Farfetch é a empresa portuguesa mais inovadora de 2016, segundo a Fast Company
O ranking das 50 empresas mais inovadoras de 2016, elaborado pela revista norte americana Fast Company, posiciona a empresa portuguesa de moda Farfetch em 23º lugar. Liderado pela Buzzfeed, o top 10 da lista compõe-se por esta ordem: Facebook, CVS Health, Uber, Netflix, Amazon, Apple, Alphabet, Black Lives Matter e Taco Bell

Ana Catarina Monteiro
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O ranking das 50 empresas mais inovadoras de 2016, elaborado pela revista norte americana Fast Company, posiciona a empresa portuguesa de moda Farfetch em 23º lugar. Liderado pela Buzzfeed, o top 10 da lista compõe-se por esta ordem: Facebook, CVS Health, Uber, Netflix, Amazon, Apple, Alphabet, Black Lives Matter e Taco Bell.
A Farfetch é a única empresa nacional no ranking da Fast Company, conquistando a 23ª posição. A empresa fundada em 2007 por José Neves disponibiliza uma plataforma digital de moda de luxo presente em “180 países, com um portefólio de duas mil marcas, contabilizando 450 mil clientes e um valor médio por compra de 700 euros”, de acordo com a apresentação feita pelo diretor geral da marca, Luís Teixeira, por ocasião do 18ª Congresso da APLOG (Associação Portuguesa de Logística), que decorreu nos dias 27 e 28 de outubro no Centro de Congressos de Lisboa.
No último ano, a empresa adquiriu a cadeia de boutiques Browns, de forma a apostar nos espaços físicos, concretamente em boutiques de luxo, no âmbito da sua estratégia omnicanal. À data de outubro de 2015, o negócio nascido no online contava com 300 boutiques em 50 países e garantia de entregas no mesmo dia em nove cidades para os consumidores online.
Para a publicação que reconhece a inovação empresarial, a empresa nacional apresenta neste momento mais de 400 boutiques de luxo, interligadas na sua plataforma digital, que oferece uma “experiência lógica e semelhante para consumidores e vendedores”.
No último ano, a Farfetch gerou receitas de 500 milhões de dólares, sendo que a publicação considera que, para este ano, as vantagens competitivas da empresa são a “confiança de investimento, continuação de crescimento e serviço online simples e com logística comprovada”. Os desafios, por sua vez, passam pela “manutenção do alcance global, do serviço ao cliente em diversos países e das expetativas dos clientes”.