Supermercado holandês treina ‘staff’ para detetar solidão entre clientes idosos
Os funcionários de um supermercado holandês, instalado na cidade The Hague, estão a receber formação para detetar sinais de solidão ou negligência em clientes idosos, a fim de lhes dar suporte
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Ana Catarina Monteiro
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Os funcionários de um supermercado holandês, instalado na cidade The Hague, estão a receber formação para detetar sinais de solidão ou negligência em clientes idosos, a fim de lhes dar suporte.
A iniciativa chama-se Super Care Project e nasceu entre o ‘staff’ da loja situada em The Hague, na Holanda, pertencente à cadeia de retalho alimentar Albert Heijn.
Segundo a publicação Springwise, a ideia partiu da funcionária Linda Noteboom, depois de ter perdido um cliente regular com idade avançada. O que a fez pensar se poderia ter feito mais para o ajudar e decidiu associar ao mesmo projeto as duas organizações onde colabora. Assim, nasce o Super Care Project, uma parceira entre a Albert Heijn e a organização de apoio social Royaal Zorg.
No total, o projeto vai preparar 20 equipas de lojas daquela retalhista para identificar e discutir os problemas observados nos consumidores seniores. Os funcionários serão treinados para detetar sinais de solidão, abandono ou negligência e oferecer uma conversa com um voluntário da loja que, se necessário, comunica os problemas a um médico ou organizações especializadas.