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O património cultural como fator de atração de turistas a uma cidade. O caso da cidade do Porto

“A cidade do Porto configura um excelente exemplo do potencial do turismo como fator de desenvolvimento e mundialização de marca turística e imagem, recordando para mais o facto de dar o nome e servir de entreposto ao mais antigo e mais genuinamente histórico produto e marca de Portugal: o Vinho do Porto”

Rita Gonçalves
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O património cultural como fator de atração de turistas a uma cidade. O caso da cidade do Porto

“A cidade do Porto configura um excelente exemplo do potencial do turismo como fator de desenvolvimento e mundialização de marca turística e imagem, recordando para mais o facto de dar o nome e servir de entreposto ao mais antigo e mais genuinamente histórico produto e marca de Portugal: o Vinho do Porto”

Rita Gonçalves
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vinho-do-porto-2.jpgPor Vitor Teixeira – Professor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

Susana Costa e Silva – Professora da Católica Porto Business School e Diretora do Mestrado em Marketing da CPBS

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Sandra Raquel Castro – Aluna de Mestrado em Marketing da Católica Porto Business School

O turismo é uma das atividades económicas com maior dinamismo no mundo atual e com um enorme potencial de desenvolvimento, assente, sobretudo, na diversificação económica e na valorização de recursos endógenos. A cidade do Porto configura, neste âmbito, um excelente exemplo do potencial do turismo como fator de desenvolvimento e mundialização de marca turística e imagem, recordando para mais o facto de dar o nome e servir de entreposto ao mais antigo e mais genuinamente histórico produto e marca de Portugal: o Vinho do Porto.

Mas, como a atualidade mostra de forma clara, essa marca histórica e idiossincrática do velho burgo portuense já não é a única via de desenvolvimento para a cidade, entretanto delapidada do seu pioneiro valor industrial, coração antigamente da mais antiga região industrial portuguesa. Mas não choremos sobre o passado nem lamentemos o presente, pensemos antes em como construir o futuro, que pode ser altamente alavancado, económica e culturalmente, no turismo, com base no potencial histórico, artístico, cultural e inovador do Porto, já também um berço, com matriz pujante, das indústrias criativas, em que se afirma a cada dia.

O património cultural do Porto é, neste sentido, um dos recursos endógenos mais importantes da cidade, englobando, materialmente, as igrejas, conventos e mosteiros, casas e palácios, praças, conjuntos arqueológicos, centro histórico, entre outro (património material, no qual se lança aqui o desafio do património industrial…), mas também bens imateriais como a literatura, a música, a gastronomia, a linguagem e os costumes/ tradições, que são a identidade cultural do povo, para mais numa cidade que é também berço de revoluções e insurreições, ciosa da sua identidade e personalidade coletiva, patenteada numa história plena de dinâmica empreendedora e de consciência de cidadania política e regional. A identidade é um fator fulcral sobre o qual a cidade constrói a sua imagem, as suas raízes e é nela que se encontra um dos principais fatores de atração de turistas.

Natal no Passeio dos Clérigos (5)Potencialidade do património cultural do Porto

As caraterísticas distintivas do Porto, as que lhe conferem identidade própria, estão associadas ao Centro Histórico, um dos berços da cidade, e às suas gentes, para além das suas labirínticas ruas estreitas e velhos edifícios em torno da Sé (Morro da Sé ou da Penaventosa, a cividade antiga), ao Rio Douro (a cidade burguesa, comercial, moderna, internacional…) e, na outra margem (Entreposto, as chamadas Caves), também, ao Vinho do Porto.
Desde cedo, a cidade assumiu uma trajetória virada para o mundo com grande enfoque nas relações comerciais internacionais (assim como nacionais, com o ‘hinterland’ nortenho e o Douro Vinhateiro), relações essas materializadas e plasmadas na sua arquitetura emblemática, expressão de gosto, riqueza e mundividência. A este propósito, de referir que se celebrarão este ano (a 5 de dezembro) vinte anos sobre a elevação do Centro Histórico do Porto na Lista de Bens e Sítios classificados como Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
O Centro Histórico do Porto conserva pois, na diacronia, de forma artisticamente valorizável, os testemunhos de épocas e periodizações artísticas e estilísticas sucessivas. Podemos a este respeito elencar a época Romana e a SuevoVisigótica, nas mais remotas, mas principalmente os estilos Românico, Gótico, Renascimento e Maneirismo Barroco e Neoclássico, Moderno e Contemporâneo, além da Arte Nova e do Património Industrial. A arquitetura no Porto é, sem dúvida, um dos pontos fortes em termos culturais, quer o núcleo fundamental do edificado no centro histórico, quer a arquitetura do século XX e XXI não apenas no Centro como por toda a cidade, pautada por nomes mundialmente conhecidos (Fernando Távora, Siza Vieira ou Souto de Moura) que em muito contribuíram para o prestígio da denominada Escola de Arquitetura do Porto, em boa parte oriunda da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. O edifício do Museu de Arte Contemporânea de Serralves veio reforçar ainda no final do século XX este poder atrativo da arquitetura do Porto e, já no século XXI, este poder viu-se enriquecido com o edifício da Casa da Música, obra de Rem Koolhaas, arquiteto holandês. Este projeto surgiu na renovação arquitetónica e urbanística de certas áreas da cidade no âmbito do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, certame de grande dimensão que ajudou ainda mais a catapultar a tradição inovadora e criativa, bem como o património material e imaterial da cidade e das suas gentes.
Tendo por base todas as motivações atrás elencadas e outras que certamente existirão, num plano mais imaterial ou não tão evidente em termos patrimoniais, o potencial turístico da cidade foi recentemente comprovado, com a distinção de melhor destino europeu de 2012 pela European Consumers Choice. No website da organização é possível confirmar esta atribuição: “Com a variedade de recursos disponíveis, o Porto conquista todos os seus visitantes, desde aqueles que o procurem pela história e autenticidade àqueles que o busquem para explorar uma nova cidade, mais cosmopolita e contemporânea”. De referir ainda que, em 2014, o Porto constou na lista dos 20 melhores destinos. No que diz respeito à confirmação do estatuto que a cidade do Porto tem vindo a granjear, de referir que, de acordo com as conclusões do estudo “O Perfil do Turista que visita o Porto e o Norte de Portugal”, os visitantes têm vindo a realizar mais compras, a gastar mais, recomendado o destino e manifestando a intenção de regressar. Este facto é por si só fundamental para alicerçar nestas constatações a base para uma reorientação estratégica que se espera que a cidade concretize do ponto de vista dos negócios que ali se acolhem. De facto, e com base no mesmo estudo, podemos constatar que os visitantes da cidade do Porto ficaram bastante satisfeitos com a visita à cidade, já que numa escala de 1 a 7 pontos, foi obtida uma média global de 6,29 pontos, o que não deixa de ser um valor admirável.
Verificou-se ainda que o alojamento, a hospitalidade, o “value for money”, a limpeza, a gastronomia, os parques naturais e o comércio, foram os atributos em que os turistas revelaram maiores índices de satisfação. O estudo revela ainda que são os franceses, espanhóis, alemães e ingleses com idades maioritariamente entre os 19 e 40 anos que mais visitam a invicta. 16,1 % dos inquiridos elegem o “património” como uma das principais razões para visitarem a cidade, ficando ainda no top das preferências a “beleza natural” e o “preço” com 31,1 % e 25,9% das preferências, respetivamente.

Iniciativas de conservação e divulgaçãoPorto

O serviço municipal tem a seu cargo a proteção do património cultural da cidade, tendo essencialmente responsabilidades de conservação e divulgação. Estas desdobram-se em múltiplas atividades, entre as quais se destacam: proteção e classificação de imóveis, aconselhamento sobre intervenções, visitas guiadas, pesquisa e estudo, apoio ao licenciamento de obras e arqueologia. Pode dar-se como exemplo de reabilitação recente a restituição da imponência do edifício situado em plena Praça da Liberdade que já foi convento (dos Lóios, ou Cónegos Azuis de S. João Evangelista, ou de S. Elói, por estar junto à antiga porta homónima, na muralha gótica, dita Fernandina), depois palácio, mais tarde banco e que, agora, abre portas como um hotel de cinco estrelas que vem aumentar e promover as potencialidades turísticas da cidade. Apesar de todas estas funcionalidades, o espaço continua carimbado com o nome que traz desde o século XIX: Palácio das Cardosas.
A tarefa de divulgação da cidade é também levada a cabo pela Associação de Turismo do Porto (ATP) que é a responsável pela promoção externa do destino Porto e Norte de Portugal. Esta associação lançou um portal online, “Porto and the North: the essence of Portugal”, 2013.
“O novo portal responde ao aumento da procura de informação turística através dos canais online e integra ferramentas capazes de potenciar diretamente as vendas do destino. Será, seguramente, um importante aliado para os objetivos de crescimento de turismo internacional para o Porto e Norte de Portugal nos próximos anos, como refere Vladimiro Feliz, presidente da ATP. Com esta nova ferramenta de trabalho, a ATP2 propõe o incremento do número de dormidas no ano de 2015, para 2,6 milhões, assim como o reforço nos mercados em crescimento e de procura sazonal.
Concomitantemente, o site “Porto Turismo – Oportunity to discover” encontra-se a funcionar como um verdadeiro guia onde o turista pode apoiar-se para programar a sua viagem e descobrir o que a cidade tem de mais belo. O website está dentro da linha seguida pela marca “PORTOCULTURA”, que tem como estratégia construir uma missão cultural para a cidade, introduzindo a contemporaneidade, mas tendo por base o que a cidade tem de mais genuíno – a sua identidade.
O património da cidade do Porto deve ser, pois, encarado como um domínio estratégico, uma vez que nele reside um precioso fator de atração turística. Os benefícios do aumento do número de visitantes são evidentes, tanto a nível económico como social. O turismo, como se sabe, contribui positivamente para a balança comercial portuguesa e impulsiona a economia, gerando emprego e dinamismo na região. Além disso, o intercâmbio cultural é também enriquecedor tanto para os que recebem como para os que visitam a cidade.

porto.jpgDesafios

O mercado turístico do Porto encontra-se em constante evolução, pelo que previsões e projeções constituem um desafio a que o tecido empresarial da região não pode ficar indiferente. Há a constante necessidade de definir parâmetros essenciais, como as tendências da procura, a ação da concorrência (outros destinos turísticos e outras propostas de valor dentro da cidade) e o desempenho dos mediadores de mercado (companhias aéreas, cruzeiros, Internet, redes sociais). É ainda importante desenvolver atividades promocionais, infraestruturas, e acima de tudo, apostar na formação, qualidade e certificação dos agentes que desenvolvem funções turísticas na cidade, desde os funcionários dos hotéis até aos guias turísticos. Sugere-se que todos os agentes económicos dos sectores da Economia e do Turismo, numa sinergia potenciadora de novos negócios e fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento, falem a uma só voz, de modo a proporcionar uma experiência única aos turistas. É com base nestas experiências singulares que se podem catapultar os negócios existentes e alavancar o próprio mercado, ali alicerçando novas propostas de valor mais consentâneas com o atual panorama de negócios na cidade do Porto.
No horizonte da promoção turística e desenvolvimento deste sector como importante atividade económica no Porto e seu ‘hinterland’, impõe-se uma aposta na qualidade e na inovação, na diferença, nomeadamente no que diz respeito à oferta de novos produtos turísticos ou renovação dos que já existem. Tudo isto deve ser alicerçado no potencial paisagístico e humano, monumental e patrimonial, em novos roteiros, ou redefinição dos já existentes. Uma especial ênfase deve ser dada ao património enológico e comercial, a começar no Vinho do Porto ou outros produtos vínicos, como o Vinho Verde e as bebidas espirituosas, em franco crescimento a nível de exportações e impacto económico.
Podemos, pois. exponenciar o Porto como cidade da arquitetura e da engenharia civil, antiga e contemporânea, de experimentalismos nesse campo, de inovação e arrojo, de sucesso nas suas escolas de arquitetura, design, de moda e artes cénicas, por exemplo.
Pontes em ferro, em betão, pontes na memória (a das Barcas), o Porto é uma cidade de rio e de cruzar o mesmo. É também uma cidade de tradições e lendas, estribos da sua história e da de Portugal. Cidade de revoluções, de coragem indómita, de luta e de gentes aguerridas, o Porto plasma a sua história milenar nos seus monumentos, que atravessam a diacronia da história da arte, nos seus estilos e gramáticas artísticas, como também nos seus museus e coleções, espólios artísticos, públicos ou privados, nos seus espaços de cultura. E é ainda uma cidade de sociabilidade, de que são exemplo os cafés históricos, que juntam património material e imaterial, história e histórias de vidas.
Recordaríamos aqui os Judeus que se refugiram na Cidade desde os anos 30, fugindo à voragem da Guerra. E por cá ficariam, solicitando aos proprietários de cafés que abrissem esplanadas, como nas suas cidades do Centro da Europa. Nesta cidade granítica e brumosa, pluviosa, esse povo em diáspora acabou por trazer um ‘elan’ novo a uma cidade que se fazia na modorra intacta da ‘pátine’ intemporal… Cafés com literatura, arte, tertúlia, focos de lutas e “diatribes” literárias e culturais, o Porto é um marco nesse aspeto cultural, como nas suas livrarias e polos culturais. Quantos novos roteiros ou renovações dos antigos se poderiam criar nesta “tessitura” histórica e cultural desta singular cidade, potenciando-se como fatores de atração e dinamização turística.

Bibliografia:

António, Magalhães, Duarte, Pereira, Joaquim (2010), “City Marketing- My place in XXI- Gestão estratégica e Marketing de cidades”, 1ª edição, Vida Económica-Editoria

Celeste, Pedro (2010), “Que marketing para o turismo em Portugal?”, Jornal Expresso, 9 de julho 2010

IPDT- Instituto do Turismo (2º trimestre 2013), “O Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal”

Nunes, Rui, Ferreira, Inês, Maia, Olga e Alves, Sofia (maio 2013), “Plano Municipal de Cultura do Porto”
Netgrafia:
http://www.portoenorte.pt/client/files/0000000001/2194.pdf, 21 de outubro 2014

http://www.europeanconsumerschoice.org/travel/european-best-destination-2012/, 21 outubro 2014

http://www.portoturismo.pt/Visitar/Paginas/default.aspx, 2 novembro 2014.

http://www.visitportoandnorth.travel/, 14 de novembro 2014

http://www.patrimonio.pt/feira/index.php/apresentacao/a-feira, 14 de novembro 2014.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Aldi reforça aposta na produção nacional com sortido artesanal para a Páscoa

A Aldi Portugal vai disponibilizar, a partir de 16 de abril, um sortido exclusivo de bolos artesanais para a Páscoa, fruto de uma parceria com a Pão da Vermelha, fornecedor nacional de longa tradição na pastelaria e panificação.

Entre as propostas, a insígnia destaca o tradicional Folar de Páscoa – simples ou com dois ovos –  Bolo-rainha e o Bolo Finto de Páscoa, ainda uma novidade: o Bolo Inglês, feito com frutas cristalizadas e massa húmida. Todos os produtos serão entregues diretamente da panificadora para as lojas, assegurando a sua máxima frescura, acrescenta a Aldi Portugal.

“Este sortido especial é mais uma das nossas apostas para celebrar a Páscoa e resulta da relação de longevidade e confiança que temos com a Pão da Vermelha. Além de frescura e qualidade, queremos que as famílias portuguesas tenham à mesa doces únicos e com um sabor autenticamente português.”, sublinha Daniel da Silva, managing director procurement da ALDI Portugal.

“A Aldié um parceiro que partilha os mesmos padrões de qualidade que nós, razão pela qual já mantemos uma relação há muitos anos, apoiando a nossa confeção artesanal, que incorpora o conhecimento de gerações anteriores.”, refere Pedro Ferreira, gerente da Pão da Vermelha.

Sobre o autorHipersuper

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Foto : Pedro Melim
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Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada

O setor defende um diálogo interno com o Governo para garantir um quadro fiscal que não discrimine negativamente a cerveja. E desafia os decisores a tomar medidas concretas no que respeita ao aumento de produção de cevada.

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O setor cervejeiro português quer o reforço da produção nacional de cevada, alertando para a forte dependência de matérias-primas importadas, num momento em que Portugal regista uma das mais baixas taxas de aprovisionamento de cereais da Europa.

A mensagem foi transmitida durante a Assembleia Geral dos Cervejeiros de Portugal, que decorreu a 10 de abril, e que reuniu representantes da indústria, decisores políticos e membros da sociedade civil. Rui Lopes Ferreira, presidente da associação, revelou que, em 2024, o setor consumiu cerca de 114 mil toneladas de cevada, das quais apenas 14% tiveram origem em território nacional. No caso do lúpulo, o cenário é semelhante: das 55 toneladas de ácidos alfa consumidas, apenas 15% foram de origem portuguesa.

Na sessão de encerramento do evento, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, reconheceu a necessidade urgente de inverter esta tendência. “estamos entre os países europeus com menor taxa de aprovisionamento de cereais, que hoje se cifra em 19% quando em 1990 era de 50% das necessidades de consumo”, destacou.

Rui Lopes Ferreira, Presidente da Cervejeiros de Portugal, com o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, reconheceu a necessidade urgente de inverter esta tendência. Foto: Pedro Melim

Por forma a contrariar esses dados foi assinado no dia 9 de abril, um memorando de entendimento entre várias associações de produção, agrícolas, alimentares, distribuição, e ainda a Cervejeiros de Portugal, o +CEREAIS, com a ambição de criar uma organização interprofissional na área dos cereais como forma de valorizar a produção nacional em todos os elos da cadeia.

“Caso houvesse uma maior garantia de produção por parte do setor agrícola nacional, bem como uma política fiscal que trate o setor cervejeiro de forma mais justa, o cenário seria diferente. Desde há muito tempo que sentimos um tratamento desigual em termos fiscais, em comparação a outro tipo de bebidas alcoólicas. Uma situação totalmente injustificada”, defendeu Rui Lopes Ferreira, Presidente dos Cervejeiros de Portugal.

Portugal lidera no consumo fora de casa

Portugal é o único país europeu no qual o mercado cervejeiro já recuperou os níveis de venda pré-pandemia. Esta dado foi partilhado por Julia Leferman, secretária-geral da Brewers of Europe, na mesma Assembleia Geral durante a 2ª parte pública deste evento, promovido com o objetivo de fomentar um diálogo entre o setor cervejeiro português, o poder político e a sociedade civil.

Julia Leferman, secretária-geral da Brewers of Europe Foto: Pedro Melim

De acordo com a secretária-geral da associação europeia, apesar de o consumo per capita português se fixar nos 60 litros por ano (contra os 128 litros da República Checa, que lidera a tabela), Portugal é o país da Europa que lidera o consumo fora de casa, com 67%. Atualmente, estima-se que o setor cervejeiro português seja representado por cerca de 120 empresas produtoras de cerveja que, juntas, representam 1,53% do PIB nacional (2.6 mil milhões de euros).

Também o setor cervejeiro europeu gera um impacto económico considerável, com 40 mil milhões de euros em receitas fiscais e 52 mil milhões de euros em valor acrescentado. Quanto à empregabilidade, em Portugal, o setor gera cerca de 98 mil empregos (2 milhões a nível europeu) e embora a sua produtividade seja duas vezes superior à média nacional, os níveis poderiam ser superiores, avança a Associação de setor, sem fins lucrativos, que representa as empresas que, em território nacional, exerçam a indústria da produção e/ou enchimento de cerveja.

O evento da Assembleia Geral dos Cervejeiros de Portugal contou ainda com um painel de discussão composto pelo economista e investigador João Duarte, a professora catedrática Conceição Calhau, a advogada e ex-presidente do GRACE Margarida Couto e a grã-mestre da Confraria da Cerveja, Teresa Apolónia, que debateram a cerveja sob os prismas da economia, saúde e bem-estar, sustentabilidade e cultura cervejeira.

Sobre o autorHipersuper

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José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
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José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”

A Lotus Bakeries, empresa belga reconhecida pelas icónicas bolachas Biscoff, está a reforçar a sua presença em Portugal. Para compreender melhor o que implica esta mudança de estratégia da marca no nosso país, falámos com José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries.

Como é que surgiu este desafio de trabalhar a presença da Lotus Bakeries em Portugal?
Sempre trabalhei no setor dos bens de consumo e passei por diversas multinacionais, como a Central de Cervejas, Prime Drinks e Philips. Fui contactado através de um processo de recrutamento para gerir a Lotus Bakeries diretamente em Portugal.
A marca já estava presente no país há alguns anos, através de um distribuidor. No entanto, a nossa estratégia global passa por assumir a gestão direta do negócio quando a marca atinge um certo nível de desenvolvimento. Foi nesse contexto que entrei para liderar este processo, após um exigente processo de entrevistas, e aceitei o desafio de consolidar a presença da Lotus Bakeries no mercado português.

osé Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries

José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries

O que mudou com a transição da distribuição para uma gestão direta da marca?
Quando uma marca é gerida diretamente, conseguimos um foco maior e uma estratégia mais alinhada com os nossos objetivos. O distribuidor fez um excelente trabalho, mas, quando é a própria marca a gerir o conhecimento, os recuros e o foco naturalmente são superiores, com impacto directo nos resultados.
Antes de assumirmos a operação, realizámos uma análise ao mercado, avaliando fatores como o consumo per capita e o potencial de crescimento da categoria. Identificámos um forte potencial de expansão, o que nos levou a tomar a decisão de gerir diretamente a operação. Essa mudança já deu frutos: nos primeiros 8 a 9 meses, realizámos uma transição estruturada e, agora, estamos efetivamente a acelerar o crescimento do negócio.

Que impacto teve esta mudança nos resultados da empresa em Portugal?
Os primeiros números são bastante positivos. Nos primeiros dois meses de 2025, já crescemos mais de 200% face ao mesmo período do ano anterior.
Em 2024, temos seis meses com o distribuidor e seis meses independente. Portanto, temos um ano atípico. Mas se olharmos para 2023, o último ano completo com o distribuidor, e compararmos com 2025, vamos quadruplicar o nosso negócio.

Em que retalhistas podemos encontrar as bolachas Biscoff?
Neste momento, estamos em todos os principais retalhistas, exceto Lidl e Mercadona, onde, estrategicamente, não planeamos entrar no curto prazo. E estamos na Aldi a fazer alguns in and outs.
Estamos também a expandir a nossa presença através de inovação e a garantir que os consumidores têm mais oportunidades de experimentar os nossos produtos em diferentes momentos de consumo.

E as parcerias que têm com McDonald’s e Delta, por exemplo, são importantes?
É importantíssimo. Mantemos parcerias estratégicas com marcas como McDonald’s, KFC, Delta e Wheel Frozen Yogurt, entre outros, que são fundamentais para aumentar a notoriedade da marca e permitir que mais consumidores experimentem o sabor Biscoff.

Quais são os principais fatores para o sucesso da Lotus Bakeries a nível global?
A marca apresentou no mês passado os resultados globais na Bélgica. E voltámos a crescer a cerca de 16%. Vamos com uma média de crescimento dos últimos 10 anos muito perto dos 20%. Ou seja, a marca globalmente está de facto num momento muito saudável. E isso ajuda-nos a todos, pois cada vez mais vivemos num mundo global.
A Lotus Bakeries, nomeadamente com Biscoff tem três pilares fundamentais para o seu crescimento global. O primeiro é o produto. O nosso sabor, a nossa textura é muito forte. E, dentro do produto, destaco a versatilidade. Nascemos como uma marca cujo grande momento de consumo era o café. Se formos a países como a Bélgica e Holanda, o consumo do café é um momento fortíssimo.
Depois a marca evoluiu, e esse é um foco a curto prazo em Portugal, para um snack de consumo doméstico, onde somos cada vez mais fortes.
O segundo está relacionado com parcerias globais. Acreditamos que trabalhar com marcas como McDonald’s, KFC, Haagen dazs entre outras, tem sido um motor de crescimento, permitindo que os consumidores experimentem o nosso produto de forma natural e integrada no dia a dia.
Por último, a acessibilidade: a nossa estratégia passa por estar presente em vários momentos de consumo, tanto no retalho como em cafés e pastelarias, e oferecer um preço competitivo que facilite a experimentação.

A Lotus Biscoff posiciona-se como uma marca premium?
Não. Queremos afastar-nos dessa perceção. Não somos premium, somos mass market. É aí que nós queremos competir. Como sabe, nesta categoria, assistimos a uma série de subidas de preços e todos têm subido, de forma bastante relevante, os preços. Nós temos aguentado exatamente para nos posicionarmos com um preço médio mais competitivo.

Como têm acompanhado esta subida de preços das matérias-primas?
Optámos por manter um preço competitivo. Utilizamos promoções estratégicas para garantir que mais consumidores experimentam o nosso produto, uma tática essencial num mercado tão competitivo como o português. No curto prazo, o principal o principal KPI do nosso negócio, mais do que a quota de mercado, é a penetração. Ou seja, para nós é fundamental chegar à casa dos consumidores.
As promoções desempenham um papel fundamental no mercado português. Funciona muito bem e, portanto, temos tentado estar mais vezes em promoção, garantindo que o nosso posicionamento promocional é suficientemente atrativo para as pessoas experimentarem.

Como estão a trabalhar o crescimento e a inovação da marca?
A inovação é um fator-chave. O Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor, e o nosso objetivo é expandir esse sabor para novas categorias, como gelados, chocolates e cremes de barrar.
Biscoff não é só bolachas, Biscoff é um sabor. A inovação passa muito mais por dentro de outras categorias tendo o sabor Biscoff presente junto dos nossos consumidores e dos nossos shoppers. O grande foco da empresa é o desenvolvimento do sabor Biscoff, que é ligeiramente diferente do tradicional da FMCG das grandes empresas.

O mercado português tem alguma particularidade em relação a outros países que exija um trabalho específico da marca?
Sim, cada mercado tem as suas especificidades, e Portugal não é exceção. Em comparação com Espanha, por exemplo, onde a regionalização tem um peso significativo. Nós é quase tudo nacional.
Uma das principais particularidades do mercado nacional é o peso das promoções e a elevada concentração do retalho. Dois dos principais players representam quase 50% do mercado, o que é uma realidade pouco comum noutros países. Além disso, no mercado português as promoções têm um grande peso.
Outra especificidade relevante é a estrutura de distribuição para o canal Horeca. Em Portugal, os cash & carries são tipicamente route to market para o canal tradicional. Esta dinâmica obriga-nos a ter uma estratégia de pricing bem definida para os três canais principais: retalho, cash & carry e distribuidores.

A marca tem uma estratégia específica para diferentes faixas etárias?
Essa segmentação é essencial. Fizemos alguns estudos de consumidor e um dos insights mais interessantes foi perceber que o maior momento de consumo de bolachas em Portugal é ao pequeno-almoço, e que o maior grupo de consumidores tem menos de 35 anos.
Atualmente, o nosso produto é mais consumido por um público acima dos 35 anos, associado a momentos como o café, um snack indulgente à tarde ou um guilty pleasure ocasional depois do jantar. No entanto, para expandirmos o consumo a faixas etárias mais jovens, apostámos na inovação, lançando bolachas recheadas com chocolate, baunilha e creme Biscoff.
Nos mercados onde já introduzimos esta inovação, verificámos um aumento da penetração em consumidores mais jovens e um maior consumo ao pequeno-almoço. Acreditamos que essa tendência se repetirá em Portugal, o que nos permitirá aumentar a nossa base de consumidores e impulsionar o crescimento da marca.

Como está a evoluir a operação ibérica da Lotus Bakeries?
A nossa expansão em Espanha nos últimos anos foi impressionante: em 2017, faturávamos 3 milhões de euros e, em 2025, vamos fechar com cerca de 50 milhões de euros.
O nosso objetivo para Portugal é replicar esse sucesso, ajustando a estratégia às especificidades do mercado nacional, como a concentração do retalho e a forte dependência das promoções.

Quais são os planos futuros para a marca em Portugal?
A curto prazo, o foco está no crescimento das vendas e ponto de venda. Queremos garantir que os consumidores encontram os nossos produtos nos principais retalhistas e canais de consumo.
A médio prazo, vamos expandir a equipa e estruturar melhor as nossas operações, contratando Key Account Managers, especialistas em Category Management e equipas de vendas para fortalecer a nossa presença no mercado.

Sustentabilidade é uma prioridade para a Lotus Bakeries?
Sim, totalmente. A sustentabilidade é um pilar estratégico para o grupo e não abdicamos dele para crescer mais rapidamente.
Temos metas ambientais definidas, como a redução da pegada de carbono, e todas as nossas novas fábricas seguem critérios de sustentabilidade rigorosos. Este compromisso reflete-se também na forma como desenvolvemos os nossos produtos e embalagens.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow

A Planta acaba de anunciar uma nova parceria com o chef Gordon Ramsay, no âmbito da campanha internacional Skip the Cow, que convida os consumidores a experimentarem uma alternativa vegetal à manteiga tradicional.

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Nesta nova colaboração, Ramsay testa e aprova a Planta Planteiga, um produto 100% vegetal, feito com apenas sete ingredientes naturais e que promete o mesmo desempenho e sabor rico da manteiga de origem animal, mas com menos 75% de impacto climático. O objetivo da campanha é claro: ajudar os consumidores a elevarem os seus hábitos culinários de forma mais sustentável, sem comprometer o sabor.

“Acredito numa alimentação natural, com ingredientes de qualidade, e posso dizer com toda a sinceridade que a Planta Planteiga me surpreendeu. Desde ovos mexidos a bolos de chocolate, pus o produto à prova. Dá-me a cremosidade e o sabor rico que obtenho da manteiga, com a vantagem de ser mais sustentável. Convido as pessoas testarem este produto e verem o que conseguem criar nas suas casas!”, afirma Gordon Ramsay.

“Não podia estar mais orgulhosa de anunciar a nossa nova campanha Skip the Cow, que conta com a participação do icónico Gordon Ramsay. Esta campanha representa um ousado passo em frente na apresentação da versatilidade e sabor da Planta Planteiga para cozinhar. A paixão de Gordon por comida excecional alinha-se perfeitamente com o nosso compromisso com a inovação e a oferta de alternativas sustentáveis, sem lacticínios, que não comprometem o sabor ou o desempenho. E se Gordon Ramsay acha que é bom, quem somos nós para discordar?”, comenta Jessica Pita, Iberia Marketing Lead da Flora Food Group.

A parceria surge num momento em que, segundo um estudo da OnePoll, 57% dos portugueses que cozinham confiam nas mesmas cinco receitas, e 20% só experimentam uma nova receita de poucos em poucos meses. No entanto, 86% dizem querer melhorar as suas competências na cozinha.

A campanha Skip the Cow já está a ser lançada a nível mundial, com presença em televisão, canais digitais e outdoor, e chega agora também a Portugal.

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Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus

A iniciativa decorre até 27 de abril e vai atribuir 3.000 euros a uma corporação por distrito, totalizando 54.000 euros em donativos.

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O Lidl Portugal acaba de lançar uma nova campanha solidária que reforça o apoio às Corporações de Bombeiros Portugueses, desafiando os seus clientes a contribuírem de forma simples, através da utilização da app Lidl Plus.

A campanha insere-se na estratégia de sustentabilidade da insígnia, ‘Mais Lidl’, que se estrutura em três eixos: Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para Si. Neste caso, a ação visa simultaneamente incentivar a digitalização de faturas, promovendo a redução do consumo de papel, e apoiar os bombeiros portugueses num momento em que se aproximam os meses críticos do verão.

A dinâmica é apresentada como simples: a loja Lidl de cada distrito que registar o maior número de faturas eletrónicas entre 14 e 27 de abril vai escolher a Corporação de Bombeiros local a quem será entregue o donativo. A campanha volta assim a mobilizar clientes para causas sociais, reforçando a parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, numa colaboração que já soma três campanhas consecutivas.

Desde 2016, o Lidl já doou mais de 200.000 bens alimentares, equivalentes a 154.000 euros, às corporações de bombeiros em Portugal. Estes apoios têm sido distribuídos através das lojas e entrepostos da insígnia, de Norte a Sul do país, especialmente durante os períodos mais críticos de combate a incêndios.

Apoio do Lidl aos Bombeiros


  • 200.000 bens alimentares doados desde 2016

  • +154.000 euros em valor total de apoio

  • 54.000 euros em donativos previstos na campanha de abril de 2024

  • 3.000 euros por corporação distrital

  • 18 corporações apoiadas diretamente nesta nova iniciativa

  • 3 campanhas já realizadas através da app Lidl Plus

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Alimentar

Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras

A nova embalagem destaca-se pelo seu sistema de abertura e fecho fácil, que permite o consumo gradual das bolachas, mantendo-as frescas por mais tempo.

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A Nacional acaba de lançar uma nova embalagem para a sua gama de bolachas Marinheiras, numa iniciativa que se insere no processo de rebranding da marca. Esta novidade chega ao mercado com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.
Atualmente posicionada como uma das marcas de referência no segmento das Marinheiras, a Nacional continua a investir em inovação para consolidar a sua presença nos lares portugueses. A nova embalagem destaca-se pelo seu sistema de abertura e fecho fácil, que permite o consumo gradual das bolachas, mantendo-as frescas por mais tempo.
“Este lançamento representa um marco importante na evolução da nossa marca. Queremos oferecer aos consumidores produtos que aliam tradição, qualidade e praticidade. A nova embalagem das Marinheiras reflete o nosso compromisso com a inovação, sem nunca perder a essência que nos define há mais de 170 anos”, afirma Filipa Rosa, Biscuit Category Manager da Nacional.
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ESG

Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento

O país precisa de acelerar para aumentar a recolha em todos os materiais de embalagem, nomeadamente no vidro e ECAL, conseguir cumprir as metas de 2025, alerta a Sociedade Ponto Verde.

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Nos primeiros três meses de 2025, Portugal registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens, com mais 4.377 toneladas a serem enviadas para reciclagem, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

O volume total recolhido supera as 116 mil toneladas, mas este ritmo de crescimento é insuficiente para Portugal conseguir cumprir as metas para este ano.

Em 2024, para o mesmo período, os serviços de recolha seletiva de resíduos de embalagens financiados ao SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e outras entidades gestoras, atingiram o montante de 26,4M€. Já em 2025 os custos destes mesmos serviços atingiram 47,7M€, após a decisão de novos valores de contrapartida pelo Ministério do Ambiente e Ministério da Economia, igualmente para o 1º trimestre.

“O país tem de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado durante este ano. Nesta medida, a prioridade tem de passar por melhorar significativamente o nível de serviço que é prestado aos cidadãos por parte dos sistemas municipais e multimunicipais, dispondo o SIGRE  de mais recursos financeiros para realizar investimentos em gerem resultados e ajudem a alcançar esse objetivo”, defende a Sociedade Ponto Verde.

Turismo é um desafio

Os dados dos três primeiros meses deste ano mostram que o vidro continua a ficar aquém da performance das outras embalagens, já que foram recolhidas 48.568 toneladas dos vidrões, “o que significa uma estagnação em comparação com igual período de 2024 (0%)”, informa a SPV.  Em relação às embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), foram recolhidas 2.247 toneladas (-5%), enquanto nos restantes materiais os dados do SIGRE, no mesmo período em análise, revelam que foram encaminhadas para reciclagem 38.157 toneladas de papel/cartão (+5%), 20.425 toneladas de plástico (+7%) e 467 toneladas de alumínio (+5%).

Nos três primeiros meses de 2025 a quantidade de vidro recolhido nos vidrões, estagnou em relação ao mesmo período de 2024

A SPV refere ainda o crescimento do turismo, impulsionado pelo aproximar do verão, como um desafio acrescido para a meta de recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado este ano. “Reduzir o impacto dos visitantes nos resíduos produzidos e na reciclagem de embalagens, torna ainda mais crucial acelerar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, em determinadas zonas do país, que permitam melhorar as redes de recolha junto do consumidor residencial e/ou do canal Horeca, onde existe uma maior pressão no consumo fora de casa”, alerta.

Para a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, “estes dados mostram que continua a existir a necessidade de uma maior articulação e colaboração entre todos os agentes da cadeia de valor para tornar o sistema cada vez mais eficiente e o país conseguir cumprir a meta que está definida para a reciclagem de embalagens em 2025”. A SPV mantém não só a sua disponibilidade, mas também um investimento muito significativo ultrapassar os desafios. Em particular, no tema do vidro e com foco no Horeca, alocámos 600 mil euros para financiar projetos de comunicação integrados no nosso programa ‘Juntos a Reciclar ++’, um claro esforço para continuarmos a trazer inovação ao país, sempre em cooperação com os parceiros que estão no terreno, e de forma a gerar mais e melhor reciclagem de embalagens deste material”, exemplifica.

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Exportação

CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA

“É tempo de olhar e reconhecer a importância estratégica da agricultura e abrir novos canais comerciais”, defende Idalino Leão, presidente da CONFAGRI.

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Para a CONFAGRI é “essencial” haver uma resposta concertada, “assente no diálogo, na união e na preparação estratégica do setor”.

Em causa está a “crescente incerteza gerada pelos mais recentes desenvolvimentos nas políticas comerciais internacionais”, aponta, em particular no que respeita à imposição de taxas de importação de 25% 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis e outras “recíprocas” de 20% para um leque alargado de outros bens e que deverão entrar em vigor a 15 ne julho.

Em respostas, a União Europeia avançou, a 9 de abril, com a decisão de cobrar tarifas sobre importações a bens agrícolas e industriais norte-americanos.  São cerca de 1700 produtos, que vão passar a pagar pelo menos 25% para entrarem no espaço da UE.

Partilhando a legítima preocupação dos produtores e empresas agroalimentares nacionais, Idalino Leão, presidente da CONFAGRI sublinha que “este é o momento para agir com bom senso e serenidade, sendo importante alavancar medidas que visem mitigar as dificuldades dos setores agrícolas mais afetados direta e indiretamente pelas tarifas”.

Para a CONFAGRI é “essencial” haver uma resposta concertada “assente no diálogo, na união e na preparação estratégica do setor”

Nesse sentido, e ainda que afirme manter “a esperança de que se consiga alcançar um bom entendimento entre os líderes mundiais”, a CONFAGRI está a propor a criação de um grupo de trabalho que congregue os representantes de todos os elos da cadeia de abastecimento e produção agroalimentar, “com o objetivo de monitorizar, de modo articulado e permanente, os desenvolvimentos e negociações internacionais, de forma a agir, atempadamente, em prol da defesa da estabilidade económica e da soberania alimentar de Portugal”.

Para Idalino Leão, “é tempo de olhar e reconhecer a importância estratégica da agricultura e abrir novos canais comerciais.”, sendo necessário garantir que, perante contextos de crise, o setor agroalimentar dispõe dos instrumentos necessários para assegurar estabilidade aos produtores, às empresas e aos consumidores portugueses”.

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Bebidas

Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão

Este sabor vem complementar a gama Pedras Sabores, onde já constam limão, tangerina, maracujá e frutos vermelhos.

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A edição limitada Pedras Ananás, que estará disponível durante a época mais quente do ano, é apresentada como uma bebida com “equilíbrio perfeito entre a doçura e a acidez”.

Vem complementar a gama Pedras Sabores, onde já constam os sabores de limão, tangerina, maracujá e frutos vermelhos e está disponível em garrafa 25 cl no canal on-trade e no formato 4x25cl nos hiper e supermercados de norte a sul do país.

Integrada no portefólio do Super Bock Group, Pedras Sabores é uma gama de bebidas com ingredientes naturais que tem na sua base Água das Pedras, uma água mineral natural gasocarbónica rara por ter gás 100% natural que é captada nas profundezas do subsolo granítico da região de Trás-os-Montes.

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Luis Bás, secretário-geral da ADIPA
Alimentar

ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo

“Desde o primeiro momento, considerámos que a ausência de uma Secretaria de Estado do Comércio no atual Executivo não foi uma decisão acertada. A dimensão e o impacto económico do comércio justificam plenamente a existência de uma tutela específica”, defende Luís Brás, secretário-geral da ADIPA.

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O Conselho Coordenador da ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares –, órgão consultivo da Direção que integra algumas das principais empresas do comércio alimentar independente, que se reuniu no passado dia 10, defende a necessidade de o próximo Governo, a ser eleito nas legislativas de 18 de maio, criar uma Secretaria de Estado dedicada exclusivamente ao Comércio.

O setor do comércio e serviços representa uma parcela significativa do PIB nacional e é responsável por centenas de milhares de postos de trabalho. A ADIPA considera, por isso, que é fundamental que estas atividades económicas tenham, no seio do Governo, uma estrutura própria, capaz de lhes dar a devida atenção estratégica e de promover políticas públicas que reforcem a competitividade e a sustentabilidade do setor.

“Desde o primeiro momento, considerámos que a ausência de uma Secretaria de Estado do Comércio no atual Executivo não foi uma decisão acertada. A dimensão e o impacto económico do comércio justificam plenamente a existência de uma tutela específica. A criação desta Secretaria de Estado seria um importante sinal político e uma medida concreta para reforçar um setor que é essencial para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país.”, afirma Luís Brás, secretário-geral da ADIPA.

 

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