Ervanária Rosil e Bicafé lançam “primeiros chás com benefícios medicinais em cápsulas”
A experiência do negócio tradicional com mais de 60 anos da Ervanária Rosil, aliada à tecnologia da multinacional Bicafé, deu origem aos “primeiros chás com benefícios medicinais em cápsulas”, compatíveis com as máquinas Nespresso. Inovação de Portugal para o mundo
Ana Catarina Monteiro
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
A experiência do negócio tradicional com mais de 60 anos da Ervanária Rosil, aliada à tecnologia da multinacional Bicafé, deu origem aos “primeiros chás com benefícios medicinais em cápsulas”, compatíveis com as máquinas Nespresso. Inovação de Portugal para o mundo.
A Ervanária Rosil recebe “centenas” de plantas medicinais, “na maioria de fornecedores portugueses”, no seu armazém na Rua da Madalena, na baixa de Lisboa, onde as trata e as utiliza em composições de chás com diferentes benefícios para a saúde e bem-estar.
Na mesma rua estão situados os dois pontos de venda da empresa, um quase em frente ao outro. O primeiro espaço está em funcionamento desde “fevereiro de 1950”, enquanto o segundo, com uma área maior, abriu há apenas “dois anos”.
Além de vender a granel as plantas secas, que se encontram nos compartimentos de madeira integrados nas paredes da loja, comercializa sob alçada da sua marca própria, Rosil, 47 diferentes fórmulas de chás medicinais – cada um contém “entre oito a 12 extratos das plantas” – assim como suplementos alimentares, que são criados em “laboratórios especializados”.
Troca de conhecimento com multinacional
“Três” destas fórmulas são hoje distribuídas, nas lojas da ervanária e pela Bicafé, em formato de cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso. A multinacional portuguesa distribui este produto desde 2012 nos canais da especialidade, tais como “pequenas lojas gourmet, ervanárias”, explica fonte da marca contactada pelo HIPERSUPER.
“Quando surgiu este projeto em parceria com a Ervanária Rosil, a Bicafé já tinha todo o processo produtivo e de embalamento, utilizado para o café, pelo que o investimento acabou por não ser muito significativo”, sublinha a fonte. A empresa ligada ao café apostou no produto para “se diferenciar” e verifica “um reconhecimento da qualidade deste produto pelo consumidor”.
Além de Portugal, as três variedades de chás medicinais em cápsula são vendidas nos países onde a produtora tem filiais, “através da sua rede de distribuição própria”. A imagem da embalagem foi produzida “em parceria” entre as duas empresas nacionais.
“Tínhamos o conhecimento mas faltava-nos a tecnologia. Depois de um ano e meio de trabalho intensivo com a Bicafé, conseguimos transformar as nossas fórmulas em pó para introduzir numa cápsula, mantendo exatamente os mesmos benefícios e o sabor”, explica em entrevista ao HIPERSUPER António Silva Rodrigues, gerente da Ervanária Rosil.
“Este é um produto português, produzido em Portugal por empresas portuguesas, que nunca se viu no mundo. Nunca ninguém conseguiu colocar numa cápsulas várias especies vegetais distintas. Vemos na grande distribuição chás em cápsulas de cidreira, chá verde ou de algumas frutas mas nunca se fez uma fórmula para cápsulas com tantos componentes envolvidos”, destaca o responsável.
Os benefícios dos chás medicinais
A ervanária tem um cheiro caraterístico que se aproxima do das farmácias ou consultórios médicos, que “leva muitos curiosos a entrarem” nas suas lojas. Os colaboradores que estão a atender os clientes vestem “bata branca” e são “os mais antigos e experientes trabalhadores da empresa”, para que possam aconselhar os clientes consoante cada necessidade.
Atrás do balcão, António Silva Rodrigues, acompanhado da filha Rita Rodrigues, conta como este negócio de “gênese familiar” tem apostado na divulgação dos benefícios dos seus produtos biológicos, sobretudo das plantas medicinais, cujas aplicações vão desde a “prevenção de doenças ao uso culinário”.
“O ‘core’ do negócio são os chás produzidos a partir de plantas medicinais, que são reconhecidas na prevenção de problemas de saúde. Os clientes procuram os nossos produtos para vários efeitos – para regular o aparelho digestivo, combater o stress, a intraexcitabilidade, o nervosismo ou a insónia. Temos também produtos muito procurados no sentido de combater a tendência à hipercolesterolémia ou pelos benefícios para o sistema cardiovascular, assim como artigos preventivos da hipertensão, da aterosclerose, para emagrecimento ou rendimento intelectual, entre outros efeitos”, enumera o gerente, que tem ainda uma longa lista para acabar de citar.
Ervanária há dez anos no online
Além de chás empacotados, há cerca de 30 anos, dada a solicitação dos consumidores, a ervanária alargou o negócio também à comercialização de suplementos alimentares, em formato de cápsulas, comprimidos e ampolas. “Este segmento representa hoje cerca de 45% do nosso portefólio de produtos”. Nas soluções vendidas em loja encontram-se também, por exemplo, cremes, sumos naturais e xaropes.
Rita Rodrigues representa a “terceira geração” da família a trabalhar no negócio. Foi o seu avô, Aníbal Silva Rodrigues, que criou a ervanária há mais de 60 anos e “desde essa altura que utilizam as mesmas fórmulas, sem qualquer alteração”, garante.
A empresa conserva a tradição, sem no entanto deixar de ir ao encontro das necessidades de mercado. “Temos há cerca de dez anos a nossa plataforma online, onde apresentamos o nosso catálogo de produtos. Estamos neste momento a modernizá-la no sentido de adicionar mais informação sobre estas iguarias – as variadas aplicações, curiosidades, entre outras. Algumas plantas, por exemplo, podem ser utilizadas como ervas aromáticas. Queremos transmitir o conhecimento da nossa experiência”, explica a funcionária.
Enviam os seus produtos “por via postal para clientes nacionais e para fora do país”. Os destinos estrangeiros mais frequentes são “Holanda, frança, Espanha, Alemanha, Suíça, Canada e EUA”. Apesar disso, o gerente da ervanária diz que “esta via de compra área está a decrescer nesta área porque pessoas preferem o contacto direto”.