39% de portugueses utiliza caixas ‘self service’ nas lojas
As caixas Self-Service, o Paypal e o MB Net são as novas formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores portugueses, diz o estudo do Cetelem sobre Literacia Financeira. A utilização do paypal duplicou em Portugal desde o ano passado

Ana Catarina Monteiro
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
As caixas Self-Service, o Paypal e o MB Net são as novas formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores portugueses, diz o estudo do Cetelem sobre Literacia Financeira. A utilização do paypal duplicou em Portugal desde o ano passado.
“Todas as novas formas de pagamento analisadas cresceram em Portugal face a 2015”, de acordo com o estudo do Cetelem sobre Literacia Financeira, realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro de 2016. 39% dos portugueses afirma utilizar as Caixas Self-Service disponíveis nos espaços comerciais, seguindo-se o Paypal e o MB Net, utilizados por 22% e 15% dos inquiridos, respetivamente.
No entanto, é o serviço Paypal que mais se destaca, tendo duplicado a percentagem de utilizadores face a 2015. No ano passado, apenas 10% dos portugueses declaravam usar este método de pagamento, percentagem que chega agora aos 22%. Além disso, são também cada vez mais os consumidores a recorrerem ao telemóvel (13%) e ao serviço MB Way (11%) na hora de pagarem as compras.
Por outro lado, os cartões Contactless, que permitem pagamentos inferiores a 20 euros sem introduzir o PIN, têm ainda uma reduzida penetração entre os consumidores portugueses. Apenas 9% dos inquiridos afirmam sentirem-se confortáveis a utilização deste método.
O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal.