As notícias que marcaram a semana na Distribuição
Fique a par das notícias que marcaram a Distribuição na semana que está agora a terminar

Rita Gonçalves
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Fique a par das notícias que marcaram a Distribuição na semana que está agora a terminar
NACIONAL
Recheio Cash&Carry lança loja online
A cadeia grossista do grupo Jerónimo Martins remodelou a sua página online, transformando-a em um canal de vendas
Cápsulas representam mais de 60% do consumo de café em Portugal
No ano passado, o formato de consumo de café em cápsulas passou a “assumir uma posição dominante, representando mais de 60% do mercado atual da categoria”, revela a Nielsen
70% das frutas e legumes do Lidl Portugal são compradas localmente
Cada loja Lidl em Portugal conta com o apoio de um gestor de frescos, cuja função é garantir a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade
Retalho não alimentar perde 53 mil pontos de venda em seis anos
Concretamente Portugal, também registou no ano passado um “ligeiro decréscimo” em pontos de venda. “A tendência é negativa mas o cenário não é tão negro como na Europa”, sublinha Miguel Faias (GFK)
Retalhistas elegem principais tendências do setor não alimentar
A conveniência é a principal tendência para os retalhistas atualmente, seguida do canal online, da comunicação móvel – que como tendência futura surge em primeiro lugar, ultrapassando as duas primeiras – e a concorrência de preços
Valor Humano. O primeiro supermercado solidário de Lisboa
O supermercado de apoio social Valor Humano está a partir desta quinta feira aberto para as famílias carenciadas da Freguesia de Santo António, em Lisboa, que investiu cerca de “dois mil euros” neste projeto
Alegro Alfragide transforma Experience Box em centro de saúde e bem-estar
Numa parceria estabelecida com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Lar Branco Rodrigues, a Experience Box, espaço criado pelo centro comercial Alegro Alfragide para dinamização de experiências, dará lugar a uma sala de massagens
Affidea escolhe shopping para abrir primeira clínica em Portugal
A primeira clínica médica do Grupo Affidea abriu em Portugal, concretamente no centro comercial Alegro Setúbal
INTERNACIONAL
Drones versus robots. Quem ganha a batalha das entregas?
Um pequeno robot de entregas, ensinado a circular pelo passeio, faz as entregas de empresas locais diretamente para os consumidores, em Londres, a capital inglesa. Foi construído pela Starship Technologies para ajudar a resolver uma das principais dores de cabeça dos retalhistas : a entrega das mercadorias
Novos alimentos na UE: Dos óleos de sementes aos insetos
A democratização da produção e comércio de insetos na Europa pode estar mesmo para breve. A Comissão Europeia adotou um regulamento em novembro de 2015 relativo a novos alimentos, que tenham agora surgido ou que já sejam consumidos em outras regiões do planeta – fora da UE – mas que registem uma elevada procura na comunidade
Waitrose abre primeira loja “sem dinheiro”
A cadeia de retalho Waitrose vai tornar-se na “primeira das principais empresas de distribuição” britânicas a operar uma loja “sem dinheiro”
Marca de desporto da Sonae abre loja online
A nova plataforma começa por servir o mercado português, mas está já prevista a sua internacionalização para Espanha
Waitrose exporta pela primeira vez para China através de Tmall da Alibaba
A Waitrose está pela primeira vez a exportar os seus produtos para a China, através de uma loja alocada no portal Tmall da gigante do ecommerce Alibaba
Walmart aposta na expansão de serviço ecommerce nos Estados Unidos
A Walmart revelou na semana passada o alargamento do serviço de recolha ‘drive up’ a oito novas localizações nos Estados Unidos
Sonae leva estudantes portugueses ao World Retail Congress
O World Retail Congress realizou-se no Dubai e este ano incluiu um concurso sobre o futuro do retalho, aberto a equipas de alunos do ensino superior
Promoção de centros comerciais recupera na Europa. Mais 9 milhões de m2 até 2017
Mais 9,1 milhões de metros quadrados em centros comerciais na Europa até 2017. A previsão é da mais recente edição do estudo “European Shopping Centre Development”