Centro comercial Nova Arcada abre em Braga com previsão de “atingir €120 milhões em vendas no primeiro ano”
Inaugurou esta quinta-feira em Braga o centro comercial Nova Arcada, projeto que veio ocupar a infraestrutura concluída em 2009 com o intuito de receber o Dolce Vita Braga. Albergando a “primeira loja Ikea integrada em centro comercial” e um Continente de “última geração” para uma área de influência de “850 mil habitantes”, este é o primeiro shopping a abrir em Portugal desde final de 2014. O diretor do centro, Pedro Leite, prevê que “supere os 120 milhões de euros em vendas no primeiro ano”
Ana Catarina Monteiro
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Inaugurou esta quinta-feira em Braga o centro comercial Nova Arcada, projeto que veio ocupar a infraestrutura concluída em 2009 com o intuito de receber o Dolce Vita Braga. Albergando a “primeira loja Ikea integrada em centro comercial” e um Continente de “última geração” para uma área de influência de “850 mil habitantes”, este é o primeiro shopping a abrir em Portugal desde final de 2014. O diretor do centro, Pedro Leite, prevê que “supere os 120 milhões de euros em vendas no primeiro ano”.
Braga aguardava pela abertura de um Dolce Vita Braga em 2011, mas as dívidas acumuladas pela espanhola Chamartín, que gere os centros Dolce Vita, fizeram com que o edifício já construído ficasse ao abandono.
O empreendimento foi, assim, entregue à Cibergradual, empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos, que atribuiu à Sonae Sierra a função de gerir aquele centro. “Esta empresa é responsável apenas pela gestão e comercialização do shopping Nova Arcada. Tudo o que se prende com detalhes sobre o investimento deste projeto é da responsabilidade da Cibergradual, entidade proprietária do centro. Pelos dados que dispomos por parte do proprietário, o investimento feito situa-se nos 160 milhões euros”, revela em entrevista ao HIPERSUPER Pedro Leite, diretor do Nova Arcada.
Com 68 500 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e 109 lojas, o novo centro comercial fica localizado na Freguesia de Dume, “a dois quilómetros da cidade de Braga”, e abre ao público com uma taxa de ocupação de 96%. “Neste momento, são 102 as lojas ocupadas. Estão em curso negociações com vários operadores, no sentido de ocuparmos as lojas vagas, pelo que prevemos atingir uma taxa de ocupação de 100% em breve”, assegura o responsável.
Lojas Âncora: Continente e Ikea
Uma das “bandeiras” do espaço é o hipermercado Continente “de última geração”, com uma área de venda de 6 500 metros quadrados, que representa um investimento de aproximadamente 30 milhões de euros. Além desta “âncora”, o shopping “pensado para as famílias” alberga a primeira loja Ikea “fora das zonas urbanas de Porto e Lisboa”.
A quarta loja portuguesa da marca sueca de mobiliário e decoração, “única na cidade de Braga e no Minho e a segunda da região Norte”, representa um investimento de 25 milhões de euros. Ocupando 22 mil metros quadrados, o ponto de venda conta com “seis entradas diretas para o shopping e uma diferente disposição de produtos”, de acordo com o comunicado da retalhista.
A loja Ikea “terá uma dinâmica muito própria adaptando a sua oferta, o layout e serviço às características deste novo formato, uma vez que se trata da primeira loja da marca completamente integrada num centro comercial e em plena interação com as restantes lojas”, sublinha o diretor.
Além destas duas insígnias, “podemos encontrar neste espaço comercial lojas âncora como a Cineplace, a Toy’s R Us, a Worten, a Sportzone, a Lefties, a Bershka, a C&A, o Health Club Kalorias e o Espaço Casa”.
O novo centro distingue-se ainda pelo fato de “10% dos lojistas serem empresas região, entre as quais a Tabacaria Camões, Casa das Bolas de Berlim, DeGema, Tentações do Norte e Meltino Bar & Lounge”. Segundo o responsável, “o comércio local encarou o centro comercial Nova Arcada como uma aposta de valor acrescentado”.
Assegura também serviços de insígnias como a “Laranja Mecânica Auto Center, uma Loja Automática da Caixa Geral de Depósitos, a Nova Câmbios, a Agência Abreu, o cabeleireiro Jean Louis David, um serviço de reparação e personalização de smartphones representado pela iServices e a Chaviarte”.
“No primeiro ano de funcionamento, as vendas dos lojistas devem superar os 120 milhões de euros”, prevê o responsável.
Espaço para as famílias: Luna Kids e Missão Refeição
“Especialmente pensado para as famílias e para a experiência de visita dos pais acompanhados com os filhos num espaço comercial desta natureza, o centro oferece um parque infantil gratuito com 300 metros quadrados – o Luna Kids, onde todas as crianças podem usufruir de momentos lúdicos”.
Além disso, recebe “muito em breve” um espaço de refeição apelidado de “Missão Refeição”, para que a “hora do almoço, lanche ou jantar seja feita com o mesmo conforto sem alterar a rotina dos mais pequenos”. Contará, também “em breve”, com “seis fraldários que garantem total conforto e privacidade aos pais para as rotinas de higiene dos filhos”.
A praça de restauração, com capacidade para 20 restaurantes, “é um espaço diferenciador”. Criado para proporcionar “momentos de descontração num ambiente familiar e único, este espaço é uma área de última geração, diferente das praças de restauração que estamos habituados a encontrar nos centros comerciais”, diz o diretor.
O centro comercial dispõe de uma oferta gastronómica “diversificada”, apostando na cozinha minhota e outras de várias regiões do mundo. “Além da Pizza Hut, Burger King, da cadeia de saladas Vitaminas, a Wok to Walk e o Talho Burger, damos especial destaque para a oferta gastronómica internacional. No centro constam insígnias como Indi Go by Real Indiana, o Bonsai Sushi (restaurante japonês), o Tomatino, em representação da restauração italiana, a Hebe Gyros e o Joshua’s Shoarma Grill com uma oferta de Kebab. Esta cozinha internacional é combinada com gastronomia nacional com insígnias de Braga e da região, como sejam o DeGema, La Rotisserie e Tentações do Norte”, explica Pedro Leite.
Área Envolvente vai até Espanha
A capacidade de atração do Nova Arcada “ultrapassa a abrangência da cidade de Braga, alargando o seu âmbito à região do Minho e à Galiza”. A captação de novos clientes e mercados “acrescenta potencial a toda a região, na medida em que surgirá um novo fluxo de visitantes à região e com maior periodicidade, facto que, estamos em crer que irá também beneficiar a região envolvente do nosso centro”.
O shopping pretende trazer as novidades das marcas nacionais e internacionais aos “825 mil” indivíduos que vivem na área de influência. São esperados “aproximadamente sete milhões de visitantes até ao final de 2016”.
“O centro dirige-se, essencialmente, às famílias, sendo que dispõe de uma série de infraestruturas que lhe são dedicadas no sentido de lhes garantir uma experiência de visita enriquecedora e confortável. Durante o primeiro ano de funcionamento do Centro, todas as atividades que forem implementadas estarão focadas neste sentido”, revela o diretor.
Na região de Braga, o empreendimento representa a criação de cerca de “2 000 novos postos de trabalho diretos”, entre lojistas e prestadores de serviços. Dispõe de 2 600 lugares de estacionamento, dos quais 2 300 lugares cobertos e 300 descobertos, distribuídos por quatro pisos.
Arquitetura e inovação
À entrada, o centro dispõe de uma “praça central de grande dimensão” e pelos corredores estão dispostos “diretórios digitais de última geração que permitem ao visitante aceder, com rapidez e facilidade, à localização das lojas que procura“.
“A claraboia central de formato troncocónico, com 40 metros de pé direito, confere singularidade e imponência ao espaço, proporcionando uma praça de entrada impactante”, considera.
“Ao nível arquitetónico, uma das principais preocupações do Nova Arcada foi criar condições para receber, confortavelmente e de forma segura, todos os visitantes. Neste conceito, destacamos as amplas zonas comuns com zonas de estar, modernas e confortáveis, a par de um food court inovador”.
O parque de estacionamento exterior encontra-se “apoiado numa rede viária nova e uma outra adaptada a esta nova infraestrutura”.