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Novos métodos de pagamento: Dor de cabeça ou oportunidade para aumentar as vendas?

Quem domina este mercado e quais as soluções em ascensão junto dos consumidores? Que evoluções se podem esperar nos próximos anos? Devem os retalhistas aderir de imediato aos métodos de pagamento alternativos? Eis algumas das questões que a plataforma gratuita de simulação financeira ComparaJá.pt procura responder em mais uma análise exclusiva para o HIPERSUPER

Rita Gonçalves
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Novos métodos de pagamento: Dor de cabeça ou oportunidade para aumentar as vendas?

Quem domina este mercado e quais as soluções em ascensão junto dos consumidores? Que evoluções se podem esperar nos próximos anos? Devem os retalhistas aderir de imediato aos métodos de pagamento alternativos? Eis algumas das questões que a plataforma gratuita de simulação financeira ComparaJá.pt procura responder em mais uma análise exclusiva para o HIPERSUPER

Rita Gonçalves
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Meios de pagamentoAnálise do ComparaJá.pt

A utilização cada vez mais comum de tecnologias móveis, como smartphones e tablets, não podia deixar de ter repercussões na forma como os retalhistas interagem com consumidores, e vice-versa.

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Uma dessas consequências materializa-se nos métodos de pagamento, existindo hoje opções muito diversificadas para os consumidores efetuarem as suas compras, sejam estas online ou presenciais, com dinheiro real ou digital.

Se é verdade que os cartões de crédito – cuja origem remonta aos Estados Unidos da América (EUA) há cerca de 50 anos – continuam a ser um dos métodos de pagamento mais utilizados em todo o mundo, é também verdade já não estão sozinhos.

Afinal, quem domina este mercado e quais as novas soluções em ascensão no seio dos consumidores? Que evoluções se podem esperar nos próximos anos? Devem os retalhistas aderir de imediato aos métodos de pagamento alternativos? Eis algumas das questões que a plataforma gratuita de simulação financeira ComparaJá.pt procurou responder.

Google e Apple entre os principais players

Ao que parece, há poucos mercados onde as duas gigantes tecnológicas não “molham o pé”. Entidades financeiras, grandes operadoras e retalhistas são os restantes players a juntar-se à Google e Apple.

A Google, como não podia deixar de ser, foi pioneira neste campo, tendo lançado em 2011 o Google Wallet e, dois anos mais tarde, o Google Wallet Card, ainda que apenas nos EUA. O cartão permite que os consumidores façam pagamentos e levantamentos de dinheiro em todos os sítios que aceitem a utilização de cartões MasterCard.

Mais recente é o caso da Apple que, em outubro de 2014, lançou a Apple Pay como resultado de uma parceria com várias entidades, entre as quais a American Express, MasterCard e Visa. No espaço de três dias já havia registo de um milhão de cartões de crédito na aplicação.

SEQR App_IIPor cá, também já foram alguns os players que se chegaram à frente. Em 2014, a Portugal Telecom (PT) lançou a MEO Wallet e, no final desse ano, a empresa sueca Seamless entrou com a plataforma SEQR. No ano passado entrou no mercado o MB Way, da SIBS.

Meios de pagamento com dinheiro real

O sistema de pagamento EasyPay é provavelmente um dos mais vantajosos em Portugal uma vez que concilia a possibilidade de pagamento através de referências multibanco, débito direto e o pagamento via cartão de crédito:

  • No caso das referências multibanco, estas são geradas em tempo real, no momento em que o consumidor faz o check-out e escolhe o meio de pagamento. Apresentam um custo de aproximadamente 0,25 cêntimos mais 1,8% do preço final do artigo;
  • O débito direto tem um custo de 0,60 cêntimos;
  • O consumidor pode ainda optar por pagar diretamente com o cartão de crédito bastando disponibilizar os seus dados no momento da compra. O pagamento através de cartões de crédito tem um custo de 0,25 euros mais 2,95% sobre o valor final do artigo.

Uma das vantagens para os retalhistas deste modo de pagamento prende-se com o facto de colocar à disposição o acesso a relatórios e sistema de faturação para encomendas processadas.

Por seu turno, o PayPal é provavelmente o sistema mais utilizado pelos consumidores no momento emonline que estão a fazer as compras pela internet, tendo conseguido conquistar um número crescente de utilizadores ao longo dos últimos anos.

Uma vez que se trata de um meio de pagamento bastante seguro, no qual não são facultadas quaisquer informações sobre contas ou cartões bancários do cliente e apresenta valores transacionais em conta para quem gere este tipo de lojas – que variam entre 1,9% e 3,4% (dependendo do volume total de vendas), ao qual é somado um valor fixo de 0,35 cêntimos por transação (valores aplicáveis dentro da zona euro). Estes valores vão sendo cada vez menores quanto maior for o volume de vendas.

Por exemplo, se um retalhista receber mais de 2.500 euros por mês, pode solicitar a tarifa PayPal para vendedores, cujas taxas são menores, podendo mesmo alcançar a taxa de 1,9% caso o volume de vendas seja superior a 100.000,01 euros mensais.

Se o pagamento for feito a partir do saldo disponível na conta PayPal, o comerciante não terá custos decorrentes dessas transações. Se os pagamentos forem realizados fora da zona euro, podem aplicar-se taxas adicionais.

O MB Way permite aos consumidores associar cartões bancários a um número de telemóvel, conseguindo desse modo fazer compras ou transferências imediatas através do smartphone ou tablet.

Além disso, está integrada a solução de segurança MB NET, com a qual se podem fazer compras online em qualquer site que aceite pagamentos com American Express, MasterCard ou Visa. A operadora SIBS disponibiliza ainda uma aplicação com a qual podem ser gerados cartões virtuais.

Por fim, o PaySafeCard está disponível apenas para pagamento de serviços e consiste na aquisição de códigos PIN no valor de 10, 25, 50 ou 100 euros, os quais são colocados pelo consumidor para a aquisição do serviço e o pagamento fica efetuado. Mais uma vez, este pagamento, apesar de não ser universal, não apresenta custos para o retalhista.

BitcoinMeios de pagamento com dinheiro digital

Este tipo de sistema de compras tem sido cada vez mais utilizados pelos consumidores e, consequentemente, mais disponibilizados pelos retalhistas. Carteiras online como a Meo Wallet, Skrill, Paiza ou Neteller, que funcionam como um banco virtual que facilita pagamentos e transações na internet, são algumas das mais usadas atualmente, aceitando depósitos e levantamentos que, por norma, são mais rápidos e com taxas mais baixas do que os meios convencionais.

Tal como alguns métodos reais, estas também disponibilizam a possibilidade de utilizar um cartão MasterCard pré-pago.

Uma rede totalmente inovadora é a BitCoin. Inspirada em pagamentos peer-to-peer, constitui a primeira moeda digital descentralizada. As transferências são feitas diretamente entre duas pessoas, não havendo qualquer intermediário e fazendo com que as taxas por transação sejam muito baixas.

Nesses pagamentos basta exibir um código QR presente na aplicação do smartphone e deixar o retalhista fazer a leitura do código, ou simplesmente juntar os dois telefones, utilizando a tecnologia de rádio NFC.

Posteriormente, os retalhistas e consumidores podem trocar as bitcoins por qualquer outra moeda em corretores para o efeito. Quanto às transações, ficam guardadas num código aberto e público.

Um sistema muito semelhante é o SEQR, um serviço de carteira móvel muito comum na Europa que permite que os consumidores, através de um smartphone, façam pagamentos em lojas, restaurantes, parques de estacionamento e online.

O SEQR permite ainda transferir dinheiro sem quaisquer custos, ligar programas de fidelização, guardar recibos em formato digital e receber ofertas e promoções diretamente através da aplicação. Tal como a BitCoin, esta app funciona através da leitura ou toque num código QR/NFC na caixa e aprova a compra após a introdução de um código PIN.

Uma vantagem desta solução é que, baseado no número de transações realizadas por mês, o consumidor pode receber um reembolso máximo de 3% por cada compra.

omnicanalMeios de pagamento móveis: o futuro?

Retalhistas e comerciantes de todas as áreas devem considerar as diferentes opções apresentadas – sejam digitais ou não, emergentes ou já fixadas – de modo a ter uma maior oferta integrada no negócio.

Essa escolha, no entanto, deve ser avaliada de acordo com a facilidade de integração dos sistemas de pagamento escolhidos, sendo necessário que haja harmonia na sua implementação – seja este com dinheiro digital ou real – com as especificidades do negócio (volume de vendas, tipo de produto ou serviço prestado e público-alvo).

Fazer projeções para o futuro das metodologias de pagamento é sempre arriscado pois a tecnologia evolui a cada dia. No entanto, é certo que os cartões físicos terão sempre um papel preponderante no mercado dos sistemas de pagamento, principalmente com a chegada da tecnologia EMV, com recurso a um chip em vez da tradicional banda magnética.

Também não há dúvidas relativamente às soluções de pagamento móveis, as quais têm uma enorme potencial para crescer e que muito poderão beneficiar os retalhistas que souberem aproveitar as suas vantagens. A Starbucks, por exemplo, com um tipo de produto tipicamente de grande volume e baixo custo, o ano passado já contava com pagamentos móveis a atingirem mais de 16% do total do volume de vendas, representando cerca de 800 mil clientes do Bank of America que aderiram à Apple Pay.

Será a tentativa de prestar o melhor serviço ao cliente, tendo por base a simplicidade e segurança, bem como a disputa pelas margens financeiras e pelo controlo de bases de dados de clientes, que vai marcar este mercado. Resta-nos agora esperar pela seleção natural a funcionar.

Sobre o autorRita Gonçalves

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Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

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A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

Sobre o autorHipersuper

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Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

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Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

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Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

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O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

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Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

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A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

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Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

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No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

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Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

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O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

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O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

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A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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