (2023), estando hoje implementada em 14 cidades portuguesas. Em paralelo, cerca de 32% da frota já opera com recurso a HVO, um biocombustível de baixo impacto ambiental.

Com esta nova ferramenta, a DPD Portugal dá mais um passo na concretização da sua política de neutralidade carbónica, alinhada com os objetivos da Geopost e validada pela iniciativa internacional Science Based Targets (SBTi).

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Logística

LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas

Empresa portuguesa finalista nos prémios europeus de referência no setor de transportes especiais, com projeto de elevada complexidade técnica entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

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A LASO Transportes é finalista dos ESTA Awards 2025 na categoria “Transportes > 120 toneladas”. Esta distinção nos prémios europeus do setor de transportes especiais e elevação, resulta de um projeto de transporte excecional realizado em agosto de 2024, envolvendo o deslocamento de duas pontes metálicas, cada uma com 80 toneladas, entre Oliveira de Frades e o Porto de Aveiro.

Este transporte especial destacou-se pela sua complexidade técnica e logística, recorrendo a um comboio rodoviário com 73,71 metros de comprimento. As estruturas metálicas transportadas tinham 51,5 metros de comprimento, 4,7 metros de largura e 4,65 metros de altura. A operação exigiu dois meses de planeamento minucioso, incluindo estudos detalhados de rota e o desenvolvimento de sistemas de amarração personalizados.

Executado durante a noite, com velocidade controlada de 20 km/h, o transporte contou com escolta policial e seis viaturas-piloto, garantindo elevados padrões de segurança. A operação utilizou equipamentos especializados como o Tower Adapter e o Selfloader, reforçando a capacidade técnica da equipa da LASO.

“Estar entre os finalistas na categoria > 120 toneladas comprova a nossa capacidade com projetos complexos. Foi uma operação onde cada milímetro contou”, sublinha o responsável pelo transporte.

A entrega dos ESTA Awards está marcada para 10 de abril, em Munique, na Alemanha. A presença da LASO na shortlist destes prémios consolida o posicionamento da empresa como líder ibérica no segmento de transportes especiais e de grande tonelagem.

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Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos

A Vitacress estabeleceu uma parceria estratégica com a STEF que visa otimizar a distribuição nacional dos produtos frescos da marca. “Estamos confiantes de que esta colaboração reforçará a proposta ao mercado, fortalecendo o nosso compromisso com a excelência”, sublinha Carlos Vicente, diretor-geral da Vitacress Portugal.

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A operação logística será diária, com início na unidade de produção da Vitacress em Boavista dos Pinheiros, no concelho de Odemira, assegurando a entrega dos produtos aos principais canais nacionais — retalho, distribuição e canal Horeca. O objetivo passa por garantir níveis máximos de frescura e qualidade, materializando o conceito farm-to-table e reforçando o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis e uma cadeia de frio eficaz, sublinha em comunicado.

Carlos Vicente, diretor-geral da Vitacress Portugal, afirma que “Na Vitacress, a qualidade e a frescura dos nossos produtos são a nossa prioridade. Esta parceria com a STEF permite-nos garantir uma distribuição eficiente e segura, assegurando que as nossas saladas chegam aos consumidores com a máxima frescura. Estamos confiantes de que esta colaboração reforçará a proposta ao mercado, fortalecendo o nosso compromisso com a excelência”.

“Esta parceria representa um marco importante na nossa estratégia de crescimento sustentável em Portugal”, refere Mickael Tomas, diretor-geral da STEF Portugal. “A Vitacress é um parceiro que partilha a nossa visão de excelência operacional e compromisso com a qualidade, tornando esta colaboração natural e estratégica para ambos”, completa.

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Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio

Num mundo onde a sustentabilidade é absolutamente incontornável, a Água Monchique continua o seu percurso de sucesso rumo à redução efetiva do seu impacto ambiental com o lançamento da Monchique Can, a primeira garrafa de água portuguesa produzida em alumínio.

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Esta inovadora solução, livre de BPA (Bisfenol A), à semelhança de todas as demais embalagens da Água Monchique, é infinitamente reciclável e foi desenvolvida para que existam cada vez mais soluções ambientalmente responsáveis.

Fabricada em alumínio, a Monchique Can alia inovação e praticidade a um design elegante e moderno, contribuindo para a promoção de hábitos amigos do ambiente. “A nova embalagem espelha o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a inovação. Queremos oferecer aos nossos consumidores uma opção que alia conveniência, estilo e um impacto ambiental reduzido”, refere Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

Sustentabilidade e Durabilidade

A nova Monchique Can não é apenas uma garrafa, é uma afirmação de inovação, estilo e sustentabilidade. Fabricada em alumínio, assegura uma vida útil mais longa. Além disso, é o complemento perfeito para o EcoPack Monchique 10L, a embalagem bag-in-box sustentável que facilita o refill e contribui para a redução da pegada ecológica.

A Monchique Can acompanha o ritmo do quotidiano. A leveza e portabilidade fazem dela a companheira ideal para o trabalho, o ginásio ou um passeio ao ar livre.

A Água Monchique selecionou o alumínio como a matéria-prima de eleição para a produção desta inovação, por este ser 100% e infinitamente reciclável, sem perda de propriedades. A sua capacidade térmica é outra grande vantagem, pois permite manter a água fresca por mais tempo, proporcionando uma experiência de hidratação revigorante.

A Monchique Can vem juntar-se a uma longa lista de inovações já disponibilizadas pela Água Monchique ao mercado, e de onde se destaca a Monchique Sport 100% ECO, o EcoPack Monchique e a Monchique Natura. Todas estas soluções refletem um esforço contínuo da marca em reduzir a pegada ecológica.

Design e Estilo Moderno

Além da sua funcionalidade e compromisso ecológico, a Monchique Can destaca-se também pelo design arrojado e distintivo. Disponível em três versões exclusivas, cada uma com um toque artístico, esta embalagem é uma peça única que combina estética e versatilidade. A sua imagem premium confere-lhe sofisticação, permitindo que se destaque em qualquer contexto, seja num evento, numa reunião ou numa simples pausa para hidratação.

Dentro em breve, a Monchique Can estará disponível nos pontos de venda habituais e promete contribuir como uma alternativa na forma como consumimos água, proporcionando uma solução mais ecológica, tornando ainda mais atrativa a experiência de consumo.

Contatos: https://aguamonchique.pt/

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