APTECE promove turismo gastronómico português com foco em peixe e mariscos
Tendo obtido a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, para um investimento elegível de 894.795,35 euros no projeto “Portugal Figura de Proa”, a APTECE compromete-se a promover o turismo gastronómico português até setembro 2017

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) lança o projeto “Portugal Figura de Proa” com o objetivo de elevar o posicionamento do peixe e da gastronomia portuguesa. A primeira ação passa pela criação da “Rota do Peixe Português”, que será apresentada em breve.
Tendo obtido a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, para um investimento elegível de 894.795,35 euros no projeto “Portugal Figura de Proa”, a APTECE compromete-se a promover o turismo gastronómico português até setembro 2017.
O peixe será a “âncora” para a promoção do turismo gastronómico do país e o elo de ligação a diversos produtos tradicionais da gastronomia portuguesa. “O principal objetivo operacional é a criação de uma Rota do Peixe Português, com o propósito de promover o peixe e mariscos contribuindo para a sua afirmação como produto de excelência e qualidade, não só em Portugal como em todo o Mundo. Pretende-se dar a conhecer ao mundo não só os nossos principais peixes de mar e rio, mas pratos de pescado nacionais e produtos típicos complementares e ligados à gastronomia regional, como promover os restaurantes portugueses que bem trabalham o peixe”, explica o presidente da APTECE, José Borralho.
A inspiração para este projeto surgiu também do reconhecimento de “um dos maiores chefs do mundo”, Ferran Adriá, que afirmou em 2011 que “o que mais me marcou em Portugal foi a qualidade do seu peixe e marisco. Maravilhoso e impressionante. Para mim são os melhores do mundo”, cita a associação.
Assente no Turismo Gastronómico, a entidade promotora pretende com este projeto “valorizar e promover ingredientes, alimentos e tradições gastronómicas de cada uma das regiões portuguesas, contribuindo para uma prática de cross-selling regional”.