Portugal entre os piores desempenhos no comércio a retalho em 2015
O comércio a retalho está a recuperar a dinâmica na Europa. As vendas aceleraram 2,4% na zona euro no ano passado. Portugal, a par da Bélgica e Dinamarca, regista um dos piores desempenhos

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O comércio a retalho está a recuperar a dinâmica na Europa. As vendas aceleraram 2,4% na zona euro no ano passado, enquanto o crescimento no conjunto da União Europeia (UE) atingiu 3% face ao período homólogo.
Concretamente no último mês do ano, as vendas a retalho cresceram 1,4% na zona euro e 2% em toda a União, face a igual período do ano anterior. Na comparação com novembro, a faturação aumentou 0,3% na zona da moeda única e 0,1 nos 28 países.
A subida de 1,4% nas vendas em volume no comércio a retalho na zona euro está sobretudo relacionada com a subida registada no agrupamento dos produtos não alimentares (1,8%). Os produtos alimentares, bebidas e tabaco evoluíram 0,8% no mesmo período.
Na União, o agrupamento de produtos não alimentares aumentou as vendas em 2,3% enquanto os produtos alimentares aceleraram 1,5%.
As maiores subidas em volume tiveram lugar na Roménia (14,3%), Estónia (5,8%), Polónia (5,5%). Pelo contrário, Portugal (1,3%), Bélgica (1,2%) e Dinamarca (0,3%) registaram os piores desempenhos no ano passado.