Francisco Távora, country manager da Animate
Auto

Animate traz novo conceito de venda automática para Portugal

A Animate instalou 77 lavandarias automáticas em parques de estacionamento de hiper e supermercados, um investimento global de 2,5 milhões de euros. Francisco Távora, country manager, estima que este negócio tenha representando no ano passado cinco milhões de euros. E promete trazer para Portugal um novo conceito de venda automática em 2017

Rita Gonçalves
Francisco Távora, country manager da Animate
Auto

Animate traz novo conceito de venda automática para Portugal

A Animate instalou 77 lavandarias automáticas em parques de estacionamento de hiper e supermercados, um investimento global de 2,5 milhões de euros. Francisco Távora, country manager, estima que este negócio tenha representando no ano passado cinco milhões de euros. E promete trazer para Portugal um novo conceito de venda automática em 2017

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Retalho

Francisco Távora, country manager da Animate

Entrevista a Francisco Távora, country manager da Animate

A Animate instalou 77 lavandarias automáticas em parques de estacionamento de hiper e supermercados, um investimento global de 2,5 milhões de euros. Francisco Távora, country manager, estima que este negócio tenha representando no ano passado cinco milhões de euros. E promete trazer para Portugal um novo conceito de venda automática em 2017

Quando é que a Animate iniciou operação em Portugal? Além das lavandarias automáticas, tem outras atividades?

A Animate Fotofixe iniciou a atividade em Portugal em 1961 com a instalação das primeiras cabines fotográficas automáticas. As máquinas de fotografia “tipo passe” foram o principal negócio da empresa durante os últimos 54 anos, com elevada concentração na cidade de Lisboa. A empresa também opera algumas máquinas de impressão de fotografia “speed lab” e também de diversão infantil “kiddy ride”, embora estas últimas tenham pouca expressão no nosso volume de negócios. Até o ano de 2015 as cabines fotográficas foram dominantes no volume de negócios da Animate, mas agora são as lavandarias automáticas que tem maior expressão na nossa atividade.

Como nasceu este projeto de instalação de lavandarias em supermercados no nosso País?

A Animate Fotofixe pertence ao grupo multinacional Photo-Me International que opera máquinas de venda automática em 17 países. O grupo lançou no mercado francês o novo conceito de lavandaria automática “Revolution” com equipamentos colocados ao ar livre, em parques de estacionamento de super e hipermercados. Depois de constatar o extraordinário sucesso deste negócio em França, decidimos introduzir o conceito em Portugal.

Que balanço faz do negócio em França?

O ritmo de crescimento em França foi muito elevado e decidimos experimentar o negócio em Portugal. Em 2014, instalamos três unidades em Portugal idênticas às que a Photomaton tem em França. O sucesso foi imediato e a partir daí não parámos de crescer.

AnimateQuem são os vossos concorrentes em Portugal e como se diferenciam destes na proposta de valor?

Em Portugal não temos concorrência direta. Não há empresas para além da nossa que opere lavandarias automáticas ao ar livre, acessíveis 24 horas por dia. A concorrência que mais se aproxima ao nosso conceito são as lavandarias automáticas instaladas em espaços comerciais interiores. Essas lavandarias automáticas tradicionais têm horários de funcionamento restritos e na maioria dos casos os clientes ficam no interior da lavandaria a aguardar que termine o ciclo de lavagem. Os clientes das nossas lavandarias automáticas “Revolution” aproveitam para fazer as suas compras no interior do supermercado, e recolhem a sua roupa lavada quando terminam.

Existem ainda os serviços de lavandaria complementares às máquinas automáticas, como a limpeza a seco e a engomadoria. Temos preferência por instalar os nossos equipamentos em locais onde já existem serviços deste tipo, dado que em conjunto com a lavagem automática dão aos clientes uma solução completa para o tratamento da roupa.

Investimento global de 2,5 milhões de euros

No ano passado, instalaram 72 equipamentos na rede de lojas Intermarche e E.Leclerc. E este ano planeiam abrir mais 30, num investimento global de 2,5 milhões de euros. Quando preveem alcançar o retorno?

Instalámos 13 equipamentos em 2014 e 59 equipamentos em 2015, terminando o ano passado com um parque total de 72 lavandarias. Só em Janeiro deste ano já instalámos mais cinco equipamentos. Os custos do negócio variam consoante o local e os trabalhos de infraestrutura necessários para a instalação, e também as quantidades de equipamentos que adquirimos. Este negócio é capital intensivo e o retorno acontece ao final de alguns anos.

O plano de expansão fecha nos 102 equipamentos?

O potencial do mercado nacional é muito superior a 100 equipamentos. Estamos neste momento a rever o nosso plano de expansão com base na experiência que já adquirimos e podemos em breve rever em alta o número de lavandarias que vamos instalar em 2016, mas é seguro que vamos chegar ao verão com mais de 100 unidades instaladas em todo o país. Neste momento as áreas prioritárias para a nossa expansão são a região da Grande Lisboa e o Norte de Portugal.

Quais as principais dificuldades na expansão do conceito junto dos retalhistas com operação em Portugal, concretamente os portugueses?

Estamos neste momento em conversações com mais duas cadeias de retalho de âmbito nacional. Oportunamente será possível especificar quais são caso seja possível concretizar uma parceria para este negócio.

Para as maiores cadeias retalhistas portuguesas, a decisão para uma parceria deste tipo está centralizada nos diretores da sede da cadeia. São processos demorados e complexos dada a dimensão do negócio. Até agora temos negociado parcerias diretamente com o dono da unidade de retalho que tem facilidade em perceber o benefício económico e financeiro do negócio para a sua loja. Quando o nosso interlocutor não é dono do negócio, mas apenas um gestor, sente mais segurança em adiar as decisões.

Quantos clientes utilizaram os equipamentos no ano passado?Animate_Franciscotavora

Em 2015, as nossas máquinas tiveram mais de 100.000 utilizações e prevemos ter mais de 200.000 utilizações em 2016. O mesmo cliente pode fazer mais que uma utilização na mesma visita à máquina, e pode fazer várias visitas ao longo do ano. É por isso difícil estimar o número de pessoas que usam os equipamentos.

A adesão dos portugueses ao nosso conceito de lavandaria automática é largamente superior às nossas expectativas iniciais. Constatamos que estamos a preencher uma lacuna no mercado para as pessoas que não tinham acesso a este serviço de conveniência e custo baixo. Ao observar o comportamento dos clientes, ficamos com a ideia que estamos a contribuir para a criação de um novo mercado pela alteração dos hábitos do consumidor. Refiro-me à lavagem de grandes peças como cobertores, édredons e tapetes que vemos serem lavados com elevada frequência nas nossas máquinas. Penso que até agora as pessoas optavam pela limpeza a seco das peças grandes uma ou duas vezes por ano e agora tem a possibilidade de fazer a lavagem dessas peças com uma frequência mensal.

Quanto vale este negócio das lavandarias automáticas em Portugal?

Não há dados rigorosos sobre a atividade, embora seja claro que o crescimento é muito elevado. Estimamos que em 2015 o volume de negócios das lavandarias automáticas foi superior a cinco milhões de euros. A nossa expectativa é que seja o dobro em 2016.

Serviço complementar ao comércio alimentar

Quais as principais caraterísticas dos equipamentos ‘Revolution’?

Para o operador os equipamentos representam uma solução “chave na mão” que apenas necessita de ser ligado à água e eletricidade ficando imediatamente disponível para servir os clientes. Cada unidade vem montada de fábrica com as máquinas de lavar e secar, doseador de detergente e central de pagamentos. Os prazos de entrega do fabricante são muito curtos facilitando a gestão dos calendários de instalação.

Para o dono do supermercado, a lavandaria é acima de tudo uma ferramenta de marketing. É um fator de atracão de clientes pela novidade e por ser um serviço complementar ao comércio alimentar. É um serviço de conveniência para o cliente da loja, que faz as suas compras no interior enquanto a sua roupa fica a lavar. Para os utilizadores, os equipamentos são uma solução “low-cost” prática, conveniente e acessível. A elevada capacidade das máquinas permite ao consumidor fazer a lavagem da roupa a um custo inferior ao que consegue em sua casa e, além disso, permite lavar peças de grande volume que não cabem nas máquinas domésticas. As máquinas estão em locais convenientes onde o utilizador pode fazer compras ou tomar uma refeição. Funcionam durante as 24 horas do dia, todos os dias do ano, sempre prontas a trabalhar.

animateQue balanço faz da atividade da Animate em Portugal desde o início, maio 2014, quando instalaram primeira máquina?

A empresa passou o último ano e meio a fazer a gestão de um crescimento muito acelerado em contraciclo com outras atividades económicas. Apostámos num negócio de conveniência “low-cost” e fomos capazes de ir ao encontro de uma necessidade por preencher no mercado. Hoje, as lavandarias automáticas representam mais de 60% do volume de negócios da empresa e são o centro da nossa atenção no dia a dia.

Não fomos os primeiros a operar lavandarias automáticas em Portugal, mas fomos inovadores quanto à localização dos equipamentos. Hoje podemos afirmar que operamos a maior rede de lavandarias automáticas “self service” em Portugal, em termos de unidades instaladas.

Quais os principais desafios para a empresa?

É um grande desafio manter este ritmo de crescimento. Na gestão das operações, aumenta a dimensão e complexidade da nossa rede de equipamentos de mês para mês. Os conhecimentos técnicos e a dimensão da equipe também têm que ser atualizados, e a aprendizagem acontece sobretudo no terreno. Na vertente comercial, é necessário um esforço continuo para encontrar novos locais e novas redes de retalho para onde crescer.

Sendo um novo negócio em Portugal, consideramos um desafio introduzir a muitos profissionais das grandes superfícies este novo conceito de lavandarias automáticas e o seu efeito de sinergia com o retalho alimentar. Temos sido surpreendidos pela positiva com a recetividade que a nossa atividade tem em muitos super e hipermercados, mas sabemos que temos um longo percurso a percorrer para chegar a todas as cadeias em Portugal.

A diversificação do tipo de estabelecimento onde instalamos as “Revolution” é também um desafio a superar em 2016. Consideramos os postos de combustível onde há lojas de conveniência uma boa aposta para a instalação de lavandarias automáticas, sobretudo aquelas localizadas em grandes centros habitacionais. Queremos colocar um equipamento em uma destas cadeias até ao final deste ano.

O nosso objetivo a longo prazo é manter o crescimento através da diversificação de produtos de venda automática que podemos trazer para o mercado. O grupo Photo-Me tem uma equipe de desenvolvimento de produto que continuamente testa novos equipamentos de venda automática no ramo não alimentar. Queremos trazer para Portugal um novo conceito de venda automática em 2017.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

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Logística

InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica

A nomeação surge num momento estratégico para a tecnológica e logística, que continua a expandir a sua rede e a reforçar o seu posicionamento na Península Ibérica.

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A InPost acaba de anunciar a nomeação de Luis Florit como novo diretor comercial para Espanha e Portugal.

Com mais de uma década de experiência em cargos de liderança nas áreas de marketing, vendas e desenvolvimento de produto, a InPost sublinha que Luis Florit traz um sólido know-how em estratégia digital, comércio eletrónico e modelos SaaS. O novo responsável terá como missão impulsionar a operação comercial da InPost nos dois mercados, assegurando a resposta às crescentes exigências do setor e promovendo a expansão da marca, acrescenta.

“Fazer parte da InPost representa um desafio, pois é uma empresa que está em constante crescimento e nós, no departamento comercial, temos de acompanhar as exigências do mercado”, afirma Luis Florit. “Estou muito ansioso por trabalhar com a grande equipa de profissionais da InPost e continuar a expandir a marca em Espanha e Portugal.”, acrescenta.

A nomeação surge pouco depois da entrada de Luigi Cirocco como Diretor de Operações para a região ibérica, reforçando a aposta da InPost numa estrutura de liderança robusta para consolidar a sua presença na Europa do Sul. A empresa tem intensificado o investimento na sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, bem como na otimização dos seus processos, com enfoque na sustentabilidade e flexibilidade das entregas.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores

Entre as 20 marcas mais referidas no Estudo ao Consumidor 2025, nove são portuguesas, com destaque para Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. O pódio é liderado por Continente, seguido de Pingo Doce e Adidas, sinalizando uma crescente valorização de marcas nacionais por parte dos consumidores. Pedro Diogo Vaz, country manager da Superbrands Portugal, destaca o reforço da presença de marcas nacionais no ranking geral, com especial evidência para o retalho.

A Superbrands Portugal divulgou esta terça-feira, 7 de maio, os resultados do Estudo ao Consumidor 2025, colocando duas insígnias nacionais de retalho alimentar — Continente e Pingo Doce — no topo da lista das marcas com maior referenciação espontânea pelos consumidores portugueses. Os dados foram apresentados na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Entre as 20 marcas mais referidas no estudo, nove são portuguesas, com destaque para Continente, Pingo Doce, Delta Cafés, Mimosa, Galp, MEO, NOS, EDP e Worten. O pódio geral é liderado por Continente, seguido de Pingo Doce e Adidas, sinalizando uma crescente valorização de marcas nacionais por parte dos consumidores.

O estudo revela ainda que o setor do Retalho reforçou significativamente a sua presença no TOP 20 entre 2020 e 2025, aumentando de 22,1% para 30,2%. Esta evolução reflete-se também na entrada de novas marcas como Mercadona e na consolidação de insígnias como Lidl.

Para Pedro Diogo Vaz, um dos destaques da edição deste ano prende-se com o reforço da presença de marcas nacionais no ranking geral, com especial evidência para o retalho. “Há uma diversidade muito grande no mercado, mas essa abundância acaba por valorizar ainda mais as marcas que fazem parte do nosso quotidiano. Marcas como o Continente e o Pingo Doce estão presentes de forma contínua na vida das pessoas e, por isso, são mencionadas instintivamente pelos consumidores”, explicou em declarações ao Hipersuper.

O responsável sublinha ainda que o contexto económico e social atual pode influenciar este comportamento: “Vivemos num período de incerteza, e isso leva os consumidores a procurar segurança e familiaridade. As marcas portuguesas acabam por despertar uma ligação emocional mais forte, seja pelo enraizamento cultural, seja por uma perceção de maior proximidade e confiança”.

Pedro Diogo Vaz destaca também a importância da análise promovida pela Superbrands enquanto ferramenta útil para os profissionais de marketing e gestão de marcas. “Este é um estudo independente, que pretende refletir de forma genuína a perceção do consumidor. Não há interferência comercial nas escolhas, o que confere credibilidade aos resultados e torna-os relevantes para a estratégia das marcas, sobretudo no que toca à avaliação do seu posicionamento face à concorrência”, conclui.

O Continente assume um papel transversal no estudo, surgindo como a marca mais mencionada nas cinco dimensões avaliadas — Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades — e liderando o ranking em todas as gerações analisadas, da Silent Generation à Geração Z.

Já o Pingo Doce e a Delta Cafés destacam-se por integrarem o TOP 3 em duas dimensões, enquanto marcas como Adidas, Nike, Lidl e Nestlé também mantêm uma presença constante nos rankings multidimensionais.

A análise por geração demonstra que o retalho mantém uma relevância transversal, sendo o setor com maior peso em todas as faixas etárias. Por outro lado, os Baby Boomers e a Geração X apresentam maior afinidade com marcas de Alimentação, Telecomunicações, Bebidas e Energia, enquanto a Geração Z se destaca nas áreas de Desporto e Tecnologia.

Existem cinco áreas de atividade que monopolizam 81% do TOP 20 do ranking geral, sendo estas o Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. Numa comparação entre 2020 e 2025, observa-se que o Retalho aumentou o seu peso de 22,1% para 30,2% no TOP 20, tendo também a Energia e a Moda registado um ligeiro aumento.

O estudo, conduzido pela consultora independente AMINT, decorreu entre 7 de janeiro e 12 de fevereiro de 2025, através de 1.000 entrevistas online a uma amostra representativa da população portuguesa em termos etários (com idade igual ou superior a 16 anos), género e distribuição geográfica. A margem de erro é de 3,2%.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Logística

DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce

A aquisição da empresa norte-americana especializada em logística de distribuição de retalho e fulfillment de e-commerce representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro.

A DHL Supply Chain anunciou a aquisição da IDS Fulfillment num movimento que reforça a presença da multinacional no setor e amplia significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades das pequenas e médias empresas (PME).

A operação, concluída em maio, representa a segunda aquisição estratégica da DHL no setor de e-commerce na América do Norte em 2025, depois da compra do negócio de logística inversa da Inmar em janeiro. Com esta aquisição, a DHL integra mais de 120 mil metros quadrados de espaço de armazém e distribuição multicliente, distribuídos por localizações estratégicas nos EUA, incluindo Indianápolis, Salt Lake City, Atlanta e Plainfield.

“O e-commerce tem sido um motor de crescimento para a DHL nos últimos anos e é um foco importante na nossa agenda da Estratégia 2030. A aquisição da IDS Fulfillment não só expande a nossa presença operacional, como também garante que as pequenas e médias empresas tenham acesso às nossas soluções logísticas de última geração, concebidas para as suas necessidades específicas”, disse Patrick Kelleher, CEO da DHL Supply Chain North America.

Mark DeFabis, CEO da IDS Fulfillment, afirma: “Acreditamos que o compromisso da DHL com a inovação e a excelência do serviço faz da empresa o parceiro ideal para melhorar as nossas operações e fornecer as capacidades líderes da indústria aos nossos clientes e membros da nossa equipa.”

A IDS Fulfillment continuará a operar sob a liderança atual, assegurando uma transição sem perturbações para os clientes e colaboradores. Para além da infraestrutura física, a operação traz à DHL uma carteira diversificada de clientes e um know-how adicional em fulfillment, reforçando a oferta de soluções escaláveis e integradas.

Com o setor global de e-commerce a crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 8% até 2029, a DHL aposta numa estratégia de expansão seletiva, que fortalece a sua rede e capacidade tecnológica, ao mesmo tempo que democratiza o acesso a serviços de logística de ponta.

“Com o crescimento global do setor e-commerce a um CAGR de 8% ao ano até 2029, a DHL tem como objetivo investimentos que expandam ainda mais as nossas capacidades para assegurar as necessidades deste segmento em crescimento e tornar a nossa rede e soluções facilmente acessíveis a empresas de todas as dimensões. O IDS Fulfillment complementa a nossa atual Rede DHL Fulfillment, aumentando a nossa capacidade de oferecer soluções globais de e-commerce sem descontinuidades, com conhecimentos e alcance locais. Especialmente oportuno, uma vez que mais organizações multinacionais estão a procurar estabelecer capacidades de fulfillment na América do Norte”, sublinha
Oscar de Bok, CEO Global da DHL Supply Chain.

“Estas aquisições demonstram o nosso compromisso com o crescimento contínuo no sector do e-commerce e reforçam a posição de liderança da DHL como o fornecedor de logística de eleição para clientes de todas as dimensões”, reforçou Patrick Kelleher.

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Retalho

Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures

O Pingo Doce volta a marcar presença, pelo terceiro ano consecutivo, na Festa do Livro de Loures, que se realiza de 8 a 11 de maio, no Infantado.

No ano em que assinala 20 anos de compromisso com a promoção da Literatura Infantil, o espaço do Pingo Doce contará com mais de 220 títulos infantis disponíveis, incluindo os últimos lançamentos da coleção “Histórias de Encantar”, agora com 80 livros – “Cavalo e Burro”, “Cão e Sombra”, “Ladrão Cama” e “Zé-Moscas” -, além de outras novidades como as obras “Im-perfeito”, “Às vezes sinto-me pequena” e “Reis e Rainhas de Portugal II”.

Com uma programação diária dedicada às crianças dos 2 aos 10 anos, O Pingo Doce destaca-se várias sessões de leitura com atividades de desenho e pintura, dinâmicas de contos com fantoches e, ainda, uma sessão de leitura e autógrafos com a Catarina Fonseca, autora do livro “Eu e o segredo do Faraó”, vencedora da 11ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Agenda completa:

Dia 08 de maio

10h30 – Leitura com fantoche de A Branca de Neve (2-8 anos)
17h00 – Leitura de Lily May e os sapatos de salto carmim (4-8 anos)

Dia 09 de maio

12h00 – (para público escolar) Leitura de Chega de Lutas! – comunicação não violenta para crianças (4-8 anos)
17h00 – Leitura com fantoche de O Pinóquio (2-8 anos)

Dia 10 de maio

10h30 – Leitura com fantoche do livro A Cigarra e a Formiga (2-8 anos)
15h30 – Sessão de leitura e autógrafos com Catarina Fonseca, autora do livro Eu e o segredo do Faraó (5-10 anos), o 12º livro do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Dia 11 de maio

10h30 – Leitura de As 4 Estações, livro exclusivo Pingo Doce, com atividade de desenho e pintura (2-8 anos)
15h30 – Leitura com fantoche de A Carochinha (2-8 anos)

Sobre o autorHipersuper

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Bebidas

ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova

O ÉvoraWine regressa à Praça do Giraldo nos dias 23 e 24 de maio para celebrar uma década de existência com uma edição que promete superar recordes de adesão e reforçar a notoriedade dos vinhos da região.

Com entrada livre e copo oficial de prova disponível por 15 euros, a organização estima receber cerca de 10 mil visitantes ao longo dos dois dias, atraídos pela possibilidade de provar cerca de 300 referências vínicas oriundas de mais de 50 produtores alentejanos.

O evento arranca na sexta-feira, às 18h00, com a habitual sessão de abertura e a entrega dos prémios “Por todo o Alentejo”, que distinguem figuras de destaque nas áreas do vinho, gastronomia e cultura. O ambiente será marcado por uma combinação de provas vínicas, gastronomia regional e música ao vivo, com atuações que vão desde os cantares tradicionais dos Almocreves até à energia do Grupo Mala Conexion, passando pelo fado e ritmos sevilhanos.

A principal novidade desta edição comemorativa é a festa de encerramento “ÉvoraWine Party”, agendada para sábado, dia 24, a partir das 22h30, na Horta das Laranjeiras. O evento, animado pelo grupo “Os Vizinhos” e pelo DJ Pedro d’Orey, prolonga-se até às 02h00. A entrada tem o custo de 5 euros para os participantes do ÉvoraWine e de 10 euros para o público geral.

Durante o certame, os visitantes poderão ainda degustar pratos típicos alentejanos, preparados por restaurantes parceiros, numa aposta da organização na promoção da harmonização entre gastronomia e vinho da região.

A 10.ª edição do ÉvoraWine conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Câmara Municipal de Évora, da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria da Gastronomia do Alentejo.

Programa

Sexta-feira // 23 de maio  
18h00 – Sessão de Abertura com Grupo de Cante Tradicional Alentejano “Os Almocreves”
19h00 – Grupo Caranguejos da Cevada
20h00 – Fado com Inês Villa-Lobos
21h00 – Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa
22h00 – Encerramento das provas de vinho

Sábado // 24 de maio  
18h00 – Abertura ÉvoraWine
18h30 – Grupo Sevilhanas
19h00 – Carla Saramago, Rui Gonçalves, Bruno Cramez e José Silva
20h30 – Grupo Mala Conexion
22h00 – Encerramento das provas de vinho
22h30 – ÉvoraWine Party na Horta das Laranjeiras com “Os Vizinhos” e Dj Pedro d’Orey
2h00 – Encerramento da ÉvoraWine Party

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Hipersuper

Alimentar

Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição

A publicação será lançada oficialmente no XXIV Congresso de Nutrição e Alimentação, a decorrer nos dias 8 e 9 de maio, no Fórum Braga.

O novo e-book da Associação Portuguesa de Nutrição (APN)  “Abóbora: da casca às sementes – uma abordagem sustentável” conta com o apoio da Love Butternut, associação de produtores de abóbora portugueses e espanhóis. 

Segundo a Love Butternut, a publicação digital pretende inspirar uma nova forma de olhar para este alimento: completo, versátil, com um enorme valor nutricional, sustentável e com um impacto positivo ao nível da saúde. Com base científica e uma linguagem acessível, a publicação é dirigida não só a profissionais da área da nutrição, mas também a todos os consumidores que procuram fazer escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis no seu dia a dia.

Entre os temas abordados encontram-se a composição nutricional da polpa, casca e sementes, os benefícios para a saúde, a sazonalidade e produção, as variedades disponíveis, bem como orientações práticas sobre como comprar, conservar e utilizar a abóbora na sua totalidade, sem desperdício. O E-book dedica ainda espaço às aplicações industriais de subprodutos, dando destaque ao potencial de reaproveitamento na cadeia alimentar, informa.

“Acreditamos que o futuro da alimentação passa por valorizar mais e desperdiçar menos. E, este E-book, é um convite à descoberta de tudo o que a abóbora tem para oferecer, desde a casca às sementes, e uma forma de promover o seu aproveitamento integral, tanto em casa como na indústria”, revela Cari Plaza, responsável de marketing e comunicação da Sakata Seed Ibérica.

“Os e-books representam pequenos compêndios técnico-científicos sobre um tema e procuram representar um material de fácil acesso e onde seja possível encontrar o essencial sobre o assunto em questão. Este é um dos exemplos que permite que a Associação Portuguesa de Nutrição se posicione como uma entidade referência na construção de materiais de qualidade e com um acesso democratizado e orientado para o nosso site institucional”, refere Célia Craveiro, Presidente da Direção da APN.

Além do apoio ao lançamento no Congresso de Nutrição e Alimentação, que este ano conta com o mote “O Tempo da Nutrição”, a Love Butternut terá um stand neste evento (E1.8) e, durante os dois dias, estará a partilhar o E-book em versão digital e a promover este alimento, que é cultivado em todo o mundo.

Sobre o autorHipersuper

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Continente
Retalho

Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional

A feira reúne frutas e legumes, queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, representando o melhor da diversidade gastronómica nacional, com destaque para a seleção especial dos melhores frescos nacionais e de produtos inovadores desenvolvidos pelo Clube de Produtores Continente, como é caso do famoso Arroz Carolino Caravela.

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Até 18 de maio, todas as lojas Continente e a plataforma Continente online recebem a primeira edição da feira “O Melhor de Portugal”, uma iniciativa que celebra a qualidade e o sabor dos produtos portugueses, valorizando o trabalho dos produtores locais e das marcas nacionais.

A nova feira, que conta com uma forte campanha multimeios sob o mote “Quem é que passa sem o melhor de Portugal?”, destaca uma seleção especial de produtos frescos nacionais e referências inovadoras, com origem no Clube de Produtores Continente. Entre os destaques está o Arroz Carolino Caravela, uma variedade 100% portuguesa resultante de quase duas décadas de investigação em parceria com a Lusosem, a Novarroz e o INIAV/COTArroz.

Esta iniciativa insere-se na estratégia do Continente de reforçar a aposta na produção nacional, garantindo qualidade, sustentabilidade e inovação em diversas categorias. A feira reúne frutas e legumes, queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, representando o melhor da diversidade gastronómica nacional.

A campanha publicitária, com criatividade da Fuel, está presente em televisão, rádio, digital, outdoor, lojas e folheto. A narrativa destaca o apreço dos portugueses pelos sabores autênticos do país, mesmo quando estão longe, demonstrando o orgulho e amor pelos sabores e tradições da sua terra.

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Bebidas

Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego

A Red Bull Summer Edition com sabor a Pêssego está disponível em latas de 250ml de cor e junta-se à Red Bull Apricot Edition (Alperce-Morango), Red Bull Yellow Edition (Tropical), Red Bull Red Edition (Melancia) e Red Bull Açaí Sugarfree, em paralelo com as clássicas Red Bull Energy Drink e Red Bull Sugarfree e, a novidade lançada no início deste ano, a Red Bull Zero (zero calorias e zero açúcar).

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A Red Bull apresenta a Summer Edition 2025, uma edição limitada com sabor a pêssego, que estará disponível em todo o país a partir de maio, durante os meses mais quentes do ano. Esta novidade junta-se à gama de edições sazonais da marca, reforçando o portefólio com uma proposta pensada para os dias longos e descontraídos de verão.

A nova Red Bull Summer Edition combina o sabor doce do pêssego com um toque de casca cítrica e notas florais, mantendo a fórmula funcional do Red Bull Energy Drink original. A edição especial surge numa lata de 250 ml em tom magenta vibrante, reforçando o posicionamento da marca junto de um público jovem, urbano e ativo.

Este lançamento integra-se na estratégia da Red Bull de introduzir sabores sazonais que acompanham os ritmos e preferências do consumidor, valorizando momentos de lazer, eventos ao ar livre e o consumo ocasional em contexto de socialização. A edição de verão de 2025 vem complementar as já conhecidas Red Bull Apricot Edition (alperce-morango), Red Bull Yellow Edition (tropical), Red Bull Red Edition (melancia) e Red Bull Açaí Sugarfree, além das versões clássicas Red Bull Energy Drink, Red Bull Sugarfree e Red Bull Zero.

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Alimentar

Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola

O encontro terá lugar pelas 10h, na sede da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, centrado no tema ‘Desafios para o Futuro’.

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A Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores (FENAZEITES), realiza na sexta-feira, 9 de maio, o 10º Encontro com as Cooperativas Olivícolas para discutir o futuro perante as tendências de mercado, o cálculo do sequestro de carbono no olival e o futuro da interprofissional do setor olivícola.

O encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h0, na sede da Cooperativa, centrado no tema ‘Desafios para o Futuro’ que terá como objetivo “não só identificar alguns dos problemas mais urgentes do sector olivícola, mas também fazer um levantamento de propostas em defesa do mesmo, tendo em conta as tendências do setor, o aumento da produção, o condicionamento do mercado nacional pela produção em Espanha, a oscilação dos preços e os custos de produção”, avança a FENAZEITES, associada da CONFAGRI.

A sessão de abertura será feita por Nuno Serra, secretário-geral da CONFAGRI, António Brito, presidente da FENAZEITES e Luís Rodrigues. presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros. Moderado por Patrícia Falcão, secretária-geral da FENAZEITES, o debate “Desafios para o Futuro” contará com o analista internacional Juan Vilar, com Juan Antonio Polo, chefe do departamento de Oleicultura e meio-ambiente do COI, e Fernando do Rosário, presidente da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches. A sessão de encerramento estará a cargo de Idalino Leão, presidente da CONFAGRI, Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, e Paulo Ramalho, vice-presidente da CCDR-Norte.

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Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell

Luís Matos Martins Tterá também responsabilidades nas áreas financeira e de marketing do grupo Wise, que integra a Pisabell – Soluções Alimentares.

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Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell – Soluções Alimentares. Luís Matos Martins aceitou o desafio profissional que lhe foi proposto pelo grupo Wise de Pedro Ribeiro, do qual a empresa de distribuição alimentar sedeada em Vialonga faz parte. Terá também responsabilidades nas áreas financeira e de marketing do grupo Wise.

“A visão do grupo que me vai caber executar a partir de agora passa, em primeiro lugar, por alargar a diversidade geográfica e a gama de produtos, apostar mais na digitalização e na presença on-line”, avança Luís Matos Martins. O novo diretor-geral da Pisabell está também muito apostado em “reforçar a proximidade com os clientes e a aposta do grupo na sustentabilidade, tornando a sua operação o mais circular possível”.

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade do Algarve, mestre em Marketing Management pelo Iscte e licenciado em Finanças também pelo Iscte, Luís Matos Martins frequentou o Programa de Especialização em Empreendedorismo e Criação de Empresas e o Curso de Facilitadores em Empreendedorismo do Audax-IUL. Esteve na Babson College, em Massachusetts, e na University of California, em Berkeley, onde se especializou em empreendedorismo e mentoria.

Foi presidente da TESE (Associação para o Desenvolvimento) e do Tec Labs, tendo sido também diretor-geral do Audax-IUL e da DNA Cascais. Docente no Iscte e no Instituto Superior de Gestão, também já foi professor auxiliar convidado no ISCSP da Universidade de Lisboa e no ISPA.

A Pisabell faz distribuição alimentar por todo o território nacional, Galiza e sul de Espanha. Distribui congelados, incluindo refeições prontas, mercearias, vinhos, bebidas espirituosas e embalagens. Tem centros logísticos na área metropolitana de Lisboa e no Algarve, com capacidade de entrega diária em todo o território nacional.

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