O perfil de quem compra no supermercado para consumir fora do lar
Segundo um novo painel da Kantar Worlpanel que analisa o consumo fora do lar, 40% dos portugueses já fizeram algum tipo de compra nas grandes superfícies para consumir fora de casa, seja no trabalho, na rua ou no local de compra

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Nos últimos anos, os estabelecimentos da Moderna Distribuição têm vindo a apostar na abertura de cafetarias, pastelarias e restaurantes dentro dos hipermercados. Segundo um novo painel da Kantar Worlpanel que analisa o consumo fora do lar, 40% dos portugueses já fizeram algum tipo de compra nas grandes superfícies para consumir fora de casa, seja no trabalho, na rua ou no local de compra.
“É, claramente, uma alternativa ao consumo em ‘Horeca’ tradicional”, sublinha a Kantar, reforçando que o consumo em cafés, restaurantes e cafés está em crescimento.
“Água, pastelaria, refrigerantes, chocolates, batatas embaladas e iogurtes líquidos”, são alguns dos produtos mais consumidos. “O momento do almoço é uma ocasião onde a procura de super e hipermercados para este tipo de consumo é já significativa, mas os períodos a meio da manhã e sobretudo a meio da tarde são as principais ocasiões de consumo”.
Quem está a aderir mais a este tipo de ponto de venda, segundo o estudo, são os consumidores mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, responsáveis por 42% das ocasiões deste tipo de consumo. “As razões deste comportamento de consumo dividem-se em três finalidades principais. Consumo no local de trabalho, no próprio local de compra e ainda ao consumo na rua, conhecido por “on-the-go”. Continente e o Pingo Doce são as insígnias que mais têm tirado partido deste movimento, revela ainda o estudo.