Ângelo Paupério, co-CEO Sonae
Volume de negócios da Sonae acelera 6% para €1.215 milhões
O volume de negócios da Sonae acelerou 6% nos primeiros três meses de 2016 para 1.215 milhões de euros. Os negócios de maior dimensão – retalho e telecomunicações – registaram os maiores crescimentos do trimestre
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Rita Gonçalves
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O volume de negócios da Sonae acelerou 6% nos primeiros três meses de 2016, face ao período homólogo do ano anterior, para 1.215 milhões de euros.
O primeiro trimestre de 2016 ficou marcado pelo “crescimento dos níveis de atividade dos negócios de maior dimensão”: o retalho e as telecomunicações cresceram 6% e 8%, respetivamente. “Mesmo descontado o efeito favorável de antecipação da Páscoa e do ano bissexto, os resultados obtidos são muito positivos tendo em consideração o abrandamento do crescimento económico na Península Ibérica e a elevada agressividade concorrencial que se verifica nestes setores”, revela Ângelo Paupério, Co-CEO, em nota enviada à CMVM (Comissão Nacional de Valores Mobiliários) com os resultados do primeiro trimestre de 2016.
As vendas fora de Portugal cresceram 18% face ao período homólogo. “O peso dos capitais investidos em mercados externos é crescente”. Os mercados internacionais representam atualmente cerca de 20% do total do volume de negócios.
A concretização de operações de venda de ativos imobiliários teve um encaixe de 400 milhões de euros, “em cumprimento da estratégia de reciclagem de capital” da Sonae Sierra e da Sonae RP para reforço do esforço de desenvolvimento de novos projetos.
“Apesar do forte aumento do investimento, a dívida consolidada baixou quase 170 milhões de euros em relação ao trimestre homólogo, período em que aumentamos o número dos nossos colaboradores em mais de 1.800”, remata o Co-CEO.
“O resultado direto da Sonae totalizou a €43 milhões, aumentando de forma material face ao período homólogo de 2015, em virtude do maior EBITDA (lucro antes de juros e impostos) e do resultado financeiro líquido menos negativo”, lê-se na nota enviada à CMVM.