Atividade de Porto de Leixões cai 3,9% e Viana do Castelo sobe 17% no 1º trimestre
No primeiro trimestre do ano passaram pelo Porto de Leixões 4,3 milhões de toneladas de mercadorias, uma quebra 3,9% face ao período homólogo de 2015. Já o Porto de Viana do Castelo regista um aumento de 17%

Ana Catarina Monteiro
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
No primeiro trimestre do ano passaram pelo Porto de Leixões 4,3 milhões de toneladas de mercadorias, uma quebra 3,9% face ao período homólogo de 2015. Já o Porto de Viana do Castelo regista um aumento de 17%.
Apesar da queda de 3,9%, em termos homólogos, no total da atividade, o Porto de Leixões registou uma subida de 34,6% no segmento de ro-ro e de 20,9% no de carga fracionada. Observa-se ainda uma recuperação da carga contentorizada (3,9%), segmento que em 2015 havia registado uma “ligeira quebra”, explica em comunicado a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Por outro lado, “destaca-se a redução na movimentação de granéis sólidos e granéis líquidos, afectados em parte pelas condições climatéricas verificadas no último trimestre”.
Já pelo Porto de Viana do Castelo, gerido pela APDL desde 2015, passaram 120 mil toneladas de mercadoria, o que corresponde a um aumento de 17% face ao mesmo período do ano anterior.